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[TUTORIAL] Serialização - JSON

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TUTORIAL [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por RenanMSV em Seg Ago 22, 2016 6:10 am

Olá, hoje vim falar sobre serialização (JSON), e como ela ajuda e muito em algumas tarefas do dia a dia.
Com ela podemos transformar qualquer coisa: string, int, array, instancias de classes...etc num formato string e depois recuperar esses valores e reconstruir o que era antes.
Ou seja, se serializarmos uma instancia de uma classe será dado uma string que podemos salvar em qualquer lugar, e ao desserializar a string ela voltará a ser uma instancia da mesma classe. Ou seja, podemos salvar tudo, de forma rápida e simples e recuperar quando quisermos!
Fiz um pequeno script que mostra como utilizar. Existem varias opções quando se fala de JSON em .NET, mas a Unity possui um próprio. E no site diz que ele é bem mais rápido que as outras opções... então bora pro script.

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.IO;

[System.Serializable] // Isto deixa a classe Objeto visivel no inspector
public class Objeto { // Criamos uma classe que irá guardar os dados do objeto para teste.
   public int idObjeto;
   public Vector3 posicaoObjeto;
   public Vector3 rotacaoObjeto;
}


public class Serializacao : MonoBehaviour {

   public Objeto objeto,objeto2; // declaramos 2 variaveis de nossa classe

   void Start(){
      objeto = new Objeto() { // instanciamos a classe Objeto e declaramos seus valores manualmente
         idObjeto = 1,
         posicaoObjeto = new Vector3(93,-19,35.3565f),
         rotacaoObjeto = new Vector3(45,0,0),
      };
      serializar(objeto); // mandamos serializar e guardar os dados em um arquivo
      objeto2 = desserializar (); // mandamos desserializar e recuperar esses dados para uma nova instancia da classe Objeto.
   }
   void serializar(Objeto obj) { // pedimos um objeto
      string str = JsonUtility.ToJson(obj); // serializamos
      Directory.CreateDirectory(Application.dataPath + "/Save/"); // criamos uma pasta
      File.WriteAllText(Application.dataPath + "/Save/SaveGame.sav", str); // criamos o arquivo e escrevemos o texto
      //PlayerPrefs.SetString("SaveGame-Objeto",str); // Salvamento com PlayerPrefs
   }
   Objeto desserializar() {
      string str = File.ReadAllText (Application.dataPath + "/Save/SaveGame.sav"); // recuperamos o texto do arquivo
      //string str = PlayerPrefs.GetString("SaveGame-Objeto"); // Pegando os dados com o PlayerPrefs
      return JsonUtility.FromJson<Objeto>(str); // reconstruimos o objeto e retornamos.
   }
}


Ao serializar a string retornada será mais ou menos assim:

Código:

{"idObjeto":1,"posicaoObjeto":{"x":93.0,"y":-19.0,"z":35.35649871826172},"rotacaoObjeto":{"x":45.0,"y":0.0,"z":0.0},"layerObjeto":1}

https://docs.unity3d.com/Manual/JSONSerialization.html
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por Weslley em Seg Ago 22, 2016 11:36 am

Interessante :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por artplayer em Seg Ago 22, 2016 11:48 am

Muito bom !
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por Matheus sonico em Ter Ago 23, 2016 12:54 pm

Legal
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por Callyde Jr em Ter Set 06, 2016 12:59 pm

Fantastico gostaria de mais exemplos
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por dstaroski em Ter Set 06, 2016 1:17 pm

Maravilha de script bem explicado! Uma pergunta RenanMSV, pelo que eu entendi, posso utilizar esse método para "Salvar" o progresso do jogo, certo?

Abraço!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por RenanMSV em Ter Set 06, 2016 1:53 pm

Sim, pode, é eficiente. Na verdade voce pode salvar tudo! Praticamente tudo que quiser.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por dstaroski em Ter Set 06, 2016 2:07 pm

Maravilha brother! Grande Abraço!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por Chilinger em Qui Set 22, 2016 10:38 am

Adorei mano bem simples e direto.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por Deiverson em Seg Dez 05, 2016 3:35 pm

Uma duvida em relação a serialização dos dados, teria como serializar aplicando alguma criptografia embutida? Minha preocupação é utilizar de forma segura para evitar que jogadores mal intencionados abram o arquivo serializado, alterem o conteudo e injetem dados com informações falsas para desbloquear niveis, colocar vida infinita, life infinito, etc.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por RenanMSV em Seg Dez 05, 2016 6:17 pm

Criptografe a string de saida. E descriptografe antes de desserializar.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por Extreme Craft em Sex Dez 01, 2017 6:39 pm

ehh, n entendi mt então tenho uma perguntas :/ , como eu colocaria algo pra salvar? so chamar a void serializar, depois colocar q objeto? daria pra salar qualquer variável q existe? onde boto esse script, no objeto que eu quero salvar ou num objeto vazio? 

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por igorobm em Sab Fev 24, 2018 10:30 pm

Teria como salvar todos os itens de um array? Digamos que vc tenha uma array com os objetos, assim poderia salvar todos os objetos e um só arquivo em vez de um arquivo para cada objeto que eu foce salvar???
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por igorobm em Dom Fev 25, 2018 11:12 pm

@igorobm escreveu:Teria como salvar todos os itens de um array? Digamos que vc tenha uma array com os objetos, assim poderia salvar todos os objetos e um só arquivo em vez de um arquivo para cada objeto que eu foce salvar???
Mano tava com essa dúvida ontem, eu assisti 2 videos que me ajudaram 100%

1º e para Salvar o Json How to Save Data Using JSON in Unity (LitJSON).
2° e para Ler o Json How to Read JSON Data in Unity (LitJSON).

A vc vai conseguir salvar Um array e ler ele.
igorobm
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por augustobrito em Dom Fev 25, 2018 11:24 pm

Dica: Não use JSON para salvar dados críticos pois é facilmente editável, a melhor forma de se fazer isso é usando BinaryFormatter que vai serializar os dados em forma binária. Outra coisa, nem todas as estruturas de dados e componentes da Unity são suportados por serialização direta, ou seja, voce tem que decompor em Arrays ou estruturas mais simples. Existe tb a serializaçao com XML que é bem interessante pra salvar dados de database simples.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por googolepton em Seg Fev 26, 2018 9:09 pm

muito bom seu script de serializacao bem explicado, parabens
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por igorobm em Sex Mar 02, 2018 4:18 am

dimmuo escreveu:Dica: Não use JSON para salvar dados críticos pois é facilmente editável, a melhor forma de se fazer isso é usando BinaryFormatter que vai serializar os dados em forma binária. Outra coisa, nem todas as estruturas de dados e componentes da Unity são suportados por serialização direta, ou seja, voce tem que decompor em Arrays ou estruturas mais simples. Existe tb a serializaçao com XML que é bem interessante pra salvar dados de database simples.
Vc tem algum link tutorial? de como que usa o BinaryFormatter
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por NKKF em Sex Mar 02, 2018 10:05 am

Olá amigo, tente ver este link:

https://gamedevelopment.tutsplus.com/tutorials/how-to-save-and-load-your-players-progress-in-unity--cms-20934
~"Se você apertar com o botão direito do mouse, você verá uma opção de Traduzir para o Português, caso seu navegador seja o Google Chrome."

Tem esse Tutorial daqui também: 
https://www.schultzgames.com/t4937-tutorial-metodo-simples-de-salvar-progresso-do-jogo-em-um-arquivo-separado#50683

Espero ter ajudado.  :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por guimaraf em Dom Mar 04, 2018 9:24 pm

@igorobm escreveu:
@igorobm escreveu:Teria como salvar todos os itens de um array? Digamos que vc tenha uma array com os objetos, assim poderia salvar todos os objetos e um só arquivo em vez de um arquivo para cada objeto que eu foce salvar???
Mano tava com essa dúvida ontem, eu assisti 2 videos que me ajudaram 100%

1º e para Salvar o Json How to Save Data Using JSON in Unity (LitJSON).
2° e para Ler o Json How to Read JSON Data in Unity (LitJSON).

A vc vai conseguir salvar Um array e ler ele.

Fui olhar o github do litJson e está off, este método ainda continua funcionando?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por Weslley em Dom Mar 04, 2018 10:07 pm

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por natanael.olimpio em Qua Abr 11, 2018 12:28 am

como funcionaria pra ler um retorno de wwwForm?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por NKKF em Qua Abr 11, 2018 1:54 pm

Assim:

Código:
yield return www;
Debug.Log(www.text);

Recomendo que veja: https://docs.unity3d.com/ScriptReference/WWW.html
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por natanael.olimpio em Qua Abr 11, 2018 2:02 pm

Souris escreveu:Assim:

Código:
yield return www;
Debug.Log(www.text);

Recomendo que veja: https://docs.unity3d.com/ScriptReference/WWW.html
isto eu tenho gostaria de ler o texto e separar o que preciso

Código:
{
  "Identidade": {
    "Login": "nome.sobrenome",

    "Nome": "NOME COMPLEMENTO",
    "Cpf": "000.000.000.00",
    "AlteracaoSenha": "2016-08-19T11:08:09.0584089-03:00",
    "Coligadas": [
      {
        "Codigo": 3,
        "Chapa": "121976",
        "CodSecao": "01.04.08.03.12",
        "Sessao": "BH, ES3, RH, SITE, TREINAMENTO",
        "Funcao": "INSTRUTOR DE TREINAMENTO I",
        "Situacao": "A",
        "CentrosResultado": [
          {
            "Codigo": "3.71.120",
            "Nome": "Cobrança"
          }
        ]
      }
    ]
  },
  "Status": 1,

}

preciso ler a informação de status e nome

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por NKKF em Qua Abr 11, 2018 2:14 pm

Simples, utilize o método Split, que é utilizado assim:

Código:
public static string Split(string sntg);

Ou seja, para você chamar ele, faça assim:

Código:
string[] valores = www.text.Split(',');
Daí você vai precisar usar o Split novamente, mas você sabe disto, não é?
Enfim, tenta ae e traz resultados xD
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por natanael.olimpio em Qua Abr 11, 2018 3:03 pm

Souris escreveu:Simples, utilize o método Split, que é utilizado assim:

Código:
public static string Split(string sntg);

Ou seja, para você chamar ele, faça assim:

Código:
string[] valores = www.text.Split(',');
Daí você vai precisar usar o Split novamente, mas você sabe disto, não é?
Enfim, tenta ae e traz resultados xD
nao conheço é só isto mesmo?
 esta dando a mensagem "must have a body because it is not marked abstract, extern, or partial"

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por NKKF em Qua Abr 11, 2018 3:10 pm

Bota um toString() entre o text e Split.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por natanael.olimpio em Qua Abr 11, 2018 3:25 pm

Souris escreveu:Bota um toString() entre o text e Split.
Não é isto continua dando, teria algum exemplo? no serviço aqui não consigo fazer pesquisa

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por NKKF em Qua Abr 11, 2018 3:26 pm

Pode mostrar o erro? Ou tenta apagar o código para ver se não é outro.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por natanael.olimpio em Qua Abr 11, 2018 3:44 pm

Souris escreveu:Pode mostrar o erro? Ou tenta apagar o código para ver se não é outro.
Falta de atenção minha também o erro estava na declaração da variável
    public static string  Split;


    string[] valores = www.text.Split(',');
        Debug.Log(valores);


ta retornando Sytem.String[]

eu preciso colocar algum dados nos parenteses?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por NKKF em Qua Abr 11, 2018 3:58 pm

Não amigo.. Não sei se você entendeu, o método Split não é uma variável que deve ser declarada. 

Veja o Split aqui: 
https://answers.unity.com/questions/286072/stringtrim-and-stringsplit.html
https://answers.unity.com/questions/672553/how-to-split-a-string-into-array.html
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por natanael.olimpio em Qua Abr 11, 2018 4:10 pm

Entendi chegando em casa, vou pesquisar com mais calma, realmente ta dando o erro!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por NKKF em Qua Abr 11, 2018 4:14 pm

Ok, espero que resolva.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por natanael.olimpio em Sex Abr 13, 2018 3:12 pm

Consegui com JSON mesmo deu um pouquinho de trabalho mais funcionou!
vlw

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por igorobm em Seg Jun 11, 2018 11:56 pm

@guimaraf escreveu:
@igorobm escreveu:
@igorobm escreveu:Teria como salvar todos os itens de um array? Digamos que vc tenha uma array com os objetos, assim poderia salvar todos os objetos e um só arquivo em vez de um arquivo para cada objeto que eu foce salvar???
Mano tava com essa dúvida ontem, eu assisti 2 videos que me ajudaram 100%

1º e para Salvar o Json How to Save Data Using JSON in Unity (LitJSON).
2° e para Ler o Json How to Read JSON Data in Unity (LitJSON).

A vc vai conseguir salvar Um array e ler ele.

Fui olhar o github do litJson e está off, este método ainda continua funcionando?
Segue o link -> http://www.mediafire.com/file/d6k1venftgyfddu/litJson.rar
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por igorobm em Seg Jun 11, 2018 11:57 pm

@Weslley escreveu:Sim
Link do litJson que estava off -> http://www.mediafire.com/file/d6k1venftgyfddu/litJson.rar/file
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por paulocezarphp em Qui Fev 06, 2020 2:01 pm

Mas no caso como faço para ser um dos registros do json com base nesse codigo, ainda não entendi

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