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[TUTORIAL]Network basico (legacy)

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TUTORIAL [TUTORIAL]Network basico (legacy)

Mensagem por noocktall em Sab Dez 12, 2015 7:48 pm

Ola pessoal... sou novo aqui mas sou experiente em C#(basico) como eu não vi nenhum tutorial desse tipo eu decidi trazer um, embora seja um método antigo ainda funciona vamos para o tutorial Smile

Indice




  • Criando um Servido
  • Criando um Client
  • Extras


Criando um Servido



primeiro vamos criar um novo script C#, bote um nome que quiser
vamos declarar umas variáveis e criar umas voids
Código:
private const string typeName = "NomeDoJogo";
private const string gameName = "NomeDaSalaOuServer";
private const string gameComent = "ComentarioDoServer";
private Rect windowRect = new Rect (Screen.width - 200,0,200,135); //(posisao em X, posisao em Y, largura, altura)
 
private void StartServer()
{
    Network.InitializeServer(50, 25000, !Network.HavePublicAddress());//(maximo de players, porta para conectar, se usa Nat)
    MasterServer.RegisterHost(typeName, gameName, gameComent);
    Network.sendRate = 100;//máximo updates por farme do player
    MasterServer.updateRate = 100; //máximo de updates do server
}
com isso o servido ja estaria pronto Neutro mas não e so isso que queremos certo ?
vamos fazer um método OnGUI para criar um botao de iniciar o server
Código:
void OnGUI()
{
    windowRect = GUI.Window (1, windowRect, windowManager, "Painel de Controle");
}

void windowManager (int windowID)
{
    windowID = 1;
    if (!Network.isClient && !Network.isServer)
    {
        if (GUI.Button(new Rect(5, 25, 110, 30), "Ligar Server"))//(GUI.Button(new Rect(posisao X dentro do painel, posisao Y dentro do painel, largura, autura), "Ligar Server"))
            StartServer();
    }
}
desse jeito apenas quem não e o client(player conectado ao server) ou o próprio server pode aperta o botão
com isso a parte do servido esta pronta...
Ficarar mais ou menos assim no jogo
[TUTORIAL]Network basico (legacy) 2qnqzvb

Criando um Client



Agora vamos fazer um novo script C#, com o nome que quiser
vamos declarar algumas variáveis e voids
Código:

private HostData[] listaDeServers;
private const string typeName = "NomeDoJogoUtilizadoNoScriptAcima";
private Rect windowRect = new Rect (50, 50, 500, 350);//(posisao em X, posisao em Y, largura, altura)

void Awake ()
{
    MasterServer.ClearHostList();
    ProcurarServers();
}

private void ProcurarServers()
{
    MasterServer.ClearHostList();

    if(listaDeServers == null)
        MasterServer.RequestHostList(typeName);
}
 
void OnMasterServerEvent(MasterServerEvent msEvent)
{
    if (msEvent == MasterServerEvent.HostListReceived)
        listaDeServers= MasterServer.PollHostList();
}

private void EntrarNoServer(HostData hostData)
{
    Network.Connect(hostData);
}
com isso podemos procurar servers e entrar nele também...
vamos fazer ums botoes com a OnGUI para nos ajudar a entrar no server
Código:
void OnGUI()
{
    windowRect = GUI.Window(0, windowRect, WindowFunction, "Serves Onlines");
}

void WindowFunction (int windowID)
{
    windowID = 0;
    if (GUI.Button(new Rect(5, 295, 100, 50), "Refresh Hosts"))
        ProcurarServers();
    if (listaDeServers != null)
    {
        for (int i = 0; i < listaDeServers.Length; i++)
        {
            if (GUI.Button(new Rect(240, 25 + (50 * i), 250, 70), listaDeServers[i].gameName + "\n" + listaDeServers[i].comment + "\n" + "Users Onlines:" + listaDeServers[i].connectedPlayers + " Max Users:" + listaDeServers[i].playerLimit))//(GUI.Button(new Rect(posisao em X, posisao em Y + (posisao em Y² * i), largura, altura), listaDeServers[i].gameName + "\n" + listaDeServers[i].comment + "\n" + "Users Onlines:" + listaDeServers[i].connectedPlayers + " Max Users:" + listaDeServers[i].playerLimit))
                 EntrarNoServer(listaDeServers[i]);
        }
    }
}
com isso ja temos um meio de entrar no server se atribuímos esse script a algum objeto podemos ver que irar funcionar
[TUTORIAL]Network basico (legacy) 2ml6rm
podemos colocar o script de iniciar o server em um projeto e compilar para servi apenas como iniciador do server
e podemos colocar o script de conectar ao server no jogo para podemos entrar e conectar :D

Extras!!



*Em Construção*
embora os scripts tenham fechado no "}" ainda podemos aperfeiçoa-los

Extras para o script servido



Fazer Shutdown(Desligar) do server:
embora quando você da Stop(na unity) ou feixa o jogo, o server e automaticamente fechado forçadamente...
mas podemos fechar manualmente quando quisermos, para isso vamos adicionar ao script do server uma nova void
Código:
private void FeixarServer()
{
    if (!Network.isClient && Network.isServer)//apenas server pode executar a ação
    {
        Network.Disconnect(200);//damos um desconect seguro no player
        MasterServer.UnregisterHost();//feixamos o server
    }
}
agora para chamar ela vamos adicionar algumas linhas na void windowManager
Código:
if(Network.isServer)
{
    if (GUI.Button(new Rect(5, 60, 110, 30), "Shutdown Server"))
        ShutdownServer();
}
com isso irar ter um novo botão no painel de controle que irar aparecer apenas quando o server iniciar  :D

Extras para o script client


Botao de Desconectar:
com esse script podemos deixar o player se desconectar do server apertando um botão
podemos atribuir os codigos a outro script como um de menu pause ou criar um script para essa função...
vamos utilizar a void OnGUI, o codigo
Código:

if (Network.isClient){
    if (GUILayout.Button("Desconectar do servidor"))
        if (Network.connections.Length == 1) {
            Debug.Log("Disconnecting: " + Network.connections[0].ipAddress + ":" + Network.connections[0].port);
                Network.CloseConnection(Network.connections[0], true);
        } else
            if (Network.connections.Length == 0)
                Debug.Log("Não ha Conexão"); //aqui podes colocar algo para quando não esta conectado ao server... (nescesario retirar o if(network.isclient))
            else
                if (Network.connections.Length > 1)
                    Debug.Log("Excesso de conexões. Será que estar executando o servidor??");//aqui podes colocar algo para caso o hoster(você?) queira desconectar do jogo...
}


Editado no dia (20/12/2015) as [03:00] AM


Última edição por noocktall em Dom Dez 20, 2015 4:29 am, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL]Network basico (legacy)

Mensagem por Pqquim em Seg Dez 14, 2015 9:56 am

Bom Tutorial , mas como eu colocaria o jogo para se adequar em multiplayer ??
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL]Network basico (legacy)

Mensagem por noocktall em Seg Dez 14, 2015 12:58 pm

depende do jogo... é aconselho usar o UNet da unity(5.1+) ou Photon, pois o método que eu postei ai e antigo demais alem que o master server que você hospedaria o jogo e da propiá unity deixa a desejar ficar sem leg


Última edição por noocktall em Ter Dez 15, 2015 11:26 am, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL]Network basico (legacy)

Mensagem por rafaelllsd em Seg Dez 14, 2015 5:56 pm

Esse sistema, 2 pessoas poderia jogar via servidor, hamachi? ou é só para o mesmo pc e outras linhas ligadas nele Ex: Lan house?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL]Network basico (legacy)

Mensagem por noocktall em Ter Dez 15, 2015 11:22 am

nesse caso não precisa de hamachi pois você ta hospedando na propiá unity, e sim da para jogar de 2, 3 ou ate mais só talvez haja leg
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL]Network basico (legacy)

Mensagem por Pqquim em Qui Dez 17, 2015 3:32 pm

Noock tem como me ajudar a colocar meu game on ? ficaria muito grato ^_^
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL]Network basico (legacy)

Mensagem por noocktall em Sex Dez 18, 2015 4:19 pm

@Pqquim escreveu:Noock tem como me ajudar a colocar meu game on ? ficaria muito grato ^_^
sim, e só me manda um PM com seu skype para min ;D
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