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[TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

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TUTORIAL [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por Stipp Sab Out 17, 2015 8:05 pm

Olá pessoal, hoje vou trazer um tutorial simples e bem util.
Sem mais delongas, crie um cena e adicione um cubo aumente a sua escala e renomeie para "Chao";
Crie um Empty e renomeie para "Spawn";

[TUTORIAL] Criando  um simples Multiplayer [UNITY 5] PMx1cBB

Agora crie 2 scripts c#, MultiplayerController e Player e copie e cole o que estou deixando aqui em baixo:

[TUTORIAL] Criando  um simples Multiplayer [UNITY 5] 6vhXRgq

Multiplayer Controller:
Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class MultiplayerController : MonoBehaviour {

 //Variaveis para pegar as classes
 public Servidor servidor;
 public Cliente cliente;

 //Variaveis para spawn e player
 public Transform spawnPoint;
 public GameObject playerPrefabVerde;
 public GameObject playerPrefabVermelho;

 private bool gui = true;

 //classes do servidor e do cliente
 [System.Serializable]
 public class Servidor{
 public string nome;
 public int maxJogadores;
 public int porta;
 }

 [System.Serializable]
 public class Cliente{
 public string nomeJogador;
 public string ip;
 public int porta;
 public string cor;
 }

 //on gui para mostrar os botoes
 void OnGUI () {
 if(gui){
 //INICIO DA BOX DE CRIAR SERVIDOR\\
 GUI.Box(new Rect(10,10,180,270), "Criar servidor");

 GUI.Label(new Rect(20,40,160,20), "Nome:");
 servidor.nome = GUI.TextField(new Rect(20,70,160,20), servidor.nome);

 GUI.Label(new Rect(20,100,160,20), "Max. Jogadores:");
 servidor.maxJogadores = int.Parse(GUI.TextField(new Rect(20,130,160,20), servidor.maxJogadores.ToString()));

 GUI.Label(new Rect(20,160,160,20), "Porta:");
 servidor.porta = int.Parse(GUI.TextField(new Rect(20,190,160,20), servidor.porta.ToString()));

 GUI.Label(new Rect(20,220,160,20), "IP: "+Network.player.ipAddress);

 if(GUI.Button(new Rect(20,250,160,20), "Criar Servidor")){
 CriarServidor();
 }
 //FIM DA BOX DE CRIAR SERVIDOR\\

 //INICIO DA BOX DE CONECTAR SERVIDOR\\
 GUI.Box(new Rect(210,10,180,270), "Conectar no servidor");
 
 GUI.Label(new Rect(220,40,160,20), "Nome do jogador:");
 cliente.nomeJogador = GUI.TextField(new Rect(220,70,160,20), cliente.nomeJogador);
 
 GUI.Label(new Rect(220,100,160,20), "IP:");
 cliente.ip = GUI.TextField(new Rect(220,130,160,20), cliente.ip);
 
 GUI.Label(new Rect(220,160,160,20), "Porta:");
 cliente.porta = int.Parse(GUI.TextField(new Rect(220,190,160,20), cliente.porta.ToString()));

 if(GUI.Button(new Rect(220,220,80,20), "Verde")){
 cliente.cor = "verde";
 }

 if(GUI.Button(new Rect(300,220,80,20), "Vermelho")){
 cliente.cor = "vermelho";
 }
 
 if(GUI.Button(new Rect(220,250,160,20), "Conectar")){
 ConectarServidor();
 }
 //FIM DA BOX DE CONECTAR SERVIDOR\\
 }
 }

 //void para criar o servidor
 private void CriarServidor(){
 Network.InitializeServer(servidor.maxJogadores, servidor.porta, true);
 gui = false;
 }

 //void para conetar
 private void ConectarServidor(){
 gui = false;

 Network.Connect(cliente.ip, cliente.porta);
 }

 //void que verifica se o player esta conectado e caso esteje spawna o jogador de acordo com a cor
 void OnConnectedToServer(){
 gui = false;

 if (cliente.cor == "vermelho") {
 Network.Instantiate(playerPrefabVermelho, spawnPoint.position, spawnPoint.rotation, 1);
 }
 if(cliente.cor == "verde"){
 Network.Instantiate(playerPrefabVerde, spawnPoint.position, spawnPoint.rotation, 1);
 }
 if(cliente.cor == ""){
 Network.Instantiate(playerPrefabVerde, spawnPoint.position, spawnPoint.rotation, 1);
 }
 }
}

Player:
Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Player : MonoBehaviour {

 public float velocidade = 10;

 void Start () {
 
 }

 void Update () {
 //verifica se o network view e meu, isso proteje que outros jogadores nao controlem o meu jogador
 if(!GetComponent<NetworkView>().isMine)
 return;

 //condicoes basicas para a movimentacao
 if(Input.GetKey(KeyCode.W)){
 transform.Translate(new Vector3(0, 0, velocidade*Time.deltaTime));
 }
 if(Input.GetKey(KeyCode.A)){
 transform.Translate(new Vector3(-velocidade*Time.deltaTime, 0, 0));
 }
 if(Input.GetKey(KeyCode.S)){
 transform.Translate(new Vector3(0, 0, -velocidade*Time.deltaTime));
 }
 if(Input.GetKey(KeyCode.D)){
 transform.Translate(new Vector3(velocidade*Time.deltaTime, 0, 0));
 }
 }
}

Crie um cubo, e um material, coloque a cor deste material verde, adicione rigidbody, networkView e o script player e salve o prefab (arrastando para a aba assets);

[TUTORIAL] Criando  um simples Multiplayer [UNITY 5] 5vqI6yf

Faça a mesma coisa mais crie outro material vermelho;

[TUTORIAL] Criando  um simples Multiplayer [UNITY 5] E9fIPma

Agora vai em File->Build Settings->Player Settings e marque a opção Run In Background;

[TUTORIAL] Criando  um simples Multiplayer [UNITY 5] TiwG864

Depois em Edit->Project Settings->Network e mude o Sendrate para 100;

[TUTORIAL] Criando  um simples Multiplayer [UNITY 5] QvRGrBK

Agora é só compilar e testar:
Tela de criar ou conectar em um servidor:

[TUTORIAL] Criando  um simples Multiplayer [UNITY 5] XptYZlC

Tela do projetinho rolando :D :

[TUTORIAL] Criando  um simples Multiplayer [UNITY 5] RXZaefM

Qualquer duvida, só perguntar, se eu estiver online respondo com maior prazer

Caso queira baixar o projeto, segue o link: https://mega.nz/#!3MMx1aLT!YHypMNN7glSKgSpskZu6P1h_NWDzpRqY2YyfCHHgiKk

Criado por Everaldo Júnior [Stipp]
Stipp
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por NOME-ALEATORIO Sab Out 17, 2015 9:22 pm

legal sera que podia fazer uma versao desse tutorial pra unity 4
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por Stipp Sab Out 17, 2015 9:26 pm

Na unity 4 o sistema é o quase o mesmo, você só tem que editar o script do Player:
Substituir isso:
Código:

if(!GetComponent<NetworkView>().isMine)
      return;

Por isso:
Código:

if(!networkView.isMine)
      return;
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por GustavoMaster Dom Out 18, 2015 1:22 am

Parabéns
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por matheuseduarddo Seg Fev 08, 2016 6:17 pm

muito bom :D

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por AndyShow Sab Mar 26, 2016 8:48 pm

Show de Bola...Baixei seu Projeto e Compilei...e no Teste com meu Filho no PC dele só aparece o Jogador que Entra (CLIENTE) quem é Servidor não Aparece....nao aparece o CUBO do Servidor...oq ta acontecendo será?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por edugamer69 Sab Mar 26, 2016 9:20 pm

para mim não spawna o player

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por AndyShow Sab Mar 26, 2016 9:24 pm

@edugamer69 escreveu:para mim não spawna o player

Resolvi da Seguinte Forma.....

Entrei no Jogo Criei um Servidor.....Minimizei o Jogo e Começei outro...ai entrei no Meu IP mesmo..ai deu Certo...apareceu os 3 Players...to pensando se tem como Compilar só um Servidor Externo! só nao sei Como!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por anizioNoob Dom Mar 27, 2016 3:30 pm

tem como por pra isso funcionar com o asset do 3rd Person Controoler + fly mode ?
anizioNoob
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por anizioNoob Qua Mar 30, 2016 9:24 pm

mano modifiquei o script do player mas retirei o multiplayer e adicionei o sistema de pulo a ele

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class Player : MonoBehaviour {

   public float velocidade = 10;
   public float AlturaDoPulo = 10;

   void Start () {

   }

   void Update () {

      //condicoes basicas para a movimentacao
      if(Input.GetKey(KeyCode.W)){
         transform.Translate(new Vector3(0, 0, velocidade*Time.deltaTime));
      }
      if(Input.GetKey(KeyCode.A)){
         transform.Translate(new Vector3(-velocidade*Time.deltaTime, 0, 0));
      }
      if(Input.GetKey(KeyCode.S)){
         transform.Translate(new Vector3(0, 0, -velocidade*Time.deltaTime));
      }
      if(Input.GetKey(KeyCode.D)){
         transform.Translate(new Vector3(velocidade*Time.deltaTime, 0, 0));
      }
      if(Input.GetKey(KeyCode.Space)){
         transform.Translate(new Vector3(0, AlturaDoPulo*Time.deltaTime,0));
      }
   }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por Matheus Fiori Sab Abr 16, 2016 5:23 am

Como configurar o server para ficar em um formato de Turnos , para aplicar em um card game?

Matheus Fiori
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 2044
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por dbzronaldo Sex Set 09, 2016 9:28 pm

Ola tudo bem? oq recomenda usar para um jogo multiplayer no estilo mmorpg e fps...

Esse Network? , Photon ou UNET?


qual tem o melhor desempenho, é mais novo e é o melhor para se fazer em um jogo nesse estilo...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por dbzronaldo Dom Set 11, 2016 1:26 am

Encontrei em um video um outro tipo de playercontroler que um cara fez.. totalmente diferente desse que tu mostrou..

qual deles recomenda usar? os dois funcionam.. eu gostei mais do modelo que vc fez.. fica mais facil de compreender.. mas qual deles é o mais indicado pra usar e aperfeiçoar?

Código:
public class PlayerControlerT : MonoBehaviour {

   public float speed;
   private Vector3 directionInput;   
   private Rigidbody myRigidyBody;


   void Start () {
      myRigidyBody = GetComponent<Rigidbody> ();
   }
   

   void Update () {
      directionInput.x = Input.GetAxis("Horizontal");
      directionInput.z = Input.GetAxis("Vertical");
   }

   void FixedUpdate () {
      if(directionInput != Vector3.zero){
         directionInput.y = myRigidyBody.velocity.y;
         myRigidyBody.velocity = directionInput * speed;
      }else{
         myRigidyBody.velocity = new Vector3 (0, myRigidyBody.velocity.y, 0);
      }
   }



}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por dbzronaldo Seg Set 12, 2016 3:08 pm

Poderia incluir uma camera pra cada player, estou tentando fazer masi sem sucesso até o momento!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por Cezar2016 Ter Set 13, 2016 9:50 pm

@dbzronaldo escreveu:Poderia incluir uma camera pra cada player, estou tentando fazer masi sem sucesso até o momento!

Criei um projeto de teste multiplayer, vou postar o link aqui talvez te ajuda, Tem o sistema de câmera para cada Player.

Obs : não é nada completo é apenas uns teste que estou fazendo.

https://mega.nz/#!ndpjHKzb!jyJ1p6K7Y-kEGNNagzrvtzuanJtNw_STrsnwl8VowzI

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por dbzronaldo Ter Set 13, 2016 9:58 pm

Obrigado Cezar... vou dar uma olhada no seu projeto! vlwww

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Mensagem por Cezar2016 Ter Set 13, 2016 10:04 pm

@dbzronaldo escreveu:Obrigado Cezar... vou dar uma olhada no seu projeto! vlwww
Por nada, Qualquer duvida so falar

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Mensagem por dbzronaldo Qua Set 14, 2016 8:34 pm

Opa, e ae... como vai? acabei de analizar seu código Cezar e achei ele bem diferente dos que tenho costumado ver..
no caso você não instanciou o player, apenas marcou como true para ele aparecer... muito legal mesmo... estou estudando essa forma que fez. 

só que pensando aqui, como terei varios lugares para meu player respawnar eu terei que instanciá-lo em uma posição randômica certo?



Veja se pode me ajudar nessa duvida:
Eu, estou achando que esse multiplayer do tutorial acima é uma versão antiga.. 
pois ele se reparar essa linha que instancia um objeto é diferente do que tenho costumado a ver, esse do tutorial é : Network e o do exemplo que a unity fornece é: Networkserver


outra coisa q percebi q quando uso o network.view a unit marca como deprecated.




Código do Tutorial:

Código:
Network.Instantiate(playerPrefabVerde, spawnPoint.position, spawnPoint.rotation, 1);

 
Código fornecido no site da Unity.

Código:
var enemy = (GameObject)Instantiate(enemyPrefab, spawnPosition, spawnRotation);
NetworkServer.Spawn(enemy);

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Mensagem por Weslley Qua Set 14, 2016 8:39 pm

uma e do network antigo do unity e outro e do novo mais nem tanto UNET
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por dbzronaldo Qua Set 14, 2016 8:42 pm

o mais recente é o NetworkServer? esse é do UNET?

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Mensagem por George Lucas Vieira Qua Set 14, 2016 9:06 pm

Muito bom man! Eu não tenho conhecimento algum sobre Multiplayer, e nada melhor como começar do básico. Vou usar pra estudar.  Cool Laughing :bounce:
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Mensagem por Cezar2016 Qui Set 15, 2016 10:02 pm

@dbzronaldo escreveu:Opa, e ae... como vai? acabei de analizar seu código Cezar e achei ele bem diferente dos que tenho costumado ver..
no caso você não instanciou o player, apenas marcou como true para ele aparecer... muito legal mesmo... estou estudando essa forma que fez. 

só que pensando aqui, como terei varios lugares para meu player respawnar eu terei que instanciá-lo em uma posição randômica certo?



Veja se pode me ajudar nessa duvida:
Eu, estou achando que esse multiplayer do tutorial acima é uma versão antiga.. 
pois ele se reparar essa linha que instancia um objeto é diferente do que tenho costumado a ver, esse do tutorial é : Network e o do exemplo que a unity fornece é: Networkserver


outra coisa q percebi q quando uso o network.view a unit marca como deprecated.




Código do Tutorial:

Código:
Network.Instantiate(playerPrefabVerde, spawnPoint.position, spawnPoint.rotation, 1);

 
Código fornecido no site da Unity.

Código:
var enemy = (GameObject)Instantiate(enemyPrefab, spawnPosition, spawnRotation);
NetworkServer.Spawn(enemy);

Cara da uma olhada nesse asset, estou aprendendo muita coisa com ele.

TANKS! Networking Demo

https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/content/46213

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por lantreco63 Qui Out 27, 2016 4:54 pm

Tenho dois players cada um é um prefab diferente e cada um possui uma camera, não está spawnando os players, será que é devido eu estar utilizando a versão 5.4?

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Mensagem por capitaoDisprosio Qua Nov 09, 2016 9:01 pm

Uau. Parece muito simples de se fazer. Isso roda numa build para android?

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Mensagem por perxgamertv Sab Dez 31, 2016 2:27 am

Isso serviria pra Hamachi? E caso não, poderia me indicar algum tutorial ou até mesmo fazer um tutorial em Multiplayer Hamachi?
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Mensagem por cody0033 Dom Abr 23, 2017 10:09 pm

@AndyShow escreveu:
@edugamer69 escreveu:para mim não spawna o player

Resolvi da Seguinte Forma.....

Entrei no Jogo Criei um Servidor.....Minimizei o Jogo e Começei outro...ai entrei no Meu IP mesmo..ai deu Certo...apareceu os 3 Players...to pensando se tem como Compilar só um Servidor Externo! só nao sei Como!
Quando criei um servidor, não spawnei. E no script Multiplayer controller há um espaço escrito 'spawn'.
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Mensagem por als260502 Qui Jun 01, 2017 4:06 pm

Muito legal, 
vc pode adicionar o nome dos personagens em cima da cabeça

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Mensagem por Eduardoro39 Sex Jul 07, 2017 5:01 pm

o meu nao funcionou da esse erro The connection request to (Aqui esta o meu ip) failed. Are you sure the server can be connected to?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por richerd Qui Abr 19, 2018 1:17 am

Por que outro jogador não consegue ver as animações do meu personagem?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por Phph09 Qui Abr 19, 2018 6:45 am

@richerd escreveu:Por que outro jogador não consegue ver as animações do meu personagem?

Adicione um NetworkAnimator a ele e marque todas as opções(Se aparecer)
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Mensagem por richerd Seg Jan 21, 2019 12:07 pm

Como arrumar que ta o player 1 e quando entra um novo player a camera do player 1 muda para o novo player.

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Mensagem por Weslley Seg Jan 21, 2019 6:18 pm

@richerd escreveu:Como arrumar que ta o player 1 e quando entra um novo player a camera do player 1 muda para o novo player.

Bom vc tem que verificar sé o player tem controle sobre essa entidade para ativar ou não a camera 

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Networking.NetworkBehaviour-isLocalPlayer.html
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/NetworkView-isMine.html
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Mensagem por mafipt Ter Jan 22, 2019 6:05 pm

@dbzronaldo escreveu:Ola tudo bem? oq recomenda usar para um jogo multiplayer no estilo mmorpg e fps...

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qual tem o melhor desempenho, é mais novo e é o melhor para se fazer em um jogo nesse estilo...
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Entre Photon e UNET eu recomendo o Photon, o UNET é todo bugado...

Agora, entre tudo o que existe, eu recomendo aprender a programar o seu próprio sistema com UDP. Antes de seguir para o UDP, também recomendo que aprenda TCP.
Não vai encontrar sistemas de network mais rápidos que o UDP direto, pq todos são derivados dele  Laughing
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por artplayer Dom Jan 27, 2019 7:44 pm

Pra uma solução de terceiros eu ficaria com Photon (BOLT) que agora está free. Ele é infinitamente melhor que o Photon (PUN).
Unet é passado e já está morto e enterrado (Rimou :P ). Unet está sendo descontinuado, não existe mais suporte nem ninguém mais trabalhando nele do lado da Unity.

As bibliotecas do novo sistema de network estão parcialmente disponíveis no GitHub e nas versões 2019 da unity. mas eles não falam muito a respeito.

Minha opinião: Atualmente a melhor solução de terceiros é o Photon Bolt. Tem uma comunidade bem ativa e é utilizado em jogos como The Forest, Rust, Pantropy e etc. Atualmente estamos utilizando ele em nosso projeto. 
O novo sistema de network da unity parece muito, muito promissor, mas pra quem  viu Unet nascer e as promessas que eles fizeram no início, eu fico com o pé atrás.
Pra quem tem tempo, vale a pena escrever a própria solução de rede.
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Mensagem por Valakinhas Dom Jan 27, 2019 8:10 pm

@mafipt escreveu:
@dbzronaldo escreveu:Ola tudo bem? oq recomenda usar para um jogo multiplayer no estilo mmorpg e fps...

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qual tem o melhor desempenho, é mais novo e é o melhor para se fazer em um jogo nesse estilo...
O sistema que ele mostrou é o UNET...

Entre Photon e UNET eu recomendo o Photon, o UNET é todo bugado...

Agora, entre tudo o que existe, eu recomendo aprender a programar o seu próprio sistema com UDP. Antes de seguir para o UDP, também recomendo que aprenda TCP.
Não vai encontrar sistemas de network mais rápidos que o UDP direto, pq todos são derivados dele  Laughing
ja eu recomendaria nodejs,socketio  ele tem TCP e UDP e é multiplataforma eu consegui fazer funcionar até no Webgl e joguei uma partida com meu colega que estava no android

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por richerd Sab Out 19, 2019 7:24 am

Como saber qantos usuarios estao no servidor??

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por richerd Sab Out 19, 2019 7:25 am

Como fazer uma lista de servidores??

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Mensagem por Diguinho Sab Out 19, 2019 1:49 pm

@richerd escreveu:Como fazer uma lista de servidores??
Faça seu proprio topico que irei responder.
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Mensagem por fabricadegame Sex Out 25, 2019 1:55 pm

Oi eu sou novo aqui no fórum mas trabalho com unity algum tempo, e com programação também, até dou aulas de jogos digitais em duas escolas diferentes, em nível básicoMas vou tentar explicar da melhor forma possível o script do player controller original.No caso esse player controller é a forma que o seu jogador irá interagir com o game, os dois exemplos são bem básicos. Apenas a diferença que no seu exemplo aqui, ele separou a dinâmica da física dentro do FixedUpdate, o que é realmente recomendado. Mas para estudo e testes, meio que tanto faz até certo ponto.Já que vc tem dois scripts diferente a melhor maneira é: escreveu:

  • Teste um e o outro e analise criteriosamente os resultados se possível em computadores diferentes. Uma vez que eu já vi dinamicas de update() rodarem diferentes em pcs diferentes.




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Código:
public class PlayerControlerT : MonoBehaviour {

 public float speed;
 private Vector3 directionInput;
 private Rigidbody myRigidyBody;


 void Start () {
 myRigidyBody = GetComponent<Rigidbody> ();
 }
 

 void Update () {
 directionInput.x = Input.GetAxis("Horizontal");
 directionInput.z = Input.GetAxis("Vertical");
 }

 void FixedUpdate () {
 if(directionInput != Vector3.zero){
 directionInput.y = myRigidyBody.velocity.y;
 myRigidyBody.velocity = directionInput * speed;
 }else{
 myRigidyBody.velocity = new Vector3 (0, myRigidyBody.velocity.y, 0);
 }
 }



}

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Mensagem por Hohenheim Seg Ago 31, 2020 2:37 pm

Esse tutorial funciona também com jogos 2D, ou apenas 3D? Caso tenha um sobre multiplayer 2D, se alguém puder me informar, eu agradeceria!

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Mensagem por RGT2020 Qui Maio 13, 2021 8:01 pm


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