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Como Abrir Porta do Carro (Capo,PortaMalas, Portas) Mirando Nelas

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DÚVIDA Como Abrir Porta do Carro (Capo,PortaMalas, Portas) Mirando Nelas

Mensagem por EricknhYT Seg Jan 18, 2021 10:28 am

Ola, estou precisando de Ajuda para Criar um sistema em que eu coloco a "mira" na tranca e Aperto Alguns Bototes "E"

e a porta abre o mesmo com o portamalas


"Ai voce pode falar mais isso e simples cria um collider e coloca ele en trigger" ........ 

nao nao e isso

EricknhYT
Avançado
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Respeito as regras : Como Abrir Porta do Carro (Capo,PortaMalas, Portas) Mirando Nelas WvDYdlf

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DÚVIDA Re: Como Abrir Porta do Carro (Capo,PortaMalas, Portas) Mirando Nelas

Mensagem por dutrabr100 Seg Jan 18, 2021 10:47 am

opa fiz isso recentemente, primeiramente:

1- não me baseei em nenhum tutorial, fiz usando os conhecimentos que tinha a disposição, então não sei se é a melhor forma de se fazer.



Como funciona:


Primeiramente Vamos Aos Objetos existentes na Cena:
1- Player: Possui um Script Que cuida da movimentação e interação
2- Porta: Possui 2 Scripts (Interagivel e Porta) e possui um Collider com tag: interagivel

Agora uma explicação extra sobre a porta:
Essa porta ela são uns 3 GameObjects
-Batente Da porta
-PivotDeRotação(o Collider Fica nesse aqui, foi posicionado na Macaneta é um box collider, assim como os 2 Scripts)
-Porta


Como Funciona:
1- Player: Aperta Botão > é Criado um RayCast na Direção Forward Apartir da câmera.
2- Se o Raycast Colidir com um GameObject Com Tag Intergivel Então: Executar UnityEvent Interagir do Script Interagivel do GameObject Colidido.
Código:
if (Input.GetKeyDown(KeyCode.Mouse0))
        {
            RaycastHit hit;
            string tag = "";
            if(Physics.Raycast(mainCam.transform.position,mainCam.transform.forward, out hit, 6f))
            {
              tag = hit.transform.tag;
               if (tag.Equals("Interagivel")) //interagir                {
                    hit.collider.transform.gameObject.GetComponent<Interagivel().interagir.Invoke();
            }



Agora uma Explicação sobre os Scripts:


Interagivel: 
Esse Script é bem pequeno e simples
Código:
public class Interagivel : MonoBehaviour
{
    public string Nome;
    public string acao;
    
    public UnityEvent interagir;
    
}
Olha só esse UnityEvent é como Nos Botoes Do Unity onde pelo Inspector tu pode definir um Método de outro Script (até mesmo de outro GameObject)

para saber mais:
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Events.UnityEvent.html


Porta
O Script Porta vai ter um Método AbreFecha() que val ser colocado no UnityEvent do Script Interagivel

esse metodo vai cuidar de Alternar o Estado da porta



Outra Coisa a se Levar Em Conta:
Não sei se viu todo meu video, mas quase tudo nele usa o Script Interagivel, e juntamente com Ele um Script Próprio, fiz ele pensando em ser Multiuso. 

O Telefone Usa o Interagivel e um Script Telefone
O Interruptor Sambem alem de um Script Interruptor
A Tv também...
Só os Itens que não eu Criei um Script Multiuso Item para eles... mas segue a Mesma Logica Usando o UnityEvent

Como funciona aquela UI que aparece o nome do Item para qual esta apontando:


é um Raycast que é chamado Periodicamente eu usei um InvokeRepeating, tambem poderia usar um Update, mas não achei necessário

quando esse Raycast Colide em um item ou um Interagivel:

caso Item ele pega o nome do item (Script Item)

caso Interagivel ele pega a acao (Scrip Interagivel)

e tem um tipo de hierarquia

senão tiver apontando para nada e tiver algo equipado ele pega a acao do item equipado (Script Item)

mesmo que esteja segurando e apontar para algo ele pega a ação ou nome do obj apontado

dutrabr100
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-Iniciante Em Unity
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