SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Arquivo jar não encontrado
OBJETO sendo detruído imediatamente mesmo com o...
Meu site de Modelos 3D
DÚVIDA - ao pressionar andar, o player parece cancelar a gravidade (VÍDEO)
[RESLVIDO] Unity - "transform.SetParent()" em 2 objetos move outros objetos
Dúvida sobre resoluções de tela
Duvida na AppleStore
pressionando a tecla abaixar, o player continua andando abaixado (2D).
Fala Pessoal! Saiu mais um trailer do jogo que venho desenvolvendo
[RESOLVIDO] passar de uma animação para a outra rapidamente pelo animator
Unity - PlayerPrefs n são apagados no Celular mesmo Reiniciando o Aparelho
Modeloes 3D do Site Sketchfab
Blender - Modelos Importados transparentes
[PEDIDO]Cololar jogo na loja play store
Como pegar um objeto e fazer ele aparecer em forma de Estamina no Inspector
Procuro Pessoas para Projeto
Algum tutorial de como fazer um app que receba fotos e q fiqu armazenado no
Procuro um time para um jogo de corrida
[RESOLVIDO] Botões de Ataque e Pular carrega duas animações ao mesmo tempo
DEATH ISLAND 0.2.5 SURVIVAL GAME 4 ANOS EM DESENVOLVIMENTO
Player travando na colisão com o chão Unity 2D
Como resolver vazamento de memoria?
Instanciar uma classe nos atributos de outra classe é uma boa prática?
Jogo multiplayer com steam
Unity - Renderizção com Câmera Jogo Lento e travando. Alguém pfv?!
Mini Quarteirão com Texturas 3D VENDA
Controle do braço e cabeça no fps
PRECISO FAZER QUE MEU GAME FIQUE ONLINE
Ativar o objeto correto em Clones.
[TUTORIAL] Como fazer um interruptor simples (Unity 2018)
Preciso de 20 testadores jogo mobile
O Labirinto II - Trailer Oficial
Ue posso divulgar meu game que ainda esta em criaçao aqui no forum?
[RESOLVIDO] Inverter o sprite para a direçao que o personagem anda.
Set Active não a reabiilitado C#
Build APK VR Google Cardbord com video.
[PROGRAMADOR FREELA] $$
Mais Um jogo!
Collider (mesh?)
[TUTORIAL] Deformar mesh com batidas (para objetos, veículos, etc)
WW2 Low poly Pack (Free)
Procuro freelancer
Novo Teaser do jogo Dark Age
Unity Admob Erro
Sombras estão quadradas na build
nao consigo fazer o player sentar no sofa alguem me ajuda
Unity - Ao mudar de scene, todas as Lights são deletadas
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
modelar avatar e skins para um jogo web
ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
COMO EVITAR QUE UM OBJETO (PLAYER,ITEM ETC...) ATRAVESSE UMA PAREDE.
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação
unity Failed to load PlayerSettings (internal index #0). Most likely data f
Materiais do Blander não aparecem no MeshRendere do Objeto na Unity
Repetiçoes de Textura no Terreno
SERVER IS DOWN - UNITY+MSQL
Procuro programadores - Novo jogo
Problema com o MS VEHICLES
Preciso de ajuda com a Unity
Problema com vídeo em 360° na Unity
Problemas no MS Vehicles
unity- eventos na Animação com Armature/Bones vinda do blender não funciona
ajuda exibir resultados simulados em uma liga Game Unity
Unity - ParticleSystem não é redirecionado no rawimage no canvas
Como resolver o problema de "face orientation" no Blender.
[DÚVIDA] Tive um problema com meu Canvas
erro na Directional Light
Problemas com o Directional Light da Unity 3D
Novo jogo da franquia Sphere game em desenvolvimento
malha da roda não girando com wheel collider unity
Problemas com ambiguidade
Touch mobile
INVALID TOKEN
Como acessar o "HD Render Pipeline" do HDRP por script?
CHAT GPT PRA JOGO DE TIRO? comentem
Tutorial script inimigo segue e foge do player
Ainda vale a pena lançar Asset na Asset Store?
Ajuda com tabela de historico de pontuaçao.
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Como derrapar um Whell Collider
Como altertar o valor do "Asymptote Value" do Whell Collider via Script
Preciso de ajuda para substituir valor de variavel em outro script
Ajuda com Top Down Shooter utilizando Photon
Duvida com Netcode
[RESOLVIDO] Unity - Movendo a Câmera na Horizontal/Vertical com Touch
Alguém me ajuda com os anúncios pfv
Segundo Trailer do jogo Dark Age, Feliz Natal a todos!
Unity - ScrollRect, Viewport, Content - O Conteúdo ñ inicia no topo
Coleta de itens
Unity - Cadastro do email do jogador
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Onde Conseguir músicas para meu Jogo?
error CS0246 em Script
Alguem teve ja esse problema?
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
DISPONIVEL PARA FAZER MODELOS 3D
Unity-Loja.Como os Jogadores terão acesso aos ítens comprados na PlayStore?
Bugando depois do Build.
Primeiro Trailer do jogo Dark Age
Qua Out 23, 2024 8:39 pm
Sex Out 18, 2024 4:05 pm
Dom Out 06, 2024 6:02 pm
Sáb Out 05, 2024 6:37 am
Qui Out 03, 2024 10:09 pm
Seg Set 30, 2024 9:25 am
Sáb Set 28, 2024 11:39 am
Seg Set 09, 2024 7:33 am
Dom Set 08, 2024 10:08 pm
Ter Set 03, 2024 11:59 am
Qua Ago 28, 2024 7:45 pm
Qua Ago 28, 2024 7:18 pm
Qua Ago 28, 2024 8:34 am
Dom Ago 25, 2024 8:37 pm
Sáb Ago 24, 2024 1:58 pm
Sex Ago 23, 2024 3:30 pm
Sex Ago 23, 2024 3:23 pm
Qua Ago 21, 2024 5:48 pm
Dom Ago 18, 2024 8:51 pm
Sex Ago 16, 2024 12:59 pm
Qua Ago 14, 2024 10:57 am
Sáb Ago 10, 2024 8:03 pm
Sex Ago 09, 2024 7:37 pm
Dom Ago 04, 2024 4:41 pm
Dom Ago 04, 2024 3:16 pm
Qui Jul 25, 2024 2:48 pm
Dom Jul 21, 2024 7:07 pm
Dom Jul 21, 2024 12:07 am
Sáb Jul 13, 2024 12:33 am
Qui Jun 27, 2024 5:49 pm
Qui Jun 20, 2024 12:30 pm
Dom Jun 09, 2024 7:43 pm
Dom Jun 09, 2024 2:16 pm
Seg Jun 03, 2024 11:39 am
Seg maio 27, 2024 12:45 pm
Seg maio 20, 2024 9:01 pm
Dom maio 19, 2024 3:08 pm
Sáb maio 18, 2024 11:46 am
Sáb maio 11, 2024 8:55 am
Qui maio 09, 2024 11:33 pm
Seg Abr 29, 2024 9:34 pm
Qui Abr 25, 2024 3:34 pm
Seg Abr 22, 2024 5:15 pm
Seg Abr 15, 2024 12:23 pm
Seg Abr 08, 2024 9:27 pm
Seg Abr 08, 2024 8:01 am
Sáb Abr 06, 2024 8:05 pm
Qui Abr 04, 2024 11:34 pm
Qui Abr 04, 2024 11:13 pm
Sex Mar 22, 2024 2:41 pm
Dom Mar 10, 2024 2:30 pm
Sex Mar 01, 2024 1:27 pm
Qui Fev 22, 2024 9:57 pm
Ter Fev 20, 2024 12:15 am
Seg Fev 19, 2024 1:06 pm
Seg Fev 12, 2024 1:56 pm
Seg Fev 12, 2024 1:17 pm
Dom Fev 11, 2024 8:55 pm
Dom Fev 11, 2024 11:16 am
Seg Fev 05, 2024 4:18 pm
Dom Fev 04, 2024 9:39 pm
Qua Jan 31, 2024 11:59 pm
Ter Jan 30, 2024 7:37 pm
Ter Jan 23, 2024 6:33 pm
Dom Jan 21, 2024 6:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 7:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:58 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:39 pm
Sex Jan 19, 2024 8:40 am
Dom Jan 14, 2024 5:30 pm
Qua Jan 10, 2024 10:29 pm
Qua Jan 10, 2024 8:55 pm
Qua Jan 10, 2024 7:14 pm
Ter Jan 09, 2024 3:55 pm
Ter Jan 09, 2024 8:04 am
Sáb Jan 06, 2024 8:02 pm
Sex Jan 05, 2024 7:01 am
Sex Jan 05, 2024 12:12 am
Qui Jan 04, 2024 6:55 pm
Qui Jan 04, 2024 12:52 pm
Qui Jan 04, 2024 4:34 am
Ter Jan 02, 2024 11:48 pm
Dom Dez 31, 2023 7:25 pm
Qua Dez 27, 2023 5:44 pm
Qua Dez 27, 2023 3:08 pm
Sáb Dez 23, 2023 7:27 pm
Sáb Dez 23, 2023 5:06 pm
Qui Dez 21, 2023 8:10 pm
Seg Dez 18, 2023 2:04 pm
Sex Dez 15, 2023 5:11 pm
Qui Dez 14, 2023 9:13 pm
Qui Dez 14, 2023 2:47 pm
Qui Dez 14, 2023 1:48 pm
Qua Dez 13, 2023 8:58 pm
Ter Dez 12, 2023 2:32 pm
Seg Dez 11, 2023 1:53 pm
Qua Dez 06, 2023 8:13 pm
Sáb Dez 02, 2023 8:06 pm
Qui Nov 30, 2023 7:49 am



































































































[TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

+7
Weslley
Cezar2016
Duarte
Dom3000
dipode
DuViDoSo
marcos4503
11 participantes

Ir para baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 Qui Jun 15, 2017 1:08 pm

Bom. Marcos estava em mais uma de suas andanças pela internet, ele procurava conhecer mais da classe System.IO do unity.. Ele queria aprender a manipular arquivos na memoria do dispositivo.. Acidentalmente (ele derrubou o elemento X) ele encontrou um link nos fóruns em inglês da Unity, que ensinava como fazer um Save persistente de jogo, o sisteminha salva os dados do jogo no formato DAT, na memoria do dispositivo, com criptografia, para evitar de usuarios mais leigos editarem o arquivo e adicionar umas moedinhas a mais..


Bom! Achei isso fantastico, e hoje to resolvendo trazer pra vocês esse sisteminha.


Prós
- Possui criptografia
- Funciona em Android, PC, IOs etc..
- Salva tudo num arquivo externo, com a estrutura de um arquivo DAT, mais você pode alterar o formato pra dar aquela enganada, para que ninguem manipule o arquivo, assim possibilitando para que o jogador faça backup do seu progresso!
- É 10000000000X mais prático do que o PlayerPrefs
- Pode salvar variaveis String, Bool, Int, Float, Double etc.. (Isso mesmo, Booleanas!!)

Contras
- Não conheço bem esse sistema (Vi várias pessoas falando bem dele no fórum em ingles da Unity, ele parece ser bem útil, pratico e seguro)
- A criptografia talvez possa ser quebrada por usuarios mais avançados. Talvez algum usuario mais avançado possa usar um programa para editar o arquivo do jogo, mais fiz várias pesquisas por isso e não encontrei nada. Fora que esse tal usuario teria que dedicar muito tempo pra descobrir que se trata de um arquivo DAT.
- O jogador pode perder todo seu progresso em caso de corrupção do arquivo, ou até mesmo em caso do jogo ser encerrado durante o salvamento (se seu jogo é mais complexo, você pode criar um sisteminha de backup e restauração pro arquivo de save.)

Nível do tutorial: Intermediário

Bom. Dito isso tudo, vamos pra diversão..

(Eu empacotei tudo em um asset que você pode baixar e usar para estudar. Só possui 1 script, e uma cena com alguns botões pra você manipular e testar o esqueminha, o script esta totalmente comentado.)


Download:
http://www.mediafire.com/file/bmck7dk601wh4gk/exemploSaveGame.unitypackage

Para importar para seu projeto, é só ir na Aba "Assets" > "Import Package" > "Custom Package" e selecionar o local onde esta o arquivo do asset, que voce acabou de baixar.

Observação rápida: Em caso de PC, o arquivo é salvo na pasta "AppData", no Android, o arquivo é salvo na pasta "Data", no mesmo diretorio da "Obb".


Tem uma dúvida? Comente aqui e eu vou tentar te responder!!


PS: Tentei editar o arquivo de algumas formas, alterando os valores das variaveis e tal. Sempre que editei o arquivo o Unity dava erro. Resumindo, sempre que eu tento editar o arquivo, o arquivo é corrompido.


Última edição por marcos4503 em Qui Jun 15, 2017 10:29 pm, editado 1 vez(es)
marcos4503
marcos4503
Instrutor

Masculino PONTOS : 5059
REPUTAÇÃO : 578
Idade : 25
Áreas de atuação :
Programação, Mobile, Web e Design.

Veja meus assets para Unity!
https://windsoft.xyz/mtassets


Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! Aad8pUi

http://windsoft.xyz

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por DuViDoSo Qui Jun 15, 2017 7:51 pm

Maravilhoso, lindo... Cara eu te amo!! e nois vlw. isso me ajudar pacas.
DuViDoSo
DuViDoSo
Modelador

Masculino PONTOS : 3772
REPUTAÇÃO : 169
Idade : 25
Áreas de atuação : Programador em C#, Desenvolvedor Indie.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! WvDYdlf

http://www.naotenho.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 Qui Jun 15, 2017 10:28 pm

Opa!! Achei isso super interessante e útil e resolvi compartilhar com vocês! Sucesso!!
marcos4503
marcos4503
Instrutor

Masculino PONTOS : 5059
REPUTAÇÃO : 578
Idade : 25
Áreas de atuação :
Programação, Mobile, Web e Design.

Veja meus assets para Unity!
https://windsoft.xyz/mtassets


Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! Aad8pUi

http://windsoft.xyz

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por dipode Qui Jun 15, 2017 10:44 pm

sabe que criptografia utiliza?
dipode
dipode
Avançado
Avançado

PONTOS : 3599
REPUTAÇÃO : 39
Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! WvDYdlf

https://github.com/perdugames

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 Qui Jun 15, 2017 10:56 pm

Então, tipo, não sei se é beeem uma criptografia, eu utlizei este termo, porque eu dei uma pesquisada e o Unity monta o arquivo com uma estrutura do tipo DAT, que é um arquivo usado por programas para salvar dados. Mais é aí que ta.. Cada programa (no caso a Unity) salva o DAT da sua propria forma ou seja, com uma estrutura propria, o que faz o arquivo ter uma certa criptografia. Por isso não sei bem qual é a criptografia do Unity, só sei que é DAT. Posso estar errado, mais isso foi o que eu aprendi pesquisando e tals
marcos4503
marcos4503
Instrutor

Masculino PONTOS : 5059
REPUTAÇÃO : 578
Idade : 25
Áreas de atuação :
Programação, Mobile, Web e Design.

Veja meus assets para Unity!
https://windsoft.xyz/mtassets


Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! Aad8pUi

http://windsoft.xyz

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por dipode Qui Jun 15, 2017 11:39 pm

marcos4503 escreveu:Então, tipo, não sei se é beeem uma criptografia, eu utlizei este termo, porque eu dei uma pesquisada e o Unity monta o arquivo com uma estrutura do tipo DAT, que é um arquivo usado por programas para salvar dados. Mais é aí que ta.. Cada programa (no caso a Unity) salva o DAT da sua propria forma ou seja, com uma estrutura propria, o que faz o arquivo ter uma certa criptografia. Por isso não sei bem qual é a criptografia do Unity, só sei que é DAT. Posso estar errado, mais isso foi o que eu aprendi pesquisando e tals
Entendi, e aqui:

Código:
DiretorioDoArquivo = Application.persistentDataPath + "/" + NomeDoArquivo + "." + FormatoDoArquivo;

Porque a linha acima está no update?
dipode
dipode
Avançado
Avançado

PONTOS : 3599
REPUTAÇÃO : 39
Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! WvDYdlf

https://github.com/perdugames

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 Qui Jun 15, 2017 11:42 pm

O ideal é que ela vá no Start, mais no meu projeto eu só coloquei ela no update em caso de um de voces mudar algum detalhe como nome ou formato, o diretorio na UI se atualizar! Só isso mesmo!
marcos4503
marcos4503
Instrutor

Masculino PONTOS : 5059
REPUTAÇÃO : 578
Idade : 25
Áreas de atuação :
Programação, Mobile, Web e Design.

Veja meus assets para Unity!
https://windsoft.xyz/mtassets


Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! Aad8pUi

http://windsoft.xyz

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por dipode Qui Jun 15, 2017 11:56 pm

marcos4503 escreveu:O ideal é que ela vá no Start, mais no meu projeto eu só coloquei ela no update em caso de um de voces mudar algum detalhe como nome ou formato, o diretorio na UI se atualizar! Só isso mesmo!

De boa, vou dar uma estudada nisso aqui.
dipode
dipode
Avançado
Avançado

PONTOS : 3599
REPUTAÇÃO : 39
Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! WvDYdlf

https://github.com/perdugames

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 Sex Jun 16, 2017 12:01 am

Tranquilo! Se tiver mais alguma duvida, é só perguntar, eu acho que não expliquei direito no script.. Sou pessimo para explicar ;-;
marcos4503
marcos4503
Instrutor

Masculino PONTOS : 5059
REPUTAÇÃO : 578
Idade : 25
Áreas de atuação :
Programação, Mobile, Web e Design.

Veja meus assets para Unity!
https://windsoft.xyz/mtassets


Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! Aad8pUi

http://windsoft.xyz

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por dipode Sex Jun 16, 2017 1:05 am

marcos4503 escreveu:Tranquilo! Se tiver mais alguma duvida, é só perguntar, eu acho que não expliquei direito no script.. Sou pessimo para explicar ;-;

Valeu, eu estava utilizando um sistema próprio, já tinha lido sobre isso, e visto esse aqui uns tempo atrás(é o video explicando como faz o script, é a mesma logica do seu, muda nada não, vou deixar aqui para quem quiser ver):

https://unity3d.com/pt/learn/tutorials/topics/scripting/persistence-saving-and-loading-data

mas ainda não estava na hora de criar o sistema de salve geral, ai nem liguei em usar o próprio, só para salvar onde estava sendo necessário, mas daqui uns dias vou ter que criar, vou ver se desse modo vai mais rápido kkkkk
dipode
dipode
Avançado
Avançado

PONTOS : 3599
REPUTAÇÃO : 39
Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! WvDYdlf

https://github.com/perdugames

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 Sex Jun 16, 2017 1:13 am

Belezura!
marcos4503
marcos4503
Instrutor

Masculino PONTOS : 5059
REPUTAÇÃO : 578
Idade : 25
Áreas de atuação :
Programação, Mobile, Web e Design.

Veja meus assets para Unity!
https://windsoft.xyz/mtassets


Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! Aad8pUi

http://windsoft.xyz

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por dipode Sex Jun 16, 2017 1:52 am

marcos4503 escreveu:Belezura!

Mudei aqui para esse jeito, bem mais rápido que o meu criar string com variáveis, salvar em linha no arquivo, depois carregar dando um split nas linhas etc kkkkkkk agora vai rapidim, queria saber o que o método "Serialize" faz.
dipode
dipode
Avançado
Avançado

PONTOS : 3599
REPUTAÇÃO : 39
Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! WvDYdlf

https://github.com/perdugames

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 Sex Jun 16, 2017 9:33 am

Bom, pelo que eu aprendi pesquisando e lendo as documentações e tal, é que basicamente o serialization é um comando que o Unity usa pra meio que compactar dados num arquivo que ele possa editar, salvar e ler mais tarde. E por ai vai.. Aqui ta o link se quiser dar uma aprofundada:

https://docs.unity3d.com/Manual/script-Serialization.html
marcos4503
marcos4503
Instrutor

Masculino PONTOS : 5059
REPUTAÇÃO : 578
Idade : 25
Áreas de atuação :
Programação, Mobile, Web e Design.

Veja meus assets para Unity!
https://windsoft.xyz/mtassets


Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! Aad8pUi

http://windsoft.xyz

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por Dom3000 Sex Jun 16, 2017 11:59 am

cara vlw mesmo por compartilhar isso Smile
Dom3000
Dom3000
Programador

Masculino PONTOS : 4567
REPUTAÇÃO : 232
Idade : 28
Áreas de atuação : canal https://www.youtube.com/watch?v=yvmQEJUfbhQ
Page: https://www.facebook.com/BatlesofWorlds/

Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! WvDYdlf

https://www.instagram.com/battlesofworlds/?hl=pt-br

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 Sex Jun 16, 2017 12:15 pm

De nada man! Sempre que acho algo daora assim eu tento trazer pra galera aqui!!
marcos4503
marcos4503
Instrutor

Masculino PONTOS : 5059
REPUTAÇÃO : 578
Idade : 25
Áreas de atuação :
Programação, Mobile, Web e Design.

Veja meus assets para Unity!
https://windsoft.xyz/mtassets


Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! Aad8pUi

http://windsoft.xyz

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por Duarte Ter Fev 27, 2018 6:54 pm

Ola amigo, eu estou utilizando esse método para salvar meu game esta funcionando perfeitamente na Unity no Android ele não esta salvando.
Duarte
Duarte
Programador

Masculino PONTOS : 3346
REPUTAÇÃO : 97
Idade : 24
Áreas de atuação : Programação
Desenvolvedor Android
Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 Ter Fev 27, 2018 10:47 pm

Voce fez algum tipo de alteração no script?
marcos4503
marcos4503
Instrutor

Masculino PONTOS : 5059
REPUTAÇÃO : 578
Idade : 25
Áreas de atuação :
Programação, Mobile, Web e Design.

Veja meus assets para Unity!
https://windsoft.xyz/mtassets


Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! Aad8pUi

http://windsoft.xyz

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por Cezar2016 Ter Fev 27, 2018 11:12 pm

Muito bom o script amigo, mas tenho uma duvida. Podemos criar uma class dentro de outro ? e por que foi feito essa manobra.


Código:
[Serializable] //Nessa parte nós meio que formatamos o nosso arquivo, criando uma classse para isso. Aqui criamos as variaveis que serão adicionadas ao arquivo, e vale notar que você pode repetir nome de variaveis, desde que uma delas esteja fora dessa classe.
    class DadosDoJogo
    {
        public int Int;
        public float Float;
        public string String;
        public bool Bool;
    }

Cezar2016
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 3097
REPUTAÇÃO : 28
Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 Qua Fev 28, 2018 6:21 am

Olha, nunca testei amigo, mais acredito que sim. Algo como:

Código:
[Serializable]
public class DadosDoJogo{

public bool Teste;

public class NovaClasse{

public bool Teste;

}

}
marcos4503
marcos4503
Instrutor

Masculino PONTOS : 5059
REPUTAÇÃO : 578
Idade : 25
Áreas de atuação :
Programação, Mobile, Web e Design.

Veja meus assets para Unity!
https://windsoft.xyz/mtassets


Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! Aad8pUi

http://windsoft.xyz

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por Dom3000 Qua Fev 28, 2018 8:28 am

Cezar2016 escreveu:Muito bom o script amigo, mas tenho uma duvida. Podemos criar uma class dentro de outro ? e por que foi feito essa manobra.


Código:
[Serializable] //Nessa parte nós meio que formatamos o nosso arquivo, criando uma classse para isso. Aqui criamos as variaveis que serão adicionadas ao arquivo, e vale notar que você pode repetir nome de variaveis, desde que uma delas esteja fora dessa classe.
    class DadosDoJogo
    {
        public int Int;
        public float Float;
        public string String;
        public bool Bool;
    }

cara não da, ja tentei ,tem que colocar so na classe e separar por comentarios
Dom3000
Dom3000
Programador

Masculino PONTOS : 4567
REPUTAÇÃO : 232
Idade : 28
Áreas de atuação : canal https://www.youtube.com/watch?v=yvmQEJUfbhQ
Page: https://www.facebook.com/BatlesofWorlds/

Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! WvDYdlf

https://www.instagram.com/battlesofworlds/?hl=pt-br

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por Cezar2016 Qua Fev 28, 2018 11:04 am

marcos4503 escreveu:Olha, nunca testei amigo, mais acredito que sim. Algo como:

Código:
[Serializable]
public class DadosDoJogo{

public bool Teste;

public class NovaClasse{

public bool Teste;

}

}

O que estou querendo dizer é, por que a class " DadosDoJogo " esta dentro da class " ScriptDeSave " por que não esta fora da class, tem alguma diferencia isso ? Seria algo novo para mim.

Cezar2016
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 3097
REPUTAÇÃO : 28
Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por Weslley Qua Fev 28, 2018 11:24 am

Isso se chama Nested Types ou tipos aninhados! que também pode ser acessada por outras classes de acordo com seu modificador de acesso.


Última edição por Weslley em Qua Fev 28, 2018 1:01 pm, editado 1 vez(es)
Weslley
Weslley
Moderador

Masculino PONTOS : 5719
REPUTAÇÃO : 744
Idade : 26
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por Cezar2016 Qua Fev 28, 2018 11:38 am

Weslley escreveu:Isso se chama Nested Types ou tipos aninhados! que também pode ser acessada por outras variáveis de acordo com seu modificador de acesso.
hunnn valeu agora compreendo.

Cezar2016
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 3097
REPUTAÇÃO : 28
Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por Samuelsk Qua Fev 28, 2018 12:28 pm

marcos4503 escreveu:Bom. Marcos estava em mais uma de suas andanças pela internet, ele procurava conhecer mais da classe System.IO do unity.. Ele queria aprender a manipular arquivos na memoria do dispositivo.. Acidentalmente (ele derrubou o elemento X) ele encontrou um link nos fóruns em inglês da Unity, que ensinava como fazer um Save persistente de jogo, o sisteminha salva os dados do jogo no formato DAT, na memoria do dispositivo, com criptografia, para evitar de usuarios mais leigos editarem o arquivo e adicionar umas moedinhas a mais..


Bom! Achei isso fantastico, e hoje to resolvendo trazer pra vocês esse sisteminha.


Prós
- Possui criptografia
- Funciona em Android, PC, IOs etc..
- Salva tudo num arquivo externo, com a estrutura de um arquivo DAT, mais você pode alterar o formato pra dar aquela enganada, para que ninguem manipule o arquivo, assim possibilitando para que o jogador faça backup do seu progresso!
- É 10000000000X mais prático do que o PlayerPrefs
- Pode salvar variaveis String, Bool, Int, Float, Double etc.. (Isso mesmo, Booleanas!!)

Contras
- Não conheço bem esse sistema (Vi várias pessoas falando bem dele no fórum em ingles da Unity, ele parece ser bem útil, pratico e seguro)
- A criptografia talvez possa ser quebrada por usuarios mais avançados. Talvez algum usuario mais avançado possa usar um programa para editar o arquivo do jogo, mais fiz várias pesquisas por isso e não encontrei nada. Fora que esse tal usuario teria que dedicar muito tempo pra descobrir que se trata de um arquivo DAT.
- O jogador pode perder todo seu progresso em caso de corrupção do arquivo, ou até mesmo em caso do jogo ser encerrado durante o salvamento (se seu jogo é mais complexo, você pode criar um sisteminha de backup e restauração pro arquivo de save.)

Nível do tutorial: Intermediário

Bom. Dito isso tudo, vamos pra diversão..

(Eu empacotei tudo em um asset que você pode baixar e usar para estudar. Só possui 1 script, e uma cena com alguns botões pra você manipular e testar o esqueminha, o script esta totalmente comentado.)


Download:
http://www.mediafire.com/file/bmck7dk601wh4gk/exemploSaveGame.unitypackage

Para importar para seu projeto, é só ir na Aba "Assets" > "Import Package" > "Custom Package" e selecionar o local onde esta o arquivo do asset, que voce acabou de baixar.

Observação rápida: Em caso de PC, o arquivo é salvo na pasta "AppData", no Android, o arquivo é salvo na pasta "Data", no mesmo diretorio da "Obb".


Tem uma dúvida? Comente aqui e eu vou tentar te responder!!


PS: Tentei editar o arquivo de algumas formas, alterando os valores das variaveis e tal. Sempre que editei o arquivo o Unity dava erro. Resumindo, sempre que eu tento editar o arquivo, o arquivo é corrompido.



Compatível com qual versão da uUnity ?
Samuelsk
Samuelsk
Membro
Membro

Masculino PONTOS : 2645
REPUTAÇÃO : 17
Idade : 25
Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por NKKF Qua Fev 28, 2018 2:12 pm

Estou na Unity 2018 e funciona normalmente. (Eu acho que não funciona na 4.6)
NKKF
NKKF
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 4810
REPUTAÇÃO : 574
Idade : 20
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 Qua Fev 28, 2018 2:13 pm

Samuelsk escreveu:


Compatível com qual versão da uUnity ?

Provavelmente é compatível com todas as versões da Unity..
marcos4503
marcos4503
Instrutor

Masculino PONTOS : 5059
REPUTAÇÃO : 578
Idade : 25
Áreas de atuação :
Programação, Mobile, Web e Design.

Veja meus assets para Unity!
https://windsoft.xyz/mtassets


Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! Aad8pUi

http://windsoft.xyz

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por Samuelsk Qua Fev 28, 2018 6:39 pm

Tentei abri  a "Cena de Exemplo" na Unity 5.3 e dizia que o Serialize não era compatível 
achei bem interessante sua explicação sobre ele, me interessei..mas n consegui abrir o exemplo e fico um pouco sem entender ele...
Samuelsk
Samuelsk
Membro
Membro

Masculino PONTOS : 2645
REPUTAÇÃO : 17
Idade : 25
Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por NKKF Qua Fev 28, 2018 6:51 pm

Eae Samuel, também tive um problema, porém, tem algumas coisas que não podem Serializar mesmo. Você baixou a cena padrão sem modificar nada?
NKKF
NKKF
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 4810
REPUTAÇÃO : 574
Idade : 20
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por Samuelsk Qua Fev 28, 2018 7:02 pm

Souris escreveu:Eae Samuel, também tive um problema, porém, tem algumas coisas que não podem Serializar mesmo. Você baixou a cena padrão sem modificar nada?

Sim, abri um New Project na 5.3 importei o Assets..e tentei abrir o exemplo e bang.. nada ._.
Samuelsk
Samuelsk
Membro
Membro

Masculino PONTOS : 2645
REPUTAÇÃO : 17
Idade : 25
Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por NKKF Sex maio 25, 2018 6:05 pm

Pessoal, salvar o arquivo como TXT não seria a mesma coisa? Pois é possível uma leitura através do Notepad.
(É porque eu estou lendo dados através de um website, que retorna apenas texto UTF-Cool
Então, daria problemas?
NKKF
NKKF
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 4810
REPUTAÇÃO : 574
Idade : 20
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por Magnatah Sex maio 25, 2018 7:39 pm

Vou Fazer Uns Testes Pra Ver Se é Bom.
Magnatah
Magnatah
Instrutor

Masculino PONTOS : 3540
REPUTAÇÃO : 209
Idade : 24
Áreas de atuação : Dєรєиvσlvєdσя Wєb(Fяσит-єиd), Blєиdєя, υиiтy, C#, ρнρ є Jαvαรcяiρт.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por danielPedra90 Qui Nov 28, 2019 10:19 pm

Galera boa noite! Sou iniciante e estou desenvolvendo um projeto que já conta com sistema de fases e pontuação, baixei esse script e estou tentando adaptá-lo. Para tal, estou tentando usar o comando Get.Component<>(). para tentar trazer os valores das variáveis dos meus scprits... Alguém poderia me dar um apoio? Eu vou ter quer criar novas variáveis mesmo? Sendo que eu já as tenho num jogo que já roda pontuação?
Estou fazendo o seguinte: 

Código:
void Update () {


        VariavelDecimal = GetComponent<Tempo4>().segundos;
        VariavelInteira = GetComponent<Tempo4>().resultado2;


No editor não da erro, mas no inspector da NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object.

Antecipadamente agradeço!
Valeu!

danielPedra90
Membro
Membro

PONTOS : 2074
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras : [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado! WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos