Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir
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Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir
Boa tarde!
Gente, neh que eu descobri pelo profile que o TextMeshPro está deixando a scene muito lenta pra abrir, altos picos no profile.
Alguém tem alguma sugestão que corrige isso, ou se for o caso trocar ele por outro e qual seria esse outro?
Gente, neh que eu descobri pelo profile que o TextMeshPro está deixando a scene muito lenta pra abrir, altos picos no profile.
Alguém tem alguma sugestão que corrige isso, ou se for o caso trocar ele por outro e qual seria esse outro?
WLCS22- MembroAvançado
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Re: Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir
ta usando o tmp em algum scirpt? pode ser isso
mas tbm pode ser de demorar para abrir a cena somente no editor. Ja testou em build?
mas tbm pode ser de demorar para abrir a cena somente no editor. Ja testou em build?
JulioWinchester- MembroAvançado
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Re: Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir
Obg, Julio.
Estou usando em alguns Scripts, mas não são poucos, principalmente os do Idioma, onde traduzo pra até então 5 Idiomas. Uso ele, no caso é só pra usar ele como texto mesmo, nem Material estou usando ele, estão totalmente simples.
Já testei a Build, demora também. Pensei em trocar o TMPro por Text mesmo, mas fica um negócio tão aguado.. Daí tô querendo ver como resolver o TMPro.
Vc tem alguma sugestão?
Uns tópicos que achei em alguns fóruns a turma fala em alterar o código dele, do TMPro. Acho que não se deve ir poraí não, tem muitas funções que dependem do método que a turma estava alterando. Ou posso estar equivocada, enfim.
No aguardo do teu retorno
Estou usando em alguns Scripts, mas não são poucos, principalmente os do Idioma, onde traduzo pra até então 5 Idiomas. Uso ele, no caso é só pra usar ele como texto mesmo, nem Material estou usando ele, estão totalmente simples.
Já testei a Build, demora também. Pensei em trocar o TMPro por Text mesmo, mas fica um negócio tão aguado.. Daí tô querendo ver como resolver o TMPro.
Vc tem alguma sugestão?
Uns tópicos que achei em alguns fóruns a turma fala em alterar o código dele, do TMPro. Acho que não se deve ir poraí não, tem muitas funções que dependem do método que a turma estava alterando. Ou posso estar equivocada, enfim.
No aguardo do teu retorno
WLCS22- MembroAvançado
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Re: Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir
Não sei se é preciso alterar código, talvez tenham essa demora nas versões novas.
Mas você tem certeza que é o TMP? Ja testou desabilitar os textos pra ver se continua demorando.
Ou ent tenta baixar outra versão do unity ou do TMP, recomendo a 2020lts ou 2021lts
Vc usa Async para carregar as cenas? (Talvez o problema seja nisso)
O que pode ser também é a fonte que você usa, testa com uma fonte mais simples pra ver se ainda demora pra carregar
Mas você tem certeza que é o TMP? Ja testou desabilitar os textos pra ver se continua demorando.
Ou ent tenta baixar outra versão do unity ou do TMP, recomendo a 2020lts ou 2021lts
Vc usa Async para carregar as cenas? (Talvez o problema seja nisso)
O que pode ser também é a fonte que você usa, testa com uma fonte mais simples pra ver se ainda demora pra carregar
JulioWinchester- MembroAvançado
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Re: Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir
Bom dia!
"Não sei se é preciso alterar código, talvez tenham essa demora nas versões novas."
- da Unity ou do TMPro?
"Mas você tem certeza que é o TMP? Ja testou desabilitar os textos pra ver se continua demorando."
- Eu vi no Profile, ele é uma das coisas que consome mt memória, as vezes mostra ele, as vezes mostra as outras coisas que eu não sei o que é. Vi um cara no youtube mostrando como "debugar" usando o profile, o problema é que eu teria que fazer isso bloco por bloco em todo o Script e em todos os script. Sem condições, pois tenho muuitos Scripts e eles não tem poucas linhas, só alguns, mas aí eu teria que ver todos
"Ou ent tenta baixar outra versão do unity ou do TMP, recomendo a 2020lts ou 2021lts"
- a minha versão da unity é a 2022, acredito que o TMPro está a mais atual
"Vc usa Async para carregar as cenas? (Talvez o problema seja nisso)"
- nâo. das vezes que tentei carregar uma scene com ele, além de não ter carregado, demorou mt, aí nem uso esse método
"O que pode ser também é a fonte que você usa, testa com uma fonte mais simples pra ver se ainda demora pra carregar"
- acredito que seja a default, tanto na fonte quanto no material, pois não "enfeitei" nada nele. Na fonte está a "LiberationSandDFS (TMP_Font Assets)" e no material está LiberationSans SDF Material
"Não sei se é preciso alterar código, talvez tenham essa demora nas versões novas."
- da Unity ou do TMPro?
"Mas você tem certeza que é o TMP? Ja testou desabilitar os textos pra ver se continua demorando."
- Eu vi no Profile, ele é uma das coisas que consome mt memória, as vezes mostra ele, as vezes mostra as outras coisas que eu não sei o que é. Vi um cara no youtube mostrando como "debugar" usando o profile, o problema é que eu teria que fazer isso bloco por bloco em todo o Script e em todos os script. Sem condições, pois tenho muuitos Scripts e eles não tem poucas linhas, só alguns, mas aí eu teria que ver todos
"Ou ent tenta baixar outra versão do unity ou do TMP, recomendo a 2020lts ou 2021lts"
- a minha versão da unity é a 2022, acredito que o TMPro está a mais atual
"Vc usa Async para carregar as cenas? (Talvez o problema seja nisso)"
- nâo. das vezes que tentei carregar uma scene com ele, além de não ter carregado, demorou mt, aí nem uso esse método
"O que pode ser também é a fonte que você usa, testa com uma fonte mais simples pra ver se ainda demora pra carregar"
- acredito que seja a default, tanto na fonte quanto no material, pois não "enfeitei" nada nele. Na fonte está a "LiberationSandDFS (TMP_Font Assets)" e no material está LiberationSans SDF Material
WLCS22- MembroAvançado
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Re: Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir
Olha, eu acho muito difícil ser o TMP que esteja pesando na cena, ele realmente não é o componente mais leve do mundo, mas eu tenho um projeto aqui que é praticamente um chat e todos os textos dos balões de conversa tem o TMP. Tem vezes que a cena chega a ficar com muitos objetos de texto (pra mais de 400) e não sinto esse lag.
Vc pode observar que o TMP tem um pico de memória no Profiler, pq pode ser q alguma execução q vc esteja realizando com o TMP esteja sendo pesada, talvez algo num Update, por exemplo.
Tenta criar uma cena vazia, e adiciona alguns componentes de texto com TMP nela (exagere mesmo) e tente reproduzir o lag.
Caso ele não seja reproduzido, então é quase certeza que não é esse componente q esteja pesando.
Vc pode observar que o TMP tem um pico de memória no Profiler, pq pode ser q alguma execução q vc esteja realizando com o TMP esteja sendo pesada, talvez algo num Update, por exemplo.
Tenta criar uma cena vazia, e adiciona alguns componentes de texto com TMP nela (exagere mesmo) e tente reproduzir o lag.
Caso ele não seja reproduzido, então é quase certeza que não é esse componente q esteja pesando.
Re: Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir
Olha.. tenho scritps que fazem traduções, até então só tem 5 idiomas incluindo o português. Todos os textos estão no Canvas e no start() ou Awake(), não entendo pq ele deu um pico enorme.. mas vou fazer oq vc falou sim, pow mais de 400!
Essa demora é só pra abrir, depois que abre ele fica de boa.
Essa demora é só pra abrir, depois que abre ele fica de boa.
WLCS22- MembroAvançado
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Re: Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir
Bom dia!
Uma outra coisa que observei que dá esse pico, são os áudios. Tenho 29 áudios de efeitos sonoros e 11 áudios que são as músicas do jogo, todos na scene Introdutória, daí o jogo fica coma tela preta esperando pra aparecer o símbolo da Unity. É normal os áudios fazerem isso, ou seria outra coisa também?
Uma outra coisa que observei que dá esse pico, são os áudios. Tenho 29 áudios de efeitos sonoros e 11 áudios que são as músicas do jogo, todos na scene Introdutória, daí o jogo fica coma tela preta esperando pra aparecer o símbolo da Unity. É normal os áudios fazerem isso, ou seria outra coisa também?
WLCS22- MembroAvançado
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