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COMO FAZER A PORTA ABRIR SÓ EMPURRANDO ELA COM O PLAYER?

3 participantes

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DÚVIDA COMO FAZER A PORTA ABRIR SÓ EMPURRANDO ELA COM O PLAYER?

Mensagem por Capo0529 Sáb Fev 25, 2023 10:02 pm

Opa, alguem sabe ou pode me ensinar como fazer isso? O jogo Stay Out Of The House o sistema de porta é assim, o player meio que tem q forçar ir pra frente pra porta ir abrindo sabe? Queria muit saber fazer isso mas não acho nada e os 2 videos que achei de gringo eles não usam script e não funiconou legal.
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DÚVIDA Re: COMO FAZER A PORTA ABRIR SÓ EMPURRANDO ELA COM O PLAYER?

Mensagem por Magnatah Dom Fev 26, 2023 9:46 am

Vê se esse script pode ter ajudar:

Código:
using UnityEngine;

public class Door : MonoBehaviour
{
    public float openForce = 5.0f; // Força necessária para abrir a porta
    public float openSpeed = 1.0f; // Velocidade de abertura da porta
    private bool isOpen = false; // Indica se a porta está aberta ou não
    private float currentForce = 0.0f; // Força atual aplicada à porta
    private Quaternion initialRotation; // Rotação inicial da porta

    void Start()
    {
        initialRotation = transform.rotation; // Salva a rotação inicial da porta
    }

    void Update()
    {
        // Verifica se a porta está fechada e se o jogador está tentando abri-la
        if (!isOpen && currentForce >= openForce)
        {
            // Calcula a nova rotação da porta
            Quaternion targetRotation = initialRotation * Quaternion.Euler(0, -90, 0);

            // Abre gradualmente a porta até a nova rotação
            transform.rotation = Quaternion.Slerp(transform.rotation, targetRotation, Time.deltaTime * openSpeed);

            // Verifica se a porta foi completamente aberta
            if (Quaternion.Angle(transform.rotation, targetRotation) < 1.0f)
            {
                isOpen = true;
            }
        }

        // Verifica se a porta está aberta e se o jogador não está mais forçando a abertura
        if (isOpen && currentForce < openForce)
        {
            // Calcula a nova rotação da porta
            Quaternion targetRotation = initialRotation;

            // Fecha gradualmente a porta até a nova rotação
            transform.rotation = Quaternion.Slerp(transform.rotation, targetRotation, Time.deltaTime * openSpeed);

            // Verifica se a porta foi completamente fechada
            if (Quaternion.Angle(transform.rotation, targetRotation) < 1.0f)
            {
                isOpen = false;
            }
        }

        // Reduz gradualmente a força aplicada à porta
        currentForce = Mathf.Lerp(currentForce, 0.0f, Time.deltaTime * 2.0f);
    }

    // Método chamado quando o jogador aplica força à porta
    public void ApplyForce(float force)
    {
        currentForce += force;
    }
}

Este script utiliza a variável openForce para definir a força necessária para abrir a porta e a variável openSpeed para definir a velocidade de abertura da porta. O método ApplyForce é chamado quando o jogador aplica força à porta e incrementa a variável currentForce.

Para permitir a alteração da força necessária para abrir a porta pela interface da Unity, você pode adicionar a variável openForce como um campo público na classe e ajustar seu valor diretamente no Inspector.


Exemplo de uso  do Método ApplyForce, Uma forma comum de fazer isso é adicionar o script Door ao objeto que representa a porta no seu jogo, e então usar o método GetComponent do Unity para obter uma referência a esse script em outro script. Por exemplo:
Código:
public class Player : MonoBehaviour
{
    public float pushForce = 10.0f; // Força que o jogador aplica à porta
    private Door door; // Referência ao script Door que controla a porta

    void Start()
    {
        // Obtém uma referência ao script Door que está no objeto da porta
        door = GetComponent<Door>();
    }

    void Update()
    {
        // Aplica força à porta quando o jogador pressiona a tecla de interação
        if (Input.GetKeyDown(KeyCode.Space))
        {
            door.ApplyForce(pushForce);
        }
    }
}

Neste exemplo, o script Player obtém uma referência ao script Door no objeto da porta no método Start, usando o método GetComponent. Em seguida, no método Update, o jogador pode aplicar força à porta quando pressionar a tecla de interação (no caso, a tecla Espaço) chamando o método ApplyForce do script Door, passando como argumento a força que o jogador deseja aplicar. Neste exemplo, a força é definida pela variável pushForce que pode ser ajustada no Inspector da Unity.
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DÚVIDA Re: COMO FAZER A PORTA ABRIR SÓ EMPURRANDO ELA COM O PLAYER?

Mensagem por Capo0529 Dom Fev 26, 2023 3:18 pm

Show! Eu to mexendo um pouco no script, ainda não funcionou mas tenho certeza que é pq eu sou meio leigo e estou entendendo ainda porém nesse ultimo script eu coloquei no player, como faço pra que ao invês de ele apertar espaço ele só encoste e empurre a porta como se estivesse empurrando com o corpo?
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DÚVIDA Re: COMO FAZER A PORTA ABRIR SÓ EMPURRANDO ELA COM O PLAYER?

Mensagem por Magnatah Dom Fev 26, 2023 3:42 pm

Recomendo aprender Lógica de Programação e Depois um curso básico de C# + unity.

Curso de Lógica de Programação (Gustavo Guanabara):
https://www.youtube.com/watch?v=8mei6uVttho&list=PLHz_AreHm4dmSj0MHol_aoNYCSGFqvfXV

Curso básico de C# e Unity (Marcos Schultz):
https://www.youtube.com/watch?v=FPBoOnan298&list=PL0TaCOFAHoO-Wpq6FuN9gwr7WAdPEKUnh


Sobre o seu problema acima, esse tutorial pode te ajudar:
Link: https://www.youtube.com/watch?v=uR2iJZdg6fc&list=PL0TaCOFAHoO9Zx6lG1R8EWTTfJ6DAz6oQ&index=9
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DÚVIDA Re: COMO FAZER A PORTA ABRIR SÓ EMPURRANDO ELA COM O PLAYER?

Mensagem por diegopds Dom Mar 12, 2023 7:22 pm

Capo0529 escreveu:Opa, alguem sabe ou pode me ensinar como fazer isso? O jogo Stay Out Of The House o sistema de porta é assim, o player meio que tem q forçar ir pra frente pra porta ir abrindo sabe? Queria muit saber fazer isso mas não acho nada e os 2 videos que achei de gringo eles não usam script e não funiconou legal.
Utilize o component HinjeJoint da propria unity, tem tudo que vc precisa lá.

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