SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Quero começa a desenvolver um jogo de luta porem eu queria aprender a faze
ajuda sobre skybox
Salvar objetos que foram destruidos entre cenas na unity
MEU SIMULADOR DE CARRO
Unity - SceneManager.LoadScene abre scene com objeto "vazio"
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
[RESOLVIDO] Ausencia da funçao NavMesh na Unity 2022.2.12
Interação com elementos UI
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY - 2
Roll Up Um jogo de aventura e desáfios
Terminologia da Unity em outras engines
Como criar a iluminação do Sol no Sistema Solar?
Conexão de lobby pelo OnConnectedToMaster
Problema na exportção de projeto unity
[RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto
Unity - Banco de Dados Online junto ao Jogo
Player virar para o inimigo(Prefab)
[TUTORIAL] Sistema De Save Game Ao Sair Da Fase
Problema de Sincronização de um objeto de um jogo multiplayer usa q Photon
Unity - Compartilhar meu Jogo
Alguém que manja do Google ADmob?
Unity - Avaliar meu Jogo
[RESOLVIDO] Destruir inimigo com o player.
Salvar e carregar dados na Unity de objetos prefabs sem sobrescrever os dad
Unity - Salvar os Dados do Jogador Online
Input.GetAxis() obedercer a orientação de um objeto.
ajuda com o sistema de drag and drop com controle no invetario
Como executar outros blocos fora do bloco static void Main()
Usando a biblioteca UnityEngine fora da Unity
Mixamo - Character Gratuito?
Touch mobile
Erro NullReferenceException Não consigo resolver
Criador de Sites Freelancer DISPONIVEL!!!
Unity - Não deixar o Jogador alterar o Jogo pelo regedit do pc?
Tiro com Botao UI (ME AJUDEM)
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
Vagas de programadores e modeladores para startup
Consigo herdar/ copiar parâmetros do animator da unity?
O que seriam os códigos-fonte?
[RESOLVIDO] Unity Vulkan - Out of memory! (allocating memory for image)
Unity Problema de Vírus
[TUTORIAL] Como fazer uma gota de água na Unity
Mirror ou Photon Pun 2 ??? para Mobile
Character Player Modular
Icones não aparecem na Interface da Unity
Verificar se player está posado em blogo
Logica para criar (Player, Inventario, Arma) - Mobile
Sistema de pegar passageiros
Trailer Final de O Labirinto II
Meu jogo não conecta no google play games
ALGUEM ME AJUDA PFV
Problema tentando inserir "Sprite"
Oferto Serviço Programação para Jogos
FAZER AÇÂO AO ENTRAR NO CAMPO DA CAMERA
[RESOLVIDO] QUEBRA DE LINHA NO PLACEHOLDER. Nao lembro como que faz
Unity - Qual o Limite Máximo de Linhas em um Script para q ele fique Leve?
movimento 2d
Alguém que ja publicou na steam pode me ajudar com isso?
Animação Unity toda bugada
UDaySurvival - Jogo de sobrevivência de mundo aberto para mobile!https://yo
Trailer do meu jogo O Labirinto II
Jogo Atisk (Trailer)
Adicionem meu jogo na lista de desejos
Discord!
Como executar a void de um outro scrypt
Shader não funciona no Unity URP
Jogo Mobile - Ultimate Flight Simulator - Real World SDK
Unity - FPS e CPU ???
Usar microfone na Unity
Jogo ficando escuro quando faço a Build pela cena menu
Dúvida sobre movimentação do personagem
[RESOLVIDO] ACESSAR SCRIPT DE OUTRO GAMEOBJECT
Para eu ter shader em meu projeto eu tenho que usar o hdrp ou o 3d padrao?
Rotate Camera Mobile
Sou modelador 3d (!!! Arquitetonico!!!) Disponivel !!!!!!
Preciso de alguém que saiba programação e Raycast
Servidor/cliente usando sockets
Assets carregados com addressables causando erro na versão "buildada"
Jogo multiplayer com salas - não vai para o lobby
Texto - Não escreve no 'play'. Clica mais não digita.
Câmera Não esta renderizando na segunda janela.
Movimento da Câmera No Android
[RESOLVIDO] - Unity não está mais funcionando o "Build and Run"
Precisa de modelador com ou sem experiência
Duvida com "mesclagem" de animação
Missoes Aparecerem aleatoriamente do nada
Dúvida pafra IOS
botoes não esta funcionando corretamente nem a fisica?
Duvida com NavMeshAgent
COMO AUMENTAR E DIMINUÍ A SENSIBILIDADE DO TOQUE POR CÓDICO (MOBILE)
A Licença da Unity só funciona se eu tiver Internet
Problema com OnTriggerEnter
Transparência ao colidir
bool para evitar de salvar frames repetido
Unity - Transições no AnimatorController rodando errado
problemas com "wall Jump" , atribuir força ao eixo X
Meu Jogo ja Esta Pronto! EXPERIMENTEM!!
JOSTICK NAO SE MOVE
botoes para mobile
Hoje à(s) 3:33 pm
Hoje à(s) 12:45 pm
Hoje à(s) 9:24 am
Ontem à(s) 9:02 pm
Ontem à(s) 1:37 pm
Ontem à(s) 9:47 am
Sáb Set 23, 2023 2:10 pm
Sáb Set 23, 2023 12:32 pm
Sex Set 22, 2023 9:01 pm
Qui Set 21, 2023 11:04 am
Qua Set 20, 2023 4:40 pm
Qua Set 20, 2023 9:15 am
Dom Set 17, 2023 12:17 pm
Sex Set 15, 2023 7:24 pm
Sex Set 15, 2023 5:41 pm
Sex Set 15, 2023 4:28 pm
Sex Set 15, 2023 10:56 am
Sex Set 15, 2023 10:15 am
Seg Set 11, 2023 11:43 am
Seg Set 11, 2023 11:31 am
Sáb Set 09, 2023 4:53 pm
Sáb Set 09, 2023 1:44 pm
Ter Set 05, 2023 11:12 pm
Ter Set 05, 2023 3:12 pm
Seg Set 04, 2023 11:53 pm
Seg Set 04, 2023 7:39 pm
Dom Set 03, 2023 9:47 pm
Sáb Set 02, 2023 11:53 am
Sex Set 01, 2023 2:21 pm
Qui Ago 31, 2023 8:19 pm
Qui Ago 31, 2023 6:15 pm
Qua Ago 30, 2023 11:21 am
Ter Ago 29, 2023 8:43 pm
Seg Ago 28, 2023 7:18 pm
Sáb Ago 26, 2023 4:49 pm
Sáb Ago 26, 2023 4:38 pm
Qui Ago 17, 2023 1:56 am
Qua Ago 16, 2023 10:21 pm
Seg Ago 14, 2023 12:28 pm
Dom Ago 06, 2023 5:24 pm
Dom Ago 06, 2023 10:58 am
Qui Ago 03, 2023 9:38 am
Qua Ago 02, 2023 8:20 am
Ter Ago 01, 2023 6:07 pm
Dom Jul 30, 2023 5:43 pm
Sáb Jul 29, 2023 7:24 pm
Qui Jul 27, 2023 9:27 am
Seg Jul 24, 2023 11:12 am
Seg Jul 24, 2023 12:44 am
Seg Jul 24, 2023 12:37 am
Seg Jul 24, 2023 12:17 am
Seg Jul 24, 2023 12:10 am
Qua Jul 19, 2023 11:37 am
Ter Jul 18, 2023 7:12 pm
Qua Jul 12, 2023 9:49 am
Ter Jul 11, 2023 8:58 am
Ter Jul 11, 2023 1:03 am
Seg Jul 10, 2023 9:10 pm
Sex Jul 07, 2023 4:14 pm
Ter Jul 04, 2023 12:11 am
Sex Jun 30, 2023 8:10 pm
Qui Jun 29, 2023 5:19 pm
Qui Jun 29, 2023 3:40 pm
Ter Jun 27, 2023 1:45 am
Seg Jun 19, 2023 11:03 am
Dom Jun 18, 2023 6:11 pm
Dom Jun 04, 2023 2:41 pm
Ter maio 30, 2023 7:28 pm
Ter maio 30, 2023 6:04 am
Seg maio 29, 2023 7:53 pm
Sáb maio 27, 2023 3:11 pm
Sex maio 26, 2023 4:59 pm
Sex maio 26, 2023 11:27 am
Qui maio 25, 2023 10:33 am
Sáb maio 20, 2023 12:25 pm
Ter maio 16, 2023 5:43 pm
Ter maio 16, 2023 5:42 pm
Ter maio 09, 2023 7:42 pm
Seg maio 08, 2023 7:13 am
Seg maio 08, 2023 6:38 am
Sáb maio 06, 2023 11:44 pm
Sáb maio 06, 2023 6:42 pm
Sáb maio 06, 2023 1:35 am
Qua maio 03, 2023 12:32 pm
Seg maio 01, 2023 8:51 pm
Dom Abr 30, 2023 8:49 pm
Dom Abr 30, 2023 5:06 pm
Sáb Abr 29, 2023 4:05 pm
Qui Abr 27, 2023 4:39 pm
Qui Abr 27, 2023 12:40 am
Ter Abr 25, 2023 5:33 pm
Ter Abr 25, 2023 10:23 am
Dom Abr 23, 2023 12:11 am
Sáb Abr 22, 2023 4:27 am
Sex Abr 21, 2023 11:38 pm
Sex Abr 21, 2023 10:21 pm
Qui Abr 20, 2023 4:57 pm
Qui Abr 20, 2023 12:28 pm
Qua Abr 19, 2023 3:03 pm



































































































[TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2

2 participantes

Ir para baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2

Mensagem por MayLeone Qua maio 30, 2018 5:42 pm

[TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  866c6790c7ffa6d5e6ad895d460af7cf


Clique aqui para ver a parte 1 do tutorial!


Olá, como vão? Nessa segunda parte do tutorial nós iremos desenvolver o nosso zombie do projeto, o inimigo principal do jogo original, então vamos lá?

Iniciando:
Primeiramente traga o sprite do zombie para a cena (através de "Assets" >>  "Sprites PvZ >> Zombies) e coloque o nome desse objeto de "Zombie", agora na janela de assets na pasta de sprites, selecione todos os sprites do zombie (CTRL+A) e vamos aumentar sua resolução na Unity, mudando seus pixels de 100 para 70:


[TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  Untitled%2B1

Aplique a alteração.

Agora volte ao sprite em cena e nele adicione um Rigidbody2D (deixe a escala de gravidade em 0).
Adicione também um box collider2D com a opção "IsTrigger" marcada, e ajeite a colisão de forma que seja da cintura para baixo, desconsiderando a cabeça, já que ela vai ficar em outra parte da grama (o zombie ocupa duas gramas ao mesmo tempo) e para não ser detectado em ambas, sua colisão só ocorre da cintura para baixo:


[TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  Untitled%2B6


Dando CTRL+6  você poderá criar as animações para o objeto.
Para adicionar a animação, crie uma nova com o nome de "ZombieWalking" e traga com o CTRL+A todos os sprites da pasta, deixando o "Samples" em 10:


[TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  Untitled%2B2


Agora crie uma nova animação com o nome de "ZombieAttack" e adicione os sprites da imagem abaixo (para fazer a animação do Zombie comendo):


[TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  Untitled%2B3



Como não temos as animações do Zombie comendo vamos improvisar!
Deixe o "Samples" em 10 também e feche essa janela.

Agora abra o Animator desse objeto e vamos fazer as transições de animações.
Crie um parâmetro booleano com o nome de "isEating":


[TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  Untitled%2B4


Agora faça a transição de "ZombieWalking" para "ZombieAttack" com a condição do parâmetro "isEating" em true (não se esqueça de desmarcar a opção "Has Exit Time").
Faça o mesmo caminho de retorno de "ZombieAttack" para "ZombieWalking" só que agora com a condição "isEating" em false:


[TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  Untitled%2B5


Feche essa janela porque as animações estão configuradas corretamente agora.

Adicione um AudioSource no zombie e nele coloque o áudio "Eating" que é do zombie comendo, e desmarque a opção "Play on Awake" e marque a opção "Loop":


[TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  Untitled%2B7


Todos os componentes do zombie estão aplicados devidamente a ele, falta-nos o seu script:

Movimentando o Zombie:
Agora vamos até a pasta "Scripts" criaremos um C# script chamado "ZombieScript" para esse objeto.
O zombie no jogo possui 3 comportamentos distintos: Andar, comer a planta e morrer, portanto, podemos desenvolver esses três comportamentos nesse mesmo script.
Vamos iniciar com a criação das variáveis: Crie duas variáveis públicas do tipo "float" uma chamada "vel" que vai controlar a velocidade do zombie, e a outra chamada "zombieLife" que vai controlar a sua vida.
Também crie duas variáveis booleanas privadas: Uma chamada "canWalk" que vai gerenciar quando o zombie vai poder andar e uma chamada "canHit" que vai controlar quando ele vai poder comer a planta.
Também vamos precisar de uma variável do tipo "int" chamada "layer" para podermos controlar o layer das plantas na hora da detecção das mesmas, e variáveis do tipo "Rigidbody2D", "Animator" e "AudioSource" para controlar tais componentes.
Dentro do método Start faça com que canHit receba true, "layer" receba o layer chamado "Plants" e com que as variáveis de componentes "AudioSource" e etc recebam seus respectivos componentes:


[TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  Untitled%2B9



Vá até a pasta "Prefabs", selecione as quatro plantas e crie um novo layer chamado "Plants" e coloque-as nesse layer:


[TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  Untitled%2B10

Volte ao script do Zombie.
Defina o método "FixedUpdate" e dentro dela iremos gerenciar se o zombie pode andar ou não.
Caso a variável "canWalk" estiver true, nós iremos adicionar uma velocidade ao seu corpo rígido no eixo X, essa velocidade seria a variável "vel" multiplicada por Time.deltaTime, e caso essa variável estiver false, iremos fazer com que a velocidade volte a ficar zero nos dois eixos (o zombie parará), atribuindo o Vector2.zero:


[TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  Untitled%2B11


O valor de "vel" dentro do Vector2 está negativo porque o zombie se movimenta da direita para esquerda, ou seja, sempre indo para a esquerda, logo, esse valor deve ser negativo, pois se fosse positivo ele iria se movimentar sempre para a direita.
Salve o script (CTRL+S).
Agora selecione o objeto do zombie e através do inspector altere as variáveis de velocidade e vida.
Como esse é o zombie padrão do jogo, eu deixei ele numa velocidade de 6 e a vida em 10, porém conforme você crie outros zombies durante o seu projeto, você pode ir alterando esses valores (deixando os zombies mais resistentes e até mais rápidos).
Também relacione o AudioSource na variável "sound":


[TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  Untitled%2B12


Detectando as plantas:
Agora que controlamos a movimentação do zombie, podemos fazer com que ele coma alguma planta, caso encontre alguma pelo caminho.
Para detectar a planta, podemos criar um método para isso chamado "DetectPlant", e dentro desse método podemos disparar um raycast que sai do zombie, e caso esse raycast colida com um objeto no layer "Plants", o zombie começa a comer a planta, pois nesse layer só teremos elas.
Crie uma variável do tipo "RaycastHit2D" chamada "hit" e faça com que ela receba o método Raycast através da classe "Physics2D".
O raycast será disparado do zombie (transform.position) à sua esquerda sempre, ou seja, Vector2.right negativo, numa curta distância de 0.3f para ser bem rente ao colisor da planta, no layer "Plants":


[TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  Untitled%2B13


Então se o raycast encontrar com algum colisor (ou seja, hit.collider não será nulo) isso significa que ele poderá parar e comer a planta.
Para ele iniciar o ataque à planta, primeiro podemos mudar a sua animação, fazendo com que o parâmetro "isEating" fique true, canWalk vai ficar false, assim o zombie pára e não vai mais se mover, e o som do zombie comendo poderá ser reproduzido.
Caso o raycast não colida com nada, significa que o zombie pode continuar andando, ou seja, paramos o áudio dele comendo, trocamos a animação fazendo com que "isEating" fique false, e podemos fazer com que canWalk e canHit fiquem true, permitindo que o zombie possa andar e possa comer (caso encontre alguma planta):


[TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  Untitled%2B14


Porém, não basta apenas que ele reproduza um áudio e mude a animação para indicar que o zombie está comendo a planta, precisamos de fato retirar a vida da planta cada vez que o zombie a atacar.
Para que não tiremos a vida da planta muito rapidamente e ela vá à 0 em poucos segundos, podemos criar uma corrotina que vai retirando a vida da planta à cada 2 segundos.
Para tal, crie um método que retorne um IEnumetator com o nome de "DelayEat" e que aceita como parâmetro um Collider2D (para sabermos de qual planta iremos retirar a vida).
Dentro desse método chame o yield return new WaitForSeconds(2) e após esses dois segundos retire a vida da planta de acordo com seu collider.
Só que como o método "DetectPlant" irá ser chamado dentro do Update, faremos com que consequentemente a corrotina seja chamada muitos frames por segundo enquanto estivermos colidindo com a planta, então mesmo com a espera de 2 segundos esse tempo não será totalmente respeitado, porque a corrotina vai ser chamada muitas vezes seguidas, então para acabar com esse problema, faça com que a variável "canHit" gerencie quando a corrotina pode ser chamada, ou seja, enquanto estiver true chamaremos ela, do contrário não.
Então dentro do método "DelayEat" já faça com que canHit fique false, e só após os 2 segundos ela voltará a ficar true:


[TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  Untitled%2B15


Para tirar a vida da planta, basta utilizamos o seu collider para identificarmos qual planta de fato colidiu com o raycast do zombie, e depois basta utilizar o script "Properties" que contém a variável "life" da planta e realizar seu decremento para diminuir a vida, ou seja, ela irá perder uma unidade de vida à cada 2 segundos enquanto o zombie colide com ela.

Volte para o "DetectPlant" e chame a corrotina somente se "canHit" for verdadeiro, passando como argumento justamente o collider da planta, ou seja, hit.collider.
Dentro do 'else', faça com que a corrotina pare, assim se a planta já morreu ou foi removida, a corrotina parará de ser chamada:


[TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  Untitled%2B16


Fazendo com que o zombie morra:
Nos próximos tutoriais irei criar o comportamento de cada planta aqui do remake, e isso inclui fazer com que as PeaShooters atirem contra os zombies fazendo com que eles morram, ou seja, precisamos também desenvolver seu terceiro e último comportamento, que seria fazer com que ele morra.
O método é bem simples, basta criá-lo sem retorno com o nome de "CheckDeath" e verificar se a vida dele (zombieLife) é menor ou igual a 0, e caso for, basta destruir o objeto:


[TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  Untitled%2B18


Eu disse que seria bem simples. '-'
Por fim, basta chamar os métodos "DetectPlant" e "CheckDeath" dentro do update e está pronto:


[TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  Untitled%2B19


Salve o script e posicione o zombie em algum local correto da grama e teste o jogo, o resultado deverá ser esse aqui:




Já que tudo está correto, transforme esse objeto em prefab e salve a cena, porque no próximo tutorial iremos desenvolver o comportamento de cada planta, então até lá.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3374
REPUTAÇÃO : 591
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : [TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2

Mensagem por NKKF Qua maio 30, 2018 5:55 pm

Continua incrível Smile , tutoriais tão grandes que dão preguiça só de abrir ;-;
NKKF
NKKF
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 4394
REPUTAÇÃO : 574
Idade : 18
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2

Mensagem por MayLeone Qua maio 30, 2018 6:04 pm

NKKF escreveu:Continua incrível Smile , tutoriais tão grandes que dão preguiça só de abrir ;-;
Até q esse é pequeno em comparação ao anterior kkkkk
Em breve vou fazer esses tutoriais em vídeo, que fica melhor de explicar, mas primeiro preciso de um microfone que preste.  :roll:
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3374
REPUTAÇÃO : 591
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : [TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2  Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos