SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Dúvida sobre Instanciate
como desativar um script usando botão na unity
como fazer botão simular uma tecla do teclado para jogos android unity
Clonar partícula na cena.
Preciso de ajuda com GetMouseButton para dar play em audio
TRIGGER DE ANIMAÇÃO
Otimização
[RESOLVIDO] Rotação de um gameobject sem que os filhos se alterem?
Trigger Raio e Trovão
Não consigo desativar script de gameObject (C#)
posso divulgar o fórum em meu site?
Alguém poderia mudar esse script pra botão
Como desativar e habilitar o Skinned MeshRenderer?
Como transformar um vídeo em espaço editável na Unity?
[TUTORIAL] Inimigo seguir e atacar Player ao encostar
Trocar Personagem/Skin
Como faz para o jogo rodar mesmo quando minimizado?
Alguem poderia me ajudar com combo 2d?
Jogador pode escolher que tipo de pos processamento usar nas configurações?
Como se faz um sistema de combo pra mobile
Como fazer com que collider detecte colisao de objeto especifico?
Problema mudar de sprite sempre que seja adicionado um novo sprite a lista
Colocar video no unity
Imagem excedendo o limite da tela. Como resolver?
Erro no Android
Como abrir uma empresa de games?
Informação Importante sobre o Edge Collider 2D
Como consigo aquele efeito de lanterna imagem abaixo
Como posso usar a função OnClick nesse script
[TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?
[Tutorial] Sistema de Combos (Mobile e PC)
Personagem sofre dando e continua de onde parou com condição.
Como Abrir Porta do Carro (Capo,PortaMalas, Portas) Mirando Nelas
[RESOLVIDO] Várias faixas de música
[RESOLVIDO] int Random.Range(int min, int max) para geração procedural ?
Como fazer o som funcionar de acordo com a velocidade do objeto
Alto falante Vibrar
[RESOLVIDO] Luz no interior
[TUTORIAL] Como Fazer com que as Luzes Iluminem apenas o que você deseja
Traduções e Dublagens de games
[RESOLVIDO] Cono mudar a Tag por script?
[RESOLVIDO] Qualidade do sprite - Compression
[TUTORIAL] Unity 3D - AnimationCurve
[RESOLVIDO] Partículas com imagem
[RESOLVIDO] DUVIDA SOBRE ATIVAR UM GAMEOBJECT ATRAVÉS DE UMA CONDIÇÃO
NavMesh não consegue reproduzir sprits de um jogador
NavMesh não faz animação do jogador
Bom dia amigos compro assets do meu interesse!
Criar Ranking Online
[TUTORIAL] ScrollView rapida e facil de fazer
colocar imagem no fórum
Unity ou Game Maker Studio
[TUTORIAL] Tocar audios de uma lista em uma sequência que se repete
Error CS0246, não sei o que fazer
Como faço pra um colisor não reconhecer outro colisor sem usar IsTrigger
[RESOLVIDO] Alteração de nomes e rastreamento das mudanças
Som unity
CHAVE DE ASSINATURA
[TUTORIAL]identificar se está no controle ou teclado
[TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Não estou conseguindo ativar o evento do onClick após instanciar o botão
Exportar Modelo 3D da Unity
Duvida sobre Spawn
Dúvida sobre volatile
[UE4] Por favor me digam como me livrar do motion blur!
[RESOLVIDO] Float to transform
[RESOLVIDO] mudar a cor quando a personagem passa
Como ativar um 'Panel'
Como faço pra desligar e ligar outro text?
Como Faço Para Ativar/Desativar Material Por Script ?
como modificar o script para receber e registar o dano no personagem
[TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints
Meu personagem está tomando repulsão da parede
Problemas com IEnumerator
Meu personagem ta tremendo quando toca em alguma coisa
[TUTORIAL] Como criar tiro no Unity usando Raycast
Scripts travados
Como faço para mudar a posição de um objeto para perto de outro.
Alteração de personagens durante o jogo // parte 2
Como se faz uma grid, apenas e somente uma grid em 3D?
meu primeiro jogo pronto
quero corverter uma int em string
Como mudar a posição de um objeto constantemente sem estar na void Update
Como conseguir fazer para minha moto dar grau
[RESOLVIDO] Alteração de personagens durante o jogo
Como fazer um retrovisor leve para android?
Preciso de um script para andar de moto alguem consegue me ajudar
Como consigo fazer esse efeito de escurecer o ambiente ao atacar?
Como fazer pra selecionar um inimigo pra atacar de varios unity 2d
Setparent Photon
duvida em sistema de Horror de como pegar e solta objeto
[UE4] Como fazer cutscene com o próprio personagem?
Plataforma Flutuante
OS Tycoon (DEVLOG) - Crie seu próprio sistema operacional
[RESOLVIDO] Grande X vermelho
Como desativo o vsync em projeto para celular?
Como fazer uma compra aleatoria em uma cena
Sistema de propagação de fogo
[TUTORIAL] Como utilizar a função " Instantiate "
Hoje à(s) 1:11 am
Ontem à(s) 4:27 pm
Ontem à(s) 2:32 pm
Ontem à(s) 2:25 pm
Ontem à(s) 12:41 pm
Ontem à(s) 10:12 am
Ontem à(s) 9:47 am
Ontem à(s) 3:34 am
Ontem à(s) 1:06 am
Qui Jan 21, 2021 10:59 pm
Qui Jan 21, 2021 9:25 pm
Qui Jan 21, 2021 7:56 pm
Qui Jan 21, 2021 5:11 pm
Qui Jan 21, 2021 3:47 pm
Qui Jan 21, 2021 11:17 am
Qui Jan 21, 2021 10:45 am
Qui Jan 21, 2021 9:54 am
Qua Jan 20, 2021 11:55 pm
Qua Jan 20, 2021 11:53 pm
Qua Jan 20, 2021 11:07 pm
Qua Jan 20, 2021 9:52 pm
Qua Jan 20, 2021 5:29 pm
Qua Jan 20, 2021 4:58 pm
Qua Jan 20, 2021 3:56 pm
Qua Jan 20, 2021 3:53 pm
Qua Jan 20, 2021 9:26 am
Ter Jan 19, 2021 10:30 pm
Ter Jan 19, 2021 8:28 pm
Ter Jan 19, 2021 4:48 pm
Ter Jan 19, 2021 6:49 am
Seg Jan 18, 2021 11:39 pm
Seg Jan 18, 2021 9:31 pm
Seg Jan 18, 2021 10:47 am
Seg Jan 18, 2021 10:34 am
Dom Jan 17, 2021 10:54 pm
Dom Jan 17, 2021 6:28 pm
Dom Jan 17, 2021 2:07 pm
Dom Jan 17, 2021 12:21 pm
Dom Jan 17, 2021 11:19 am
Dom Jan 17, 2021 11:17 am
Dom Jan 17, 2021 11:15 am
Dom Jan 17, 2021 1:44 am
Sab Jan 16, 2021 6:40 pm
Sab Jan 16, 2021 11:43 am
Sab Jan 16, 2021 11:12 am
Sex Jan 15, 2021 8:20 pm
Sex Jan 15, 2021 1:39 am
Qui Jan 14, 2021 9:53 pm
Qui Jan 14, 2021 7:44 pm
Qui Jan 14, 2021 5:35 pm
Qui Jan 14, 2021 3:55 pm
Qui Jan 14, 2021 2:07 pm
Qui Jan 14, 2021 1:51 pm
Qui Jan 14, 2021 12:56 pm
Qua Jan 13, 2021 6:57 pm
Qua Jan 13, 2021 2:45 pm
Ter Jan 12, 2021 11:14 pm
Ter Jan 12, 2021 8:14 pm
Ter Jan 12, 2021 3:16 pm
Seg Jan 11, 2021 6:26 pm
Seg Jan 11, 2021 5:55 pm
Seg Jan 11, 2021 10:51 am
Dom Jan 10, 2021 7:18 pm
Dom Jan 10, 2021 6:21 pm
Dom Jan 10, 2021 3:24 pm
Dom Jan 10, 2021 2:31 pm
Dom Jan 10, 2021 2:29 pm
Dom Jan 10, 2021 10:44 am
Sab Jan 09, 2021 9:30 pm
Sex Jan 08, 2021 9:14 am
Sex Jan 08, 2021 7:07 am
Sex Jan 08, 2021 1:02 am
Sex Jan 08, 2021 12:33 am
Qui Jan 07, 2021 7:31 pm
Qui Jan 07, 2021 5:31 pm
Qui Jan 07, 2021 3:51 pm
Qui Jan 07, 2021 3:49 pm
Qui Jan 07, 2021 12:12 am
Qua Jan 06, 2021 7:40 pm
Qua Jan 06, 2021 4:57 pm
Qua Jan 06, 2021 7:36 am
Ter Jan 05, 2021 5:29 pm
Ter Jan 05, 2021 1:58 pm
Ter Jan 05, 2021 10:35 am
Ter Jan 05, 2021 5:22 am
Ter Jan 05, 2021 1:00 am
Ter Jan 05, 2021 12:02 am
Seg Jan 04, 2021 4:33 pm
Seg Jan 04, 2021 3:24 pm
Seg Jan 04, 2021 3:15 pm
Seg Jan 04, 2021 2:23 pm
Seg Jan 04, 2021 2:06 pm
Seg Jan 04, 2021 8:56 am
Dom Jan 03, 2021 8:18 pm
Dom Jan 03, 2021 9:48 am
Dom Jan 03, 2021 4:14 am
Sab Jan 02, 2021 10:11 pm
Sab Jan 02, 2021 8:36 pm
Sab Jan 02, 2021 8:34 pm
Pokedlg
Vans 123
SauloeArthur
Pokedlg
Charlesoff
Pokedlg
Fagner
ADSK
Pokedlg
wooZbr
SauloeArthur
Pokedlg
Pokedlg
dutrabr100
SauloeArthur
dutrabr100
NKKF
dutrabr100
dutrabr100
Pokedlg
SamoelBanner
Pokedlg
SauloeArthur
NKKF
orph
dutrabr100
acefogo
Fagner
Vans 123
amoraleite
Pokedlg
acefogo
dutrabr100
Pokedlg
dutrabr100
Pokedlg
savtoi
dragongirl
dutrabr100
Rangel Oblivion
dutrabr100
JoelMJunior
MarcosSchultz
dragongirl
dutrabr100
Ren Allen
Ren Allen
LucasGamerFx
SauloeArthur
NKKF
dutrabr100
SauloeArthur
Pokedlg
SauloeArthur
dutrabr100
Alexandre Santos
Pokedlg
starfreddybou69
diegopds
Super
dutrabr100
TIKO
dutrabr100
SauloeArthur
lesgoy
Fagner
Pokedlg
dutrabr100
Pokedlg
SauloeArthur
redPRO
glauco
Op3000
Pokedlg
JulioWinchester
SauloeArthur
SauloeArthur
Leozitu
Ren Allen
speedluk
SauloeArthur
BatataBugada54321
Pokedlg
Pokedlg
Ren Allen
Fagner
123
Pokedlg
macinhadeborracha
MRX
giowde
lesgoy
TIKO
Micco
Leonardo André
lesgoy
Moskeiro
Fagner
mama2401

[TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Ir em baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por jasondavin em Ter Fev 27, 2018 11:14 am

Olá galera...

Hoje vim postar um tutorial bem direto que várias pessoas tem dúvidas: Como integrar Unity + PHP + Mysql ?
Vou explicar em passos, colocando o trecho de código e dando uma breve resumida da lógica do algoritmo. Também não vou fazer a parte de UI no Unity pois não é o foco.

Tecnologias utilizadas:
- Appserv 8.6.0 (Servidor PHP) ~> Link aqui
- PHP 7.0
- Mysql 5.7

Script do banco de dados Mysql

Código:
CREATE DATABASE minhadb;
USE minhadb;

CREATE TABLE usuarios
(
    _id INT UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY,
    _username VARCHAR(25) NOT NULL UNIQUE,
    _password VARCHAR(25) NOT NULL
);


Lado servidor PHP


1. Criando arquivo de configuração



Código:
<?php
// Configuracoes mysql
DEFINE("HOST","127.0.0.1");
DEFINE("USER","root");
DEFINE("PASSWORD","teste");
DEFINE("DATABASE","minhadb");
?>


Esse código define constantes contendo o HOST (IP), usuário, senha do banco de dados e a database que será utilizada na conexão Mysql.


2. Criando classe de Conexão PDO com um banco de dados (não necessariamente Mysql, pois estamos tratando de conexão PDO)



Código:
<?php
if(!class_exists("Connector"))
{
   class Connector
   {
      private $con = NULL;

      public function __construct()
      {
         $this->connect();
      }

      protected function connect()
      {
         try {
            $this->con = new PDO("mysql:host=".HOST.";dbname=".DATABASE, USER, PASSWORD);
         }
         catch(PDOException $e)
         {
            die($e->getMessage());
         }
         return $this->con;
      }

      public function execute($sql)
      {
         return $sql->execute();
      }

      public function prepare($stmt)
      {
         return $this->con->prepare($stmt);
      }

      public function fetch($stmt)
      {
         return $stmt->fetch(PDO::FETCH_ASSOC);
      }

      public function numRow($stmt)
      {
         return $stmt->rowCount();
      }

      public function close() {
         try {
            $this->con = NULL;
         }
         catch(PDOException $e) {
            exit($e->getMessage());
         }
      }
   }
}
?>


Essa classe contem os métodos básicos e principais para conexão com um banco de dados e manipulação de instruções sql. Não vou me explicar muito sobre essa classe, mas se quiser dar uma olhada em um projeto de TCC que eu fiz no meu curso ~> FastTCC


3. Criando arquivos de registro e login


login.php
Código:
<?php
// Importando arquivos de configuracao e classe de conexao
require "config.php";
require "Connector.class.php";

$conn = new Connector();

// Declaracao da variavel que ira conter a mensagem de erro
$result = array(
    "error" => true,
    "message" => ""
);

// Verificando se existe variaveis POST
if(isset($_POST["username"], $_POST["password"]))
{
    // Prepara instrucao SQL
    $stmt = $conn->prepare("SELECT * FROM usuarios WHERE _username = ? AND _password = ?");
    // Configura os parametros da instrucao
    $stmt->bindValue(1, $_POST["username"], PDO::PARAM_STR);
    $stmt->bindValue(2, $_POST["password"], PDO::PARAM_STR);

    // Executa instrucao
    if($stmt->execute())
    {
          // Verifica se houve resultados da instrucao
          if($conn->numRow($stmt) > 0)
          {
              // Guarda o resultado
              $row = $conn->fetch($stmt);
              $result["error"] = false;
              $result["message"] = "login successful.";
              $result["_userid"] = (int)$row["_id"];
              $result["_username"] = $row["_username"];
          }
          else {
              $result["message"] = "user incorrect.";
          }
    }
    else {
          $result["message"] = "error in server.";
    }
}
else
{
    $result["message"] = "fill all fields.";
}

// Decodifica a variavel contendo a mensagem de erro para JSON
$result_json = json_encode($result);
// Fecha conexao Mysql
$conn->close();
// Retorna dados para o client
exit($result_json);
?>

register.php
Código:
<?php
require "config.php";
require "Connector.class.php";

$conn = new Connector();

$result = array(
    "error" => true,
    "message" => ""
);

if(isset($_POST["username"], $_POST["password"]))
{
    $stmt = $conn->prepare("INSERT INTO usuarios SET _username = ?, _password = ?");
    /*
    * Tambem podendo ser:
    * "INSERT INTO usuarios (_username,_password) VALUES (?,?)"
    */
    $stmt->bindValue(1, $_POST["username"], PDO::PARAM_STR);
    $stmt->bindValue(2, $_POST["password"], PDO::PARAM_STR);

    if($stmt->execute())
    {
          $result["error"] = false;
          $result["message"] = "registered with success.";
    }
    else {
          $result["message"] = "not registered.";
    }
}
else
{
    $result["message"] = "fill all fields.";
}

$result_json = json_encode($result);
$conn->close();
exit($result_json);
?>

Os dois arquivos são bem parecidos, mudando apenas na instrução SQL e o tratamento das informações. Ambos importam o arquivo de configuração (citado no 1º passo) e a classe de conexão (citado no 2º passo). Verificam se existe as variáveis POST "username" e "password" para a construção da instrução SQL.
A instrução é executada e com as informações retornadas, é criada uma variável contendo o resultado da instrução e logo em seguida, é convertido em JSON e finalmente retornada para o cliente.

Lado cliente C#



Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Manager : MonoBehaviour {

    private void Start()
    {
        StartCoroutine("Register");
        StartCoroutine("Login");
    }

    IEnumerator Login()
    {
        // Criando formulario e configurando variaveis de parametro
        WWWForm form = new WWWForm();
        form.AddField("username", "jason"); // Parametro username
        form.AddField("password", "123");  // Parametro password

        // Chamando e enviando variaveis para uma URL
        WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);

        yield return www;

        // Verificando se nao houve erro na requisicao
        if(www.error == null)
        {
            // Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
            Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
            // Mostra a mensagem de retorno
            Debug.Log(jsonReturn.message);
        }
    }

    IEnumerator Register()
    {
        WWWForm form = new WWWForm();
        form.AddField("username", "jason");
        form.AddField("password", "123");

        WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);

        yield return www;

        if (www.error == null)
        {
            Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
            Debug.Log(jsonReturn.message);
        }
    }
}

// Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
[System.Serializable]
public class Message
{
    public string message;
    public bool error;
    public int _userid;
    public string _username;

    public static Message decodify(string _text)
    {
        return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
    }
}



Esse arquivo C# possui duas Coroutines e uma classe serializada.

Classe Message


Essa classe é criada com objetivo de converter o retorno do PHP (que é uma string no formato JSON) para um objeto em PHP.
Obs: os atributos criados nesta classe deve conter exatamente o mesmo nome das propriedades criada no PHP.

Coroutine Login & Register


Cria um WWWForm contendo os parâmetros username e password que são utilizados para fazer a instrução SQL no arquivo PHP. Tal formulário é enviado como parâmetro na chamada da URL pelo objeto WWW.
Depois de instanciado, é feito uma verificação se não houve erro na requisição. Caso não houver, é criado um objeto do tipo Message que converte as informações retornadas do PHP para um objeto em C#.

Ponto importante:

Caso você queira acessar um banco de dados externo, você deverá mudar apenas na URL passada na instância do Objeto WWW. Por exemplo:
Código:
WWW www = new WWW("http://seusite.com/sua_pasta/arquivo.php", form);


Caso este tutorial não foi claro o bastante (pois não sou bom em explicar) poste sua dúvida que tentarei responde-la.
jasondavin
jasondavin
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1279
REPUTAÇÃO : 16
Idade : 21
Áreas de atuação : Programação Web
GitHub : www.github.com/jasondavindev
Projeto: www.teamdev.pe.hu
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

http://jasondavin.xyz

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por fabriciorsz34 em Ter Fev 27, 2018 12:33 pm

Wow
fabriciorsz34
fabriciorsz34
Avançado
Avançado

PONTOS : 1939
REPUTAÇÃO : 25
Idade : 20
Áreas de atuação : C#,unity,cinema 4D, SketchUp

Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Dom3000 em Ter Fev 27, 2018 2:59 pm

muito bom parabens  Laughing
Dom3000
Dom3000
Programador

Masculino PONTOS : 3173
REPUTAÇÃO : 232
Idade : 25
Áreas de atuação : canal https://www.youtube.com/watch?v=yvmQEJUfbhQ
Page: https://www.facebook.com/BatlesofWorlds/

Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

https://www.instagram.com/battlesofworlds/?hl=pt-br

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Cezar2016 em Ter Fev 27, 2018 5:40 pm

Parabéns pelo tutorial.

Cezar2016
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1705
REPUTAÇÃO : 27
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Dom3000 em Qua Fev 28, 2018 9:33 am

tenho uma duvida tipo eu tenho um game quase pronto, mas é single uso C# normal, para eu fazer ele ser multiplayer vou ter que mudar os scripts dele?
Dom3000
Dom3000
Programador

Masculino PONTOS : 3173
REPUTAÇÃO : 232
Idade : 25
Áreas de atuação : canal https://www.youtube.com/watch?v=yvmQEJUfbhQ
Page: https://www.facebook.com/BatlesofWorlds/

Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

https://www.instagram.com/battlesofworlds/?hl=pt-br

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por NKKF em Qua Fev 28, 2018 2:10 pm

Sim, com certeza você terá que mudar muita coisa. Caso contrário, poderá ter problemas. Lembre-se de sempre fazer um BKUP do jogo singleplayer e do progresso dele.  :D
NKKF
NKKF
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 3290
REPUTAÇÃO : 526
Idade : 16
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) Aad8pUi

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Andeton em Ter Mar 27, 2018 7:13 am

bom tutorial, fiz algo assim há alguns meses mais em vez de usar PDO usei mysqli, e em vez de json usei xml

Andeton
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1433
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por amchacon em Ter Mar 27, 2018 9:02 pm

Muito bom. Eu mudaria apenas poucas coisas.

O campo password no banco, colocaria VARCHAR(255)
_password VARCHAR(255) NOT NULL
E adicionaria o campo '_status' como tinyint(1) para podermos rapidamente desativar um usuáro para que não possa mais logar.


E, no C#, antes de adicionar a senha no WWWForm, converteria para MD5. Assim, a senha já vai mais segura no pacote do POST.

amchacon
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1762
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Yan em Sab Maio 19, 2018 8:54 pm

Estou na duvida para configurar os  input fields.
Alguém pra explicar.

Yan
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1553
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Callyde Jr em Dom Maio 20, 2018 8:58 am

Se voce for usar input fields ele fica assim
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Manager : MonoBehaviour {
 
    public InputField InputUsername;//Adicione o input
    public InputField InputPassword;//Adicione o input
 

    private void Start()
    {
        StartCoroutine("Register");
        StartCoroutine("Login");
    }

    IEnumerator Login()
    {
        // Criando formulario e configurando variaveis de parametro
        WWWForm form = new WWWForm();
        form.AddField("username", InputUsername.text); // Parametro username
        form.AddField("password", InputPassword.text);   // Parametro password

        // Chamando e enviando variaveis para uma URL
        WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);

        yield return www;

        // Verificando se nao houve erro na requisicao
        if(www.error == null)
        {
            // Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
            Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
            // Mostra a mensagem de retorno
            Debug.Log(jsonReturn.message);
        }
    }

    IEnumerator Register()
    {
        WWWForm form = new WWWForm();
        form.AddField("username", InputUsername.text);
        form.AddField("password", InputPassword.text);

        WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);

        yield return www;

        if (www.error == null)
        {
            Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
            Debug.Log(jsonReturn.message);
        }
    }
}

// Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
[System.Serializable]
public class Message
{
    public string message;
    public bool error;
    public int _userid;
    public string _username;

    public static Message decodify(string _text)
    {
        return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
    }
}
Callyde Jr
Callyde Jr
Programador

Masculino PONTOS : 3739
REPUTAÇÃO : 437
Idade : 41
Áreas de atuação : Iniciante em modelagem Blender,Sketchup
Programador
Idealista

Meu Canal
https://www.youtube.com/ch
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

http://unnygames.000webhostapp.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Yan em Dom Maio 20, 2018 3:36 pm

Ainda não foi muito claro.
Sou iniciante.
Não sei como dizer para apertar no botão e logar só se as informações estiverem corretas.
O mesmo para o botão registrar.
Facilitaria usando o OnClick.

Yan
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1553
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Callyde Jr em Dom Maio 20, 2018 6:53 pm

Bom ele colocou tudo no start
Bom eu fiz umas alteraçoes no script mais acho que fica mais facil de enteder
Código:
using System.Collections;
    using System.Collections.Generic;
    using UnityEngine;
    using UnityEngine.UI;

    public class Manager : MonoBehaviour {
   
        public InputField InputUsername;//Adicione o input
        public InputField InputPassword;//Adicione o input
        public Text textoRetorno = null;//UI textpara aparecer o retorno
        public GameObject canvasLogin,canvasRegister;//Os canvas para separar
      
        private void Start()
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
        }
      
      public void Register()//ir para canvas registro
        {
            canvasRegister.SetActive(true);
            canvasLogin.SetActive(false);
      }
      public void ReturnToLogin()//ir para canvas login
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
      }
      
      public void LogarUsuario(){//Funçao para fazer login
       if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == ""){//Para nao cadrastar usuariosvazios
      textoRetorno.text = "Nao pode existir campo vasios";
      print("Nao pode existir campo vasios");
      return;
   }   
    StartCoroutine("Login");
   }
   public void registrarNovoUsuario()//Funçao para cadrato
    {
        if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == "")
        {
            textoRetorno.text = "Prencha todos os campos!";
            print("Prencha todos os campos!");
            return;
        }
        StartCoroutine("Register");
    }   
      

        IEnumerator Login()
        {
            // Criando formulario e configurando variaveis de parametro
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text); // Parametro username
            form.AddField("password", InputPassword.text);  // Parametro password

            // Chamando e enviando variaveis para uma URL
            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);

            yield return www;

            // Verificando se nao houve erro na requisicao
            if(www.error == null)
            {
                // Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                // Mostra a mensagem de retorno
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }

        IEnumerator Register()
        {
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text);
            form.AddField("password", InputPassword.text);

            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);

            yield return www;

            if (www.error == null)
            {
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }
    }

    // Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
    [System.Serializable]
    public class Message
    {
        public string message;
        public bool error;
        public int _userid;
        public string _username;

        public static Message decodify(string _text)
        {
            return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
        }
    }
Callyde Jr
Callyde Jr
Programador

Masculino PONTOS : 3739
REPUTAÇÃO : 437
Idade : 41
Áreas de atuação : Iniciante em modelagem Blender,Sketchup
Programador
Idealista

Meu Canal
https://www.youtube.com/ch
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

http://unnygames.000webhostapp.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Yan em Seg Maio 21, 2018 4:55 pm

Exelente estou conseguindo conectar ao banco de dado efetuando registro e fazendo login.
Porém... Tentei fazer com que quando aperto para logar vá para a outra cena e não consegui.
Utilizei algo como.
Código:
IEnumerator CarregarCena () {
      yield return new WaitForSeconds (3);
      Application.LoadLevel ("Nome da cena");
   }


mas quando colocava o
StartCoroutine (CarregaScene());
no
IEnumerator Login()
passava sem precisar de senha.
Como disse sou iniciante, script não é muito comigo, mas eu tento. É muita coisa de uma vez, fazer modelos, texturas, animações, scripts... Desculpa o incomodo. E muito obrigado por me ajudar. Olhando aprendi métodos.

Yan
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1553
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Callyde Jr em Seg Maio 21, 2018 6:51 pm

Use
Código:
using UnityEngine.SceneManagement;

SceneManager.LoadScene ("Login");//Para chamar a scene
Callyde Jr
Callyde Jr
Programador

Masculino PONTOS : 3739
REPUTAÇÃO : 437
Idade : 41
Áreas de atuação : Iniciante em modelagem Blender,Sketchup
Programador
Idealista

Meu Canal
https://www.youtube.com/ch
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

http://unnygames.000webhostapp.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Callyde Jr em Ter Maio 22, 2018 5:56 am

Para verificar o retorno e aplicar a passagem de scene voce tem que ver o retorno do PHP Veja no exemplo abaixo.
Código:
if( mensage == "registered with success" ){
      
      yield return new WaitForSeconds (5);
              SceneManager.LoadScene ("Login");
Callyde Jr
Callyde Jr
Programador

Masculino PONTOS : 3739
REPUTAÇÃO : 437
Idade : 41
Áreas de atuação : Iniciante em modelagem Blender,Sketchup
Programador
Idealista

Meu Canal
https://www.youtube.com/ch
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

http://unnygames.000webhostapp.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Diguinho em Dom Nov 03, 2019 3:14 pm

Primeira vez mechendo com php + mysql, Então o registro e login ta funcionando corretamente, Mas como eu faria se foste pra adcionar "Coins" via db ?, O codigo em si, OBS: já criei uma nova tabela chamada moedas na db, mas queria saber como fazer o player "Getar" e aparecer em um txt os "coins" ?
Diguinho
Diguinho
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 1191
REPUTAÇÃO : 15
Idade : 19
Áreas de atuação : Programação
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por FabioDev em Seg Jun 01, 2020 3:55 pm

Boa tarde amigos... obtenho o seguinte erro


 ArgumentException: JSON parse error: Invalid value.
UnityEngine.JsonUtility.FromJson[Message] (System.String json) (at C:/buildslave/unity/build/artifacts/generated/common/modules/JSONSerialize/JsonUtilityBindings.gen.cs:25)
Message.decodify (System.String _text) (at Assets/Scripts/Connection/Manager.cs:106)
Manager+<RegisterPlayer>c__Iterator1.MoveNext () (at Assets/Scripts/Connection/Manager.cs:89)
UnityEngine.SetupCoroutine.InvokeMoveNext (IEnumerator enumerator, IntPtr returnValueAddress) (at C:/buildslave/unity/build/Runtime/Export/Coroutines.cs:17)

FabioDev
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 568
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por gtcmcsgo em Seg Jun 01, 2020 6:12 pm

Muito show, desculpe a minha duvida, mas no caso o banco de dados é online ou local no celular da pessoa? estou querendo aprender a salvar em algum banco online, mas nao sei por onde começar.

gtcmcsgo
Avançado
Avançado

PONTOS : 821
REPUTAÇÃO : -3
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por FabioDev em Qua Jun 03, 2020 9:43 pm

@Callyde Jr escreveu:Bom ele colocou tudo no start
Bom eu fiz umas alteraçoes no script mais acho que fica mais facil de enteder
Código:
using System.Collections;
    using System.Collections.Generic;
    using UnityEngine;
    using UnityEngine.UI;

    public class Manager : MonoBehaviour {
    
        public InputField InputUsername;//Adicione o input
        public InputField InputPassword;//Adicione o input
        public Text textoRetorno = null;//UI textpara aparecer o retorno
        public GameObject canvasLogin,canvasRegister;//Os canvas para separar
      
        private void Start()
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
        }
      
      public void Register()//ir para canvas registro
        {
            canvasRegister.SetActive(true);
            canvasLogin.SetActive(false);
      }
      public void ReturnToLogin()//ir para canvas login
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
      }
      
      public void LogarUsuario(){//Funçao para fazer login
       if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == ""){//Para nao cadrastar usuariosvazios
      textoRetorno.text = "Nao pode existir campo vasios";
      print("Nao pode existir campo vasios");
      return;
   }   
     StartCoroutine("Login");
   }
   public void registrarNovoUsuario()//Funçao para cadrato
    {
        if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == "")
        {
            textoRetorno.text = "Prencha todos os campos!";
            print("Prencha todos os campos!");
            return;
        }
        StartCoroutine("Register");
    }   
      

        IEnumerator Login()
        {
            // Criando formulario e configurando variaveis de parametro
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text); // Parametro username
            form.AddField("password", InputPassword.text);   // Parametro password

            // Chamando e enviando variaveis para uma URL
            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);

            yield return www;

            // Verificando se nao houve erro na requisicao
            if(www.error == null)
            {
                // Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                // Mostra a mensagem de retorno
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }

        IEnumerator Register()
        {
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text);
            form.AddField("password", InputPassword.text);

            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);

            yield return www;

            if (www.error == null)
            {
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }
    }

    // Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
    [System.Serializable]
    public class Message
    {
        public string message;
        public bool error;
        public int _userid;
        public string _username;

        public static Message decodify(string _text)
        {
            return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
        }
    }
é preciso trocar ou public void Register();
ou IEnumerator Register(); pois pode ocorrer erro!!

FabioDev
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 568
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por FabioDev em Qua Jun 03, 2020 9:50 pm

@Callyde Jr escreveu:Bom ele colocou tudo no start
Bom eu fiz umas alteraçoes no script mais acho que fica mais facil de enteder
Código:
using System.Collections;
    using System.Collections.Generic;
    using UnityEngine;
    using UnityEngine.UI;

    public class Manager : MonoBehaviour {
    
        public InputField InputUsername;//Adicione o input
        public InputField InputPassword;//Adicione o input
        public Text textoRetorno = null;//UI textpara aparecer o retorno
        public GameObject canvasLogin,canvasRegister;//Os canvas para separar
      
        private void Start()
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
        }
      
      public void Register()//ir para canvas registro
        {
            canvasRegister.SetActive(true);
            canvasLogin.SetActive(false);
      }
      public void ReturnToLogin()//ir para canvas login
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
      }
      
      public void LogarUsuario(){//Funçao para fazer login
       if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == ""){//Para nao cadrastar usuariosvazios
      textoRetorno.text = "Nao pode existir campo vasios";
      print("Nao pode existir campo vasios");
      return;
   }   
     StartCoroutine("Login");
   }
   public void registrarNovoUsuario()//Funçao para cadrato
    {
        if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == "")
        {
            textoRetorno.text = "Prencha todos os campos!";
            print("Prencha todos os campos!");
            return;
        }
        StartCoroutine("Register");
    }   
      

        IEnumerator Login()
        {
            // Criando formulario e configurando variaveis de parametro
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text); // Parametro username
            form.AddField("password", InputPassword.text);   // Parametro password

            // Chamando e enviando variaveis para uma URL
            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);

            yield return www;

            // Verificando se nao houve erro na requisicao
            if(www.error == null)
            {
                // Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                // Mostra a mensagem de retorno
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }

        IEnumerator Register()
        {
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text);
            form.AddField("password", InputPassword.text);

            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);

            yield return www;

            if (www.error == null)
            {
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }
    }

    // Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
    [System.Serializable]
    public class Message
    {
        public string message;
        public bool error;
        public int _userid;
        public string _username;

        public static Message decodify(string _text)
        {
            return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
        }
    }
você pode colocar dentro do if no Ienumerator: 
[list=linenums]
[*]if (www.error == null)
{
// Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
// Mostra a mensagem de retorno
Debug.Log(jsonReturn.message);

SceneManager.LoadScene("scenaAqui");


}

[/list]
não se esqueça de colocar a referência (using UnityEngine.SceneManagement;)

FabioDev
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 568
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum