ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
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ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
Boa noite!
Pessoal, seguinte:
Fiz umas ShapeKey no Blender no meu Personagem e levei este mesmo arquivo do Blender para a Unity. Lá fiz Animações com as ShapeKey. Elas funcionam normal. O Problema é que, quando faço o value ir pro máximo, outras áreas da mesh ao redor da área que fiz a ShapeKey são alteradas, mas isso só ocorre na Unity, no blender isso não acontece. Daí pesquisei horrores, e as soluções que encontrei não serviram. Alguém sabe me dizer como resolver essa? obg.
Pessoal, seguinte:
Fiz umas ShapeKey no Blender no meu Personagem e levei este mesmo arquivo do Blender para a Unity. Lá fiz Animações com as ShapeKey. Elas funcionam normal. O Problema é que, quando faço o value ir pro máximo, outras áreas da mesh ao redor da área que fiz a ShapeKey são alteradas, mas isso só ocorre na Unity, no blender isso não acontece. Daí pesquisei horrores, e as soluções que encontrei não serviram. Alguém sabe me dizer como resolver essa? obg.
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Re: ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
na verdade é o seguinte> ShapeKey é a mesma coisa do Morph Editor do 3dsmax, e mesma coisa de Blendshape na unity. Esse sistema funciona com as informações salvas das posições dos vertices do objeto em questão (cabeça do personagem), e faz a mescla entre o vertice atual para o vértice salvo.
se você salvou 1 ShapeKey do olho direito piscando por exemplo, logo o olho esquerdo que estava aberto, vai salvar também as informações desses vertices. Logo se vc usar o Shape1=calor 1 para fechar o olho direito e Shape2=varlor 1 para fechar olho esquerdo, cada um dos 2 vai forçar o olho oposto a abrir um pouco, já que os dados dos olhos que você não mexeu também foram salvos.
Agora sabendo como isso funciona, você deve usar isso com cuidado, sabendo dessas limitações.
se você salvou 1 ShapeKey do olho direito piscando por exemplo, logo o olho esquerdo que estava aberto, vai salvar também as informações desses vertices. Logo se vc usar o Shape1=calor 1 para fechar o olho direito e Shape2=varlor 1 para fechar olho esquerdo, cada um dos 2 vai forçar o olho oposto a abrir um pouco, já que os dados dos olhos que você não mexeu também foram salvos.
Agora sabendo como isso funciona, você deve usar isso com cuidado, sabendo dessas limitações.
Re: ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
stratengine escreveu:na verdade é o seguinte> ShapeKey é a mesma coisa do Morph Editor do 3dsmax, e mesma coisa de Blendshape na unity. Esse sistema funciona com as informações salvas das posições dos vertices do objeto em questão (cabeça do personagem), e faz a mescla entre o vertice atual para o vértice salvo.
se você salvou 1 ShapeKey do olho direito piscando por exemplo, logo o olho esquerdo que estava aberto, vai salvar também as informações desses vertices. Logo se vc usar o Shape1=calor 1 para fechar o olho direito e Shape2=varlor 1 para fechar olho esquerdo, cada um dos 2 vai forçar o olho oposto a abrir um pouco, já que os dados dos olhos que você não mexeu também foram salvos.
Agora sabendo como isso funciona, você deve usar isso com cuidado, sabendo dessas limitações.
Então. Um dos vídeos que vi foi esse https://www.youtube.com/watch?v=sTY7xTWB6-o, mas não funciona, não na Unity, no Blender sim. É aí que não entendo. Não sei se tem que ter algum Addon no Blender.. enfim. Vc conhece alguma forma de "inibir" esses outros vértices para cortar esse efeito na Unity? Tipo, se o que o cara do vídeo falou funcionasse, resolveria o problema.
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Re: ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
pelo visto não tem essas funções que possui a mais no blender, a unity usa o blend padrão, sem outros plugins que dão outras opções de isolar os vértices. Observe como é criado um box em volta do objeto com blend shape, esse box com arestas brancas mostra que ele usa o objeto INTEIRO para transicionar de uma modificação a outra dos vertices.
Re: ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
talvez esse asset te ajude a modificar melhor:
https://www.youtube.com/watch?v=ZQh7BQ_qQYE
https://www.youtube.com/watch?v=ZQh7BQ_qQYE
Re: ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
stratengine escreveu:talvez esse asset te ajude a modificar melhor:
https://www.youtube.com/watch?v=ZQh7BQ_qQYE
Ok, Obg!
WLCS22- MembroAvançado
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Re: ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
Gente, se alguém souber, a ajuda é mt bem vinda!
WLCS22- MembroAvançado
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