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[Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

4 participantes

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DÚVIDA [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por FerX95 Qui Fev 25, 2016 5:36 pm

Boa tarde pessoal, gostaria de saber como implementar movimentação de um personagem em 4 direções (esquerda, direita, cima e baixo) para game em 2D, fiz alguns testes aqui mas não obtive resultados satisfatórios, pois pressionando teclas como cima e esquerda jutas acarreta na movimentação diagonal. 😕


Última edição por FerX95 em Qui Fev 25, 2016 6:00 pm, editado 1 vez(es)
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por hellkiller Qui Fev 25, 2016 5:43 pm

Da uma olhada nesse tutor simples:
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por dfop02 Qui Fev 25, 2016 5:48 pm

seu game é em 2D ou 3D?
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por FerX95 Qui Fev 25, 2016 5:57 pm

dfop02 escreveu:seu game é em 2D ou 3D?

Me desculpem esqueci de mencionar isso, ele é 2D pessoal.
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por hellkiller Qui Fev 25, 2016 6:04 pm

Que tipo de jogo?
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por dfop02 Qui Fev 25, 2016 6:11 pm

FerX95 escreveu:
dfop02 escreveu:seu game é em 2D ou 3D?

Me desculpem esqueci de mencionar isso, ele é 2D pessoal.

Nesse caso você pode usar o script que eu mesmo escrevi, vou te passar, é bem básico, mas é pra você ter uma noção.

Código:

public Rigidbody2D PlayerRigidbody;


 void Update() {

             if (Input.GetKeyDown("a")){
                PlayerRigidbody.MovePosition(PlayerRigidbody.position - new Vector2(1, 0));
            }
            else if (Input.GetKeyDown("d")){
                PlayerRigidbody.MovePosition(PlayerRigidbody.position + new Vector2(1, 0));
            }
            else if (Input.GetKeyDown("w")){
                PlayerRigidbody.MovePosition(PlayerRigidbody.position + new Vector2(0, 1));
            }
            else if (Input.GetKeyDown("s")){
                PlayerRigidbody.MovePosition(PlayerRigidbody.position - new Vector2(0, 1));
            }
}
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por FerX95 Qui Fev 25, 2016 6:47 pm

dfop02 escreveu:
FerX95 escreveu:
dfop02 escreveu:seu game é em 2D ou 3D?

Me desculpem esqueci de mencionar isso, ele é 2D pessoal.

Nesse caso você pode usar o script que eu mesmo escrevi, vou te passar, é bem básico, mas é pra você ter uma noção.

Código:

public Rigidbody2D PlayerRigidbody;


 void Update() {

             if (Input.GetKeyDown("a")){
                PlayerRigidbody.MovePosition(PlayerRigidbody.position - new Vector2(1, 0));
            }
            else if (Input.GetKeyDown("d")){
                PlayerRigidbody.MovePosition(PlayerRigidbody.position + new Vector2(1, 0));
            }
            else if (Input.GetKeyDown("w")){
                PlayerRigidbody.MovePosition(PlayerRigidbody.position + new Vector2(0, 1));
            }
            else if (Input.GetKeyDown("s")){
                PlayerRigidbody.MovePosition(PlayerRigidbody.position - new Vector2(0, 1));
            }
}

Eu tinha feito algo muito parecido com o que vc apresentou, só que tinha mais linhas de código haha :D. Mas pelo que testei aqui a sua implementação também apresenta essa ação de mover na diagonal, pressione A e W junto, você vera que o objeto vai pra diagonal
Código:

if (Input.GetKeyDown (KeyCode.LeftArrow)) {
         player.transform.position = new Vector2 (player.transform.position.x - velocidade, player.transform.position.y);   
      }

      else if (Input.GetKeyDown (KeyCode.RightArrow)) {
         player.transform.position = new Vector2 (player.transform.position.x + velocidade, player.transform.position.y);
      }

      else if (Input.GetKeyDown (KeyCode.UpArrow)) {
         player.transform.position = new Vector2 (player.transform.position.x, player.transform.position.y + velocidade);   
      }

      else if (Input.GetKeyDown (KeyCode.DownArrow)) {
         player.transform.position = new Vector2 (player.transform.position.x, player.transform.position.y - velocidade);
      }
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por dfop02 Qui Fev 25, 2016 6:51 pm

Nesse caso, eu acho que adicionar um FreezeRotation ao seu personagem deve resolver, impossibilitando ele de realizar duas ações ao mesmo tempo, e indo apenas em uma direção.

A deia é proibir ele de mudar de direção até concluir a primeira =)
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por FerX95 Qui Fev 25, 2016 8:09 pm

hellkiller escreveu:Que tipo de jogo?
A movimentação é parecida com a do game The Legend of Zelda: A Link to the Past do Super Nintendo :D
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por FerX95 Qui Fev 25, 2016 8:56 pm

Boa noite pessoal, consegui implementar uma movimentação em 4 direções, não esta perfeita mas já é um bom começo, abaixo segue o código :lol!:  

Código:


float eixo_x = Input.GetAxisRaw ("Horizontal");
float eixo_y = Input.GetAxisRaw ("Vertical");

if(eixo_x == 0 && eixo_y == 0){
   player.velocity = new Vector2 (velocidade * eixo_x, velocidade * eixo_y);   
}

if(eixo_x < 0 || eixo_x > 0){
   player.velocity = new Vector2 (velocidade * eixo_x, 0);
}
       
if(eixo_y < 0 || eixo_y > 0){
   player.velocity = new Vector2 (0, velocidade * eixo_y);
}

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DÚVIDA Re: [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por yRenas Dom Jul 05, 2020 6:37 am

ta dando erro o script

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DÚVIDA Re: [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por FerX95 Dom Jul 05, 2020 2:05 pm

yRenas escreveu:ta dando erro o script

Olá yRenas! Acabei de testar o código aqui e para a minha surpresa ele ainda funciona, acredito que você tenha esquecido de criar duas variáveis no começo do script visto que eu não o publiquei por completo. Recomendo trabalhar com valores bem pequenos na velocidade, algo como 0.5 ou 1.5  Curti isso

Código:
[size=20]public [i]float[/i] velocidade;
[i]Rigidbody2D[/i] player;

[i]void[/i] Start()
{
    player = GetComponent<[i]Rigidbody2D[/i]>();
}

[i]void[/i] Update()
{
    [i]float[/i] eixo_x = Input.GetAxisRaw ("Horizontal");
    [i]float[/i] eixo_y = Input.GetAxisRaw ("Vertical");

    if(eixo_x == 0 && eixo_y == 0){
        player.velocity = new [i]Vector2[/i] (velocidade * eixo_x, velocidade * eixo_y);   
    }

    if(eixo_x < 0 || eixo_x > 0){
        player.velocity = new [i]Vector2[/i] (velocidade * eixo_x, 0);
    }
            
    if(eixo_y < 0 || eixo_y > 0){
        player.velocity = new [i]Vector2[/i] (0, velocidade * eixo_y);
    }
}[/size]
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