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Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina

5 participantes

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DÚVIDA Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina

Mensagem por JulioWinchester Qui maio 19, 2022 12:43 am

Quando o bake termina as sombras desaparecem, alguem pode me ajudar?
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DÚVIDA Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina

Mensagem por Magnatah Qui maio 19, 2022 10:32 pm

Poderia colocar um print de como está a  Light settings,  Light Baking Settings  e  Mesh Renderer de um dos materiais que deveria estar com sombra, Preciso tirar umas duvidas, pois pode não ser o mapeamento de textura.
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DÚVIDA Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina

Mensagem por JulioWinchester Qui maio 19, 2022 11:15 pm

Magnatah escreveu:Poderia colocar um print de como está a  Light settings,  Light Baking Settings  e  Mesh Renderer de um dos materiais que deveria estar com sombra, Preciso tirar umas duvidas, pois pode não ser o mapeamento de textura.
https://prnt.sc/aVSh-Xu4Y8S3
https://prnt.sc/vwapbs7cjxjO
https://prnt.sc/euPezZLLEUjh
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DÚVIDA Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina

Mensagem por Magnatah Qui maio 19, 2022 11:37 pm

- Normalmente se usa Light  em Real-Time.

- Verifica se seus objetos que Não se mechem, Estão marcados como Static.

Esse video do Marcos pode te ajudar a entender melhor sobre luzes.

LINK https://www.youtube.com/watch?v=mJOlCzrf8ag&list=PL0TaCOFAHoO9Zx6lG1R8EWTTfJ6DAz6oQ&index=8&ab_channel=MarcosSchultz
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DÚVIDA Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina

Mensagem por JulioWinchester Qui maio 19, 2022 11:44 pm

Em tempo real vai pesar mt pq é pra mobile. E assisti esse video antes mas n ajudou
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DÚVIDA Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina

Mensagem por SteveRogers Sex maio 20, 2022 9:04 am

-Nas opções de importação da mesh do cenário, marque a opção "Generate Lightmap UVs".
-Feito isso ^, você pode ajustar no mesh renderer do cenário o tamanho que ele vai ter no lightmap, assim que marcar como "static" vai aparecer a opção "Scale in Lightmap" no mesh renderer, é só ajustar, eu geralmente coloco um valor bem baixo, tipo 0.01 faço bake, se não ficar bom eu vou subindo a qualidade, assim acaba sendo mais rápido que deixar direto em 1, pois com 1 é certeza que o lightmap vai ser enorme e vai demorar horas dependendo do tamanho do cenário.
-Na lampada, eu mudaria pra Mixed, já que só "baked" vai fazer com que o personagem não receba luz se não tiver light probe na cena.
-Em baking settings, eu desmarcaria o "Directional" já que pra mobile geralmente não faz diferença e ainda dobra o tamanho das texturas do lightmap, pois gera mais uma textura pra indicar a direção das luzes da cena.
-Lá em project Settings/Quality, mude as configurações de sombra pra ShadowMask se já não tiver;
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DÚVIDA Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina

Mensagem por JulioWinchester Sex maio 20, 2022 10:22 am

SteveRogers escreveu:-Nas opções de importação da mesh do cenário, marque a opção "Generate Lightmap UVs".
-Feito isso ^, você pode ajustar no mesh renderer do cenário o tamanho que ele vai ter no lightmap, assim que marcar como "static" vai aparecer a opção "Scale in Lightmap" no mesh renderer, é só ajustar, eu geralmente coloco um valor bem baixo, tipo 0.01 faço bake, se não ficar bom eu vou subindo a qualidade, assim acaba sendo mais rápido que deixar direto em 1, pois com 1 é certeza que o lightmap vai ser enorme e vai demorar horas dependendo do tamanho do cenário.
-Na lampada, eu mudaria pra Mixed, já que só "baked" vai fazer com que o personagem não receba luz se não tiver light probe na cena.
-Em baking settings, eu desmarcaria o "Directional" já que pra mobile geralmente não faz diferença e ainda dobra o tamanho das texturas do lightmap, pois gera mais uma textura pra indicar a direção das luzes da cena.
-Lá em project Settings/Quality, mude as configurações de sombra pra ShadowMask se já não tiver;
infelizmente ainda n deu certo. acho q vou deixar sem sombras msm. obgd por tentar ajudar
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DÚVIDA Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina

Mensagem por Magnatah Sex maio 20, 2022 11:29 am

Desisitindo só pq tá dificil   Vergonhoso

Verifica se os mapeamento uv não está se sobrepondo, Exemplo de como deveria estar:
https://prnt.sc/5JzYdOq-i23P

Percebe que todas as partes estão separadas!?  Se colocar uma em cima da outra pra economizar espaço acaba bugando na hora de dar o bake.

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DÚVIDA Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina

Mensagem por JulioWinchester Sex maio 20, 2022 12:07 pm

Magnatah escreveu:Desisitindo só pq tá dificil   Vergonhoso

Verifica se os mapeamento uv não está se sobrepondo, Exemplo de como deveria estar:
https://prnt.sc/5JzYdOq-i23P

Percebe que todas as partes estão separadas!?  Se colocar uma em cima da outra pra economizar espaço acaba bugando na hora de dar o bake.

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O uv map ta normal! tentei um bake com o plano da unity e tbm n apareceu as sombras
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DÚVIDA Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina

Mensagem por Magnatah Sex maio 20, 2022 1:52 pm

está usando algum Map Metalic?


Exemplo:  https://prnt.sc/XxspIiUdc5YN
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DÚVIDA Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina

Mensagem por JulioWinchester Sex maio 20, 2022 1:57 pm

Magnatah escreveu:está usando algum Map Metalic?


Exemplo:  https://prnt.sc/XxspIiUdc5YN
apenas o albedo
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DÚVIDA Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina

Mensagem por Magnatah Sex maio 20, 2022 4:19 pm

Você está usando que tipo de shader...  Vertexlit ?
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DÚVIDA Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina

Mensagem por JulioWinchester Sex maio 20, 2022 6:09 pm

Magnatah escreveu:Você está usando que tipo de shader...  Vertexlit ?
o padrão
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DÚVIDA Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina

Mensagem por MarcosSchultz Sáb maio 21, 2022 5:07 pm

Ta usando qual renderizador?

padrão?
URP?
HDRP?
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DÚVIDA Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina

Mensagem por JulioWinchester Sáb maio 21, 2022 5:45 pm

MarcosSchultz escreveu:Ta usando qual renderizador?

padrão?
URP?
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DÚVIDA Re: Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina

Mensagem por Crash Psycho Dom maio 22, 2022 1:38 pm

Se você quer ter sombras estáticas no seu cenário de forma bonita e leve recomendo a fazer bake de sombras no blender, bake na unity além de não ficar legal pesa muito na memoria.
  
 Fiz isso no meu jogo mobile, primeiro criei uma textura base color e depois fiz o bake no blender com a posição da luz do sol 
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Te recomendo a estudar um pouco sobre bake de sombra so blender pois é muito útil quando se fala em otimização para mobile.

 Mas basicamente é assim, coloca a textura onde vai ter a sombra e configura a posição da luz e faz um bake, claro se você não manja muito de blender no começo vai ser meio complicado já que comigo demorei muito para entender como funciona mas depois que vc aprender começa a fazer umas texturas com sombra em uma única textura.
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Modelador 3d, uso o blender.
se aperfeiçoando na unity 3D.

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