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Resolução Nativa Fixa

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DÚVIDA Resolução Nativa Fixa

Mensagem por juraulh Sex Ago 05, 2022 7:00 pm

Olá pessoal, estou criando um shooter em 3ª pessoa.
Mas notei que quando testo o projeto em outras escalas (5:4 ; 4:3 e Free Aspect) o personagem principal fica no mesmo local da tela.
(e qual é o problema disso?) O problema é que quando muda a resolução, a HUD não muda de tamanho (eu sei que é o certo), mas a vida dele fica bem no canto esquerdo, o personagem fica atrapalhando a HUD que é bem transparente. Somente em 16:9 ou 16:10 que fica correto.

Eu queria saber se tem como deixar uma resolução fixa, que se mudasse ela, esticasse o personagem e hud, igual nos jogos antigos e emuladores.


Dúvida Intrigado
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DÚVIDA Re: Resolução Nativa Fixa

Mensagem por SteveRogers Sex Ago 05, 2022 7:51 pm

Sobre a parte de renderizar numa resolução fixa e esticar a imagem é simples, basta usar uma RenderTexture com a resolução escolhida na câmera e dar um Blit() nulo, ele já vai esticar a imagem pra cobrir toda a tela. O problema é a interação com a UI.
Eu pensei, dá pra usar o canvas no modo World, colocar ele na frente da câmera e já era... o canvas vai ser incluído na imagem ANTES de distorcer, logo, ficaria do jeito que você quer. A treta é, como os raycasts, toques e conversões tipo o ScreenToWorldPoint iriam funcionar nesse caso, já que o input levaria em conta a posição real da tela física, enquanto que os botões da UI não existiriam na posição que eles aparecem na tela, já que ele foi esticado após o Blit() e tudo meio que ficaria fora do lugar...
Acredito que dê pra fazer seguindo essa lógica, mas dependendo do projeto você teria que adaptar muita coisa, já que está indo contra tudo que as Game engines no geral tentaram consertar durante todo esse tempo.
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DÚVIDA Re: Resolução Nativa Fixa

Mensagem por SteveRogers Sex Ago 05, 2022 7:56 pm

E sim, eu sei que se usar a renderTexture na única câmera da cena, aparece aquela mensagem irritante, isso dá pra resolver desmarcando isso aqui:
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Isso fica nos três pontinhos que tem acima do botão de Gizmos.
Caso queira ter uma visão do game, também dá pra usar uma segunda câmera filha da principal, só precisa marcar ela com a tag "EditorOnly" pra que ela seja excluída automaticamente quando gerar a build.
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DÚVIDA Re: Resolução Nativa Fixa

Mensagem por juraulh Ter Ago 16, 2022 7:07 pm

Muito obrigado pela ajuda, deu pra esclarecer bem.

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