[TUTORIAL] Photon Networking Part.2 (Conectando ao servidor)
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[TUTORIAL] Photon Networking Part.2 (Conectando ao servidor)
![[TUTORIAL] Photon Networking Part.2 (Conectando ao servidor) Photon_realtime_turquoise](https://2img.net/h/blog.photoncloud.jp/wp-content/uploads/2014/09/photon_realtime_turquoise.png)
Caso não viu a primeira parte: https://www.schultzgames.com/t2004-tutorial-photon-networking-part-1-configurando-o-photon#13752
Olá, nessa segunda parte do tutorial eu irei estar ensinando à se conectar com o servidor do photon.
Eu ia postar a parte 3 junto com este tutorial, mas ficou muito grande então resolvi separar.
Vamos começar.
CONECTANDO AO SERVIDOR:
Para se conectar ao servidor podemos usar a função "PhotonNetwork.ConnectUsingSettings()" e como parametro passaremos um string que será a versão do jogo. Essa função serve para conectar ao servidor do photon usando aquelas configurações que fizemos no tutorial passado.
Exemplo de uso:
- Código:
PhotonNetwork.ConnectUsingSettings ("v1.0");
Podemos usar tambem "PhotonNetwork.ConnectToBestCloudServer()" que tambem usaremos como parametro uma string que é a versão do jogo.
Essa função serve para se conectar ao servidor que estiver com o menor ping.É semelhante à opção best region que eu mostrei o tutorial passado.
Exemplo de uso:
- Código:
PhotonNetwork.ConnectToBestCloudServer("v2.0);
Tambem tem a função "PhotonNetwork.ConnectToRegion()" que ira se conectar ao servidor da região selecionada, usaremos como parametro a região e uma string(versão do jogo).
Exemplo de uso:
- Código:
PhotonNetwork.ConnectToRegion(CloudRegionCode.sa, "v2.5"); // Servidor da america do sul em São Paulo
PhotonNetwork.ConnectToRegion(CloudRegionCode.asia, "v2.5"); // Servidor da Asia em Singapura
PhotonNetwork.ConnectToRegion(CloudRegionCode.au, "v2.5"); // Servidor da Australia em Melbourne
PhotonNetwork.ConnectToRegion(CloudRegionCode.cae, "v2.5"); // Servidor do leste do Canada em Montreal
PhotonNetwork.ConnectToRegion(CloudRegionCode.eu, "v2.5"); // Servidor da Europa em Amsterdã
PhotonNetwork.ConnectToRegion(CloudRegionCode.jp, "v2.5"); // Servidor do Japão em Tokyo
PhotonNetwork.ConnectToRegion(CloudRegionCode.us, "v2.5"); // Servidor no leste dos Estados Unidos
PhotonNetwork.ConnectToRegion(CloudRegionCode.usw, "v2.5"); // Servidor no oeste dos Estados Unidos em San Jose
PhotonNetwork.ConnectToRegion(CloudRegionCode.none, "v2.5"); // Nenhuma região selecionada
Tem a função "PhotonNetwork.ConnectToMaster()" que como parametro pede uma string para ser o endereço do servidor, uma int para a porta, uma string para AppID e outra string para a versão do jogo.
Eu ainda não conseguir usar essa função corretamente.
Exemplo de uso:
- Código:
public string versaoDoJogo, enderecoDoServer, appID;
public int porta;
void Start () {
PhotonNetwork.ConnectToMaster (enderecoDoServer, porta, appID, versaoDoJogo);
}
Caso ocorra algum erro na hora de se conectar existe algumas voids que são chamadas:
- Se o erro for problemas com a internet ou uma appId invalida, sera chamada "OnFailedToConnectToPhoton()"
Se o problema for com alguma região invalida sera chamada "OnConnectionFail() " mas nela teremos que passar a causa do erro
Exemplo:
Voce pode criar verificar a situação da conexão usando:
Caso a conexão do jogo seja bem sucedida, ira chamar a void "OnConnectedToMaster"
Exemplo:
Se o problema for com alguma região invalida sera chamada "OnConnectionFail() " mas nela teremos que passar a causa do erro
Exemplo:
- Código:
void OnConnectionFail(DisconnectCause causa) {
if (DisconnectCause.InvalidRegion) {
Debug.Log ("Região Invalida");
}
}
Voce pode criar verificar a situação da conexão usando:
- Código:
PhotonNetwork.connectionStateDetailed // ira mostrar o status da conexão de forma detalhada
PhotonNetwork.connectionState // ira mostrar o status da conexão de forma mais simples
Caso a conexão do jogo seja bem sucedida, ira chamar a void "OnConnectedToMaster"
Exemplo:
- Código:
void OnConnectedToMaster(){
Debug.Log ("Conexão com o servidor bem sucedida");
conectadoAoServidor = true;
}
Re: [TUTORIAL] Photon Networking Part.2 (Conectando ao servidor)
Muito bom
Fiz isso pra deixar a mensagem de conectado/desconectado no canto da tela, bem simples.

Fiz isso pra deixar a mensagem de conectado/desconectado no canto da tela, bem simples.
- Código:
void Update () {
if (PhotonNetwork.connected) {
textoDeConectado.text = "Conectado";
} else {
textoDeConectado.text = "Desconectado";
}
}
Armagedon- Membro
-
PONTOS : 2668
REPUTAÇÃO : 6
Idade : 25
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Photon Networking Part.2 (Conectando ao servidor)
Armagedon escreveu:Muito bom![]()
Fiz isso pra deixar a mensagem de conectado/desconectado no canto da tela, bem simples.
- Código:
void Update () {
if (PhotonNetwork.connected) {
textoDeConectado.text = "Conectado";
} else {
textoDeConectado.text = "Desconectado";
}
}
Vlw :D
Weslley- Moderador
-
PONTOS : 5290
REPUTAÇÃO : 739
Idade : 25
Áreas de atuação : https://weslleyxavier.com
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Photon Networking Part.2 (Conectando ao servidor)
Legal, mas como faria para colocar local host?
Tou iniciando no photon
Tou iniciando no photon
Phph09- Profissional
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PONTOS : 3366
REPUTAÇÃO : 240
Idade : 18
Respeito as regras :

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