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[TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

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TUTORIAL [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por RenanMSV Sex Jul 01, 2016 5:15 pm

[TUTORIAL] Banco de dados || MySQL Mysql-host-is-not-allowed

Após o tutorial de SQLite que eu postei a algum tempo atrás, venho trazer agora o tutorial de banco de dados MySQL.

O banco de dados MySQL é um banco de dados online, que fica em um servidor. Portanto você precisará ter um host já contratado e ativo.
Você pode contratar um serviço pago ou um gratuito neste site: http://www.freesqldatabase.com/. Ou varios outros gratuitos na internet. Este foi só um exemplo.

Independente de qual você escolher lhe será dado um hostname, um nome de usuario, uma senha e talvez uma porta. E será com essas informações que você vai poder utilizar seu banco de dados em seus jogos.

Muito bem, ja tenho tudo isso. Vamos começar? Vamos.

Precisamos baixar o MySQL Connector neste site: http://dev.mysql.com/get/Downloads/Connector-Net/mysql-connector-net-5.0.9-noinstall.zip

Abra o zip e extraia o MySql.Data.dll que se encontra na pasta bin.

Crie uma pasta em seu Unity com o nome de Plugins e coloque a DLL lá.

Abra a pasta C:\Program Files\Unity\Editor\Data\Mono\lib\mono\2.0 ( depende de onde você instalou seu Unity ) e copie os arquivos I18N.dll e I18N.West.dll para a pasta Plugins do seu projeto do Unity.

Agora você TERA QUE IR em Build Settings > Player Settings > Optimization e selecionar .NET 2.0

Caso você tenha escolhido usar o banco de dados do freesqldatabase.com basta voce logar aqui http://www.phpmyadmin.co/ para ter acesso a uma interface de administração de seu banco de dados.
Caso você escolha outro provedor do serviço verifique que o método dele é diferente.
Mas todos provedores vão levar você ao PHP My Admin.

Muito, bem agora vamos aos codigos.

Dentro do PHP My Admin clique em seu banco de dados, clique em SQL e cole este código aqui:

Código:
CREATE TABLE IF NOT EXISTS `login_users` (
  `id_user` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  `name_user` varchar(255) NOT NULL,
  `pass_user` varchar(255) NOT NULL,
  `email_user` varchar(255) NOT NULL,
  PRIMARY KEY (`id_user`)
) ENGINE=MyISAM  DEFAULT CHARSET=utf8 AUTO_INCREMENT=3 ;


INSERT INTO `login_users` (`id_user`, `name_user`, `pass_user`, `email_user`) VALUES
(1, 'Usuario 1', 'senha123', 'asflasjf.com'),
(2, 'Usuario 2', 'senha321', 'asfhas@.com');

Clique em executar.

Com este código criamos uma tabela simples que guardará os usuarios de nosso jogo. Guardaremos nome, senha e email. Um ID será automaticamente criado para este usuario. Iremos nos basear sempre pelo ID do usuario para fazermos nossas requisições ao banco de dados.

Bem, feito isto podemos ir para o Unity.

Vejam aqui a string source usada para o MySQL se conectar: https://www.connectionstrings.com/mysql/

Crie um script C#:

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using MySql.Data.MySqlClient; // importamos a dll
using UnityEngine.UI;

public class MyDataTut : MonoBehaviour {
   public string Host; // host do seu banco de dados
   public string Pass;   // senha do seu banco de dados
   public string User;   // nome de usuario do seu banco de dados
   public string DataBaseName; // nome do seu banco de dados
   public string LoginTableName; // nome da tabela do seu banco de dados.
   private MySqlConnection connection; // declaramos a conexao que iremos utilizar. podemos utilizar centenas de conexoes juntas
   private string source;

   void Start () {
      source = "Server=" + Host + ";Database= " + DataBaseName + ";Uid=" + User + ";Pwd="+ Pass +";"; // Estamos criando a source string para conexoes MySQL
      if (ConectarBanco(source)){ // perguntamos ao jogo se ele pode conectar
         ListarTodosOsDados(connection);// pedimos para ele listar todos os dados existentes no banco
      }
   }
   bool ConectarBanco(string _source){
      print ("Criando conexao"); // Printamos que estamos criando a conexão
      connection = new MySqlConnection (_source); // criando a conexao
      print ("Abrindo conexao"); // Printamos que estamos abrindo a conexão
      try { // tente
         connection.Open (); // abrir a conexao
         print ("Conexao aberta");
         return true; // retorna verdadeiro
      }catch(System.Exception e){ // se não conseguir
         Debug.LogError (e); // mostre o erro no console
         return false; // e retorne falso
      }
   }
   void ListarTodosOsDados(MySqlConnection _conn){
      MySqlCommand cmd = _conn.CreateCommand(); // criamos um comando vazio na conexao passada
      cmd.CommandText = "SELECT * FROM " + LoginTableName; // colocamos uma requisicao sql no comando pertencente a esta conexao
      MySqlDataReader dados = cmd.ExecuteReader (); // executamos este comando na conexao passada
      while (dados.Read ()) { // enquanto houver dados
         print("Dados: " + "ID: " + dados ["id_user"] + ". UserName: " + dados ["name_user"] + ". Senha: " + dados ["pass_user"] + ". Email: " + dados ["email_user"]  + "\n"); // Mostramos estes dados
      }
      dados.Close(); // por fim fechamos a leitura e o comando
      dados = null;
      cmd.Dispose();
      cmd = null;
   }
   void OnApplicationQuit (){ // Se a aplicação for fechada
      connection.Close (); // Fechamos a conexao
      connection = null;
      print ("Database Fechado"); // Printamos que foi fechado
   }
}

Para se pegar os dados utilizamos dados[nome do campo no banco de dados]. Exemplo:

Código:

string PegarSenhaDoUsuarioPeloID(MySqlConnection _conn,int id){
   string retSt;
   MySqlCommand cmd = _conn.CreateCommand(); // criamos um comando vazio na conexao passada
   cmd.CommandText = "SELECT pass_user FROM " + LoginTableName + "where id_user =" + id; // pegamos a senha do usuario que tiver o id passado
   MySqlDataReader dados = cmd.ExecuteReader (); // executamos este comando na conexao passada
   if (dados.Read ()) { // como existe apenas 1 usuario por id não precisamos do while.
      print("Senha: " + dados[pass_user]); // Mostramos esta senha
      retSt = dados[pass_user]);
   }
   dados.Close(); // por fim fechamos a leitura e o comando
   dados = null;
   cmd.Dispose();
   cmd = null;
   return retSt;
}

No exemplo criamos um simples método que pode ser usado para saber a senha do usuario a partir de seu id.
E retornamos esta senha. Iriamos utilizar assim:

Código:

print(PegarSenhaDoUsuarioPeloID(connection,2)); // irá printar a senha
string senha = PegarSenhaDoUsuarioPeloID(connection,this.id); // irá atribuir a senha

Demais explicações estão no script.

Agora o resultado:

Console:
[TUTORIAL] Banco de dados || MySQL 33epilf

PHP My Admin:
[TUTORIAL] Banco de dados || MySQL Qn8jsk

Qualquer duvida mandem abaixo.

Até!


Última edição por RenanMSV em Sex Jul 01, 2016 8:52 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erro corrigido. Falha ao buscar por DLL.)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por Chilinger Sex Jul 01, 2016 6:48 pm

Irmao eu sei fazer igual o seu mas descobri pouco tempo depois que fazer em php e mas rapido

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por Guilherme_cj852 Sex Jul 01, 2016 8:29 pm

Na unity deu esse erro no script
Código:
Unhandled Exception: Mono.CSharp.InternalErrorException: Assets/Scripts/MyDataTut.cs(6,14): MyDataTut ---> Mono.CSharp.InternalErrorException: Assets/Scripts/MyDataTut.cs(12,33): MyDataTut.connection ---> System.IO.FileNotFoundException: Could not load file or assembly 'System.Drawing, Version=2.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=b03f5f7f11d50a3a' or one of its dependencies.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por RenanMSV Sex Jul 01, 2016 8:39 pm

Não é erro no banco de dados. Ocultei as informações para evitar de gente entrando.

Tente: Ir em Build Settings > Player Settings > Optimization e selecione .NET 2.0


Última edição por RenanMSV em Sex Jul 01, 2016 8:53 pm, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por Guilherme_cj852 Sex Jul 01, 2016 8:47 pm

@RenanMSV escreveu:Não é erro no banco de dados. Ocultei as informações para evitar de gente entrando.

Tente:

Ir em Build Settings > Player Settings > Optimization e selecione .NET 2.0
Ou ir na pasta  C:\Program Files\Unity\Editor\Data\Mono\lib\mono\2.0 e copiar o arquivo System.Data.dll para a pasta Plugins de seu projeto.

Volte aqui e diga qual funcionou, ou se não funcionou.
Mudei para .NET 2.0 e funcionou, vlw
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por RenanMSV Sex Jul 01, 2016 8:50 pm

Vi agora, esqueci de mencionar que precisa alterar isso. Ai as dll não precisam serem importadas.
Vou colocar isto no post. Obrigado.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por rafaelllsd Sex Jul 01, 2016 8:53 pm

Que massa, esse assunto é novo para mim mais acho bem legal, muito bom.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por Chilinger Qui Set 22, 2016 10:33 am

Renan fui a tras da resposta certa e vi que eu tinha falado algo erro pois se nao for c# a unity tem que buscar uma biblioteca fora entao demora mas logo banco com c# e mas rapido.

No meu nao estou conseguindo cadastrar e logar ao msm tempo com c# mysql so com php.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por Deiverson Seg Dez 05, 2016 3:23 pm

Tenho uma preocupação relacionada na comunicação com o banco de dados remoto, podemos melhorar isso aplicando uma criptografia para que os dados não seja interceptados facilmente durante a comunicação?

Teria como fazer essa comunicação criptografada usando alguma API do Unity? Usar um HTTPS (até um certificado digital não valido) ou fazer essa consulta no banco via Webservice?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por artplayer Seg Dez 05, 2016 5:19 pm

@Deiverson escreveu:Tenho uma preocupação relacionada na comunicação com o banco de dados remoto, podemos melhorar isso aplicando uma criptografia para que os dados não seja interceptados facilmente durante a comunicação?

Teria como fazer essa comunicação criptografada usando alguma API do Unity? Usar um HTTPS (até um certificado digital não valido) ou fazer essa consulta no banco via Webservice?

Por isso o ideal é você deixar que o servidor manipule o banco de dados e não a Unity em si. Você envia os dados via WWWforms pra uma página php com apenas os parâmetros definidos e deixa que o php faz a consulta retornando apenas o desejado.
Eu só trabalho com consultas desta forma, e só em jogos online, daí restrinjo o meu apache a aceitar conexões somente do servidor, impedindo que os forms sejam manipulados por usuários mau intencionados.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por Deiverson Seg Dez 05, 2016 6:03 pm

Sim, nesse caso você faz somente consultas, correto?

No caso da necessidade de sincronização de dados do cliente (podendo ser mobile ou pc) para servidor MySQL, qual seria uma solução do ponto de vista de uma arquitetura mais simples, para você conseguir inserir os dados remotos no banco? Webservice usando o PHP para inserir + algum outro mecanismo de criptografia?

Com o Apache HTTPD já da para garantir uma proteção maior evitando SQL Injection.

Minha preocupação seria na manipulação de dados envenenandos no POST, por que eu teria que sincronizar incluindo informações no banco de dados do servidor (não é Sql Injection e sim o jogador alterar por exemplo Level do personagem, que esta em 2, para 9999, alterar valores dos campos submetidos no form). Vou dar uma estudada nesse envio os dados via WWWforms, talvez já resolva.

Acho que pode depender muito mais da forma que está sendo projetado essa sincronização de dados, tanto de consumo do webservice como envio, no caso do envio que é mais complicado. Não sei se seria possivel ou bom encapsular os dados com criptografia um xml ou json (tambem não sei se o Unity suporta isso) e submeteria para o webservice descriptografar e fazer as atualizações no banco remoto. Talvez por HTTPS resolva essa questão de sincronização com segurança sem maiores problemas, vou dar uma verificada depois.


Última edição por Deiverson em Seg Dez 05, 2016 6:13 pm, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : Adicionando mais informações sobre sincronização...)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por artplayer Seg Dez 05, 2016 6:48 pm

@Deiverson escreveu:Sim, nesse caso você faz somente consultas, correto?

No caso da necessidade de sincronização de dados do cliente (podendo ser mobile ou pc) para servidor MySQL, qual seria uma solução do ponto de vista de uma arquitetura mais simples, para você conseguir inserir os dados remotos no banco? Webservice usando o PHP para inserir + algum outro mecanismo de criptografia?

Com o Apache HTTPD já da para garantir uma proteção maior evitando SQL Injection.

Minha preocupação seria na manipulação de dados envenenandos no POST, por que eu teria que sincronizar incluindo informações no banco de dados do servidor (não é Sql Injection e sim o jogador alterar por exemplo Level do personagem, que esta em 2, para 9999, alterar valores dos campos submetidos no form). Vou dar uma estudada nesse envio os dados via WWWforms, talvez já resolva.

Acho que pode depender muito mais da forma que está sendo projetado essa sincronização de dados, tanto de consumo do webservice como envio, no caso do envio que é mais complicado. Não sei se seria possivel ou bom encapsular os dados com criptografia um xml ou json (tambem não sei se o Unity suporta isso) e submeteria para o webservice descriptografar e fazer as atualizações no banco remoto. Talvez por HTTPS resolva essa questão de sincronização com segurança sem maiores problemas, vou dar uma verificada depois.

Foi uma das minhas primeiras preocupações quando comecei a usar WWWForms. Também sou um pouco paranoico com segurança, até contestei isso no fórum da Unity. Sempre fiquei me perguntando uma maneira de evitar que alguém manipule os dados do form que está sendo enviado. 
No final das contas, eu pensei em Ssh. Como eu disse, só preciso fazer isso em jogos online, oque é bem mais fácil de manter a segurança.


EDIT: Uma maneira eficaz de proteger os dados seria usar uma criptografia AES. Uma vez que ela usa uma chave secreta pra criptografar / descriptografar os dados, a única maneira de um hack conseguir a sua SecretKey seria descompilando o seu código. E, pra reforçar um pouco a segurança do código você poderia usar algum inibidor / ofuscador.


Última edição por artplayer em Seg Dez 05, 2016 7:27 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Sugestão de criptografia AES.)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por NyanHeavyBR Sex Abr 14, 2017 12:32 pm

No caso eu tenho um sistema de noticias que seria uma tabela com 3 campos: titulo da noticia, descrição e data, teria como usar esse sistema só para consultar esses dados e mostrar na Unity?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por MarcosSchultz Sex Abr 14, 2017 7:19 pm

yep
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por NyanHeavyBR Dom Abr 16, 2017 3:49 am

No caso do tutorial dele, ele insere as informações, eu quero é apenas verificar elas no banco de dados. como poderia fazer isso?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por MarcosSchultz Qua Abr 19, 2017 1:53 am

verificar no banco de dados? Assim como da pra setar valores da pra consultar ué O.o

Qual exatamente o problema?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por NyanHeavyBR Dom Abr 23, 2017 2:07 am

oh, não tinha reparado em uma parte do script que faria tudo dar certo! obrigado
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por fecirineu Sex Maio 05, 2017 8:57 am

@MarcosSchultz escreveu:verificar no banco de dados? Assim como da pra setar valores da pra consultar ué O.o

Qual exatamente o problema?
caraca tudo que eu queria muito obrigado Amigo.. Funcionou perfeitamente... você é 10

Disponibilizando o Servidor Mysql Grautito que eu usei caso a galera queira testar::::

http://www.freesqldatabase.com/

Ele possui acesso externo. Smile
Funcionou perfeitamente .. vlw
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por Pika Dom Maio 07, 2017 10:05 pm

No meu projeto deu o erro abaixo:
Assets/Database/MyDataTut.cs(12,10): error CS0012: The type `System.Data.Common.DbConnection' is defined in an assembly that is not referenced. Consider adding a reference to assembly `System.Data, Version=2.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=b77a5c561934e089'.

Me ajuda porfavor?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por fecirineu Dom Maio 07, 2017 11:28 pm

@Pika escreveu:No meu projeto deu o erro abaixo:
Assets/Database/MyDataTut.cs(12,10): error CS0012: The type `System.Data.Common.DbConnection' is defined in an assembly that is not referenced. Consider adding a reference to assembly `System.Data, Version=2.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=b77a5c561934e089'.

Me ajuda porfavor?

voce mudou no player setting para Versao  net 2.0?
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Mensagem por marcos4503 Dom Maio 07, 2017 11:34 pm

@Pika escreveu:No meu projeto deu o erro abaixo:
Assets/Database/MyDataTut.cs(12,10): error CS0012: The type `System.Data.Common.DbConnection' is defined in an assembly that is not referenced. Consider adding a reference to assembly `System.Data, Version=2.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=b77a5c561934e089'.

Me ajuda porfavor?

Amigo, se você ta usando o Unity 5.5 ou superior, você vai ter que ir la na sua pasta do unity, onde voce pegou a DLL I81N, e vai pegar a DLL "System.Data.dll" e vai copiar pro seu projeto! Feito isso, é sucesso! flws
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Mensagem por Callyde Jr Qui Maio 11, 2017 5:40 am

Crie uma pasta em seu Unity com o nome de Plugins
Coloque as Dll ( I18N.dll e I18N.West.dll e essas tambem System.Data.dll)
e no player setting para Versao  net 2.0
pronto vai funcionar.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por NKKF Qui Mar 15, 2018 4:34 pm

UP NESSE TÓPICO DELÍCIA, ISSO NÃO PODE MORRER NUNCA  Cheers Cheers Cheers Cheers
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Mensagem por ruanzikaad Qui Mar 15, 2018 4:39 pm

Souris escreveu:UP NESSE TÓPICO DELÍCIA, ISSO NÃO PODE MORRER NUNCA  Cheers Cheers Cheers Cheers
Muito bom

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Mensagem por ruanzikaad Qui Mar 15, 2018 5:24 pm

Souris escreveu:UP NESSE TÓPICO DELÍCIA, ISSO NÃO PODE MORRER NUNCA  Cheers Cheers Cheers Cheers
Você sabe que dá para criar um banco de dados direto no c# né ? sem usar php;

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por NKKF Qui Mar 15, 2018 5:31 pm

Sim, porém tem defeitos nisto.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por kaique2346 Ter Jul 10, 2018 1:09 pm

Galera estou recebendo o seguinte erro ao no console do unity

System.Collections.Generic.KeyNotFoundException: The given key was not present in the dictionary.
  at System.Collections.Generic.Dictionary`2[System.String,MySql.Data.MySqlClient.CharacterSet].get_Item (System.String key) [0x000a2] in


Quando vou ate o código diz que o erro refere a esta parte
Código:
Debug.LogError(e); // mostre o erro no console

mais eu não sei o que pode esta causando este erro alguém pode ajudar?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por BrunoHenRod Qua Out 03, 2018 2:15 pm

Boa tarde a todos!! 
Tenho uma duvida sobre esse tópico, tenho uma aplicação com Unity e MySql e no Pc roda normalmente abrindo o banco e consultando ( no editor do Unity ), mas no android ele cai na exceção e não conecta, desculpe se a pergunta é muito obvia mas sou iniciante em unity . Na pasta assets tenho o system.data.dll e o mysql.data.dll   , é necessario algum plugin?

Agradeço a atenção de todos !!!!!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por igorobm Qua Out 03, 2018 10:50 pm

@BrunoHenRod escreveu:Boa tarde a todos!! 
Tenho uma duvida sobre esse tópico, tenho uma aplicação com Unity e MySql e no Pc roda normalmente abrindo o banco e consultando ( no editor do Unity ), mas no android ele cai na exceção e não conecta, desculpe se a pergunta é muito obvia mas sou iniciante em unity . Na pasta assets tenho o system.data.dll e o mysql.data.dll   , é necessario algum plugin?

Agradeço a atenção de todos !!!!!
Primeiro seu mysql está hospedado na internet ou está local? e como vc e iniciante, só mandar os dados para o PHP não faz pela unity não, usa o método post e o get para enviar para o php, deixa esse processamento de conexão com o php pois a unity não e muito compatível com isso. Tem outros post no fórum ensinado isso.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por dazentt55 Sex Nov 09, 2018 11:32 pm

Estou com problemas, coloquei tudo, iniciei a Mysql.data e na hora de criar a conexao eu tenho esse erro:
Código:
MySql.Data.MySqlClient.MySqlException: Reading from the stream has failed. ---> System.IO.IOException: Read failure ---> System.Net.Sockets.SocketException: Foi forçado o cancelamento de uma conexão existente pelo host remoto

Alguem ajuda?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por dazentt55 Sab Nov 10, 2018 12:06 am

Resolvi o problema acima, era erro de versão do conector mysql

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por dazentt55 Sab Nov 10, 2018 2:10 am

Eu consigo fazer a conexão pelo localhost? se sim como eu faço para modificar a porta padrao?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por sabbath Qua Nov 14, 2018 5:47 pm

Tenho uma dúvida consigo conectar um jogo mobile direto ao bando mysql, assim como se faz no pc,
sem usar as classe WWW do unity?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por MarcosSchultz Sab Nov 17, 2018 11:08 pm

@sabbath escreveu:Tenho uma dúvida consigo conectar um jogo mobile direto ao bando mysql, assim como se faz no pc,
sem usar as classe WWW do unity?

Em um banco de dados local? ou na rede?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por sabbath Dom Nov 18, 2018 11:20 pm

@MarcosSchultz escreveu:
@sabbath escreveu:Tenho uma dúvida consigo conectar um jogo mobile direto ao bando mysql, assim como se faz no pc,
sem usar as classe WWW do unity?

Em um banco de dados local? ou na rede?

na rede usando a apk, no unity funciona

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por numb123 Seg Jan 28, 2019 4:09 pm

Função insert plxxxx
Distressed
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por Khrys Sex Maio 17, 2019 10:30 am

@numb123 escreveu:Função insert plxxxx
Distressed
Código:
INSERT INTO table_name (column1, column2, column3, ...)[size=16][/size]
VALUES (value1, value2, value3, ...);

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por LuccaGiffoni Qui Abr 22, 2021 5:45 pm

Fala devs!
Eu tô com uma dificuldade na hora de acessar o banco de dados, o Unity me pede para definir o SSL, e eu não sei como é que pode fazer isso?

Alguém tem alguma ideia?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por Pokedlg Qui Abr 22, 2021 5:54 pm

Em q linha? Manda seu código ou a linha
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por LuccaGiffoni Qui Abr 22, 2021 7:47 pm

@Pokedlg escreveu:Em q linha? Manda seu código ou a linha
A real, é que eu já consegui solucionar os problemas do SSL, eu simplesmente desativei o SSL dentro do meu database. Mas, assim que eu desativei, surgiu esse problema de que está dessincronizado com meu DB. Não sei como resolver...

Esse foi o erro:
MySql.Data.MySqlClient.MySqlException (0x80004005): Out of sync with server
  at MySql.Data.MySqlClient.NativeDriver.ReadOk (System.Boolean read) [0x00097] in <326e9aab93854e739606c3572c385a34>:0 
  at MySql.Data.MySqlClient.NativeDriver.AuthenticateNew () [0x000f6] in <326e9aab93854e739606c3572c385a34>:0 
  at MySql.Data.MySqlClient.NativeDriver.Authenticate () [0x00016] in <326e9aab93854e739606c3572c385a34>:0 
  at MySql.Data.MySqlClient.NativeDriver.Open () [0x002d1] in <326e9aab93854e739606c3572c385a34>:0 
  at MySql.Data.MySqlClient.Driver.Open () [0x0000b] in <326e9aab93854e739606c3572c385a34>:0 
  at MySql.Data.MySqlClient.Driver.Create (MySql.Data.MySqlClient.MySqlConnectionStringBuilder settings) [0x00022] in <326e9aab93854e739606c3572c385a34>:0 
  at MySql.Data.MySqlClient.MySqlPool.CreateNewPooledConnection () [0x00000] in <326e9aab93854e739606c3572c385a34>:0 
  at MySql.Data.MySqlClient.MySqlPool.GetPooledConnection () [0x00083] in <326e9aab93854e739606c3572c385a34>:0 
  at MySql.Data.MySqlClient.MySqlPool.TryToGetDriver () [0x00042] in <326e9aab93854e739606c3572c385a34>:0 
  at MySql.Data.MySqlClient.MySqlPool.GetConnection () [0x0001c] in <326e9aab93854e739606c3572c385a34>:0 
  at MySql.Data.MySqlClient.MySqlConnection.Open () [0x000f3] in <326e9aab93854e739606c3572c385a34>:0 
  at OpenConnection.ConectarBanco (System.String _source) [0x00024] in D:\Unity Docs\HoloLens Projects\MySQL Connection\Assets\Scripts\OpenConnection.cs:29 
UnityEngine.Debug:LogError(Object)
OpenConnection:ConectarBanco(String) (at Assets/Scripts/OpenConnection.cs:35)
OpenConnection:Start() (at Assets/Scripts/OpenConnection.cs:17)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por LuccaGiffoni Qui Abr 22, 2021 9:00 pm

Eu alterei um pouco o código e esse erro desapareceu ao usar "OpenAsync", mas ainda assim continua não funcionando e as funções para mostrar os dados não funcionam...
void Start()
    {
        // Server=unity-azure.mysql.database.azure.com; Port=3306; Database={your_database}; Uid=lucca@unity-azure; Pwd={your_password}; SslMode=Preferred;
        source = "Server=" + Host + "; Port=3306; Database=" + DataBaseName + ";Uid=" + User + ";Pwd=" + Pass; // Estamos criando a source string para conexoes MySQL

        print("Criando conexao"); // Printamos que estamos criando a conexão
        connection = new MySqlConnection(source); // criando a conexao
        print("Abrindo conexao"); // Printamos que estamos abrindo a conexão


        connection.OpenAsync(); // abrir a conexao
        print("Conexao aberta");
    }

    public void CallDatabase(MySqlConnection _conn)
    {
        MySqlCommand cmd = _conn.CreateCommand(); // criamos um comando vazio na conexao passada
        cmd.CommandText = "SELECT * FROM " + LoginTableName; // colocamos uma requisicao sql no comando pertencente a esta conexao
        MySqlDataReader dados = cmd.ExecuteReader(); // executamos este comando na conexao passada

        while (dados.Read())
        { // enquanto houver dados
            print("Dados: " + "ID: " + dados["cod_cli"] + ". UserName: " + dados["nome"] + ". Profissao: " + dados["profissao"] + ". CEP: " + dados["cep"] + "\n"); // Mostramos estes dados
        }
        dados.Close(); // por fim fechamos a leitura e o comando
        cmd.Dispose();
    }

    void OnApplicationQuit()
    { // Se a aplicação for fechada
        connection.Close(); // Fechamos a conexao
        connection = null;
        print("Database Fechado"); // Printamos que foi fechado
    }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por LuccaGiffoni Sex Abr 23, 2021 1:37 pm

Eu joguei o que eu estou alterando nesse código no GitHub pra poder ter mais gente trabalhando no código e identificando erros.
Se quiser dar uma olhada e ver o que estou fazendo de errado, e me ajudar (e bastante hahahah), é só acessar o repositório:
https://github.com/LuccaGiffoni/MySQLforUnity

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por LuccaGiffoni Sex Abr 23, 2021 11:46 pm

Fala devs!
(Sou eu de novo heheh)

Dessa vez eu consegui fazer as paradas funcionarem, mas surgiu um erro que eu não conheço. Alguém sabe como arrumar isso?
O projeto é meio urgente heheh

Valeu mesmo!
Segue o erro:

Código:
System.TypeInitializationException: The type initializer for 'MySql.Data.MySqlClient.Replication.ReplicationManager' threw an exception. ---> System.TypeInitializationException: The type initializer for 'MySql.Data.MySqlClient.MySqlConfiguration' threw an exception. ---> System.Configuration.ConfigurationErrorsException: Configuration system failed to initialize ---> System.PlatformNotSupportedException: Operation is not supported on this platform.
  at System.Configuration.ClientConfigPaths..ctor (System.String exePath, System.Boolean includeUserConfig) [0x00050] in <0e721f564ffa49e6b1d97ad7b9fda1f2>:0
  at System.Configuration.ClientConfigPaths.GetPaths (System.String exePath, System.Boolean includeUserConfig) [0x00018] in <0e721f564ffa49e6b1d97ad7b9fda1f2>:0
  at System.Configuration.ClientConfigurationHost.get_ConfigPaths () [0x0000a] in <0e721f564ffa49e6b1d97ad7b9fda1f2>:0
  at System.Configuration.ClientConfigurationHost.GetStreamName (System.String configPath) [0x0006d] in <0e721f564ffa49e6b1d97ad7b9fda1f2>:0
  at System.Configuration.ClientConfigurationHost.get_IsAppConfigHttp () [0x00000] in <0e721f564ffa49e6b1d97ad7b9fda1f2>:0
  at System.Configuration.Internal.DelegatingConfigHost.get_IsAppConfigHttp () [0x00006] in <0e721f564ffa49e6b1d97ad7b9fda1f2>:0
  at System.Configuration.ClientConfigurationSystem..ctor () [0x00051] in <0e721f564ffa49e6b1d97ad7b9fda1f2>:0
  at System.Configuration.ConfigurationManager.EnsureConfigurationSystem () [0x00024] in <0e721f564ffa49e6b1d97ad7b9fda1f2>:0
  --- End of inner exception stack trace ---
  at System.Configuration.ConfigurationManager.EnsureConfigurationSystem () [0x00060] in <0e721f564ffa49e6b1d97ad7b9fda1f2>:0
  at System.Configuration.ConfigurationManager.PrepareConfigSystem () [0x0000a] in <0e721f564ffa49e6b1d97ad7b9fda1f2>:0
  at System.Configuration.ConfigurationManager.GetSection (System.String sectionName) [0x0000a] in <0e721f564ffa49e6b1d97ad7b9fda1f2>:0
  at MySql.Data.MySqlClient.MySqlConfiguration..cctor () [0x00000] in <ca9a5c004c3044b3a5fad3f589c53f81>:0
  --- End of inner exception stack trace ---
  at MySql.Data.MySqlClient.Replication.ReplicationManager..cctor () [0x0001e] in <ca9a5c004c3044b3a5fad3f589c53f81>:0
  --- End of inner exception stack trace ---
  at MySql.Data.MySqlClient.MySqlConnection.Open () [0x00234] in <ca9a5c004c3044b3a5fad3f589c53f81>:0
  at OpenConnection.ConnectDB (System.String _source) [0x00024] in D:\Unity Docs\HoloLens Projects\MySQL for Unitt Schultz\Assets\OpenConnection.cs:38
UnityEngine.Debug:LogError(Object)
OpenConnection:ConnectDB(String) (at Assets/OpenConnection.cs:45)
OpenConnection:Start() (at Assets/OpenConnection.cs:19)

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