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Como acessar a função de um outro Script? (Unity)

2 participantes

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DÚVIDA Como acessar a função de um outro Script? (Unity)

Mensagem por PauloR2811 Ter Mar 30, 2021 6:15 pm

Já tentei de tudo, tenho dois scripts, um está associado ao objeto de um personagem e o outro eu apenas criei para pegar algumas informações como, velocidade do player, se o jogo está pausado e etc... esse não está associado a nada. Eu criei duas funções no scrpit do jogador, um get e um set, assim posso setar ou pegar o estado do jogo, se está pausado ou não, acontece que eu não consigo de maneira nenhuma acessar essas funções pelo script que eu criei.

Por exemplo:

Script associado ao jogador

Código:
[size=14]public void SetGamePause(bool gamePause) {[/size]


[size=14]    this.gamePause = gamePause;
}
bool GetGamePause() {
 return gamePause;
}[/size]



Dai eu estou tentando acessar essas funções a partir de um script que criei, que não está associado a nada:
Bird bird;

Código:
void Start() {
 bird = new Bird();
}
private void Update() {
 bird.SetGamePause(false);
}



Mas isso me lança uma exception, só quero acessar uma função e não consigo, alguém sabe como eu faço isso? Será que é porque eu preciso associar meu script a alguma coisa, tipo, só criar um objeto pra associar ele? O que eu faço pra acessar essa função?

PauloR2811
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DÚVIDA Re: Como acessar a função de um outro Script? (Unity)

Mensagem por Pokedlg Ter Mar 30, 2021 8:01 pm

Para conseguir acessar as funções voce poderia torna-las estaticas e nao precisaria instanciar a classe ou voce poderia criar um variavel public ou private e acessar normalmente as variaveis somente publicas e não privadas, como o Metodo GetGamePause que retorna a bool não poderá ser acessado pois ele é private e só pode portanto ser acessado por aquela classe, ou seja, por aquele script, então voce poderia fazer das seguintes maneiras:

Métodos Static:

Métodos, variaveis, funções, classes e etc. estaticas nao precisam ser instaciadas, portanto voce poderia fazer assim. Script Bird:
Código:
static bool gamePause;

public static void SetGamePause(bool gamePause) {
    Bird.gamePause = gamePause;
}

public static bool GetGamePause() {
 return gamePause;
}

E então chamar as essas funções no outro script assim:

Código:
void Update() {
   Bird.SetGamePause(false); //não precisou instanciar o script igual voce tinha feito na void Start()
}


Instanciando o Script:

Voce pode apenas instanciar a classe e para isso não necessita de métodos static, eles teriam que ser publicos para poderem ser acessados. Exemplo.

*No script Bird:

Código:
public void SetGamePause(bool gamePause) {
    this.gamePause = gamePause;
}

public bool GetGamePause() { //note que coloquei public
 return gamePause;
}

E então no outro script voce precisaria instanciar esta classe, pois ela não é static, instanciando-a como uma variavel. Exemplo:

*No script que chamara as funções:
Código:
private Bird bird;

//Nao precisa da void Start

private void Update() {
 bird.SetGamePause(false);
}

Voce também pode instanciar apenas para aquela função, exemplo, apenas na update, ou seja, não precisa ser uma "variavel" que atende a todas as funções, exemplo:
Código:
private void Update() {
 Bird bird = new Bird();
 bird.SetGamePause(false);
}



Se não funcionar voce poderá chamar aqui e mandar o erro
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DÚVIDA Re: Como acessar a função de um outro Script? (Unity)

Mensagem por PauloR2811 Ter Mar 30, 2021 8:49 pm

Pokedlg escreveu:Para conseguir acessar as funções voce poderia torna-las estaticas e nao precisaria instanciar a classe ou voce poderia criar um variavel public ou private e acessar normalmente as variaveis somente publicas e não privadas, como o Metodo GetGamePause que retorna a bool não poderá ser acessado pois ele é private e só pode portanto ser acessado por aquela classe, ou seja, por aquele script, então voce poderia fazer das seguintes maneiras:

Métodos Static:

Métodos, variaveis, funções, classes e etc. estaticas nao precisam ser instaciadas, portanto voce poderia fazer assim. Script Bird:
Código:
static bool gamePause;

public static void SetGamePause(bool gamePause) {
    Bird.gamePause = gamePause;
}

public static bool GetGamePause() {
 return gamePause;
}

E então chamar as essas funções no outro script assim:

Código:
void Update() {
   Bird.SetGamePause(false); //não precisou instanciar o script igual voce tinha feito na void Start()
}


Instanciando o Script:

Voce pode apenas instanciar a classe e para isso não necessita de métodos static, eles teriam que ser publicos para poderem ser acessados. Exemplo.

*No script Bird:

Código:
public void SetGamePause(bool gamePause) {
    this.gamePause = gamePause;
}

public bool GetGamePause() { //note que coloquei public
 return gamePause;
}

E então no outro script voce precisaria instanciar esta classe, pois ela não é static, instanciando-a como uma variavel. Exemplo:

*No script que chamara as funções:
Código:
private Bird bird;

//Nao precisa da void Start

private void Update() {
 bird.SetGamePause(false);
}

Voce também pode instanciar apenas para aquela função, exemplo, apenas na update, ou seja, não precisa ser uma "variavel" que atende a todas as funções, exemplo:
Código:
private void Update() {
 Bird bird = new Bird();
 bird.SetGamePause(false);
}



Se não funcionar voce poderá chamar aqui e mandar o erro
Todo esse problema porque esqueci de deixar a função SetGamePause com pública kkkk, mas valeu cara, sua resposta me ajudou a resolver o problema!

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DÚVIDA Re: Como acessar a função de um outro Script? (Unity)

Mensagem por Pokedlg Ter Mar 30, 2021 8:53 pm

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