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[TUTORIAL] Sistema de FPS com Corpo

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TUTORIAL [TUTORIAL] Sistema de FPS com Corpo

Mensagem por LúcioHenrique098 em Qua Jan 15, 2020 6:02 pm

Então pessoal, eu fiz um post há muito tempo atrás sobre um Sistema de FPS com Corpo, mas eu desfiz aquele projeto, pois ele estava repleto de bugs, então eu criei esse outro, e desta vez tem um tutorial em vídeo com tudo explicado.



Link dos arquivos : https://drive.google.com/open?id=1-XO30YDbXNsA-856xTA5TJoQQMHjM3GD

ou

os scripts:

CameraScript
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class CameraScript : MonoBehaviour
{
    public float minClamp, maxClamp;
    public float sensibilityX, sensibilityY;
    float mouzX, mouzY;

    void Update()
    {
        mouzX += Input.GetAxis("Mouse X") * sensibilityY * Time.deltaTime;
        mouzY -= Input.GetAxis("Mouse Y") * sensibilityX * Time.deltaTime;
        mouzY = Mathf.Clamp(mouzY, minClamp, maxClamp);

        transform.rotation = Quaternion.Euler(new Vector3(mouzY, mouzX, 0));
    }
}
PlayerScript
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class PlayerScript : MonoBehaviour
{
    public Transform playerBody;
    public Transform camera;
    public Animator[] anim;

    public float walkSpeed, runSpeed;

    private bool leftShift;
    private float speed;
    private float hor, ver;
    
    void Update()
    {
        hor = Input.GetAxis("Horizontal");
        ver = Input.GetAxis("Vertical");
        leftShift = Input.GetKey(KeyCode.LeftShift);
        playerBody.rotation = Quaternion.Euler(new Vector3(0, camera.eulerAngles.y, 0));
        SpeedSetup();
        MovementSetup();
        AnimatorSetup();
    }
    void SpeedSetup()
    {
        if (leftShift)
        {
            speed = runSpeed;
        }
        else
        {
            speed = walkSpeed;
        }
    }
    void MovementSetup()
    {
        transform.Translate(playerBody.forward * ver * speed * Time.deltaTime);
        transform.Translate(playerBody.right * hor * speed * Time.deltaTime);
    }
    void AnimatorSetup()
    {
        anim[0].SetFloat("Horizontal", hor);
        anim[0].SetFloat("Vertical", ver);
        anim[0].SetBool("Run", leftShift);
        anim[1].SetFloat("Horizontal", hor);
        anim[1].SetFloat("Vertical", ver);
        anim[1].SetBool("Run", leftShift);
        anim[2].SetFloat("Horizontal", hor);
        anim[2].SetFloat("Vertical", ver);
        anim[2].SetBool("Run", leftShift);
    }
}

Espero que seja útil, e não esqueça de ver o vídeo inteiro, para ter o menor número de duvidas possível.
E também não esquece de dar o like e se inscrever, pois deu trabalho fazer esse Sistema.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de FPS com Corpo

Mensagem por RafaelSquid1 em Qui Jan 16, 2020 9:29 am

Que tutorial show, vai ajudar muitas pessoas <3
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de FPS com Corpo

Mensagem por LúcioHenrique098 em Qui Jan 16, 2020 12:17 pm

@RafaelSquid1 escreveu:Que tutorial show, vai ajudar muitas pessoas Coração
Vlw mano, espero que ajude mesmo, kkkkkk Smile

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de FPS com Corpo

Mensagem por leonardolopes em Sex Jan 17, 2020 12:24 am

Muito top o tutorial, eu já estava procurando por um sistema assim há muito tempo, vlw mesmo e sucesso aí com o canal <3

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de FPS com Corpo

Mensagem por LúcioHenrique098 em Sex Jan 17, 2020 12:44 am

Vlw mano, sucesso no jogo!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de FPS com Corpo

Mensagem por RafaelSquid1 em Qua Abr 22, 2020 1:13 am

Eu tentei fazer do mesmo jeito do video, mais está dando alguns erros no console
[TUTORIAL] Sistema de FPS com Corpo AdUL38IfO7HLAAAAAElFTkSuQmCC

Alem do player não se mexer
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de FPS com Corpo

Mensagem por LúcioHenrique098 em Sex Abr 24, 2020 12:35 am

Opa mano, desculpa o incoveniente com o asset, você poderia tentar fazer tudo do zero, testei tudo hoje e comigo não deu nenhum problema(lembrando que usei os scripts deixados no vídeo).

Desculpa pelo incoveniente.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de FPS com Corpo

Mensagem por RafaelSquid1 em Sex Abr 24, 2020 2:57 am

@LúcioHenrique098 escreveu:Opa mano, desculpa o incoveniente com o asset, você poderia tentar fazer tudo do zero, testei tudo hoje e comigo não deu nenhum problema(lembrando que usei os scripts deixados no vídeo).

Desculpa pelo incoveniente.

Eu consegui resolver o erro, não sei como foi que aconteceu, mais refazendo o tutorial, ficou resolvido. Valeu ai!
E queria saber se você tem como adaptar o script pra colocar também pra o jogador pular, seria demais. Ótimo video
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de FPS com Corpo

Mensagem por LúcioHenrique098 em Sex Abr 24, 2020 3:37 pm

@RafaelSquid1 escreveu:
@LúcioHenrique098 escreveu:Opa mano, desculpa o incoveniente com o asset, você poderia tentar fazer tudo do zero, testei tudo hoje e comigo não deu nenhum problema(lembrando que usei os scripts deixados no vídeo).

Desculpa pelo incoveniente.

Eu consegui resolver o erro, não sei como foi que aconteceu, mais refazendo o tutorial, ficou resolvido. Valeu ai!
E queria saber se você tem como adaptar o script pra colocar também pra o jogador pular, seria demais. Ótimo video
Estava trabalhando nisso apenas  nas horas vagas, mas vou trabalhar mais agora que estou com tempo livre.

E lembrem, LAVE AS MÃOS!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de FPS com Corpo

Mensagem por SamonBR em Dom Jul 26, 2020 7:15 pm

@LúcioHenrique098 escreveu:Então pessoal, eu fiz um post há muito tempo atrás sobre um Sistema de FPS com Corpo, mas eu desfiz aquele projeto, pois ele estava repleto de bugs, então eu criei esse outro, e desta vez tem um tutorial em vídeo com tudo explicado.



Link dos arquivos : https://drive.google.com/open?id=1-XO30YDbXNsA-856xTA5TJoQQMHjM3GD

ou

os scripts:

CameraScript
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class CameraScript : MonoBehaviour
{
    public float minClamp, maxClamp;
    public float sensibilityX, sensibilityY;
    float mouzX, mouzY;

    void Update()
    {
        mouzX += Input.GetAxis("Mouse X") * sensibilityY * Time.deltaTime;
        mouzY -= Input.GetAxis("Mouse Y") * sensibilityX * Time.deltaTime;
        mouzY = Mathf.Clamp(mouzY, minClamp, maxClamp);

        transform.rotation = Quaternion.Euler(new Vector3(mouzY, mouzX, 0));
    }
}
PlayerScript
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class PlayerScript : MonoBehaviour
{
    public Transform playerBody;
    public Transform camera;
    public Animator[] anim;

    public float walkSpeed, runSpeed;

    private bool leftShift;
    private float speed;
    private float hor, ver;
    
    void Update()
    {
        hor = Input.GetAxis("Horizontal");
        ver = Input.GetAxis("Vertical");
        leftShift = Input.GetKey(KeyCode.LeftShift);
        playerBody.rotation = Quaternion.Euler(new Vector3(0, camera.eulerAngles.y, 0));
        SpeedSetup();
        MovementSetup();
        AnimatorSetup();
    }
    void SpeedSetup()
    {
        if (leftShift)
        {
            speed = runSpeed;
        }
        else
        {
            speed = walkSpeed;
        }
    }
    void MovementSetup()
    {
        transform.Translate(playerBody.forward * ver * speed * Time.deltaTime);
        transform.Translate(playerBody.right * hor * speed * Time.deltaTime);
    }
    void AnimatorSetup()
    {
        anim[0].SetFloat("Horizontal", hor);
        anim[0].SetFloat("Vertical", ver);
        anim[0].SetBool("Run", leftShift);
        anim[1].SetFloat("Horizontal", hor);
        anim[1].SetFloat("Vertical", ver);
        anim[1].SetBool("Run", leftShift);
        anim[2].SetFloat("Horizontal", hor);
        anim[2].SetFloat("Vertical", ver);
        anim[2].SetBool("Run", leftShift);
    }
}

Espero que seja útil, e não esqueça de ver o vídeo inteiro, para ter o menor número de duvidas possível.
E também não esquece de dar o like e se inscrever, pois deu trabalho fazer esse Sistema.
Por que vídeo tá privado amigo?

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