Unity - Scene Demorando pra abrir
3 participantes
Página 1 de 1
Unity - Scene Demorando pra abrir
Gente, boa noite.
Eu fiz um Tópico falando sobre esse assunto e ele foi resolvido quando eu descobri que o que estava pesando pra scene abrir era o Script em que eu coloquei quase tudo nele. Ele estava enooorme e isso fazia o jogo demorar uns 20s pra abrir. Peguei esse Script da scene do Jogo, o parti em vários e resolveu, a scene abria em 3s, só que na Unity e no Remote, mas infelizmente no Build Run pra rodar no celular ele trava e fecha o jogo.
Na Tela Introdutória, a primeira scene de apresentação que abre, são carregados áudios, personagens e alguns objetos que fazem as animações dos itens dos menus. Ela está demorando muito agora, e se for os scripts lascou, pq estão pequenos e tem tudo que preciso que rode, já enxuguei ao máximo. Daí eu tô pensando, e se não for os scripts? E se melhor que os scripts são vídeos mesmo? Detalhe, ela só tem o Canvas, os áudios, personagens e alguns objetos.
Alguém tem alguma ideia do que seja e como resolver? Toda ajuda será muito apreciada, obg!
Eu fiz um Tópico falando sobre esse assunto e ele foi resolvido quando eu descobri que o que estava pesando pra scene abrir era o Script em que eu coloquei quase tudo nele. Ele estava enooorme e isso fazia o jogo demorar uns 20s pra abrir. Peguei esse Script da scene do Jogo, o parti em vários e resolveu, a scene abria em 3s, só que na Unity e no Remote, mas infelizmente no Build Run pra rodar no celular ele trava e fecha o jogo.
Na Tela Introdutória, a primeira scene de apresentação que abre, são carregados áudios, personagens e alguns objetos que fazem as animações dos itens dos menus. Ela está demorando muito agora, e se for os scripts lascou, pq estão pequenos e tem tudo que preciso que rode, já enxuguei ao máximo. Daí eu tô pensando, e se não for os scripts? E se melhor que os scripts são vídeos mesmo? Detalhe, ela só tem o Canvas, os áudios, personagens e alguns objetos.
Alguém tem alguma ideia do que seja e como resolver? Toda ajuda será muito apreciada, obg!
WLCS22- MembroAvançado
- PONTOS : 1944
REPUTAÇÃO : 60
Respeito as regras :
Re: Unity - Scene Demorando pra abrir
da um zoi no profiler ctz q tu vai achar bastante coisa lá
principalmente GC
principalmente GC
ffabim- MembroAvançado
- PONTOS : 3372
REPUTAÇÃO : 69
Respeito as regras :
Ok, mas desculpa a ignorância, o que é CTZ e CG no Profiler?
Uma coisa que observei no APU: main foi que ao iniciar o jogo ele começar com mil e alguma coisa e depois cai pra 10, 20.. Isso na tela introdutória . Já na scene do jogo mesmo ele começa com um valor tão alto e depois cai também. tenho que dizer, na scene introdutória há o Canvas, áudios (e só com os áudios ela já estava lenta), mas aí adicionei personagens e alguns objetos. Eu acho que isso seja na vdd os scripts dos personagens. Esses personagens fazem animações, as quais renderizo pra serem exibidos nos itens dos menus da janela dos poderes. São 6 itens. Essa renderização eu faço da seguinte forma:
1 - coloco uma câmera de frente dos personagens;
2 - passo um RenderTexture pra essa câmera;
3 - coloco um RawImage na janela dos poderes;
4 - passo esse RenderTexture para o RawImage.
Nos scripts eu seto as bool's que ativa/desativa os personagens na hora certa, os objetos que me refiro são torres que fiz no Blender, elas são destruídas. Na Torre que fiz no Blender usei o Cell Fracture para serem os fragmentos da torre quando ela é destruída.. enfim. Se eu rodar só com os personagens e as torres, não demora mt. Mas se com os scripts, dá esse tempo todo pra carregar. O pior é que vi no Youtube uns vídeos do pessoal falando como otimizar a scene, cara.. não coloco os getcomponent e finds no update, só no start. Claro, tem algumas exceções, mas sempre situações em que eles são rodados em 1 frame só. Também não rodo for() nos Updates(), só em métodos em que eles são rodados em 1 frame só. Enfim..
Não sei oq exatamente estou fazendo de errado, vou fazer isso que vc falou, mas eu tô vendo isso agora, analisar o profile.
Uma coisa que observei no APU: main foi que ao iniciar o jogo ele começar com mil e alguma coisa e depois cai pra 10, 20.. Isso na tela introdutória . Já na scene do jogo mesmo ele começa com um valor tão alto e depois cai também. tenho que dizer, na scene introdutória há o Canvas, áudios (e só com os áudios ela já estava lenta), mas aí adicionei personagens e alguns objetos. Eu acho que isso seja na vdd os scripts dos personagens. Esses personagens fazem animações, as quais renderizo pra serem exibidos nos itens dos menus da janela dos poderes. São 6 itens. Essa renderização eu faço da seguinte forma:
1 - coloco uma câmera de frente dos personagens;
2 - passo um RenderTexture pra essa câmera;
3 - coloco um RawImage na janela dos poderes;
4 - passo esse RenderTexture para o RawImage.
Nos scripts eu seto as bool's que ativa/desativa os personagens na hora certa, os objetos que me refiro são torres que fiz no Blender, elas são destruídas. Na Torre que fiz no Blender usei o Cell Fracture para serem os fragmentos da torre quando ela é destruída.. enfim. Se eu rodar só com os personagens e as torres, não demora mt. Mas se com os scripts, dá esse tempo todo pra carregar. O pior é que vi no Youtube uns vídeos do pessoal falando como otimizar a scene, cara.. não coloco os getcomponent e finds no update, só no start. Claro, tem algumas exceções, mas sempre situações em que eles são rodados em 1 frame só. Também não rodo for() nos Updates(), só em métodos em que eles são rodados em 1 frame só. Enfim..
Não sei oq exatamente estou fazendo de errado, vou fazer isso que vc falou, mas eu tô vendo isso agora, analisar o profile.
WLCS22- MembroAvançado
Respeito as regras :
esta demora acontece quando voce aperta play? no unity? se for so no unity eu ja tive este erro as vezes demorava de 20 a 50 segundos para sair da primeira cena e era o cache resolvi este problema drasticamente exclui tudo so fiquei com a pasta asset e tambem a ProjectSettings ,UserSettings o resto exclui tudo ai foi so abrir e ja tava resolvido o problema. tambem depois de fazer isso usei o ccleaner
claudiano2020- Avançado
- PONTOS : 1677
REPUTAÇÃO : 38
Respeito as regras :
se voce instalou o plugin admob tem que colocar o codigo nele se não da erro no celular e não abre mesmo!claudiano2020 escreveu:esta demora acontece quando voce aperta play? no unity? se for so no unity eu ja tive este erro as vezes demorava de 20 a 50 segundos para sair da primeira cena e era o cache resolvi este problema drasticamente exclui tudo so fiquei com a pasta asset e tambem a ProjectSettings ,UserSettings o resto exclui tudo ai foi so abrir e ja tava resolvido o problema. tambem depois de fazer isso usei o ccleaner
claudiano2020- Avançado
Respeito as regras :
claudiano2020 escreveu:esta demora acontece quando voce aperta play? no unity? se for so no unity eu ja tive este erro as vezes demorava de 20 a 50 segundos para sair da primeira cena e era o cache resolvi este problema drasticamente exclui tudo so fiquei com a pasta asset e tambem a ProjectSettings ,UserSettings o resto exclui tudo ai foi so abrir e ja tava resolvido o problema. tambem depois de fazer isso usei o ccleaner
Claudiano, mt obg pela sua resposta! Desculpa a demora pra responder, tive que resolver umas coisas, acabei voltando só agr.
Não entendi esse que vc falou, oq exatamente vc excluiu? Pois ta dando a entender que vc excluiu o projeto todo
WLCS22- MembroAvançado
Respeito as regras :
claudiano2020 escreveu:se voce instalou o plugin admob tem que colocar o codigo nele se não da erro no celular e não abre mesmo!claudiano2020 escreveu:esta demora acontece quando voce aperta play? no unity? se for so no unity eu ja tive este erro as vezes demorava de 20 a 50 segundos para sair da primeira cena e era o cache resolvi este problema drasticamente exclui tudo so fiquei com a pasta asset e tambem a ProjectSettings ,UserSettings o resto exclui tudo ai foi so abrir e ja tava resolvido o problema. tambem depois de fazer isso usei o ccleaner
Não, ainda não instalei o admob. Tô achando que seja algum script, pois a CPU quando o jogo inicia vai à 1000, demora, e depois roda o jogo. Se for isso, vou ter que ver qual script e qual parte dele está fazendo isso. Vc tem alguma ajuda sobre o profiler? Qual forma mais certa e boa de mexer com ele..? Obg!
WLCS22- MembroAvançado
Respeito as regras :
sim voce exclui tudo da pasta do projeto menos a pastas asset que fica o teu projeto dentro exclui todos os arquivos por esta extenção .csprojWLCS22 escreveu:claudiano2020 escreveu:se voce instalou o plugin admob tem que colocar o codigo nele se não da erro no celular e não abre mesmo!claudiano2020 escreveu:esta demora acontece quando voce aperta play? no unity? se for so no unity eu ja tive este erro as vezes demorava de 20 a 50 segundos para sair da primeira cena e era o cache resolvi este problema drasticamente exclui tudo so fiquei com a pasta asset e tambem a ProjectSettings ,UserSettings o resto exclui tudo ai foi so abrir e ja tava resolvido o problema. tambem depois de fazer isso usei o ccleaner
Não, ainda não instalei o admob. Tô achando que seja algum script, pois a CPU quando o jogo inicia vai à 1000, demora, e depois roda o jogo. Se for isso, vou ter que ver qual script e qual parte dele está fazendo isso. Vc tem alguma ajuda sobre o profiler? Qual forma mais certa e boa de mexer com ele..? Obg!
e tambem .sln
cria um backup do teu projeto e faz isso que te falei ai vai voltar ao normal apos o unity recriar tudo que foi excluido.
claudiano2020- Avançado
Respeito as regras :
igual desta foto so não exclue os que não marquei.claudiano2020 escreveu:sim voce exclui tudo da pasta do projeto menos a pastas asset que fica o teu projeto dentro exclui todos os arquivos por esta extenção .csprojWLCS22 escreveu:claudiano2020 escreveu:se voce instalou o plugin admob tem que colocar o codigo nele se não da erro no celular e não abre mesmo!claudiano2020 escreveu:esta demora acontece quando voce aperta play? no unity? se for so no unity eu ja tive este erro as vezes demorava de 20 a 50 segundos para sair da primeira cena e era o cache resolvi este problema drasticamente exclui tudo so fiquei com a pasta asset e tambem a ProjectSettings ,UserSettings o resto exclui tudo ai foi so abrir e ja tava resolvido o problema. tambem depois de fazer isso usei o ccleaner
e tambem .sln
cria um backup do teu projeto e faz isso que te falei ai vai voltar ao normal apos o unity recriar tudo que foi excluido.
https://photos.app.goo.gl/peW1pTx4y2nKMFC78
claudiano2020- Avançado
Respeito as regras :
claudiano2020 escreveu:sim voce exclui tudo da pasta do projeto menos a pastas asset que fica o teu projeto dentro exclui todos os arquivos por esta extenção .csprojWLCS22 escreveu:claudiano2020 escreveu:se voce instalou o plugin admob tem que colocar o codigo nele se não da erro no celular e não abre mesmo!claudiano2020 escreveu:esta demora acontece quando voce aperta play? no unity? se for so no unity eu ja tive este erro as vezes demorava de 20 a 50 segundos para sair da primeira cena e era o cache resolvi este problema drasticamente exclui tudo so fiquei com a pasta asset e tambem a ProjectSettings ,UserSettings o resto exclui tudo ai foi so abrir e ja tava resolvido o problema. tambem depois de fazer isso usei o ccleaner
e tambem .sln
Olá amigo, fiz oq vc falou, mas não resolveu, passou uns 10 segundos pra abrir a scene. O que foi bom é que o projeto estava com 6Gb e agr ficou com 1,72G. Acho que vou ter que mexer no Profile pra saber que é, mas o problema é que ele "trava" e quando abre aí sim é que dá pra ver alguma coisa no profile, vc já sondou seus projetos pra ver o que está se passando no profile?
WLCS22- MembroAvançado
Respeito as regras :
isso e estranho mesmo pode ser que não seja teu projeto e sim o proprio unity ja aconteceu comigo tudo demorava para iniciar ai tive problema formatei meu pc reinstalei de novo o unity e tava abrindo normalmente sem demora o bom seria testar para ver reinstalar o unity a mesma versão ou outra para ver.
claudiano2020- Avançado
Respeito as regras :
Entendi. Olha.. eu vi esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=DXE8Gsp-u4M e tipo eu vi no Profile Module, quando o jogo inicia ele fica travado e em Profiler.FlushCounter > Profiler.FlushMemoryCounter está mais de 80%, e isso é no Script, eu tenho que ver qual e onde está fazendo isso, se for isso vai se resolver, mas a bronca é essa, achar
WLCS22- MembroAvançado
Respeito as regras :