Pegar Objeto
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Pegar Objeto
Salveeee... queria saber se tem como eu vincular um objeto a outro dentro da Unity?
Resumindo: Eu tenho um personagem e uma taça, e quero q essa taça fique na mão do meu personagem como se ele a estivesse segurando, sera q tem como?
PS: LEMBRANDO Q EU NAO QUERO UMA MECANICA/SISTEMA PRA ISSO... EU JA TENHO AS ANIMAÇÕES SÓ QUERO QUE A TAÇA FIQUE PRESA A MAO PARA SEGUIR O MOVIMENTO DO PERSONAGEM
Resumindo: Eu tenho um personagem e uma taça, e quero q essa taça fique na mão do meu personagem como se ele a estivesse segurando, sera q tem como?
PS: LEMBRANDO Q EU NAO QUERO UMA MECANICA/SISTEMA PRA ISSO... EU JA TENHO AS ANIMAÇÕES SÓ QUERO QUE A TAÇA FIQUE PRESA A MAO PARA SEGUIR O MOVIMENTO DO PERSONAGEM
Magic D- Iniciante
- PONTOS : 782
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Re: Pegar Objeto
Coloque um event para no fim da animação setar o transform.parent do objeto, ser o transform da mão
transformObjeto.parent = transformMao;
transformObjeto.parent = transformMao;
Re: Pegar Objeto
Para tirar crie outro evento e sete o transformObjeto.parent= null
Assim ele n será Child de ninguém
Assim ele n será Child de ninguém
Re: Pegar Objeto
Não sei se eu entendi, mas eu nao quero q ele pegue a taça in game, eu quero q ele ja comece o jogo com a taça na mao
Magic D- Iniciante
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Re: Pegar Objeto
Mas caso seja isso mesmo, poderia me explicar como eu uso essas linhas de programação, eu meio q nao entendo muito sobre códigosstratengine escreveu:Para tirar crie outro evento e sete o transformObjeto.parent= null
Assim ele n será Child de ninguém
Magic D- Iniciante
- PONTOS : 782
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Re: Pegar Objeto
Para ja começar no jogo, arraste o objeto e vincule dentro do Bone/osso da mão, assim ele será Child/filho dele
Re: Pegar Objeto
E como eu faço? Ia ajudar muiiiiiito!!!
Foi mal mesmo, sou iniciante ainda :/
Foi mal mesmo, sou iniciante ainda :/
Magic D- Iniciante
- PONTOS : 782
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Re: Pegar Objeto
Boa noite
https://www.youtube.com/watch?v=Be4keudsNQQ&list=PLElaBbudSwhZWEBpR-Jlk7BKUw21PohgU&index=24
Adaptar pro que vc quer. Espero que ajude!
https://www.youtube.com/watch?v=Be4keudsNQQ&list=PLElaBbudSwhZWEBpR-Jlk7BKUw21PohgU&index=24
Adaptar pro que vc quer. Espero que ajude!
WLCS22- MembroAvançado
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Re: Pegar Objeto
Obrigado, mas gostaria de fzr isso dentro da Unity se possivelWLCS22 escreveu:Boa noite
https://www.youtube.com/watch?v=Be4keudsNQQ&list=PLElaBbudSwhZWEBpR-Jlk7BKUw21PohgU&index=24
Adaptar pro que vc quer. Espero que ajude!
Magic D- Iniciante
- PONTOS : 782
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Re: Pegar Objeto
Olha, eu quis fazer uma coisa parecida, mas aí só no Blender, pois mesmo que vc coloque a taça na mão do Personagem, fazer dele um Child do Personagem, não vai funcionar, quando o Personagem se mover, a mão vai ficar parada, não vai acompanhar.
Daí eu fiz a animação no Blender, mas estou tendo problemas dessa animação funcionar na Unity, inclusive fiz um tópico aqui https://www.schultzgames.com/t12649-do-blender-pra-unity-animacoes-nao-funcionam#79022, mas a turma ainda não falou nada
Daí eu fiz a animação no Blender, mas estou tendo problemas dessa animação funcionar na Unity, inclusive fiz um tópico aqui https://www.schultzgames.com/t12649-do-blender-pra-unity-animacoes-nao-funcionam#79022, mas a turma ainda não falou nada
WLCS22- MembroAvançado
- PONTOS : 1873
REPUTAÇÃO : 59
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Re: Pegar Objeto
Salvee, então eu sou bem iniciante nessa parte de programação, mas peguei um script que quando ele se aproximar da tag "Cubo" e se ele apertar a tecla ele vai dizer que o objeto ta como "kinematic"(ta no Rigidbody2D)
eu to tendo problema com esse codigo pq quero fazer uma coisa diferente, mas sei lá, pode te dar um norte.
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class GrabCubo : MonoBehaviour
{
public Transform grabDetect;
public Transform boxHolder;
public float rayDist;
// Update is called once per frame
void Update()
{
RaycastHit2D grabCheck = Physics2D.Raycast(grabDetect.position, Vector2.right * transform.localScale, rayDist);
if (grabCheck.collider != null && grabCheck.collider.tag == "Cubo")
{
if (Input.GetKey(KeyCode.E))
{
grabCheck.collider.gameObject.transform.parent = boxHolder;
grabCheck.collider.gameObject.transform.position = boxHolder.position;
grabCheck.collider.gameObject.GetComponent<Rigidbody2D>().isKinematic = true;
}
else
{
grabCheck.collider.gameObject.transform.parent = null;
grabCheck.collider.gameObject.GetComponent<Rigidbody2D>().isKinematic = false;
}
}
}
}
eu to tendo problema com esse codigo pq quero fazer uma coisa diferente, mas sei lá, pode te dar um norte.
MatheusTD- Iniciante
- PONTOS : 2367
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Idade : 26
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Re: Pegar Objeto
Eu nao sei se eu consegueria fazer no blender, pois é a taça é de um asset e o personagem do FUSE
Então, o lance é q eu nao crio jogos, eu uso a Unity pra criar animações 3D, eu nao entendo nada de codigos kkkk migrei direto do After pra Unity, queria ver o q eu conseguia fzr sem usar programação
Então, o lance é q eu nao crio jogos, eu uso a Unity pra criar animações 3D, eu nao entendo nada de codigos kkkk migrei direto do After pra Unity, queria ver o q eu conseguia fzr sem usar programação
Magic D- Iniciante
- PONTOS : 782
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Re: Pegar Objeto
Pois se caso vc conseguir, me fala pfv!
Meus Personagens também fiz no fuse. Os riguei e animei no Mixamo. Depois os levei pra Unity, só que quero fazer animações extras, as fiz e quando as levei pro Blender, mas ao levar pra Unity simplesmente não funcionou.
Quanto a vc fazer animações na Unity, é possível sim vc fazer animações nela. Não sei até onde vc sabe, mas vc pode abrir a Aba Animation e criar suas animações lá. No meu caso eu queria animar um escudo, é o mesmo caso seu da taça, tentei animar com Bones (ossos), coloquei um osso no Escudo (seria a sua taça) e o fiz Child do Armature (esqueleto do Personagem), o escudo seguiria os movimentos da animação que baixei do Mixamo. No Blender funciona que é uma maravilha, mas quando levei pra Unity simplesmente não funcionou. Estou querendo fazer outra animação que seria abrir a boca do Personagem no blender, eu poderia fazer como tentei com o escudo, mas já sei que não funciona. Daí animei só a boca normal lá no blender e quando fui pra unity tbm não funcionou. Me acabei de pesquisar e não consegui, já estou cansada já, o projeto está parado, tô esperando ajuda da turm adaki do forum, mas ninguém respondeu ainda. É o tópico que já compartilhei com vc
https://www.schultzgames.com/t12649-animar-parte-do-corpo-do-personagem-dentro-do-armature-na-unity#79022
Como vc quer fazer só na Unity, nem posso te ajudar, só com o que eu falei acima. Mas sério, se vc conseguir, me fala pfv. Boa sorte !
Meus Personagens também fiz no fuse. Os riguei e animei no Mixamo. Depois os levei pra Unity, só que quero fazer animações extras, as fiz e quando as levei pro Blender, mas ao levar pra Unity simplesmente não funcionou.
Quanto a vc fazer animações na Unity, é possível sim vc fazer animações nela. Não sei até onde vc sabe, mas vc pode abrir a Aba Animation e criar suas animações lá. No meu caso eu queria animar um escudo, é o mesmo caso seu da taça, tentei animar com Bones (ossos), coloquei um osso no Escudo (seria a sua taça) e o fiz Child do Armature (esqueleto do Personagem), o escudo seguiria os movimentos da animação que baixei do Mixamo. No Blender funciona que é uma maravilha, mas quando levei pra Unity simplesmente não funcionou. Estou querendo fazer outra animação que seria abrir a boca do Personagem no blender, eu poderia fazer como tentei com o escudo, mas já sei que não funciona. Daí animei só a boca normal lá no blender e quando fui pra unity tbm não funcionou. Me acabei de pesquisar e não consegui, já estou cansada já, o projeto está parado, tô esperando ajuda da turm adaki do forum, mas ninguém respondeu ainda. É o tópico que já compartilhei com vc
https://www.schultzgames.com/t12649-animar-parte-do-corpo-do-personagem-dentro-do-armature-na-unity#79022
Como vc quer fazer só na Unity, nem posso te ajudar, só com o que eu falei acima. Mas sério, se vc conseguir, me fala pfv. Boa sorte !
WLCS22- MembroAvançado
- PONTOS : 1873
REPUTAÇÃO : 59
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Re: Pegar Objeto
No caso eu improvisei, eu animei a taça frame a frame pra seguir o movimento da mão (q é um brind) mas infelizmente não consegui vinclular a taça à mao do personagem :/WLCS22 escreveu:Pois se caso vc conseguir, me fala pfv!
Meus Personagens também fiz no fuse. Os riguei e animei no Mixamo. Depois os levei pra Unity, só que quero fazer animações extras, as fiz e quando as levei pro Blender, mas ao levar pra Unity simplesmente não funcionou.
Quanto a vc fazer animações na Unity, é possível sim vc fazer animações nela. Não sei até onde vc sabe, mas vc pode abrir a Aba Animation e criar suas animações lá. No meu caso eu queria animar um escudo, é o mesmo caso seu da taça, tentei animar com Bones (ossos), coloquei um osso no Escudo (seria a sua taça) e o fiz Child do Armature (esqueleto do Personagem), o escudo seguiria os movimentos da animação que baixei do Mixamo. No Blender funciona que é uma maravilha, mas quando levei pra Unity simplesmente não funcionou. Estou querendo fazer outra animação que seria abrir a boca do Personagem no blender, eu poderia fazer como tentei com o escudo, mas já sei que não funciona. Daí animei só a boca normal lá no blender e quando fui pra unity tbm não funcionou. Me acabei de pesquisar e não consegui, já estou cansada já, o projeto está parado, tô esperando ajuda da turm adaki do forum, mas ninguém respondeu ainda. É o tópico que já compartilhei com vc
https://www.schultzgames.com/t12649-animar-parte-do-corpo-do-personagem-dentro-do-armature-na-unity#79022
Como vc quer fazer só na Unity, nem posso te ajudar, só com o que eu falei acima. Mas sério, se vc conseguir, me fala pfv. Boa sorte !
Magic D- Iniciante
- PONTOS : 782
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Re: Pegar Objeto
Amigo, é o seguinte, isso que vc está tentando fazer é o mesmo que eu tentei fazer com o escudo do meu personagem.
Como te falei, fui animar no Blender. Lá coloquei um Bone (osso) no escudo e o fiz Chid do Armature (esqueleto) do personagem para que esse Bone se mover junto com o Armature do personagem, o escudo iria acompanhar os movimentos do braço do personagem. Vi como se faz isso nesse vídeo, que por sinal é muito bom https://www.youtube.com/watch?v=Be4keudsNQQ&list=PLElaBbudSwhZWEBpR-Jlk7BKUw21PohgU&index=24&t=146s
A questão é que funcionou só no Blender. Quando levei pra Unity, não funcionou. Fiz um tópico aqui no forum https://www.schultzgames.com/t12525-adicao-de-um-bone-a-outra-armature-no-blender-nao-funciona-na-unity pelo visto ninguém sabe como desenrolar essa até hj.
Eu perdi mt tempo e paciência com isso. Agora tô querendo animar a boca do personagem, daí fiz uma ShapeKey pra deixar o rosto do personagem com raiva e fiz duas animações, uma pra mandíbula superior e uma pra mandíbula inferior, abrindo a boca do personagem e aconteceu a mesma coisa do Bone do escudo, funciona no Blender, mas na Unity não.
Ontem conversei com uma pessoa do forum do blender e, resumindo, é um bug que o blender dá! Pense na raiva. Perdi tempo e paciência com isso achando que era eu que tinha feito alguma coisa de errado, mas não. Era um bug. Putz..
Nós descobrimos o "erro" exportando o personagem no formato FBX do blender e importando ele novamente pro blender. As animações simplesmente não estavam mais lá, ou seja, a exportação do FBX fez com que esse bug acontecesse. Por isso que quando eu levei pra Unity não funcionava.
Então tentei animar pela própria Unity, mas as partes do personagem não sai do lugar. Tipo, fui lá na Aba Animation e criei uma Animação. Só que quando altero o transform das mandíbulas, os valores do transform (position, rotation, scale) mudam, mas as mandíbulas continuam paradas no personagem, simplesmente não consigo animar pela própria Unity!
Pelo menos descobri o erro, mas ainda estou vendo como posso contornar essa situação. Espero ter ajudado, caso vc descubra primeiro que eu, dá retorno aqui, a gente se ajuda!
Como te falei, fui animar no Blender. Lá coloquei um Bone (osso) no escudo e o fiz Chid do Armature (esqueleto) do personagem para que esse Bone se mover junto com o Armature do personagem, o escudo iria acompanhar os movimentos do braço do personagem. Vi como se faz isso nesse vídeo, que por sinal é muito bom https://www.youtube.com/watch?v=Be4keudsNQQ&list=PLElaBbudSwhZWEBpR-Jlk7BKUw21PohgU&index=24&t=146s
A questão é que funcionou só no Blender. Quando levei pra Unity, não funcionou. Fiz um tópico aqui no forum https://www.schultzgames.com/t12525-adicao-de-um-bone-a-outra-armature-no-blender-nao-funciona-na-unity pelo visto ninguém sabe como desenrolar essa até hj.
Eu perdi mt tempo e paciência com isso. Agora tô querendo animar a boca do personagem, daí fiz uma ShapeKey pra deixar o rosto do personagem com raiva e fiz duas animações, uma pra mandíbula superior e uma pra mandíbula inferior, abrindo a boca do personagem e aconteceu a mesma coisa do Bone do escudo, funciona no Blender, mas na Unity não.
Ontem conversei com uma pessoa do forum do blender e, resumindo, é um bug que o blender dá! Pense na raiva. Perdi tempo e paciência com isso achando que era eu que tinha feito alguma coisa de errado, mas não. Era um bug. Putz..
Nós descobrimos o "erro" exportando o personagem no formato FBX do blender e importando ele novamente pro blender. As animações simplesmente não estavam mais lá, ou seja, a exportação do FBX fez com que esse bug acontecesse. Por isso que quando eu levei pra Unity não funcionava.
Então tentei animar pela própria Unity, mas as partes do personagem não sai do lugar. Tipo, fui lá na Aba Animation e criei uma Animação. Só que quando altero o transform das mandíbulas, os valores do transform (position, rotation, scale) mudam, mas as mandíbulas continuam paradas no personagem, simplesmente não consigo animar pela própria Unity!
Pelo menos descobri o erro, mas ainda estou vendo como posso contornar essa situação. Espero ter ajudado, caso vc descubra primeiro que eu, dá retorno aqui, a gente se ajuda!
WLCS22- MembroAvançado
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REPUTAÇÃO : 59
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Re: Pegar Objeto
"Então tentei animar pela própria Unity, mas as partes do personagem não sai do lugar. Tipo, fui lá na Aba Animation e criei uma Animação. Só que quando altero o transform das mandíbulas, os valores do transform (position, rotation, scale) mudam, mas as mandíbulas continuam paradas no personagem, simplesmente não consigo animar pela própria Unity!
Pelo menos descobri o erro, mas ainda estou vendo como posso contornar essa situação. Espero ter ajudado, caso vc descubra primeiro que eu, dá retorno aqui, a gente se ajuda!"
Isso me faz levantar uma questão: sera que to usando o porgrama certo pra fazer o que quero?!
Vc acha q esses videos foram feitos na Unity?
Maquina do tempo - Matue
Trem bala - Ret
Longe do lean - Leozin
Ou sera q devo usar outro programa?
Pelo menos descobri o erro, mas ainda estou vendo como posso contornar essa situação. Espero ter ajudado, caso vc descubra primeiro que eu, dá retorno aqui, a gente se ajuda!"
Isso me faz levantar uma questão: sera que to usando o porgrama certo pra fazer o que quero?!
Vc acha q esses videos foram feitos na Unity?
Maquina do tempo - Matue
Trem bala - Ret
Longe do lean - Leozin
Ou sera q devo usar outro programa?
Magic D- Iniciante
- PONTOS : 782
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Re: Pegar Objeto
Como te falei, eu tratei minhas animações no Blender e exportei para a Unity, apesar de vc poder fazer animações nela também.
No meu caso eu não consegui em nenhum dos dois. Tô achando que deve ser por que o personagem foi exportado do Mixamo. O coloquei no Blender e também direto na Unity, sem sucesso. AS NOVAS ANIMAÇÕES QUE FIZ junto à animação do Mixamo simplesmente não funcionam na Unity. Funciona no Blender, mas na Unity não. Sem falar que o arquivo FBX que exportei do Blender, se importado no Blender novamente, as animações desaparecem! Isso por que o FBX está dando esse bug, como te falei. Por isso que quando eu estava exportando do Blender para a Unity elas não funcionavam. Já pesquisei e mt, mas não encontrei nada. Se tinha alguém que fez a "mesma pergunta" nos fóruns da vida, ninguém respondeu.
No meu caso eu não consegui em nenhum dos dois. Tô achando que deve ser por que o personagem foi exportado do Mixamo. O coloquei no Blender e também direto na Unity, sem sucesso. AS NOVAS ANIMAÇÕES QUE FIZ junto à animação do Mixamo simplesmente não funcionam na Unity. Funciona no Blender, mas na Unity não. Sem falar que o arquivo FBX que exportei do Blender, se importado no Blender novamente, as animações desaparecem! Isso por que o FBX está dando esse bug, como te falei. Por isso que quando eu estava exportando do Blender para a Unity elas não funcionavam. Já pesquisei e mt, mas não encontrei nada. Se tinha alguém que fez a "mesma pergunta" nos fóruns da vida, ninguém respondeu.
WLCS22- MembroAvançado
- PONTOS : 1873
REPUTAÇÃO : 59
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Re: Pegar Objeto
agora acho que entendi o que você queria amigo.
No caso eu entendi assim>
você tem a animação dele pegando algo e colocando em outro lugar;
-você quer que vincule como child do Bone da Mão, o objeto a seu desejo, numa parte da animação (a parte que ele pega o objeto)
-Você deseja soltar o objeto, desvinculando do Bone da mão, numa arte da animação(a parte que ele solta o objeto).
para isso você deve criar Animation Events, crie 2 eventos nessas 2 partes da sua animação. Esses eventos vão poder ser chamados via script.
não achei um vídeo em português, https://www.youtube.com/watch?v=BP_6jovtdxo mas temos esse.
Assim você criará 2 voids, para chamar elas em cada Event, ou seja, cada parte da animação que vc quer.
a Void1 vai ser a que vai setar o objeto1 que vc quer pegar, como child do osso da mão.
Para isso use o objeto1.transform.parent = OssoDaMão.transform;
assim ele definirá como o pai do objeto1 sendo o transform do osso da mão.
já na Void2 que será o segundo Event, você soltará o objeto da mão, objeto1.transform.parent =null;
assim ele não mais será filho do transform da mão.
No caso eu entendi assim>
você tem a animação dele pegando algo e colocando em outro lugar;
-você quer que vincule como child do Bone da Mão, o objeto a seu desejo, numa parte da animação (a parte que ele pega o objeto)
-Você deseja soltar o objeto, desvinculando do Bone da mão, numa arte da animação(a parte que ele solta o objeto).
para isso você deve criar Animation Events, crie 2 eventos nessas 2 partes da sua animação. Esses eventos vão poder ser chamados via script.
não achei um vídeo em português, https://www.youtube.com/watch?v=BP_6jovtdxo mas temos esse.
Assim você criará 2 voids, para chamar elas em cada Event, ou seja, cada parte da animação que vc quer.
a Void1 vai ser a que vai setar o objeto1 que vc quer pegar, como child do osso da mão.
Para isso use o objeto1.transform.parent = OssoDaMão.transform;
assim ele definirá como o pai do objeto1 sendo o transform do osso da mão.
já na Void2 que será o segundo Event, você soltará o objeto da mão, objeto1.transform.parent =null;
assim ele não mais será filho do transform da mão.
Re: Pegar Objeto
Magic D escreveu:Salveeee... queria saber se tem como eu vincular um objeto a outro dentro da Unity?
Resumindo: Eu tenho um personagem e uma taça, e quero q essa taça fique na mão do meu personagem como se ele a estivesse segurando, sera q tem como?
PS: LEMBRANDO Q EU NAO QUERO UMA MECANICA/SISTEMA PRA ISSO... EU JA TENHO AS ANIMAÇÕES SÓ QUERO QUE A TAÇA FIQUE PRESA A MAO PARA SEGUIR O MOVIMENTO DO PERSONAGEM
Agora quem ficou em dúvida foi eu. Se vc só quer que a taça fique na mão do personagem acompanhando os movimentos da mão, é como stratengine falou em
stratengine escreveu:Para ja começar no jogo, arraste o objeto e vincule dentro do Bone/osso da mão, assim ele será Child/filho dele
Posicione a taça na mão do personagem e faz isso , arrasta ela pro Bone (osso) da mão, e todo movimento que a mão fizer a taça acompanhará. Vc animou seu personagem no Mixamo? Se sim, vc vai no Armature e vai abrindo, começa por "mixamorig:Hips" e vai descendo, até achar "mixamorig:LeftHand", o Bone da mão esquerda. Arrasta a taça dentro dele. Roda o Play e dá retorno
WLCS22- MembroAvançado
- PONTOS : 1873
REPUTAÇÃO : 59
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