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[TUTORIAL] Fazer objeto se mover em pontos diferentes (Serve para 2D e 3D).

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TUTORIAL [TUTORIAL] Fazer objeto se mover em pontos diferentes (Serve para 2D e 3D).

Mensagem por ismarspn em Ter Jan 26, 2016 8:25 pm

Peguei esse tutorial (de mais de 40 minutos) da internet e resolvi postar aqui pra facilitar a vida de quem precisar hehe... então vamos lá:

Primeiro crie um GameObject e coloque quantos GameObjects você preferir como filho, depois no GameObject pai você coloca o script "PointsToFollow", nesse script tem uma array, você adiciona o mesmo tanto de pontos que tem no objeto pai aí adicione os objetos filhos, igual na imagem:

[TUTORIAL] Fazer objeto se mover em pontos diferentes (Serve para 2D e 3D). 2zyvpm8

Esses objetos filhos você coloca em lugares diferentes do mapa, o objeto que irá se mover vai seguir esses pontos, segue a imagem:

[TUTORIAL] Fazer objeto se mover em pontos diferentes (Serve para 2D e 3D). 33k625t

Depois no objeto que você quer que se mova, coloque o script "FollowPoints" e é só inserir o GameObject que tem o script "PointsToFollow", coloque a velocidade de sua preferência:

[TUTORIAL] Fazer objeto se mover em pontos diferentes (Serve para 2D e 3D). 28kk0vp

Scripts:

PointsToFollow

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System;
using System.Collections.Generic;

public class PointsToFollow : MonoBehaviour {

 public Transform[] points;

 public IEnumerator<Transform> GetPathEnumerator (){

 if (points == null || points.Length < 1) {
 yield break;
 }

 var direction = 1;
 var index = 0;

 while (true) {
 yield return points [index];

 if(points.Length == 1){
 continue;
 }

 if (index <= 0) {
 direction = 1;
 } else if (index >= points.Length - 1) {
 direction = -1;
 }
 index = index + direction;
 }


 }

 public void OnDrawGizmos(){
 if (points == null || points.Length < 2) {
 return;

 }
 for (var i = 1; i < points.Length; i++) {
 Gizmos.DrawLine (points [i - 1].position, points [i].position);
 }

 }
 
}

FollowToPoints

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;

public class FollowPoints : MonoBehaviour {

 public enum FollowType{

 MoveToward,
 Lerp
 }

 public FollowType type = FollowType.MoveToward;
 public PointsToFollow path;
 public float speed = 1;
 public float maxDistanceToGoal = .1f;

 private IEnumerator<Transform> _currentPoint;

 public void Start(){
 if (path == null) {
 Debug.LogError ("Path is cannot be null", gameObject);
 return;
 }

 _currentPoint = path.GetPathEnumerator ();
 _currentPoint.MoveNext ();

 if (_currentPoint.Current == null) {
 return;
 }

 transform.position = _currentPoint.Current.position;
 }

 public void Update(){

 if (_currentPoint == null || _currentPoint.Current == null) {
 return;
 }

 if (type == FollowType.MoveToward) {
 transform.position = Vector3.MoveTowards (transform.position, _currentPoint.Current.position, Time.deltaTime * speed);
 } else if (type == FollowType.Lerp) {
 transform.position = Vector3.Lerp (transform.position, _currentPoint.Current.position, Time.deltaTime * speed);
 }

 var distanceSquared = (transform.position - _currentPoint.Current.position).sqrMagnitude;
 if (distanceSquared < maxDistanceToGoal * maxDistanceToGoal) {
 _currentPoint.MoveNext ();
 }
 }
}

OBS: O objeto irá se mover indo e voltando pelos pontos infinitamente.

Aproveitem! :D
ismarspn
ismarspn
Programador

Masculino PONTOS : 2500
REPUTAÇÃO : 142
Idade : 26
Áreas de atuação : Unity, Photoshop, Illustrator, After Effects, Adobe Flash
Respeito as regras : [TUTORIAL] Fazer objeto se mover em pontos diferentes (Serve para 2D e 3D). WvDYdlf

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer objeto se mover em pontos diferentes (Serve para 2D e 3D).

Mensagem por Giliarde em Qui Fev 18, 2016 5:36 pm

sensacional, parabéns!

Giliarde
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1727
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : [TUTORIAL] Fazer objeto se mover em pontos diferentes (Serve para 2D e 3D). WvDYdlf

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer objeto se mover em pontos diferentes (Serve para 2D e 3D).

Mensagem por hellkiller em Qui Fev 18, 2016 8:41 pm

Parabéns cara, bem intuitivo!
hellkiller
hellkiller
Mestre
Mestre

PONTOS : 2559
REPUTAÇÃO : 169
Áreas de atuação : Programação em C#,
Modelagem,
GameArt.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Fazer objeto se mover em pontos diferentes (Serve para 2D e 3D). WvDYdlf

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer objeto se mover em pontos diferentes (Serve para 2D e 3D).

Mensagem por erebrus em Sex Ago 14, 2020 2:44 pm

Não funcionou.Deu varios erros.Me ajuda ?

erebrus
Iniciante
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REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Fazer objeto se mover em pontos diferentes (Serve para 2D e 3D). WvDYdlf

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer objeto se mover em pontos diferentes (Serve para 2D e 3D).

Mensagem por NKKF em Sex Ago 14, 2020 4:38 pm

@erebrus escreveu:
Não funcionou.Deu varios erros.Me ajuda ?
Poste os erros para a gente possa te ajudar  Piscadinha
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ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 3168
REPUTAÇÃO : 520
Idade : 16
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer objeto se mover em pontos diferentes (Serve para 2D e 3D).

Mensagem por ecorrea em Sex Out 16, 2020 9:56 pm

@ismarspn escreveu:Peguei esse tutorial (de mais de 40 minutos) da internet e resolvi postar aqui pra facilitar a vida de quem precisar hehe... então vamos lá:

Primeiro crie um GameObject e coloque quantos GameObjects você preferir como filho, depois no GameObject pai você coloca o script "PointsToFollow", nesse script tem uma array, você adiciona o mesmo tanto de pontos que tem no objeto pai aí adicione os objetos filhos, igual na imagem:

[TUTORIAL] Fazer objeto se mover em pontos diferentes (Serve para 2D e 3D). 2zyvpm8

Esses objetos filhos você coloca em lugares diferentes do mapa, o objeto que irá se mover vai seguir esses pontos, segue a imagem:

[TUTORIAL] Fazer objeto se mover em pontos diferentes (Serve para 2D e 3D). 33k625t

Depois no objeto que você quer que se mova, coloque o script "FollowPoints" e é só inserir o GameObject que tem o script "PointsToFollow", coloque a velocidade de sua preferência:

[TUTORIAL] Fazer objeto se mover em pontos diferentes (Serve para 2D e 3D). 28kk0vp

Scripts:

PointsToFollow

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System;
using System.Collections.Generic;

public class PointsToFollow : MonoBehaviour {

 public Transform[] points;

 public IEnumerator<Transform> GetPathEnumerator (){

 if (points == null || points.Length < 1) {
 yield break;
 }

 var direction = 1;
 var index = 0;

 while (true) {
 yield return points [index];

 if(points.Length == 1){
 continue;
 }

 if (index <= 0) {
 direction = 1;
 } else if (index >= points.Length - 1) {
 direction = -1;
 }
 index = index + direction;
 }


 }

 public void OnDrawGizmos(){
 if (points == null || points.Length < 2) {
 return;

 }
 for (var i = 1; i < points.Length; i++) {
 Gizmos.DrawLine (points [i - 1].position, points [i].position);
 }

 }
 
}

FollowToPoints

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;

public class FollowPoints : MonoBehaviour {

 public enum FollowType{

 MoveToward,
 Lerp
 }

 public FollowType type = FollowType.MoveToward;
 public PointsToFollow path;
 public float speed = 1;
 public float maxDistanceToGoal = .1f;

 private IEnumerator<Transform> _currentPoint;

 public void Start(){
 if (path == null) {
 Debug.LogError ("Path is cannot be null", gameObject);
 return;
 }

 _currentPoint = path.GetPathEnumerator ();
 _currentPoint.MoveNext ();

 if (_currentPoint.Current == null) {
 return;
 }

 transform.position = _currentPoint.Current.position;
 }

 public void Update(){

 if (_currentPoint == null || _currentPoint.Current == null) {
 return;
 }

 if (type == FollowType.MoveToward) {
 transform.position = Vector3.MoveTowards (transform.position, _currentPoint.Current.position, Time.deltaTime * speed);
 } else if (type == FollowType.Lerp) {
 transform.position = Vector3.Lerp (transform.position, _currentPoint.Current.position, Time.deltaTime * speed);
 }

 var distanceSquared = (transform.position - _currentPoint.Current.position).sqrMagnitude;
 if (distanceSquared < maxDistanceToGoal * maxDistanceToGoal) {
 _currentPoint.MoveNext ();
 }
 }
}

OBS: O objeto irá se mover indo e voltando pelos pontos infinitamente.

Aproveitem! :D
e como eu poderia fazer que ele quando chegasse num ponto depois de alguns segundos ele se moveria novamente

ecorrea
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