Emissão de luz em objeto não estático.
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Emissão de luz em objeto não estático.
Povo, to querendo criar obstáculos que emitam luz e que se movam, mas quando utilizo o emission no material, o objeto fica com uma cor brilhante, mas não emite luz que seja perceptível quando próximo a outro objetos (chão ou player).
Alguém sabe como fazer isso sem precisar dar "bake"?
Alguém sabe como fazer isso sem precisar dar "bake"?
cyborggp- Iniciante
- PONTOS : 1232
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Re: Emissão de luz em objeto não estático.
Precisa ser mais específico, isso é pra mobile? quantos obstáculos são? tem print do game?
O emission é sim limitado a objetos estáticos, eles contribuem apenas para o lightmap e lightprobes, infelizmente não é levado em conta pra iluminação global em tempo real.
Mas tem sempre uma gambiarra pra "simular" o efeito, depende da plataforma que você quer lançar o game e a quantidade de objetos com isso.
O emission é sim limitado a objetos estáticos, eles contribuem apenas para o lightmap e lightprobes, infelizmente não é levado em conta pra iluminação global em tempo real.
Mas tem sempre uma gambiarra pra "simular" o efeito, depende da plataforma que você quer lançar o game e a quantidade de objetos com isso.
SteveRogers- Instrutor
- PONTOS : 2623
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Re: Emissão de luz em objeto não estático.
SteveRogers escreveu:Precisa ser mais específico, isso é pra mobile? quantos obstáculos são? tem print do game?
O emission é sim limitado a objetos estáticos, eles contribuem apenas para o lightmap e lightprobes, infelizmente não é levado em conta pra iluminação global em tempo real.
Mas tem sempre uma gambiarra pra "simular" o efeito, depende da plataforma que você quer lançar o game e a quantidade de objetos com isso.
Tenho essa cena, esses blocos brancos aparecem no canto direito da plataforma e vão até o outro lado, desaparecem e isso após um tempo randomico.
Podem ver que o bloco branco tem uma iluminação, mas é um Point Light dentro do bloco.
O bloco esta com material emissivo, mas não emite luz, apenas fica com uma textura mais "clara".
Quero fazer com que esses blocos emitam luz, no chão e no personagem.
E que a luz saia da forma do bloco, e não de um ponto de luz no centro (como podem ver no bloco mais ao fundo, que ele tem uma "barriga" de luz).
Quero fazer essa iluminação em tempo real (já que os blocos brancos se movem).
cyborggp- Iniciante
- PONTOS : 1232
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Re: Emissão de luz em objeto não estático.
Isso é apenas um projeto de estudos, tanto de programação quanto de efeitos e iluminação.
cyborggp- Iniciante
- PONTOS : 1232
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Re: Emissão de luz em objeto não estático.
Então, do jeito que você quer, é impossível na pipeline Built-in, não sei se a HDRP dá suporte a isso, mas se o jogo for pra mobile HDRP já é carta fora do baralho...
Entrando no campo da gambiarra, você tem um opção:
Pras plataformas, é possível fazer o bake da iluminação do cubo no Blender, e usar isso como textura na Unity. Como seu cubo se move de forma previsível (direita>esquerda), você pode alterar o offset da textura pra que ela vá seguindo o cubo durante o movimento, é algo bem MacGyver, mas pode funcionar.
pra iluminar o jogador, a estratégia que você tá usando de ter uma point light funcionaria bem, e a performance não seria ruim, já que o player seria o único objeto com iluminação dinâmica.
A textura que falei, seria gerada mais ou menos assim:
Aqui tem um video de como fica isso na Unity, alterando o offset da textura de acordo com o movimento do cubo.
https://drive.google.com/file/d/1W5FJYPVXsaIQJ37DI6cu5rhn_OvCbY-J/view
E aqui o link do Projeto
https://drive.google.com/file/d/1i-_jGl-LAswJ8zKARh7NSryy_3HEemhg/view?usp=sharing
Entrando no campo da gambiarra, você tem um opção:
Pras plataformas, é possível fazer o bake da iluminação do cubo no Blender, e usar isso como textura na Unity. Como seu cubo se move de forma previsível (direita>esquerda), você pode alterar o offset da textura pra que ela vá seguindo o cubo durante o movimento, é algo bem MacGyver, mas pode funcionar.
pra iluminar o jogador, a estratégia que você tá usando de ter uma point light funcionaria bem, e a performance não seria ruim, já que o player seria o único objeto com iluminação dinâmica.
A textura que falei, seria gerada mais ou menos assim:
Aqui tem um video de como fica isso na Unity, alterando o offset da textura de acordo com o movimento do cubo.
https://drive.google.com/file/d/1W5FJYPVXsaIQJ37DI6cu5rhn_OvCbY-J/view
E aqui o link do Projeto
https://drive.google.com/file/d/1i-_jGl-LAswJ8zKARh7NSryy_3HEemhg/view?usp=sharing
SteveRogers- Instrutor
- PONTOS : 2623
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Re: Emissão de luz em objeto não estático.
Dá uma olhada na minha ultima mensagem, editei pra incluir uns links úteis.
SteveRogers- Instrutor
- PONTOS : 2623
REPUTAÇÃO : 156
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Re: Emissão de luz em objeto não estático.
Como o Stev disse, no renderizador padrão, é impossível, e no URP também no estado atual que ele está.
Da para usar alguma gambiarrinha, por exemplo, usa um shader Unlit>Texture que não é afetado pela iluminação, então ele vai sempre ser claro... E dentro desse cubo, coloca uma point Light como filha dele. O efeito não vai ser o mesmo de um Emission com Bake, mas talvez sirva para o que você precisa.
Da para usar alguma gambiarrinha, por exemplo, usa um shader Unlit>Texture que não é afetado pela iluminação, então ele vai sempre ser claro... E dentro desse cubo, coloca uma point Light como filha dele. O efeito não vai ser o mesmo de um Emission com Bake, mas talvez sirva para o que você precisa.
Re: Emissão de luz em objeto não estático.
Atualizando esse tópico...
Consegui o resultado esperado utilizando Post Processign, o material tem a opção de emissão marcada, e o efeito bloom deu a ideia de iluminação que eu queria, também continuo com a point light dentro do objeto pra realmente ele ter luz e não só uma ilusão de luz.
Aqui o efeito de bloom tava meio exagerado, mas já da para ver que não fica aquela bola de iluminação saindo do meio desses objetos, ficou mais como eles sendo a iluminação.
Consegui o resultado esperado utilizando Post Processign, o material tem a opção de emissão marcada, e o efeito bloom deu a ideia de iluminação que eu queria, também continuo com a point light dentro do objeto pra realmente ele ter luz e não só uma ilusão de luz.
Aqui o efeito de bloom tava meio exagerado, mas já da para ver que não fica aquela bola de iluminação saindo do meio desses objetos, ficou mais como eles sendo a iluminação.
cyborggp- Iniciante
- PONTOS : 1232
REPUTAÇÃO : 0
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