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Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação

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DÚVIDA Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação

Mensagem por Triskal Seg Fev 26, 2024 11:55 am

Estou com problemas nesse script que criei, eu gostaria que se a tal ação acontecesse, a reação fosse ativada. Mas isso não ocorre. Não quero que o script faça a ação acontecer, quero que ela verifique se a ação ocorreu e então ative a reação.
Segue o Script:

using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.Events;

public class ActionReactionManager : MonoBehaviour
{
    [System.Serializable]
    public class Action
    {
        public GameObject targetObject;
        public UnityEvent actionEvent;
    }

    [System.Serializable]
    public class Reaction
    {
        public GameObject targetObject;
        public UnityEvent reactionEvent;
    }

    public List<Action> actions = new List<Action>();
    public List<Reaction> reactions = new List<Reaction>();

    public void SetAction(GameObject targetObject, UnityEvent actionEvent)
    {
        Action newAction = new Action();
        newAction.targetObject = targetObject;
        newAction.actionEvent = actionEvent;

        // Adiciona a nova ação à lista de ações
        actions.Add(newAction);
    }

    public void SetReaction(GameObject targetObject, UnityEvent reactionEvent)
    {
        Reaction newReaction = new Reaction();
        newReaction.targetObject = targetObject;
        newReaction.reactionEvent = reactionEvent;

        // Adiciona a nova reação à lista de reações
        reactions.Add(newReaction);
    }

    public void ExecuteReactions()
    {
        // Percorre todas as ações definidas
        foreach (Action action in actions)
        {
            // Verifica se o objeto alvo da ação está ativo
            if (action.targetObject.activeSelf)
            {
                // Se a ação ocorreu, encontra a reação correspondente
                foreach (Reaction reaction in reactions)
                {
                    // Se o objeto alvo da reação for o mesmo da ação
                    if (reaction.targetObject == action.targetObject)
                    {
                        // Aciona a reação correspondente
                        reaction.reactionEvent.Invoke();
                    }
                }
            }
        }
    }
}

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DÚVIDA Re: Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação

Mensagem por stratengine Qua Fev 28, 2024 9:18 am

na verdade o interessante é colocar uma bool aqui:
[System.Serializable]
    public class Action
    {
        public GameObject targetObject;
        public UnityEvent actionEvent;
       public bool sofreuReacao;
    }


para marcar no forloop a cada ação que já sofreu reação, e não ficar chamando infinitamente.


no caso do script geral vou fornecer outro mais simples, pegue como base:

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using System;
using UnityEngine;

public class AcaoReacao : MonoBehaviour
{
    public List<reacao> minhasReacoes;
    public List<acao> minhasAcoes;
    [Serializable]
    public class reacao
    {
        public string nomeReacao;
        //.... adiicone outras propriedades
    }
    [Serializable]
    public class acao
    {
        public reacao minhaReacaoCorrespondente;
        public bool sofreuReacao;
    }
    void Update()
    {
        for (int i = 0; i < minhasAcoes.Count; i++)
        {
            //====SÓ LEIO O FORLOOP SE ESSA MINHA ACAO NÃO SOFREU REACAO AINDA
            if ( minhasAcoes[i].sofreuReacao ==false)
            {
                // PARA CADA REACAO NA LISTA, VOU VER SE TEM ALGUMA IGUAL A PEDIDA PELA ACAO
               for (int o = 0; o < minhasReacoes.Count; o++)
                {
                    //VERIFICA SE A REACAO PEDIDA PARA A MINHA ACAO É IGUAL A REACAO DA LISTA DE REACOES;
                    if (minhasReacoes[o].nomeReacao == minhasAcoes[i].minhaReacaoCorrespondente.nomeReacao)
                    {
                        minhasAcoes[i].sofreuReacao =true;
                        break;
                    }
                }
            }
           
        }
       
    }
}
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DÚVIDA Re: Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação

Mensagem por Triskal Qua Fev 28, 2024 4:38 pm

Valeu. Muito obrigado. Vou testar aqui.

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DÚVIDA Re: Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação

Mensagem por Triskal Qua Fev 28, 2024 5:29 pm

stratengine escreveu:na verdade o interessante é colocar uma bool aqui:
[System.Serializable]
    public class Action
    {
        public GameObject targetObject;
        public UnityEvent actionEvent;
       public bool sofreuReacao;
    }


para marcar no forloop a cada ação que já sofreu reação, e não ficar chamando infinitamente.


no caso do script geral vou fornecer outro mais simples, pegue como base:

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using System;
using UnityEngine;

public class AcaoReacao : MonoBehaviour
{
    public List<reacao> minhasReacoes;
    public List<acao> minhasAcoes;
    [Serializable]
    public class reacao
    {
        public string nomeReacao;
        //.... adiicone outras propriedades
    }
    [Serializable]
    public class acao
    {
        public reacao minhaReacaoCorrespondente;
        public bool sofreuReacao;
    }
    void Update()
    {
        for (int i = 0; i < minhasAcoes.Count; i++)
        {
            //====SÓ LEIO O FORLOOP SE ESSA MINHA ACAO NÃO SOFREU REACAO AINDA
            if ( minhasAcoes[i].sofreuReacao ==false)
            {
                // PARA CADA REACAO NA LISTA, VOU VER SE TEM ALGUMA IGUAL A PEDIDA PELA ACAO
               for (int o = 0; o < minhasReacoes.Count; o++)
                {
                    //VERIFICA SE A REACAO PEDIDA PARA A MINHA ACAO É IGUAL A REACAO DA LISTA DE REACOES;
                    if (minhasReacoes[o].nomeReacao == minhasAcoes[i].minhaReacaoCorrespondente.nomeReacao)
                    {
                        minhasAcoes[i].sofreuReacao =true;
                        break;
                    }
                }
            }
           
        }
       
    }
}
Não era exatamente isso. Aqui ele pede um Element, e eu quero que continua com antes como uma opção runtime onde eu possa definir o objeto, a ação que ele irá realizar, e o mesmo para a Reação.

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DÚVIDA Re: Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação

Mensagem por stratengine Qui Fev 29, 2024 9:41 am

me descreva de forma simples o passo a passo do que você precisa fazer. Que ai posso ver como ajudar. No caso como seria esse controle que você precisa?
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DÚVIDA Re: Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação

Mensagem por Triskal Qui Fev 29, 2024 9:58 am

Esse script eu vou adicionar a um objetivo, mais precisamente um inimigo, que ao morrer irá deixar um item. Já tenho o inimigo funcionando corretamente, só preciso desse script de dropar o item. Ele funciona de forma simples. Quando o inimigo morrer, ele ativa o item que é um objeto que está com ele de forma inativa ainda.
O script precisa ter uma opção runtime em que eu escolho um objeto e depois sua ação, nessa parte o script verifica se tal ação ocorreu, exemplo, a morte do inimigo. Se ocorreu uma reação irá acontecer, que será a ativação do item, que se dá no runtime tbm, onde eu escolho o objeto e escolho sua função, que será ativar o item.

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DÚVIDA Re: Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação

Mensagem por MayLeone Qui Fev 29, 2024 4:56 pm

Não está bem explícito como vc está gerenciando a chamada de "Ações" mas vc pode criar uma bool na classe de actions chamada "called" pra validar se aquela ação já foi executada.
Toda vez q vc chamar uma ação vc pode setar essa bool pra true. (Dependendo de como vc tá fazendo a chamada dessas actions, pode ser algo até mais automático do q ficar mudando o valor dessa bool).

Daí dei uma enxugada no método "ExecuteReactions" pra vc:

Código:
   public void ExecuteReactions()
    {
        foreach (Action action in
            actions.Where(a => a.called && a.targetObject.activeSelf))
        {
            Reaction reactionToRise = reactions.FirstOrDefault(r =>
                r.targetObject == action.targetObject);

            reactionToRise?.reactionEvent?.Invoke();

        }
    }

No foreach ele só procura por ações que já foram executadas (called é true) E que o target está ativo.
Quando encontra a action nessas condições, ele procura pela Reaction correspondente (se o target dela é igual ao target da action) se sim, (o objeto é diferente de nulo) ele dispara o evento da reação.

Acho interessante vc deletar a action da lista depois que a reação dela for disparada, se não vai executar ela de novo numa próxima chamada de "ExecuteReactions".
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DÚVIDA Re: Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação

Mensagem por Triskal Sex Mar 01, 2024 1:24 pm

O que estou tentando fazer é como o exemplo da imagem:

Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação S!AvXq7LLDFi16yBRjAcpUU23e6hQC?e=nxAmCl
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação S!AvXq7LLDFi16yBRjAcpUU23e6hQC?e=nxAmCl

Quero que o códido tenha essas opções tanto pra mim escolher a ação tanto para a reação que irá receber.

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DÚVIDA Re: Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação

Mensagem por Triskal Sex Mar 01, 2024 1:27 pm

Link da imagem:

https://1drv.ms/i/s!AvXq7LLDFi16yBRjAcpUU23e6hQC?e=fPx0KR

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