SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Quero começa a desenvolver um jogo de luta porem eu queria aprender a faze
ajuda sobre skybox
Salvar objetos que foram destruidos entre cenas na unity
MEU SIMULADOR DE CARRO
Unity - SceneManager.LoadScene abre scene com objeto "vazio"
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
[RESOLVIDO] Ausencia da funçao NavMesh na Unity 2022.2.12
Interação com elementos UI
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY - 2
Roll Up Um jogo de aventura e desáfios
Terminologia da Unity em outras engines
Como criar a iluminação do Sol no Sistema Solar?
Conexão de lobby pelo OnConnectedToMaster
Problema na exportção de projeto unity
[RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto
Unity - Banco de Dados Online junto ao Jogo
Player virar para o inimigo(Prefab)
[TUTORIAL] Sistema De Save Game Ao Sair Da Fase
Problema de Sincronização de um objeto de um jogo multiplayer usa q Photon
Unity - Compartilhar meu Jogo
Alguém que manja do Google ADmob?
Unity - Avaliar meu Jogo
[RESOLVIDO] Destruir inimigo com o player.
Salvar e carregar dados na Unity de objetos prefabs sem sobrescrever os dad
Unity - Salvar os Dados do Jogador Online
Input.GetAxis() obedercer a orientação de um objeto.
ajuda com o sistema de drag and drop com controle no invetario
Como executar outros blocos fora do bloco static void Main()
Usando a biblioteca UnityEngine fora da Unity
Mixamo - Character Gratuito?
Touch mobile
Erro NullReferenceException Não consigo resolver
Criador de Sites Freelancer DISPONIVEL!!!
Unity - Não deixar o Jogador alterar o Jogo pelo regedit do pc?
Tiro com Botao UI (ME AJUDEM)
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
Vagas de programadores e modeladores para startup
Consigo herdar/ copiar parâmetros do animator da unity?
O que seriam os códigos-fonte?
[RESOLVIDO] Unity Vulkan - Out of memory! (allocating memory for image)
Unity Problema de Vírus
[TUTORIAL] Como fazer uma gota de água na Unity
Mirror ou Photon Pun 2 ??? para Mobile
Character Player Modular
Icones não aparecem na Interface da Unity
Verificar se player está posado em blogo
Logica para criar (Player, Inventario, Arma) - Mobile
Sistema de pegar passageiros
Trailer Final de O Labirinto II
Meu jogo não conecta no google play games
ALGUEM ME AJUDA PFV
Problema tentando inserir "Sprite"
Oferto Serviço Programação para Jogos
FAZER AÇÂO AO ENTRAR NO CAMPO DA CAMERA
[RESOLVIDO] QUEBRA DE LINHA NO PLACEHOLDER. Nao lembro como que faz
Unity - Qual o Limite Máximo de Linhas em um Script para q ele fique Leve?
movimento 2d
Alguém que ja publicou na steam pode me ajudar com isso?
Animação Unity toda bugada
UDaySurvival - Jogo de sobrevivência de mundo aberto para mobile!https://yo
Trailer do meu jogo O Labirinto II
Jogo Atisk (Trailer)
Adicionem meu jogo na lista de desejos
Discord!
Como executar a void de um outro scrypt
Shader não funciona no Unity URP
Jogo Mobile - Ultimate Flight Simulator - Real World SDK
Unity - FPS e CPU ???
Usar microfone na Unity
Jogo ficando escuro quando faço a Build pela cena menu
Dúvida sobre movimentação do personagem
[RESOLVIDO] ACESSAR SCRIPT DE OUTRO GAMEOBJECT
Para eu ter shader em meu projeto eu tenho que usar o hdrp ou o 3d padrao?
Rotate Camera Mobile
Sou modelador 3d (!!! Arquitetonico!!!) Disponivel !!!!!!
Preciso de alguém que saiba programação e Raycast
Servidor/cliente usando sockets
Assets carregados com addressables causando erro na versão "buildada"
Jogo multiplayer com salas - não vai para o lobby
Texto - Não escreve no 'play'. Clica mais não digita.
Câmera Não esta renderizando na segunda janela.
Movimento da Câmera No Android
[RESOLVIDO] - Unity não está mais funcionando o "Build and Run"
Precisa de modelador com ou sem experiência
Duvida com "mesclagem" de animação
Missoes Aparecerem aleatoriamente do nada
Dúvida pafra IOS
botoes não esta funcionando corretamente nem a fisica?
Duvida com NavMeshAgent
COMO AUMENTAR E DIMINUÍ A SENSIBILIDADE DO TOQUE POR CÓDICO (MOBILE)
A Licença da Unity só funciona se eu tiver Internet
Problema com OnTriggerEnter
Transparência ao colidir
bool para evitar de salvar frames repetido
Unity - Transições no AnimatorController rodando errado
problemas com "wall Jump" , atribuir força ao eixo X
Meu Jogo ja Esta Pronto! EXPERIMENTEM!!
JOSTICK NAO SE MOVE
botoes para mobile
Hoje à(s) 3:33 pm
Hoje à(s) 12:45 pm
Hoje à(s) 9:24 am
Ontem à(s) 9:02 pm
Ontem à(s) 1:37 pm
Ontem à(s) 9:47 am
Sáb Set 23, 2023 2:10 pm
Sáb Set 23, 2023 12:32 pm
Sex Set 22, 2023 9:01 pm
Qui Set 21, 2023 11:04 am
Qua Set 20, 2023 4:40 pm
Qua Set 20, 2023 9:15 am
Dom Set 17, 2023 12:17 pm
Sex Set 15, 2023 7:24 pm
Sex Set 15, 2023 5:41 pm
Sex Set 15, 2023 4:28 pm
Sex Set 15, 2023 10:56 am
Sex Set 15, 2023 10:15 am
Seg Set 11, 2023 11:43 am
Seg Set 11, 2023 11:31 am
Sáb Set 09, 2023 4:53 pm
Sáb Set 09, 2023 1:44 pm
Ter Set 05, 2023 11:12 pm
Ter Set 05, 2023 3:12 pm
Seg Set 04, 2023 11:53 pm
Seg Set 04, 2023 7:39 pm
Dom Set 03, 2023 9:47 pm
Sáb Set 02, 2023 11:53 am
Sex Set 01, 2023 2:21 pm
Qui Ago 31, 2023 8:19 pm
Qui Ago 31, 2023 6:15 pm
Qua Ago 30, 2023 11:21 am
Ter Ago 29, 2023 8:43 pm
Seg Ago 28, 2023 7:18 pm
Sáb Ago 26, 2023 4:49 pm
Sáb Ago 26, 2023 4:38 pm
Qui Ago 17, 2023 1:56 am
Qua Ago 16, 2023 10:21 pm
Seg Ago 14, 2023 12:28 pm
Dom Ago 06, 2023 5:24 pm
Dom Ago 06, 2023 10:58 am
Qui Ago 03, 2023 9:38 am
Qua Ago 02, 2023 8:20 am
Ter Ago 01, 2023 6:07 pm
Dom Jul 30, 2023 5:43 pm
Sáb Jul 29, 2023 7:24 pm
Qui Jul 27, 2023 9:27 am
Seg Jul 24, 2023 11:12 am
Seg Jul 24, 2023 12:44 am
Seg Jul 24, 2023 12:37 am
Seg Jul 24, 2023 12:17 am
Seg Jul 24, 2023 12:10 am
Qua Jul 19, 2023 11:37 am
Ter Jul 18, 2023 7:12 pm
Qua Jul 12, 2023 9:49 am
Ter Jul 11, 2023 8:58 am
Ter Jul 11, 2023 1:03 am
Seg Jul 10, 2023 9:10 pm
Sex Jul 07, 2023 4:14 pm
Ter Jul 04, 2023 12:11 am
Sex Jun 30, 2023 8:10 pm
Qui Jun 29, 2023 5:19 pm
Qui Jun 29, 2023 3:40 pm
Ter Jun 27, 2023 1:45 am
Seg Jun 19, 2023 11:03 am
Dom Jun 18, 2023 6:11 pm
Dom Jun 04, 2023 2:41 pm
Ter maio 30, 2023 7:28 pm
Ter maio 30, 2023 6:04 am
Seg maio 29, 2023 7:53 pm
Sáb maio 27, 2023 3:11 pm
Sex maio 26, 2023 4:59 pm
Sex maio 26, 2023 11:27 am
Qui maio 25, 2023 10:33 am
Sáb maio 20, 2023 12:25 pm
Ter maio 16, 2023 5:43 pm
Ter maio 16, 2023 5:42 pm
Ter maio 09, 2023 7:42 pm
Seg maio 08, 2023 7:13 am
Seg maio 08, 2023 6:38 am
Sáb maio 06, 2023 11:44 pm
Sáb maio 06, 2023 6:42 pm
Sáb maio 06, 2023 1:35 am
Qua maio 03, 2023 12:32 pm
Seg maio 01, 2023 8:51 pm
Dom Abr 30, 2023 8:49 pm
Dom Abr 30, 2023 5:06 pm
Sáb Abr 29, 2023 4:05 pm
Qui Abr 27, 2023 4:39 pm
Qui Abr 27, 2023 12:40 am
Ter Abr 25, 2023 5:33 pm
Ter Abr 25, 2023 10:23 am
Dom Abr 23, 2023 12:11 am
Sáb Abr 22, 2023 4:27 am
Sex Abr 21, 2023 11:38 pm
Sex Abr 21, 2023 10:21 pm
Qui Abr 20, 2023 4:57 pm
Qui Abr 20, 2023 12:28 pm
Qua Abr 19, 2023 3:03 pm



































































































[TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

+8
Yan
amchacon
Andeton
NKKF
Cezar2016
Dom3000
fabriciorsz34
jasondavin
12 participantes

Ir para baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por jasondavin Ter Fev 27, 2018 11:14 am

Olá galera...

Hoje vim postar um tutorial bem direto que várias pessoas tem dúvidas: Como integrar Unity + PHP + Mysql ?
Vou explicar em passos, colocando o trecho de código e dando uma breve resumida da lógica do algoritmo. Também não vou fazer a parte de UI no Unity pois não é o foco.

Tecnologias utilizadas:
- Appserv 8.6.0 (Servidor PHP) ~> Link aqui
- PHP 7.0
- Mysql 5.7

Script do banco de dados Mysql

Código:
CREATE DATABASE minhadb;
USE minhadb;

CREATE TABLE usuarios
(
    _id INT UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY,
    _username VARCHAR(25) NOT NULL UNIQUE,
    _password VARCHAR(25) NOT NULL
);


Lado servidor PHP


1. Criando arquivo de configuração



Código:
<?php
// Configuracoes mysql
DEFINE("HOST","127.0.0.1");
DEFINE("USER","root");
DEFINE("PASSWORD","teste");
DEFINE("DATABASE","minhadb");
?>


Esse código define constantes contendo o HOST (IP), usuário, senha do banco de dados e a database que será utilizada na conexão Mysql.


2. Criando classe de Conexão PDO com um banco de dados (não necessariamente Mysql, pois estamos tratando de conexão PDO)



Código:
<?php
if(!class_exists("Connector"))
{
   class Connector
   {
      private $con = NULL;

      public function __construct()
      {
         $this->connect();
      }

      protected function connect()
      {
         try {
            $this->con = new PDO("mysql:host=".HOST.";dbname=".DATABASE, USER, PASSWORD);
         }
         catch(PDOException $e)
         {
            die($e->getMessage());
         }
         return $this->con;
      }

      public function execute($sql)
      {
         return $sql->execute();
      }

      public function prepare($stmt)
      {
         return $this->con->prepare($stmt);
      }

      public function fetch($stmt)
      {
         return $stmt->fetch(PDO::FETCH_ASSOC);
      }

      public function numRow($stmt)
      {
         return $stmt->rowCount();
      }

      public function close() {
         try {
            $this->con = NULL;
         }
         catch(PDOException $e) {
            exit($e->getMessage());
         }
      }
   }
}
?>


Essa classe contem os métodos básicos e principais para conexão com um banco de dados e manipulação de instruções sql. Não vou me explicar muito sobre essa classe, mas se quiser dar uma olhada em um projeto de TCC que eu fiz no meu curso ~> FastTCC


3. Criando arquivos de registro e login


login.php
Código:
<?php
// Importando arquivos de configuracao e classe de conexao
require "config.php";
require "Connector.class.php";

$conn = new Connector();

// Declaracao da variavel que ira conter a mensagem de erro
$result = array(
    "error" => true,
    "message" => ""
);

// Verificando se existe variaveis POST
if(isset($_POST["username"], $_POST["password"]))
{
    // Prepara instrucao SQL
    $stmt = $conn->prepare("SELECT * FROM usuarios WHERE _username = ? AND _password = ?");
    // Configura os parametros da instrucao
    $stmt->bindValue(1, $_POST["username"], PDO::PARAM_STR);
    $stmt->bindValue(2, $_POST["password"], PDO::PARAM_STR);

    // Executa instrucao
    if($stmt->execute())
    {
          // Verifica se houve resultados da instrucao
          if($conn->numRow($stmt) > 0)
          {
              // Guarda o resultado
              $row = $conn->fetch($stmt);
              $result["error"] = false;
              $result["message"] = "login successful.";
              $result["_userid"] = (int)$row["_id"];
              $result["_username"] = $row["_username"];
          }
          else {
              $result["message"] = "user incorrect.";
          }
    }
    else {
          $result["message"] = "error in server.";
    }
}
else
{
    $result["message"] = "fill all fields.";
}

// Decodifica a variavel contendo a mensagem de erro para JSON
$result_json = json_encode($result);
// Fecha conexao Mysql
$conn->close();
// Retorna dados para o client
exit($result_json);
?>

register.php
Código:
<?php
require "config.php";
require "Connector.class.php";

$conn = new Connector();

$result = array(
    "error" => true,
    "message" => ""
);

if(isset($_POST["username"], $_POST["password"]))
{
    $stmt = $conn->prepare("INSERT INTO usuarios SET _username = ?, _password = ?");
    /*
    * Tambem podendo ser:
    * "INSERT INTO usuarios (_username,_password) VALUES (?,?)"
    */
    $stmt->bindValue(1, $_POST["username"], PDO::PARAM_STR);
    $stmt->bindValue(2, $_POST["password"], PDO::PARAM_STR);

    if($stmt->execute())
    {
          $result["error"] = false;
          $result["message"] = "registered with success.";
    }
    else {
          $result["message"] = "not registered.";
    }
}
else
{
    $result["message"] = "fill all fields.";
}

$result_json = json_encode($result);
$conn->close();
exit($result_json);
?>

Os dois arquivos são bem parecidos, mudando apenas na instrução SQL e o tratamento das informações. Ambos importam o arquivo de configuração (citado no 1º passo) e a classe de conexão (citado no 2º passo). Verificam se existe as variáveis POST "username" e "password" para a construção da instrução SQL.
A instrução é executada e com as informações retornadas, é criada uma variável contendo o resultado da instrução e logo em seguida, é convertido em JSON e finalmente retornada para o cliente.

Lado cliente C#



Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Manager : MonoBehaviour {

    private void Start()
    {
        StartCoroutine("Register");
        StartCoroutine("Login");
    }

    IEnumerator Login()
    {
        // Criando formulario e configurando variaveis de parametro
        WWWForm form = new WWWForm();
        form.AddField("username", "jason"); // Parametro username
        form.AddField("password", "123");  // Parametro password

        // Chamando e enviando variaveis para uma URL
        WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);

        yield return www;

        // Verificando se nao houve erro na requisicao
        if(www.error == null)
        {
            // Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
            Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
            // Mostra a mensagem de retorno
            Debug.Log(jsonReturn.message);
        }
    }

    IEnumerator Register()
    {
        WWWForm form = new WWWForm();
        form.AddField("username", "jason");
        form.AddField("password", "123");

        WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);

        yield return www;

        if (www.error == null)
        {
            Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
            Debug.Log(jsonReturn.message);
        }
    }
}

// Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
[System.Serializable]
public class Message
{
    public string message;
    public bool error;
    public int _userid;
    public string _username;

    public static Message decodify(string _text)
    {
        return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
    }
}



Esse arquivo C# possui duas Coroutines e uma classe serializada.

Classe Message


Essa classe é criada com objetivo de converter o retorno do PHP (que é uma string no formato JSON) para um objeto em PHP.
Obs: os atributos criados nesta classe deve conter exatamente o mesmo nome das propriedades criada no PHP.

Coroutine Login & Register


Cria um WWWForm contendo os parâmetros username e password que são utilizados para fazer a instrução SQL no arquivo PHP. Tal formulário é enviado como parâmetro na chamada da URL pelo objeto WWW.
Depois de instanciado, é feito uma verificação se não houve erro na requisição. Caso não houver, é criado um objeto do tipo Message que converte as informações retornadas do PHP para um objeto em C#.

Ponto importante:

Caso você queira acessar um banco de dados externo, você deverá mudar apenas na URL passada na instância do Objeto WWW. Por exemplo:
Código:
WWW www = new WWW("http://seusite.com/sua_pasta/arquivo.php", form);


Caso este tutorial não foi claro o bastante (pois não sou bom em explicar) poste sua dúvida que tentarei responde-la.
jasondavin
jasondavin
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 2255
REPUTAÇÃO : 16
Idade : 24
Áreas de atuação : Programação Web
GitHub : www.github.com/jasondavindev
Projeto: www.teamdev.pe.hu
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

http://jasondavin.xyz

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por fabriciorsz34 Ter Fev 27, 2018 12:33 pm

Wow
fabriciorsz34
fabriciorsz34
Avançado
Avançado

PONTOS : 2915
REPUTAÇÃO : 25
Idade : 23
Áreas de atuação : C#,unity,cinema 4D, SketchUp

Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Dom3000 Ter Fev 27, 2018 2:59 pm

muito bom parabens  Laughing
Dom3000
Dom3000
Programador

Masculino PONTOS : 4152
REPUTAÇÃO : 232
Idade : 27
Áreas de atuação : canal https://www.youtube.com/watch?v=yvmQEJUfbhQ
Page: https://www.facebook.com/BatlesofWorlds/

Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

https://www.instagram.com/battlesofworlds/?hl=pt-br

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Cezar2016 Ter Fev 27, 2018 5:40 pm

Parabéns pelo tutorial.

Cezar2016
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 2682
REPUTAÇÃO : 28
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Dom3000 Qua Fev 28, 2018 9:33 am

tenho uma duvida tipo eu tenho um game quase pronto, mas é single uso C# normal, para eu fazer ele ser multiplayer vou ter que mudar os scripts dele?
Dom3000
Dom3000
Programador

Masculino PONTOS : 4152
REPUTAÇÃO : 232
Idade : 27
Áreas de atuação : canal https://www.youtube.com/watch?v=yvmQEJUfbhQ
Page: https://www.facebook.com/BatlesofWorlds/

Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

https://www.instagram.com/battlesofworlds/?hl=pt-br

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por NKKF Qua Fev 28, 2018 2:10 pm

Sim, com certeza você terá que mudar muita coisa. Caso contrário, poderá ter problemas. Lembre-se de sempre fazer um BKUP do jogo singleplayer e do progresso dele.  :D
NKKF
NKKF
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 4394
REPUTAÇÃO : 574
Idade : 18
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Andeton Ter Mar 27, 2018 7:13 am

bom tutorial, fiz algo assim há alguns meses mais em vez de usar PDO usei mysqli, e em vez de json usei xml

Andeton
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 2409
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por amchacon Ter Mar 27, 2018 9:02 pm

Muito bom. Eu mudaria apenas poucas coisas.

O campo password no banco, colocaria VARCHAR(255)
_password VARCHAR(255) NOT NULL
E adicionaria o campo '_status' como tinyint(1) para podermos rapidamente desativar um usuáro para que não possa mais logar.


E, no C#, antes de adicionar a senha no WWWForm, converteria para MD5. Assim, a senha já vai mais segura no pacote do POST.

amchacon
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 2738
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Yan Sáb maio 19, 2018 8:54 pm

Estou na duvida para configurar os  input fields.
Alguém pra explicar.

Yan
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 2529
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Callyde Jr Dom maio 20, 2018 8:58 am

Se voce for usar input fields ele fica assim
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Manager : MonoBehaviour {
 
    public InputField InputUsername;//Adicione o input
    public InputField InputPassword;//Adicione o input
 

    private void Start()
    {
        StartCoroutine("Register");
        StartCoroutine("Login");
    }

    IEnumerator Login()
    {
        // Criando formulario e configurando variaveis de parametro
        WWWForm form = new WWWForm();
        form.AddField("username", InputUsername.text); // Parametro username
        form.AddField("password", InputPassword.text);   // Parametro password

        // Chamando e enviando variaveis para uma URL
        WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);

        yield return www;

        // Verificando se nao houve erro na requisicao
        if(www.error == null)
        {
            // Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
            Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
            // Mostra a mensagem de retorno
            Debug.Log(jsonReturn.message);
        }
    }

    IEnumerator Register()
    {
        WWWForm form = new WWWForm();
        form.AddField("username", InputUsername.text);
        form.AddField("password", InputPassword.text);

        WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);

        yield return www;

        if (www.error == null)
        {
            Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
            Debug.Log(jsonReturn.message);
        }
    }
}

// Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
[System.Serializable]
public class Message
{
    public string message;
    public bool error;
    public int _userid;
    public string _username;

    public static Message decodify(string _text)
    {
        return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
    }
}
Callyde Jr
Callyde Jr
Programador

Masculino PONTOS : 4720
REPUTAÇÃO : 442
Idade : 44
Áreas de atuação : Iniciante em modelagem Blender,Sketchup
Programador
Idealista

Meu Canal
https://www.youtube.com/ch
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

http://unnygames.000webhostapp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Yan Dom maio 20, 2018 3:36 pm

Ainda não foi muito claro.
Sou iniciante.
Não sei como dizer para apertar no botão e logar só se as informações estiverem corretas.
O mesmo para o botão registrar.
Facilitaria usando o OnClick.

Yan
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 2529
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Callyde Jr Dom maio 20, 2018 6:53 pm

Bom ele colocou tudo no start
Bom eu fiz umas alteraçoes no script mais acho que fica mais facil de enteder
Código:
using System.Collections;
    using System.Collections.Generic;
    using UnityEngine;
    using UnityEngine.UI;

    public class Manager : MonoBehaviour {
   
        public InputField InputUsername;//Adicione o input
        public InputField InputPassword;//Adicione o input
        public Text textoRetorno = null;//UI textpara aparecer o retorno
        public GameObject canvasLogin,canvasRegister;//Os canvas para separar
      
        private void Start()
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
        }
      
      public void Register()//ir para canvas registro
        {
            canvasRegister.SetActive(true);
            canvasLogin.SetActive(false);
      }
      public void ReturnToLogin()//ir para canvas login
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
      }
      
      public void LogarUsuario(){//Funçao para fazer login
       if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == ""){//Para nao cadrastar usuariosvazios
      textoRetorno.text = "Nao pode existir campo vasios";
      print("Nao pode existir campo vasios");
      return;
   }   
    StartCoroutine("Login");
   }
   public void registrarNovoUsuario()//Funçao para cadrato
    {
        if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == "")
        {
            textoRetorno.text = "Prencha todos os campos!";
            print("Prencha todos os campos!");
            return;
        }
        StartCoroutine("Register");
    }   
      

        IEnumerator Login()
        {
            // Criando formulario e configurando variaveis de parametro
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text); // Parametro username
            form.AddField("password", InputPassword.text);  // Parametro password

            // Chamando e enviando variaveis para uma URL
            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);

            yield return www;

            // Verificando se nao houve erro na requisicao
            if(www.error == null)
            {
                // Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                // Mostra a mensagem de retorno
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }

        IEnumerator Register()
        {
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text);
            form.AddField("password", InputPassword.text);

            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);

            yield return www;

            if (www.error == null)
            {
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }
    }

    // Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
    [System.Serializable]
    public class Message
    {
        public string message;
        public bool error;
        public int _userid;
        public string _username;

        public static Message decodify(string _text)
        {
            return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
        }
    }
Callyde Jr
Callyde Jr
Programador

Masculino PONTOS : 4720
REPUTAÇÃO : 442
Idade : 44
Áreas de atuação : Iniciante em modelagem Blender,Sketchup
Programador
Idealista

Meu Canal
https://www.youtube.com/ch
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

http://unnygames.000webhostapp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Yan Seg maio 21, 2018 4:55 pm

Exelente estou conseguindo conectar ao banco de dado efetuando registro e fazendo login.
Porém... Tentei fazer com que quando aperto para logar vá para a outra cena e não consegui.
Utilizei algo como.
Código:
IEnumerator CarregarCena () {
      yield return new WaitForSeconds (3);
      Application.LoadLevel ("Nome da cena");
   }


mas quando colocava o
StartCoroutine (CarregaScene());
no
IEnumerator Login()
passava sem precisar de senha.
Como disse sou iniciante, script não é muito comigo, mas eu tento. É muita coisa de uma vez, fazer modelos, texturas, animações, scripts... Desculpa o incomodo. E muito obrigado por me ajudar. Olhando aprendi métodos.

Yan
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 2529
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Callyde Jr Seg maio 21, 2018 6:51 pm

Use
Código:
using UnityEngine.SceneManagement;

SceneManager.LoadScene ("Login");//Para chamar a scene
Callyde Jr
Callyde Jr
Programador

Masculino PONTOS : 4720
REPUTAÇÃO : 442
Idade : 44
Áreas de atuação : Iniciante em modelagem Blender,Sketchup
Programador
Idealista

Meu Canal
https://www.youtube.com/ch
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

http://unnygames.000webhostapp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Callyde Jr Ter maio 22, 2018 5:56 am

Para verificar o retorno e aplicar a passagem de scene voce tem que ver o retorno do PHP Veja no exemplo abaixo.
Código:
if( mensage == "registered with success" ){
      
      yield return new WaitForSeconds (5);
              SceneManager.LoadScene ("Login");
Callyde Jr
Callyde Jr
Programador

Masculino PONTOS : 4720
REPUTAÇÃO : 442
Idade : 44
Áreas de atuação : Iniciante em modelagem Blender,Sketchup
Programador
Idealista

Meu Canal
https://www.youtube.com/ch
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

http://unnygames.000webhostapp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Diguinho Dom Nov 03, 2019 3:14 pm

Primeira vez mechendo com php + mysql, Então o registro e login ta funcionando corretamente, Mas como eu faria se foste pra adcionar "Coins" via db ?, O codigo em si, OBS: já criei uma nova tabela chamada moedas na db, mas queria saber como fazer o player "Getar" e aparecer em um txt os "coins" ?
Diguinho
Diguinho
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 2167
REPUTAÇÃO : 15
Idade : 22
Áreas de atuação : Programação
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por FabioDev Seg Jun 01, 2020 3:55 pm

Boa tarde amigos... obtenho o seguinte erro


 ArgumentException: JSON parse error: Invalid value.
UnityEngine.JsonUtility.FromJson[Message] (System.String json) (at C:/buildslave/unity/build/artifacts/generated/common/modules/JSONSerialize/JsonUtilityBindings.gen.cs:25)
Message.decodify (System.String _text) (at Assets/Scripts/Connection/Manager.cs:106)
Manager+<RegisterPlayer>c__Iterator1.MoveNext () (at Assets/Scripts/Connection/Manager.cs:89)
UnityEngine.SetupCoroutine.InvokeMoveNext (IEnumerator enumerator, IntPtr returnValueAddress) (at C:/buildslave/unity/build/Runtime/Export/Coroutines.cs:17)

FabioDev
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1544
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por gtcmcsgo Seg Jun 01, 2020 6:12 pm

Muito show, desculpe a minha duvida, mas no caso o banco de dados é online ou local no celular da pessoa? estou querendo aprender a salvar em algum banco online, mas nao sei por onde começar.

gtcmcsgo
Avançado
Avançado

PONTOS : 1797
REPUTAÇÃO : -3
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por FabioDev Qua Jun 03, 2020 9:43 pm

Callyde Jr escreveu:Bom ele colocou tudo no start
Bom eu fiz umas alteraçoes no script mais acho que fica mais facil de enteder
Código:
using System.Collections;
    using System.Collections.Generic;
    using UnityEngine;
    using UnityEngine.UI;

    public class Manager : MonoBehaviour {
    
        public InputField InputUsername;//Adicione o input
        public InputField InputPassword;//Adicione o input
        public Text textoRetorno = null;//UI textpara aparecer o retorno
        public GameObject canvasLogin,canvasRegister;//Os canvas para separar
      
        private void Start()
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
        }
      
      public void Register()//ir para canvas registro
        {
            canvasRegister.SetActive(true);
            canvasLogin.SetActive(false);
      }
      public void ReturnToLogin()//ir para canvas login
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
      }
      
      public void LogarUsuario(){//Funçao para fazer login
       if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == ""){//Para nao cadrastar usuariosvazios
      textoRetorno.text = "Nao pode existir campo vasios";
      print("Nao pode existir campo vasios");
      return;
   }   
     StartCoroutine("Login");
   }
   public void registrarNovoUsuario()//Funçao para cadrato
    {
        if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == "")
        {
            textoRetorno.text = "Prencha todos os campos!";
            print("Prencha todos os campos!");
            return;
        }
        StartCoroutine("Register");
    }   
      

        IEnumerator Login()
        {
            // Criando formulario e configurando variaveis de parametro
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text); // Parametro username
            form.AddField("password", InputPassword.text);   // Parametro password

            // Chamando e enviando variaveis para uma URL
            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);

            yield return www;

            // Verificando se nao houve erro na requisicao
            if(www.error == null)
            {
                // Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                // Mostra a mensagem de retorno
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }

        IEnumerator Register()
        {
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text);
            form.AddField("password", InputPassword.text);

            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);

            yield return www;

            if (www.error == null)
            {
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }
    }

    // Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
    [System.Serializable]
    public class Message
    {
        public string message;
        public bool error;
        public int _userid;
        public string _username;

        public static Message decodify(string _text)
        {
            return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
        }
    }
é preciso trocar ou public void Register();
ou IEnumerator Register(); pois pode ocorrer erro!!

FabioDev
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1544
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por FabioDev Qua Jun 03, 2020 9:50 pm

Callyde Jr escreveu:Bom ele colocou tudo no start
Bom eu fiz umas alteraçoes no script mais acho que fica mais facil de enteder
Código:
using System.Collections;
    using System.Collections.Generic;
    using UnityEngine;
    using UnityEngine.UI;

    public class Manager : MonoBehaviour {
    
        public InputField InputUsername;//Adicione o input
        public InputField InputPassword;//Adicione o input
        public Text textoRetorno = null;//UI textpara aparecer o retorno
        public GameObject canvasLogin,canvasRegister;//Os canvas para separar
      
        private void Start()
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
        }
      
      public void Register()//ir para canvas registro
        {
            canvasRegister.SetActive(true);
            canvasLogin.SetActive(false);
      }
      public void ReturnToLogin()//ir para canvas login
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
      }
      
      public void LogarUsuario(){//Funçao para fazer login
       if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == ""){//Para nao cadrastar usuariosvazios
      textoRetorno.text = "Nao pode existir campo vasios";
      print("Nao pode existir campo vasios");
      return;
   }   
     StartCoroutine("Login");
   }
   public void registrarNovoUsuario()//Funçao para cadrato
    {
        if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == "")
        {
            textoRetorno.text = "Prencha todos os campos!";
            print("Prencha todos os campos!");
            return;
        }
        StartCoroutine("Register");
    }   
      

        IEnumerator Login()
        {
            // Criando formulario e configurando variaveis de parametro
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text); // Parametro username
            form.AddField("password", InputPassword.text);   // Parametro password

            // Chamando e enviando variaveis para uma URL
            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);

            yield return www;

            // Verificando se nao houve erro na requisicao
            if(www.error == null)
            {
                // Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                // Mostra a mensagem de retorno
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }

        IEnumerator Register()
        {
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text);
            form.AddField("password", InputPassword.text);

            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);

            yield return www;

            if (www.error == null)
            {
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }
    }

    // Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
    [System.Serializable]
    public class Message
    {
        public string message;
        public bool error;
        public int _userid;
        public string _username;

        public static Message decodify(string _text)
        {
            return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
        }
    }
você pode colocar dentro do if no Ienumerator: 
[list=linenums]
[*]if (www.error == null)
{
// Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
// Mostra a mensagem de retorno
Debug.Log(jsonReturn.message);

SceneManager.LoadScene("scenaAqui");


}

[/list]
não se esqueça de colocar a referência (using UnityEngine.SceneManagement;)

FabioDev
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1544
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos