Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina
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Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina
Quando o bake termina as sombras desaparecem, alguem pode me ajudar?
JulioWinchester- MembroAvançado
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Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina
Poderia colocar um print de como está a Light settings, Light Baking Settings e Mesh Renderer de um dos materiais que deveria estar com sombra, Preciso tirar umas duvidas, pois pode não ser o mapeamento de textura.
Magnatah- Instrutor
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Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina
https://prnt.sc/aVSh-Xu4Y8S3Magnatah escreveu:Poderia colocar um print de como está a Light settings, Light Baking Settings e Mesh Renderer de um dos materiais que deveria estar com sombra, Preciso tirar umas duvidas, pois pode não ser o mapeamento de textura.
https://prnt.sc/vwapbs7cjxjO
https://prnt.sc/euPezZLLEUjh
JulioWinchester- MembroAvançado
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Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina
- Normalmente se usa Light em Real-Time.
- Verifica se seus objetos que Não se mechem, Estão marcados como Static.
Esse video do Marcos pode te ajudar a entender melhor sobre luzes.
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=mJOlCzrf8ag&list=PL0TaCOFAHoO9Zx6lG1R8EWTTfJ6DAz6oQ&index=8&ab_channel=MarcosSchultz
- Verifica se seus objetos que Não se mechem, Estão marcados como Static.
Esse video do Marcos pode te ajudar a entender melhor sobre luzes.
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Magnatah- Instrutor
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Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina
Em tempo real vai pesar mt pq é pra mobile. E assisti esse video antes mas n ajudou
JulioWinchester- MembroAvançado
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Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina
-Nas opções de importação da mesh do cenário, marque a opção "Generate Lightmap UVs".
-Feito isso ^, você pode ajustar no mesh renderer do cenário o tamanho que ele vai ter no lightmap, assim que marcar como "static" vai aparecer a opção "Scale in Lightmap" no mesh renderer, é só ajustar, eu geralmente coloco um valor bem baixo, tipo 0.01 faço bake, se não ficar bom eu vou subindo a qualidade, assim acaba sendo mais rápido que deixar direto em 1, pois com 1 é certeza que o lightmap vai ser enorme e vai demorar horas dependendo do tamanho do cenário.
-Na lampada, eu mudaria pra Mixed, já que só "baked" vai fazer com que o personagem não receba luz se não tiver light probe na cena.
-Em baking settings, eu desmarcaria o "Directional" já que pra mobile geralmente não faz diferença e ainda dobra o tamanho das texturas do lightmap, pois gera mais uma textura pra indicar a direção das luzes da cena.
-Lá em project Settings/Quality, mude as configurações de sombra pra ShadowMask se já não tiver;
-Feito isso ^, você pode ajustar no mesh renderer do cenário o tamanho que ele vai ter no lightmap, assim que marcar como "static" vai aparecer a opção "Scale in Lightmap" no mesh renderer, é só ajustar, eu geralmente coloco um valor bem baixo, tipo 0.01 faço bake, se não ficar bom eu vou subindo a qualidade, assim acaba sendo mais rápido que deixar direto em 1, pois com 1 é certeza que o lightmap vai ser enorme e vai demorar horas dependendo do tamanho do cenário.
-Na lampada, eu mudaria pra Mixed, já que só "baked" vai fazer com que o personagem não receba luz se não tiver light probe na cena.
-Em baking settings, eu desmarcaria o "Directional" já que pra mobile geralmente não faz diferença e ainda dobra o tamanho das texturas do lightmap, pois gera mais uma textura pra indicar a direção das luzes da cena.
-Lá em project Settings/Quality, mude as configurações de sombra pra ShadowMask se já não tiver;
SteveRogers- Instrutor
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Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina
infelizmente ainda n deu certo. acho q vou deixar sem sombras msm. obgd por tentar ajudarSteveRogers escreveu:-Nas opções de importação da mesh do cenário, marque a opção "Generate Lightmap UVs".
-Feito isso ^, você pode ajustar no mesh renderer do cenário o tamanho que ele vai ter no lightmap, assim que marcar como "static" vai aparecer a opção "Scale in Lightmap" no mesh renderer, é só ajustar, eu geralmente coloco um valor bem baixo, tipo 0.01 faço bake, se não ficar bom eu vou subindo a qualidade, assim acaba sendo mais rápido que deixar direto em 1, pois com 1 é certeza que o lightmap vai ser enorme e vai demorar horas dependendo do tamanho do cenário.
-Na lampada, eu mudaria pra Mixed, já que só "baked" vai fazer com que o personagem não receba luz se não tiver light probe na cena.
-Em baking settings, eu desmarcaria o "Directional" já que pra mobile geralmente não faz diferença e ainda dobra o tamanho das texturas do lightmap, pois gera mais uma textura pra indicar a direção das luzes da cena.
-Lá em project Settings/Quality, mude as configurações de sombra pra ShadowMask se já não tiver;
JulioWinchester- MembroAvançado
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Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina
Desisitindo só pq tá dificil
Verifica se os mapeamento uv não está se sobrepondo, Exemplo de como deveria estar:
https://prnt.sc/5JzYdOq-i23P
Percebe que todas as partes estão separadas!? Se colocar uma em cima da outra pra economizar espaço acaba bugando na hora de dar o bake.
Verifica se os mapeamento uv não está se sobrepondo, Exemplo de como deveria estar:
https://prnt.sc/5JzYdOq-i23P
Percebe que todas as partes estão separadas!? Se colocar uma em cima da outra pra economizar espaço acaba bugando na hora de dar o bake.
Magnatah- Instrutor
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Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina
O uv map ta normal! tentei um bake com o plano da unity e tbm n apareceu as sombrasMagnatah escreveu:Desisitindo só pq tá dificil
Verifica se os mapeamento uv não está se sobrepondo, Exemplo de como deveria estar:
https://prnt.sc/5JzYdOq-i23P
Percebe que todas as partes estão separadas!? Se colocar uma em cima da outra pra economizar espaço acaba bugando na hora de dar o bake.
JulioWinchester- MembroAvançado
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Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina
está usando algum Map Metalic?
Exemplo: https://prnt.sc/XxspIiUdc5YN
Exemplo: https://prnt.sc/XxspIiUdc5YN
Magnatah- Instrutor
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Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina
apenas o albedoMagnatah escreveu:está usando algum Map Metalic?
Exemplo: https://prnt.sc/XxspIiUdc5YN
JulioWinchester- MembroAvançado
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Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina
Você está usando que tipo de shader... Vertexlit ?
Magnatah- Instrutor
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Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina
o padrãoMagnatah escreveu:Você está usando que tipo de shader... Vertexlit ?
JulioWinchester- MembroAvançado
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Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina
padrãoMarcosSchultz escreveu:Ta usando qual renderizador?
padrão?
URP?
HDRP?
JulioWinchester- MembroAvançado
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Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina
Se você quer ter sombras estáticas no seu cenário de forma bonita e leve recomendo a fazer bake de sombras no blender, bake na unity além de não ficar legal pesa muito na memoria.
Fiz isso no meu jogo mobile, primeiro criei uma textura base color e depois fiz o bake no blender com a posição da luz do sol
Te recomendo a estudar um pouco sobre bake de sombra so blender pois é muito útil quando se fala em otimização para mobile.
Mas basicamente é assim, coloca a textura onde vai ter a sombra e configura a posição da luz e faz um bake, claro se você não manja muito de blender no começo vai ser meio complicado já que comigo demorei muito para entender como funciona mas depois que vc aprender começa a fazer umas texturas com sombra em uma única textura.
Fiz isso no meu jogo mobile, primeiro criei uma textura base color e depois fiz o bake no blender com a posição da luz do sol
Te recomendo a estudar um pouco sobre bake de sombra so blender pois é muito útil quando se fala em otimização para mobile.
Mas basicamente é assim, coloca a textura onde vai ter a sombra e configura a posição da luz e faz um bake, claro se você não manja muito de blender no começo vai ser meio complicado já que comigo demorei muito para entender como funciona mas depois que vc aprender começa a fazer umas texturas com sombra em uma única textura.
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