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Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir

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DÚVIDA Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir

Mensagem por WLCS22 Sáb Mar 18, 2023 4:35 pm

Boa tarde!

Gente, neh que eu descobri pelo profile que o TextMeshPro está deixando a scene muito lenta pra abrir, altos picos no profile.

Alguém tem alguma sugestão que corrige isso, ou se for o caso trocar ele por outro e qual seria esse outro?
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DÚVIDA Re: Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir

Mensagem por JulioWinchester Dom Mar 26, 2023 6:19 pm

ta usando o tmp em algum scirpt? pode ser isso
 mas tbm pode ser de demorar para abrir a cena somente no editor. Ja testou em build?
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DÚVIDA Re: Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir

Mensagem por WLCS22 Seg Mar 27, 2023 8:31 pm

Obg, Julio.

Estou usando em alguns Scripts, mas não são poucos, principalmente os do Idioma, onde traduzo pra até então 5 Idiomas. Uso ele, no caso é só pra usar ele como texto mesmo, nem Material estou usando ele, estão totalmente simples.

Já testei a Build, demora também. Pensei em trocar o TMPro por Text mesmo, mas fica um negócio tão aguado.. Daí tô querendo ver como resolver o TMPro.

Vc tem alguma sugestão?

Uns tópicos que achei em alguns fóruns a turma fala em alterar o código dele, do TMPro. Acho que não se deve ir poraí não, tem muitas funções que dependem do método que a turma estava alterando. Ou posso estar equivocada, enfim.

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DÚVIDA Re: Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir

Mensagem por JulioWinchester Qua Mar 29, 2023 1:27 am

Não sei se é preciso alterar código, talvez tenham essa demora nas versões novas.
Mas você tem certeza que é o TMP? Ja testou desabilitar os textos pra ver se continua demorando.
Ou ent tenta baixar outra versão do unity ou do TMP, recomendo a 2020lts ou 2021lts
Vc usa Async para carregar as cenas? (Talvez o problema seja nisso)
O que pode ser também é a fonte que você usa, testa com uma fonte mais simples pra ver se ainda demora pra carregar
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DÚVIDA Re: Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir

Mensagem por WLCS22 Qua Mar 29, 2023 9:12 am

Bom dia!

"Não sei se é preciso alterar código, talvez tenham essa demora nas versões novas."
 - da Unity ou do TMPro?

"Mas você tem certeza que é o TMP? Ja testou desabilitar os textos pra ver se continua demorando."
 - Eu vi no Profile, ele é uma das coisas que consome mt memória, as vezes mostra ele, as vezes mostra as outras coisas que eu não sei o que é. Vi um cara no youtube mostrando como "debugar" usando o profile, o problema é que eu teria que fazer isso bloco por bloco em todo o Script e em todos os script. Sem condições, pois tenho muuitos Scripts e eles não tem poucas linhas, só alguns, mas aí eu teria que ver todos

"Ou ent tenta baixar outra versão do unity ou do TMP, recomendo a 2020lts ou 2021lts"
- a minha versão da unity é a 2022, acredito que o TMPro está a mais atual

"Vc usa Async para carregar as cenas? (Talvez o problema seja nisso)"
- nâo. das vezes que tentei carregar uma scene com ele, além de não ter carregado, demorou mt, aí nem uso esse método

"O que pode ser também é a fonte que você usa, testa com uma fonte mais simples pra ver se ainda demora pra carregar"
- acredito que seja a default, tanto na fonte quanto no material, pois não "enfeitei" nada nele. Na fonte está a "LiberationSandDFS (TMP_Font Assets)" e no material está LiberationSans SDF Material
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DÚVIDA Re: Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir

Mensagem por MayLeone Qua Mar 29, 2023 6:51 pm

Olha, eu acho muito difícil ser o TMP que esteja pesando na cena, ele realmente não é o componente mais leve do mundo, mas eu tenho um projeto aqui que é praticamente um chat e todos os textos dos balões de conversa tem o TMP. Tem vezes que a cena chega a ficar com muitos objetos de texto (pra mais de 400) e não sinto esse lag.
Vc pode observar que o TMP tem um pico de memória no Profiler, pq pode ser q alguma execução q vc esteja realizando com o TMP esteja sendo pesada, talvez algo num Update, por exemplo.
Tenta criar uma cena vazia, e adiciona alguns componentes de texto com TMP nela (exagere mesmo) e tente reproduzir o lag.
Caso ele não seja reproduzido, então é quase certeza que não é esse componente q esteja pesando.
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DÚVIDA Re: Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir

Mensagem por WLCS22 Qui Mar 30, 2023 12:03 am

Olha.. tenho scritps que fazem traduções, até então só tem 5 idiomas incluindo o português. Todos os textos estão no Canvas e no start() ou Awake(), não entendo pq ele deu um pico enorme.. mas vou fazer oq vc falou sim, pow mais de 400!
Essa demora é só pra abrir, depois que abre ele fica de boa.
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DÚVIDA Re: Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir

Mensagem por WLCS22 Sex Mar 31, 2023 10:05 am

Bom dia!

Uma outra coisa que observei que dá esse pico, são os áudios. Tenho 29 áudios de efeitos sonoros e 11 áudios que são as músicas do jogo, todos na scene Introdutória, daí o jogo fica coma tela preta esperando pra aparecer o símbolo da Unity. É normal os áudios fazerem isso, ou seria outra coisa também?
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