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Sáb Fev 11, 2023 1:01 pm



































































































Dúvida sobre movimentação do personagem

2 participantes

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DÚVIDA Dúvida sobre movimentação do personagem

Mensagem por Emanuel Sex maio 12, 2023 12:45 pm

Código:
public class CameraBehavior : MonoBehaviour
{
    public Transform target;
    public float smoothSpeed = 0.01f;
    public Vector3 offset;

    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
       
    }

    // Update is called once per frame
    void LateUpdate()
    {
        Vector3 desiredPosition = target.position + target.forward * offset.z + target.up * offset.y;
        Vector3 smoothedPosition = Vector3.Lerp(transform.position, desiredPosition, smoothSpeed);
        transform.position = smoothedPosition;

        transform.LookAt(target);
    }

}
Código:
public class PlayerBehavior : MonoBehaviour
{
    public float moveSpeed = 17f;
    private Animator anim;

    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        anim = GetComponent<Animator>();
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        PlayerMovement();
    }

    void PlayerMovement()
    {
        float horizontal = Input.GetAxis("Horizontal");
        float vertical = Input.GetAxis("Vertical");

        float movementAmount = Mathf.Abs(horizontal) + Mathf.Abs(vertical);
       
       
        var moveInput = new Vector3(horizontal, 0, vertical).normalized;

       
        if (movementAmount > 0)
        {
            anim.SetBool("Walking", true);
            transform.position += moveInput * moveSpeed * Time.deltaTime;
            transform.rotation = Quaternion.Slerp(transform.rotation, Quaternion.LookRotation(moveInput), 0.15f);
        }
        else
        {
            anim.SetBool("Walking", false);
        }
       
    }
 
}

Utilizo este dois Scripts para movimentação do personagem, um é de cameraSmooth para sempre estar atrás do personagem e outra pra andar com teclas W, A, S, D.

To com um problema que ele anda sempre na mesma direção se aperto W ou S ele anda apenas no EIXO Z do mundo.

Se aperto A ou D ele anda no EIXO X do mundo.

Tem como fazer o personagem andar pelo eixo dele? pq fica travado como se fosse um jogo top down e queria fazer um jogo parecido com super mario 64 onde o personagem pode andar em todas direções com o controle acompanhando.

Emanuel
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Respeito as regras : Dúvida sobre movimentação do personagem WvDYdlf

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DÚVIDA Re: Dúvida sobre movimentação do personagem

Mensagem por stratengine Sex maio 12, 2023 7:08 pm

eu alteraria essa linha:
var moveInput = new Vector3(horizontal, 0, vertical).normalized;
por:
var moveInput = (transform.forward*vertical)+(transform.right*horizontal);
assim ele vai gerar um vetor que aponta para a direção da soma dos 2 vetores, o vetor pra frente e o vetor pro lado. Frente e Lado relativos ao personagem.
stratengine
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Áreas de atuação : Programador Unity3D
https://www.youtube.com/channel/UCXlOcD
Respeito as regras : Dúvida sobre movimentação do personagem WvDYdlf

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DÚVIDA Re: Dúvida sobre movimentação do personagem

Mensagem por Emanuel Sáb maio 27, 2023 2:37 pm

stratengine escreveu:eu alteraria essa linha:
var moveInput = new Vector3(horizontal, 0, vertical).normalized;
por:
var moveInput = (transform.forward*vertical)+(transform.right*horizontal);
assim ele vai gerar um vetor que aponta para a direção da soma dos 2 vetores, o vetor pra frente e o vetor pro lado. Frente e Lado relativos ao personagem.
Consegue deixar também a rotação igual com 
Código:
transform.rotation = Quaternion.RotateTowards(transform.rotation, Quaternion.LookRotation(moveInput), 180f * Time.deltaTime);

Unica coisa que está faltando é fazer o personagem rodar 180º que nem o super mário? alguma dica? hehe

Emanuel
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DÚVIDA Re: Dúvida sobre movimentação do personagem

Mensagem por stratengine Sáb maio 27, 2023 3:11 pm

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