SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
[RESOLVIDO] Unity - Scrollbar não funciona
[TUTORIAL] AI que cria scripts para você, inclusive scripts para Unity !!!!
[RESOLVIDO] Animando Image na Unity não funciona
Aplicativo para IOS
Hospedar um jogo multiplay na itch.io
Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir
Script para detetectar o movimento do player
Alguém ajuda com um erro por favor? PSDImporter.cs
[RESOLVIDO] - Unity - Rotação da Câmera - Mathf.Clamp não funciona
Alterar textura .unity3d
Comportamento do movimento do inimigo. Sair do caminho e Fugir
Procuro uma equipe
Ajuda Com Sala de Jogo Multiplayer
COMO FAZER A PORTA ABRIR SÓ EMPURRANDO ELA COM O PLAYER?
Visual Studio - Vend os Scripts na Aba "Modo de Exibição de Classe" soltos
app fica fechendo após mobile notification
[RESOLVIDO] Controlar dois player dentro de um jogo multiplay usando mirror
Unity - O Jogo fecha quando vai abrir a Scene
[TUTORIAL] Mudando material
Procuro programador Unity para jogo 2D
AJUDA REALISTIC CAR CONTROLLER
Chama para isqueiro
[RESOLVIDO] Ajuda para destruir objeto
Unity - Sistema de Giro da Tela - Ajuda pfv!
Unity - Touch na Tela do Celular
Dawn Of Hell - Horror Game BR (2022-2023)
Unity - Jogo online ou offline?
ANIMAÇÃO INIMIGO ESTÁ INDO PRA TUDO QUANTO É LADO
[RESOLVIDO] Erro de Script no Android
Bundle Assets, Resources, e Addressables
Jogo online (qual a melhor opção?)
Dúvida sobre como criar o inimigo IA!
Unity dando pause no jogo a cada 4 segundos
bom dia amigos eu sou meio lego nos scripts será que alguem pode me ajudar
JOGO "CHALLENGE" FINALIZADO E DISPONÍVEL PARA BAIXAR.
error CS0246
[TUTORIAL]Como Chamar Um Método Usando Uma String como Parametro
[TUTORIAL] Sistema de FPS com Corpo
NullReferenceException: Object reference not set to an instance
dúvida ao criar subscription no play console
Unity - Scene Demorando pra abrir
Erro Slider de Cor
Alguem sabe que tipo de antena é essa ?
Encontrando um ponto de colisão.
Preciso de vocess! Coisinha simples mais me embananei. Meu primeiro game.
[TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?
push notification com firebase falha
PROCURO UMA EQUIPE - Pagamento VIA PIX
Testem Meu Novo Jogo WEBGL ANDROIDD
ajuste de tela automático de celular
como fazer um chat interativo offline?
Música grátis para Jogos Indies [Calma, Relaxante, Flauta e outras coisas]
PROCURO PROGRAMADOR EXPERIENTE PHOTON
problema com canvas ui button
Banco de dados em Unity v2021.3.4f1
Sistema de Yu-Gi-Oh! - LINK PARA DOWNLOAD 2023
Int de dinheiro fica com numeros negativos em vez de travar no "0"
UNITY - FORMAÇÃO DE EQUIPE
[TUTORIAL] Open World Project - Para Unity-
Tutorial + Kit Para Criar seu Game Multiplayer em 5 Minutos
Como fazer movimentação no estilo tunnel Rush
[RESOLVIDO] Ajuste de tela
Debugar erro ao fechar build do projeto
[RESOLVIDO] Como Suavizar transição de uma Animação pra outra
[RESOLVIDO] Fixar tamanho/resolução proporcional da janela da aplicação
Como faço pra chamar a funçao de um script em outro ?
[RESOLVIDO] Alterar variaveis de classes instanciadas no inspector
como fazer o objeto spawnar com uma cor aleatória dentre as que eu quero?
Blender-Cell Fracture - Juntar as Animações de Todos os Fragmentos em 1 só
Oque acham dessa pequena música?
Unity - Faz mal ou tem algum problema se usar mts Layers?
Drag and drop em um rect específico da UI
Inimigo mudar de animação
[RESOLVIDO] Texto aparecer tipo donkey kong
De 0 a 10, qual a chance de isso causar problemas legais ao vender o jogo?
Teaser do meu novo projeto, War land
SCRIPT QUE SALVA A CENA INTEIRA.
datebest.net - visit link to find love or quick sex !
[RESOLVIDO] Dropdown Salvar a Resolução da tela
[RESOLVIDO] Visual Studio - Como saber onde um método está sendo usado
Teste Chat Openai
Como alterar um GameObject dentro de uma array
Baixos Brasil - Jogo de Carro Brasileiro!
Erro il2cpp unity 2022
[RESOLVIDO] "Is Trigger" não funcionando
FORMAÇÃO DE EQUIPE UNITY 3D
Equipamento para usar no Cinemachine
[RESOLVIDO] Destruir objetos com o mesmo id
Salvar seleção do Toggle
Fiz uma música orquestral para uma batalha final contra um Boss
Como você foi Hackeado DENOVO!!!???
PROCURO UMA EQUIPE - Pagamento VIA Pix
PROCURO PROGRAMADOR EXPERIENTE EM MIRROR
Visual Studio - Como abrir um Script com determinada configuração?
Mover objeto no eixo y
EXPORTAR CENA EM FORMATO DE VIDEO?
LANÇAMENTO JOGO DE CARRO E MOTO PARA ANDROID
Como fazer um sistema para trocar musica da cena com DROPDOWN?
SOU MODELADOR
Qui Mar 23, 2023 4:52 pm
Ter Mar 21, 2023 11:20 pm
Ter Mar 21, 2023 8:52 pm
Ter Mar 21, 2023 4:00 pm
Sáb Mar 18, 2023 8:41 pm
Sáb Mar 18, 2023 4:35 pm
Sex Mar 17, 2023 3:12 pm
Sex Mar 17, 2023 1:24 pm
Seg Mar 13, 2023 10:45 pm
Seg Mar 13, 2023 9:48 pm
Seg Mar 13, 2023 8:24 pm
Seg Mar 13, 2023 7:17 pm
Dom Mar 12, 2023 10:27 pm
Dom Mar 12, 2023 7:22 pm
Sex Mar 10, 2023 8:26 pm
Sex Mar 10, 2023 8:00 pm
Qui Mar 09, 2023 9:05 am
Ter Mar 07, 2023 2:27 pm
Sex Mar 03, 2023 6:47 pm
Sex Mar 03, 2023 12:01 am
Qui Mar 02, 2023 4:00 pm
Qui Mar 02, 2023 1:35 pm
Qua Mar 01, 2023 5:47 pm
Qua Mar 01, 2023 2:11 am
Seg Fev 27, 2023 11:08 pm
Seg Fev 27, 2023 7:19 pm
Dom Fev 26, 2023 11:49 pm
Dom Fev 26, 2023 8:29 pm
Dom Fev 26, 2023 7:47 pm
Dom Fev 26, 2023 7:46 pm
Dom Fev 26, 2023 6:08 pm
Sáb Fev 25, 2023 8:16 pm
Seg Fev 13, 2023 7:02 pm
Seg Fev 13, 2023 2:44 am
Dom Fev 12, 2023 9:57 pm
Dom Fev 12, 2023 2:19 pm
Sáb Fev 11, 2023 1:01 pm
Sex Fev 10, 2023 11:14 pm
Sex Fev 10, 2023 8:18 pm
Sex Fev 10, 2023 7:46 pm
Qui Fev 09, 2023 11:29 pm
Qui Fev 09, 2023 11:01 pm
Qui Fev 09, 2023 5:42 pm
Qua Fev 08, 2023 2:20 pm
Ter Fev 07, 2023 11:47 pm
Seg Fev 06, 2023 8:24 pm
Seg Fev 06, 2023 5:40 pm
Dom Fev 05, 2023 12:53 am
Sáb Fev 04, 2023 3:42 pm
Sáb Fev 04, 2023 2:29 pm
Sáb Fev 04, 2023 12:07 am
Sex Fev 03, 2023 10:53 pm
Sex Fev 03, 2023 10:28 pm
Qui Fev 02, 2023 7:52 pm
Qui Fev 02, 2023 8:49 am
Qua Fev 01, 2023 5:56 pm
Ter Jan 31, 2023 1:00 am
Dom Jan 29, 2023 11:12 pm
Sáb Jan 28, 2023 6:50 pm
Sex Jan 27, 2023 8:52 pm
Sex Jan 27, 2023 4:53 am
Qui Jan 26, 2023 10:56 pm
Dom Jan 22, 2023 11:53 am
Dom Jan 22, 2023 3:33 am
Sáb Jan 21, 2023 3:27 pm
Sáb Jan 21, 2023 2:15 pm
Sex Jan 20, 2023 4:30 pm
Sex Jan 20, 2023 2:15 pm
Qua Jan 18, 2023 10:19 pm
Qua Jan 18, 2023 9:47 am
Ter Jan 17, 2023 10:52 pm
Ter Jan 17, 2023 4:08 pm
Ter Jan 17, 2023 2:45 pm
Seg Jan 16, 2023 7:20 pm
Seg Jan 16, 2023 12:18 pm
Dom Jan 15, 2023 3:02 pm
Sáb Jan 14, 2023 7:02 pm
Sex Jan 13, 2023 8:29 am
Qui Jan 12, 2023 5:15 am
Qui Jan 12, 2023 2:31 am
Qua Jan 11, 2023 1:33 pm
Ter Jan 10, 2023 11:55 am
Ter Jan 10, 2023 10:58 am
Ter Jan 10, 2023 3:04 am
Seg Jan 09, 2023 10:43 pm
Seg Jan 09, 2023 6:30 am
Seg Jan 09, 2023 3:18 am
Seg Jan 09, 2023 2:32 am
Sáb Jan 07, 2023 5:55 pm
Sáb Jan 07, 2023 4:01 pm
Sáb Jan 07, 2023 1:38 pm
Sex Jan 06, 2023 9:15 am
Sex Jan 06, 2023 6:33 am
Qui Jan 05, 2023 5:27 pm
Qui Jan 05, 2023 2:50 pm
Qua Jan 04, 2023 3:07 pm
Qua Jan 04, 2023 9:19 am
Sáb Dez 31, 2022 4:38 pm
Sáb Dez 31, 2022 3:18 am



































































































Dano no inimigo

4 participantes

Ir para baixo

DÚVIDA Dano no inimigo

Mensagem por arnaldojunior Sex Nov 10, 2017 5:29 pm

Olá novamente, estou com problemas na hora de aplicar dano no meu inimigo. Ativo o capsule collider quando o player aperta o botão do mouse, mas meu script de averiguação não retorna positivo.

Código:



using System.Collections;

using System.Collections.Generic;

using UnityEngine;



public class Arma : MonoBehaviour {

    

    public string TipoArma;

    public bool PlayerAcertou;

    public float Dano;

    private bool Ativar;

    private float ContAcert;



    void Update ()

    {

        Ativar = GetComponentInParent<AtaqueDoPlayer> ().Atacando;

        if (Ativar == true) {

            this.GetComponent<CapsuleCollider> ().enabled = true;

        } else {

            this.GetComponent<CapsuleCollider> ().enabled = false;

        }

    }





    void OnTriggerEnter(Collider other)

    {

        if (other.gameObject.tag == "Esqueleto")

        {

            PlayerAcertou = true;

            ContAcert += Time.deltaTime;

            Dano = 15;



            if (ContAcert > 2)

            {

                PlayerAcertou = false;

            }

        }

        

        

        Debug.Log (other.tag);

        

    }

}



Tentei averiguar se era a tag errada, mas o log não retorna nenhuma mensagem.
Abaixo o script do ataque.

Código:



using System.Collections;

using System.Collections.Generic;

using UnityEngine;



public class AtaqueDoPlayer : MonoBehaviour {



    public bool Atacando;

    private float ContAtaqPlayer;

    public float TempEntrAtaqPlayer;

    public Animator AnimPlayer;



    // Use this for initialization

    void Start () 

    {

        ContAtaqPlayer = TempEntrAtaqPlayer;

        AnimPlayer.SetBool ("Atack", false);

    }

    

    // Update is called once per frame

    void Update () 

    {

        if (Input.GetMouseButton (0))

        {

            ContAtaqPlayer = TempEntrAtaqPlayer;

            Atacando = true;

            AnimPlayer.SetBool ("Atack", true);



        }



        if (ContAtaqPlayer > 0) 

        {

            ContAtaqPlayer -= Time.deltaTime;

        }



        if (ContAtaqPlayer <= 0) 

        {

            Atacando = false;

            AnimPlayer.SetBool ("Atack", false);

        }

    }

}




Esta tudo funcionando, menos a parte do OnTriggerEnter. Se alguém souber o motivo por favor me ajude. Aceito sugestões.
Obrigado

arnaldojunior
Membro
Membro

PONTOS : 2445
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : Dano no inimigo WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dano no inimigo

Mensagem por Phph09 Sex Nov 10, 2017 5:40 pm

o collider esta marcado como isTrigger?
Phph09
Phph09
Profissional
Profissional

Masculino PONTOS : 3182
REPUTAÇÃO : 240
Idade : 17
Respeito as regras : Dano no inimigo WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dano no inimigo

Mensagem por arnaldojunior Sex Nov 10, 2017 6:01 pm

Sim.

arnaldojunior
Membro
Membro

PONTOS : 2445
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : Dano no inimigo WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dano no inimigo

Mensagem por arnaldojunior Sex Nov 10, 2017 6:03 pm

O inimigo no caso possui rigidbody.

arnaldojunior
Membro
Membro

PONTOS : 2445
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : Dano no inimigo WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dano no inimigo

Mensagem por arnaldojunior Sáb Nov 11, 2017 7:24 pm

Olá eu alterei o código e acredito que ficou mais leve. Descobri que o prblema é o inimigo. Por algum motivo ele não acusa colisão, mas não uando coloco um boxcollider pra testar ele não enxerga o player... mais tare eu coloco os novos scripts para vcs opinarem, agora estou no celular.

arnaldojunior
Membro
Membro

PONTOS : 2445
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : Dano no inimigo WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dano no inimigo

Mensagem por arnaldojunior Qua Nov 15, 2017 11:22 pm

Trago o código que estou usando atualmente no meu sistema de dano. Vou testar contra um cubo e trago o resultado mais tarde.
Código:



using System;

using System.Collections;

using System.Collections.Generic;

using UnityEngine;



public class Arma : MonoBehaviour

{       

    public bool PlayerAcertou;

    public float Dano;

    private bool Ativar;

    private float ContAcert;



    void Update()

    {

        Ativacao();

    }



    public string TipoArma;



    private void Ativacao()

    {

        Ativar = GetComponentInParent<AtaqueDoPlayer>().Atacando;

        if (Ativar == true)

        {

            GetComponent<CapsuleCollider>().enabled = true;

            TipoArma = gameObject.tag;

            if (TipoArma == "Espada")

            {

                Dano = 15;

            }

        }

        else

        {

            GetComponent<CapsuleCollider>().enabled = false;

        }

    }



    void OnTriggerEnter(Collider other)

    {

        

        if (other.gameObject.CompareTag(tag: "Inimigo"))

        {

            PlayerAcertou = true;

            ContAcert += Time.deltaTime;

        }



        if (ContAcert > 3)

        {

            PlayerAcertou = false;

        }

        Debug.Log(message: "Espada acertou");

    }

}




Este é o código que coloquei na arma. Ainda não decidi se deixarei o teste para averiguar qual a tag da arma ou se farei um script para cada tipo de arma. O que seria mais leve?


Código:



using System.Collections;

using System.Collections.Generic;

using UnityEngine;



public class DadosInimigo : MonoBehaviour {



    public static float VidaDoInimigo = 100;

    public float VidaAtualInimigo;

    public GameObject Arma;



    // Use this for initialization

    void Awake ()

    {        

        VidaAtualInimigo = VidaDoInimigo;

    }

    

    // Update is called once per frame

    void Update ()

    {

        DanoRecebido();



    }



    private void DanoRecebido()

    {

        if (Arma.GetComponent<Arma>().PlayerAcertou == true)

        {

            VidaAtualInimigo = VidaAtualInimigo - GetComponent<Arma>().Dano;

        }

    }

}


 Aqui tenho um script para controlar o dano no inimigo. Tentei ser o mais simples possível para evitar erros. Aceito sugestões de como deixar o código mais leve.

arnaldojunior
Membro
Membro

PONTOS : 2445
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : Dano no inimigo WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dano no inimigo

Mensagem por recagonlei Qui Nov 16, 2017 9:54 am

arnaldojunior escreveu:Trago o código que estou usando atualmente no meu sistema de dano. Vou testar contra um cubo e trago o resultado mais tarde.
Código:



using System;

using System.Collections;

using System.Collections.Generic;

using UnityEngine;



public class Arma : MonoBehaviour

{       

    public bool PlayerAcertou;

    public float Dano;

    private bool Ativar;

    private float ContAcert;



    void Update()

    {

        Ativacao();

    }



    public string TipoArma;



    private void Ativacao()

    {

        Ativar = GetComponentInParent<AtaqueDoPlayer>().Atacando;

        if (Ativar == true)

        {

            GetComponent<CapsuleCollider>().enabled = true;

            TipoArma = gameObject.tag;

            if (TipoArma == "Espada")

            {

                Dano = 15;

            }

        }

        else

        {

            GetComponent<CapsuleCollider>().enabled = false;

        }

    }



    void OnTriggerEnter(Collider other)

    {

        

        if (other.gameObject.CompareTag(tag: "Inimigo"))

        {

            PlayerAcertou = true;

            ContAcert += Time.deltaTime;

        }



        if (ContAcert > 3)

        {

            PlayerAcertou = false;

        }

        Debug.Log(message: "Espada acertou");

    }

}




Este é o código que coloquei na arma. Ainda não decidi se deixarei o teste para averiguar qual a tag da arma ou se farei um script para cada tipo de arma. O que seria mais leve?


Código:



using System.Collections;

using System.Collections.Generic;

using UnityEngine;



public class DadosInimigo : MonoBehaviour {



    public static float VidaDoInimigo = 100;

    public float VidaAtualInimigo;

    public GameObject Arma;



    // Use this for initialization

    void Awake ()

    {        

        VidaAtualInimigo = VidaDoInimigo;

    }

    

    // Update is called once per frame

    void Update ()

    {

        DanoRecebido();



    }



    private void DanoRecebido()

    {

        if (Arma.GetComponent<Arma>().PlayerAcertou == true)

        {

            VidaAtualInimigo = VidaAtualInimigo - GetComponent<Arma>().Dano;

        }

    }

}


 Aqui tenho um script para controlar o dano no inimigo. Tentei ser o mais simples possível para evitar erros. Aceito sugestões de como deixar o código mais leve.
Umas dicas que dou são:
- Cacheie as classes que você utiliza, como a arma, o script de ataque, collider e tudo mais...  
- A variável TipoArma, vi que não é utilizada em ou lugar, a não ser um... Caso não utilize em outra classe, eu sugiro que não há necessidade de cachea-la...
- Variáveis, para não serem confundidas com classes, métodos ou outras coisas, é recomendada que utilize a primeira letra minúscula, para melhor organização...
- Uma outra bem legal, que onde tu utiliza:
Código:
  if (ContAcert > 3)
       PlayerAcertou = false;
Você pode trocar por apenas uma linha com esse método:
Código:
PlayerAcertou = ContAcert <= 3;

No caso eu mudei apenas os operadores, que denomina que caso seja menor ou igual a 3 será sempre igual...
Basicamente é isso, não testei seu code nem algo do tipo, por tempo, mas algumas dicas para te ajudar... Qualquer coisa estamos ai!
recagonlei
recagonlei
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 3027
REPUTAÇÃO : 185
Idade : 102
Áreas de atuação : ~Programação (C#, HTML, CSS3, Python)
~Modelagem
~Produtor musical
~Ex instrutor Schultz Games
Respeito as regras : Dano no inimigo WvDYdlf

http://stwodio.ga

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dano no inimigo

Mensagem por recagonlei Qui Nov 16, 2017 10:02 am

recagonlei escreveu:
arnaldojunior escreveu:Trago o código que estou usando atualmente no meu sistema de dano. Vou testar contra um cubo e trago o resultado mais tarde.
Código:



using System;

using System.Collections;

using System.Collections.Generic;

using UnityEngine;



public class Arma : MonoBehaviour

{       

    public bool PlayerAcertou;

    public float Dano;

    private bool Ativar;

    private float ContAcert;



    void Update()

    {

        Ativacao();

    }



    public string TipoArma;



    private void Ativacao()

    {

        Ativar = GetComponentInParent<AtaqueDoPlayer>().Atacando;

        if (Ativar == true)

        {

            GetComponent<CapsuleCollider>().enabled = true;

            TipoArma = gameObject.tag;

            if (TipoArma == "Espada")

            {

                Dano = 15;

            }

        }

        else

        {

            GetComponent<CapsuleCollider>().enabled = false;

        }

    }



    void OnTriggerEnter(Collider other)

    {

        

        if (other.gameObject.CompareTag(tag: "Inimigo"))

        {

            PlayerAcertou = true;

            ContAcert += Time.deltaTime;

        }



        if (ContAcert > 3)

        {

            PlayerAcertou = false;

        }

        Debug.Log(message: "Espada acertou");

    }

}




Este é o código que coloquei na arma. Ainda não decidi se deixarei o teste para averiguar qual a tag da arma ou se farei um script para cada tipo de arma. O que seria mais leve?


Código:



using System.Collections;

using System.Collections.Generic;

using UnityEngine;



public class DadosInimigo : MonoBehaviour {



    public static float VidaDoInimigo = 100;

    public float VidaAtualInimigo;

    public GameObject Arma;



    // Use this for initialization

    void Awake ()

    {        

        VidaAtualInimigo = VidaDoInimigo;

    }

    

    // Update is called once per frame

    void Update ()

    {

        DanoRecebido();



    }



    private void DanoRecebido()

    {

        if (Arma.GetComponent<Arma>().PlayerAcertou == true)

        {

            VidaAtualInimigo = VidaAtualInimigo - GetComponent<Arma>().Dano;

        }

    }

}


 Aqui tenho um script para controlar o dano no inimigo. Tentei ser o mais simples possível para evitar erros. Aceito sugestões de como deixar o código mais leve.
Umas dicas que dou são:
- Cacheie as classes que você utiliza, como a arma, o script de ataque, collider e tudo mais...  
- A variável TipoArma, vi que não é utilizada em ou lugar, a não ser um... Caso não utilize em outra classe, eu sugiro que não há necessidade de cachea-la...
- Variáveis, para não serem confundidas com classes, métodos ou outras coisas, é recomendada que utilize a primeira letra minúscula, para melhor organização...
- Uma outra bem legal, que onde tu utiliza:
Código:
  if (ContAcert > 3)
       PlayerAcertou = false;
Você pode trocar por apenas uma linha com esse método:
Código:
PlayerAcertou = ContAcert <= 3;

No caso eu mudei apenas os operadores, que denomina que caso seja menor ou igual a 3 será sempre igual...
Basicamente é isso, não testei seu code nem algo do tipo, por tempo, mas algumas dicas para te ajudar... Qualquer coisa estamos ai!
Desculpe o floop, mas não achei onde edita e tals...
Um pequeno erro:
No caso eu mudei apenas os operadores, que denomina que caso seja menor ou igual a 3 será sempre true, ao contrário(como no antigo, maior que 3) será false...
E vi também que o objeto Arma no segundo script, está pegando o script Arma nele, é mais fácil tu declarar o script direto...
recagonlei
recagonlei
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 3027
REPUTAÇÃO : 185
Idade : 102
Áreas de atuação : ~Programação (C#, HTML, CSS3, Python)
~Modelagem
~Produtor musical
~Ex instrutor Schultz Games
Respeito as regras : Dano no inimigo WvDYdlf

http://stwodio.ga

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dano no inimigo

Mensagem por arnaldojunior Qui Nov 16, 2017 5:13 pm

Obrigado pelas sugestões, ainda não tive tempo para testar, mas não entendi a ultima parte do que você disse:
"...vi também que o objeto Arma no segundo script, está pegando o script Arma nele, é mais fácil tu declarar o script direto..."

Quando testei meu script acusou um  erro exatamente nesta parte:

Código:
VidaAtualInimigo = VidaAtualInimigo - GetComponent<Arma>().Dano;

Acredito que eu tenha errado em algo exatamente na sintaxe. Agradeceria se pudessem me explicar o que esta errado, pois ainda sou um iniciante em C##.

arnaldojunior
Membro
Membro

PONTOS : 2445
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : Dano no inimigo WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dano no inimigo

Mensagem por recagonlei Qui Nov 16, 2017 9:52 pm

arnaldojunior escreveu:Obrigado pelas sugestões, ainda não tive tempo para testar, mas não entendi a ultima parte do que você disse:
"...vi também que o objeto Arma no segundo script, está pegando o script Arma nele, é mais fácil tu declarar o script direto..."

Quando testei meu script acusou um  erro exatamente nesta parte:

Código:
VidaAtualInimigo = VidaAtualInimigo - GetComponent<Arma>().Dano;

Acredito que eu tenha errado em algo exatamente na sintaxe. Agradeceria se pudessem me explicar o que esta errado, pois ainda sou um iniciante em C##.

A sim... No caso eu quis dizer, que onde tu colocou 
Código:
  public GameObject Arma;

Você pode substituir por 
Código:
  public Arma m_arma;

E chamar depois assim:

Código:
if(m_arma.PlayerAcertou)

Que não há necessidade de pegar o component, já que foi declarado antes... E quando são valores do tipo bool, não precisa colocar == true, apenas declara do jeito acima para verdadeiro, ou coloque o "!" antes, se quiser falso, ex:

Código:
if(!m_arma.PlayerAcertou){
  Debug.Log("Value false");
}


No caso do erro, não vejo erros, tente assim, caso declare da forma que citei:
Código:
VidaAtualInimigo = (VidaAtualInimigo - m_arma.Dano);
recagonlei
recagonlei
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 3027
REPUTAÇÃO : 185
Idade : 102
Áreas de atuação : ~Programação (C#, HTML, CSS3, Python)
~Modelagem
~Produtor musical
~Ex instrutor Schultz Games
Respeito as regras : Dano no inimigo WvDYdlf

http://stwodio.ga

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dano no inimigo

Mensagem por arnaldojunior Seg Nov 20, 2017 12:10 am

Eu segui suas sugestões e quase tudo esta funcionando, mas percebi que meu sistema de dano pecava na parte de definir o dano. como eu estava tentando definir o dano diretamente na vida do inimigo, ele acabava tomando dano continuamente mesmo que eu atacasse apenas uma vez. Para resolver isso acredito que terei de contabilizar o dano no script da colisão, mas como este esta na arma estou tendo problemas para acessar a variável de vida do inimigo.
Não sei como faze-lo pois cada tipo de inimigo terá um valor e um script próprio. Não sei se posso torna-lo um script padrão com variável publica e alterar seu valor via Inspector para cada inimigo ou se existe um método melhor.

arnaldojunior
Membro
Membro

PONTOS : 2445
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : Dano no inimigo WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dano no inimigo

Mensagem por recagonlei Seg Nov 20, 2017 12:55 am

arnaldojunior escreveu:Eu segui suas sugestões e quase tudo esta funcionando, mas percebi que meu sistema de dano pecava na parte de definir o dano. como eu estava tentando definir o dano diretamente na vida do inimigo, ele acabava tomando dano continuamente mesmo que eu atacasse apenas uma vez. Para resolver isso acredito que terei de contabilizar o dano no script da colisão, mas como este esta na arma estou tendo problemas para acessar a variável de vida do inimigo.
Não sei como faze-lo pois cada tipo de inimigo terá um valor e um script próprio. Não sei se posso torna-lo um script padrão com variável publica e alterar seu valor via Inspector para cada inimigo ou se existe um método melhor.
No caso tu está checando toda hora no Update, por isso deve estar recebendo tanto dano assim... Em vez de passar o método lá, crie uma Coroutine para dar um delay e passe dentro do OnTriggerEnter, que ficará mais otimizado... Na questão dos inimigos, sim, o melhor criar um script para todos os inimigos, com variáveis editáveis de acordo com o prefab do mesmo...
recagonlei
recagonlei
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 3027
REPUTAÇÃO : 185
Idade : 102
Áreas de atuação : ~Programação (C#, HTML, CSS3, Python)
~Modelagem
~Produtor musical
~Ex instrutor Schultz Games
Respeito as regras : Dano no inimigo WvDYdlf

http://stwodio.ga

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dano no inimigo

Mensagem por arnaldojunior Qua Nov 22, 2017 11:19 pm

Obrigado. Consegui arrumar o sistema, tive de arrumar mais algumas coisinhas para evitar bugs, mas por enquanto esta tudo ok. estou implementando outros sistemas e assim que testar melhor o sistema de dano eu posto ele para referencia.

arnaldojunior
Membro
Membro

PONTOS : 2445
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : Dano no inimigo WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dano no inimigo

Mensagem por augustobrito Qua Nov 22, 2017 11:35 pm

Um sistema de vidas eficiente seria criar uma classe base de entidades que levam dano, essas entidades herdariam uma interface IDamageable, essa interface define o metodo de hit e o campo de vida. Depois, faca um sistema de Eventos usando Delegates como handlers e dispare o evento assim que o player morrer, notificando todas as classes inscritas no Evento, assim podendo atualizar elas como por exemplo UI.

Dica: Pesquise sobre Delegates, Events, Interfaces e Herança.
augustobrito
augustobrito
Mestre
Mestre

Masculino PONTOS : 3393
REPUTAÇÃO : 161
Áreas de atuação : C#, C, C++, Python & JS.
Respeito as regras : Dano no inimigo WvDYdlf

http://augustobrit.github.io

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos