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por WLCS22 Seg Mar 18, 2024 10:09 pm
Boa noite!
Pessoal, seguinte:
Fiz umas ShapeKey no Blender no meu Personagem e levei este mesmo arquivo do Blender para a Unity. Lá fiz Animações com as ShapeKey. Elas funcionam normal. O Problema é que, quando faço o value ir pro máximo, outras áreas da mesh ao redor da área que fiz a ShapeKey são alteradas, mas isso só ocorre na Unity, no blender isso não acontece. Daí pesquisei horrores, e as soluções que encontrei não serviram. Alguém sabe me dizer como resolver essa? obg.
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por stratengine Ter Mar 19, 2024 3:14 pm
na verdade é o seguinte> ShapeKey é a mesma coisa do Morph Editor do 3dsmax, e mesma coisa de Blendshape na unity. Esse sistema funciona com as informações salvas das posições dos vertices do objeto em questão (cabeça do personagem), e faz a mescla entre o vertice atual para o vértice salvo.
se você salvou 1 ShapeKey do olho direito piscando por exemplo, logo o olho esquerdo que estava aberto, vai salvar também as informações desses vertices. Logo se vc usar o Shape1=calor 1 para fechar o olho direito e Shape2=varlor 1 para fechar olho esquerdo, cada um dos 2 vai forçar o olho oposto a abrir um pouco, já que os dados dos olhos que você não mexeu também foram salvos.
Agora sabendo como isso funciona, você deve usar isso com cuidado, sabendo dessas limitações.
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por WLCS22 Ter Mar 19, 2024 9:18 pm
stratengine escreveu:na verdade é o seguinte> ShapeKey é a mesma coisa do Morph Editor do 3dsmax, e mesma coisa de Blendshape na unity. Esse sistema funciona com as informações salvas das posições dos vertices do objeto em questão (cabeça do personagem), e faz a mescla entre o vertice atual para o vértice salvo.
se você salvou 1 ShapeKey do olho direito piscando por exemplo, logo o olho esquerdo que estava aberto, vai salvar também as informações desses vertices. Logo se vc usar o Shape1=calor 1 para fechar o olho direito e Shape2=varlor 1 para fechar olho esquerdo, cada um dos 2 vai forçar o olho oposto a abrir um pouco, já que os dados dos olhos que você não mexeu também foram salvos.
Agora sabendo como isso funciona, você deve usar isso com cuidado, sabendo dessas limitações.
Então. Um dos vídeos que vi foi esse https://www.youtube.com/watch?v=sTY7xTWB6-o, mas não funciona, não na Unity, no Blender sim. É aí que não entendo. Não sei se tem que ter algum Addon no Blender.. enfim. Vc conhece alguma forma de "inibir" esses outros vértices para cortar esse efeito na Unity? Tipo, se o que o cara do vídeo falou funcionasse, resolveria o problema.
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por stratengine Qua Mar 20, 2024 9:43 am
pelo visto não tem essas funções que possui a mais no blender, a unity usa o blend padrão, sem outros plugins que dão outras opções de isolar os vértices. Observe como é criado um box em volta do objeto com blend shape, esse box com arestas brancas mostra que ele usa o objeto INTEIRO para transicionar de uma modificação a outra dos vertices.
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por stratengine Qua Mar 20, 2024 9:47 am
talvez esse asset te ajude a modificar melhor:
https://www.youtube.com/watch?v=ZQh7BQ_qQYE
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por WLCS22 Qua Mar 20, 2024 2:04 pm
stratengine escreveu:talvez esse asset te ajude a modificar melhor:
https://www.youtube.com/watch?v=ZQh7BQ_qQYE
Ok, Obg!
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por WLCS22 Sex Mar 22, 2024 2:41 pm
Gente, se alguém souber, a ajuda é mt bem vinda!
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