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Rotacionar objeto e mover para a direita e para a esquerda

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DÚVIDA Rotacionar objeto e mover para a direita e para a esquerda

Mensagem por acefogo Dom Jan 24, 2021 11:51 am

Pessoal, estou com um problema no script abaixo e não sei como resolver, quero que o objeto, que no caso é uma serra, fique rodando só no eixo Z, funcionou no código abaixo, porem depois que coloquei o código para ele ficar indo para a direita e depois para a esquerda, funciona todo desengonçado mudando a posição e rodando como se tivesse orbitando algo todo doido. 
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class ROTACIONA : MonoBehaviour
{

   
    public float velGiro = 10;

    public float speed;
    public float tempoMovimento;

    // direção ora vai para a direita  ora vai para esquerda
    private bool direcao = true;
    private float timer;


    void Start()
    {
     
    }

    void Update()
    {
        //AQUI ROTACIONA O OBJETO
        transform.Rotate(0, 0, velGiro * 10 * Time.deltaTime);


        if (direcao)
        {
            // se verdadeiro o objeto vai para a direita
            transform.Translate(Vector2.right * speed * Time.deltaTime);
        }
        else
        {
            // se verdadeiro o objeto vai para a esquerda
            transform.Translate(Vector2.left * speed * Time.deltaTime);
        }

        // timer recebe o tempo real do jogo tipo 1 2 3 ...segundos
        timer += Time.deltaTime;
        if (timer >= tempoMovimento)
        {
            direcao = !direcao;
            timer = 0f;
        }
    }
}

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DÚVIDA Re: Rotacionar objeto e mover para a direita e para a esquerda

Mensagem por Pokedlg Dom Jan 24, 2021 3:13 pm

Acredito que seja porque voce precisa congelar as rotação e posições que voce nao deseja que ele vá, e para isso voce precisa de um rigdbody, olhe tente alterar para este script (Nele eu já adiciono o Rigdbody e congelo as posições e rotações):

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class ROTACIONA : MonoBehaviour
{

    
    public float velGiro = 10;

    public float speed;
    public float tempoMovimento;

    // direção ora vai para a direita  ora vai para esquerda
    private bool direcao = true;
    private float timer;

    // rigdbody
    public Rigdbody rb;

    void Start()

    {
       gameObject.AddComponent<Rigidbody>(); // adiciona o componente Rigdbody
       rb = GetComponent<Rigidbody>(); // irá detectar o rigdbody presente no objeto que contém este script
       rb.constraints = RigidbodyConstraints.FreezePositionY | RigidbodyConstraints.FreezeRotationX | RigidbodyConstraints.FreezeRotationY; //congela as posições y, e congela as rotações x e y
    }    

    void Update()

    {
        //AQUI ROTACIONA O OBJETO
        transform.Rotate(0, 0, velGiro * 10 * Time.deltaTime);


        if (direcao)
        {
            // se verdadeiro o objeto vai para a direita
            transform.Translate(Vector2.right * speed * Time.deltaTime);
        }
        else
        {
            // se verdadeiro o objeto vai para a esquerda
            transform.Translate(Vector2.left * speed * Time.deltaTime);
        }

        // timer recebe o tempo real do jogo tipo 1 2 3 ...segundos
        timer += Time.deltaTime;
        if (timer >= tempoMovimento)
        {
            direcao = !direcao;
            timer = 0f;
        }
    }
}

caso voce queira adicionar o rigdbody pelo inspector mesmo, exclua a linha
"gameObject.AddComponent<Rigidbody>();"
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DÚVIDA Re: Rotacionar objeto e mover para a direita e para a esquerda

Mensagem por acefogo Dom Jan 24, 2021 10:03 pm

Esqueci de dizer irmão, é para um projeto 2D, tentei alterar umas coisas aí no código passando para 2d mas FreezeRotationX e FreezeRotationY  dão erros.

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DÚVIDA Re: Rotacionar objeto e mover para a direita e para a esquerda

Mensagem por Pokedlg Dom Jan 24, 2021 10:07 pm

Qual o erro?
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DÚVIDA Re: Rotacionar objeto e mover para a direita e para a esquerda

Mensagem por acefogo Dom Jan 24, 2021 10:26 pm

É como se o FreezeRotationx não existisse no RigidbodyConstraints2D. Mas acabei de resolver o problema, ao invés de deixar tudo em um código, eu deixei o que rotaciona em um e o que movimenta horizontalmente em outro, aí coloquei o que rotaciona na serra, e o que movimenta para os lados coloquei em um objeto vazio, aí coloquei a serra como sendo filho. Agora a serra fica rodando normal e o objeto vazio fica levando ela para um lado e para o outro. Agradeço por me ajudar.

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DÚVIDA Re: Rotacionar objeto e mover para a direita e para a esquerda

Mensagem por Pokedlg Dom Jan 24, 2021 10:31 pm

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