SchultzGames
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[TUTORIAL] Animação customizável (Por scripts)

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TUTORIAL [TUTORIAL] Animação customizável (Por scripts)

Mensagem por NKKF em Ter Jun 19, 2018 8:08 pm

Olá pessoa, boa noite. Trago scripts para realizar uma animação customizável.
Um tutorial inspirado no seguinte tópico: https://www.schultzgames.com/t7839-duvida-com-animacao#55393
Funciona apenas com sprites, mas se quiser fazer com outras coisas, também dá, é só editar algumas coisas.

Scripts:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[CreateAssetMenu(fileName = "A thing", menuName = "Custom Animation", order = 0)]
public class Anim : ScriptableObject
{
    public Sprite[] sprites;
    public float timeToWait;
}

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[RequireComponent(typeof(SpriteRenderer))]
public class AnimRunner : MonoBehaviour
{
    public bool loop = false;
    private SpriteRenderer render { get { return GetComponent<SpriteRenderer>(); } set { render = value; } }
    public Anim simplesAnim;

    private IEnumerator Start()
    {
        if (simplesAnim.sprites.Length == 0)
            yield return null;

        foreach (Sprite a in simplesAnim.sprites) {
            yield return new WaitForSeconds(simplesAnim.timeToWait);
            render.sprite = a;
        }

        if (loop)
            StartCoroutine(Start());
    }
}
OBS.: Não deixei os scripts comentados, mas se não souber o que faz uma linha, é só perguntar >_O.
Espero ter ajudado. Em caso de dúvidas, não tenha vergonha, pergunte Smiling Eyes .

Referências:
Brackeys (Inglês) - https://www.youtube.com/watch?v=aPXvoWVabPY
Marcos Schultz - https://www.youtube.com/watch?v=j8nOLyUGLPg
Start Coroutine - https://docs.unity3d.com/ScriptReference/MonoBehaviour.StartCoroutine.html

Imagem (Para testar)
https://cdn.discordapp.com/attachments/402951930772717569/458769713938432000/Coin.png


Última edição por dstaroski em Ter Jun 19, 2018 8:20 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Adicionado ícone e tutorial como prefixo)
NKKF
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REPUTAÇÃO : 526
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Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Animação customizável (Por scripts) Aad8pUi

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Animação customizável (Por scripts)

Mensagem por Zack2 em Ter Jun 19, 2018 8:18 pm

Minha unica duvida é oque o "yield" faz xD
Zack2
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Mestre
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Respeito as regras : [TUTORIAL] Animação customizável (Por scripts) WvDYdlf

https://chat.whatsapp.com/5JMnM508Q8Q25DMZLYNGwO

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Animação customizável (Por scripts)

Mensagem por dstaroski em Ter Jun 19, 2018 8:19 pm

@NKKF escreveu:Olá pessoa, boa noite. Trago scripts para realizar uma animação customizável.
Um tutorial inspirado no seguinte tópico: https://www.schultzgames.com/t7839-duvida-com-animacao#55393
Funciona apenas com sprites, mas se quiser fazer com outras coisas, também dá, é só editar algumas coisas.

Scripts:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[CreateAssetMenu(fileName = "A thing", menuName = "Custom Animation", order = 0)]
public class Anim : ScriptableObject
{
    public Sprite[] sprites;
    public float timeToWait;
}

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[RequireComponent(typeof(SpriteRenderer))]
public class AnimRunner : MonoBehaviour
{
    public bool loop = false;
    private SpriteRenderer render { get { return GetComponent<SpriteRenderer>(); } set { render = value; } }
    public Anim simplesAnim;

    private IEnumerator Start()
    {
        if (simplesAnim.sprites.Length == 0)
            yield return null;

        foreach (Sprite a in simplesAnim.sprites) {
            yield return new WaitForSeconds(simplesAnim.timeToWait);
            render.sprite = a;
        }

        if (loop)
            StartCoroutine(Start());
    }
}
OBS.: Não deixei os scripts comentados, mas se não souber o que faz uma linha, é só perguntar >_O.
Espero ter ajudado. Em caso de dúvidas, não tenha vergonha, pergunte Smiling Eyes .

Referências:
Brackeys (Inglês) - https://www.youtube.com/watch?v=aPXvoWVabPY
Marcos Schultz - https://www.youtube.com/watch?v=j8nOLyUGLPg
Start Coroutine - https://docs.unity3d.com/ScriptReference/MonoBehaviour.StartCoroutine.html

Imagem (Para testar)
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Muito bom! parabéns!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Animação customizável (Por scripts)

Mensagem por NKKF em Ter Jun 19, 2018 8:21 pm

Dá uma lida nesse tópico: https://answers.unity.com/questions/222067/what-exactly-is-the-yield-command.html
(Está em inglês, mas se você quiser, aperte no botão direito do mouse e clique em "Traduzir para o português", caso esteja no Chrome)

Mas é como se a Unity pedisse para o jogo "parar e esperar".
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Animação customizável (Por scripts)

Mensagem por Zack2 em Ter Jun 19, 2018 8:25 pm

@NKKF escreveu:Dá uma lida nesse tópico: https://answers.unity.com/questions/222067/what-exactly-is-the-yield-command.html
(Está em inglês, mas se você quiser, aperte no botão direito do mouse e clique em "Traduzir para o português", caso esteja no Chrome)

Mas é como se a Unity pedisse para o jogo "parar e esperar".

O "parar e esperar" já resolveu minha duvida, só precisei olhar o script de novo!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Animação customizável (Por scripts)

Mensagem por cyaiber pank em Seg Maio 25, 2020 11:39 pm

Como gerencio animaçoes pelo um iscrep para que quando eu apertar um botao execute uma aniçao

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