Raycast versos buttom (preciso de ajuda)
4 participantes
Página 1 de 1
Raycast versos buttom (preciso de ajuda)
tenho um raycast que sai da tela e seleciona um objeto 3d no cenário (game topview)
tenho uma UI com alguns botões.
quando clico em um botao o raycast acaba selecionando o objeto atras do botão.(não quero isso)
tem como fazer o ray colidir com o botao e parar ?
ou ha alguam outra forma de evitar isso.
vi que a umas opçoes no "image " do botao mas nao consigui usas
Raycast target :
Raycast padding :
tenho uma UI com alguns botões.
quando clico em um botao o raycast acaba selecionando o objeto atras do botão.(não quero isso)
tem como fazer o ray colidir com o botao e parar ?
ou ha alguam outra forma de evitar isso.
vi que a umas opçoes no "image " do botao mas nao consigui usas
Raycast target :
Raycast padding :
Última edição por adenilson romao em Dom Fev 27, 2022 8:55 am, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : o problema era outro)
adenilson romao- MembroAvançado
- PONTOS : 2574
REPUTAÇÃO : 15
Respeito as regras :
Re: Raycast versos buttom (preciso de ajuda)
serio alguem sabe resolver isso?
adenilson romao- MembroAvançado
- PONTOS : 2574
REPUTAÇÃO : 15
Respeito as regras :
Re: Raycast versos buttom (preciso de ajuda)
Bem, tu pode usar esse método aqui:
https://answers.unity.com/questions/1354178/button-blocking-raycast.html
https://answers.unity.com/questions/1354178/button-blocking-raycast.html
NKKF- ProgramadorMaster
-
PONTOS : 4462
REPUTAÇÃO : 574
Idade : 19
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras :
Re: Raycast versos buttom (preciso de ajuda)
pelo que entendi ja é o metodo que eu estava usando,
verificar em todo raycast que lançar se nenhum botão foi ativado se foi ativado não excetuar o ray.
eu esperava que tivesse algum componente ou configuração da unity para isso, sem ter que escrever no script.
verificar em todo raycast que lançar se nenhum botão foi ativado se foi ativado não excetuar o ray.
eu esperava que tivesse algum componente ou configuração da unity para isso, sem ter que escrever no script.
adenilson romao- MembroAvançado
- PONTOS : 2574
REPUTAÇÃO : 15
Respeito as regras :
Re: Raycast versos buttom (preciso de ajuda)
Bottom ou Button? Não entendi essa.
WLCS22- MembroAvançado
- PONTOS : 1497
REPUTAÇÃO : 56
Respeito as regras :
Re: Raycast versos buttom (preciso de ajuda)
Button ,
acabei juntando português com inglês
acabei juntando português com inglês
adenilson romao- MembroAvançado
- PONTOS : 2574
REPUTAÇÃO : 15
Respeito as regras :
Re: Raycast versos buttom (preciso de ajuda)
Já tentou usar layers ou tags ? É interessante mandar o código que você está utilizando...adenilson romao escreveu:tenho um raycast que sai da tela e seleciona um objeto 3d no cenário (game topview)
tenho uma UI com alguns botões.
quando clico em um botao o raycast acaba selecionando o objeto atras do botão.(não quero isso)
tem como fazer o ray colidir com o botao e parar ?
ou ha alguam outra forma de evitar isso.
vi que a umas opçoes no "image " do botao mas nao consigui usas
Raycast target :
Raycast padding :
- Código:
// algo do tipo
[SerializedField] private LayerMask gui;
if (Physics.Raycast(Raycast, out hit, 100,gui)){
Debug.Log(hit.collider);
}
Re: Raycast versos buttom (preciso de ajuda)
fui revisar meu codigo agora e notei a burrice que falei, não se trada de um raycast e sim de um touch :
ele move o pai da camera para o local onde clica. ai quando clico no Button ele executa mesmo assim.
if (Input.touchCount > 0)
{
Touch toque = Input.GetTouch(0);
if (toque.phase == TouchPhase.Moved)
{
seleted.SetActive(false);
if (Input.touchCount == 1)
{
arrasto = true;
_cameralocal.position += new Vector3(-toque.deltaPosition.x, 0, -toque.deltaPosition.y) * Time.deltaTime * velo;
}
}
ele move o pai da camera para o local onde clica. ai quando clico no Button ele executa mesmo assim.
if (Input.touchCount > 0)
{
Touch toque = Input.GetTouch(0);
if (toque.phase == TouchPhase.Moved)
{
seleted.SetActive(false);
if (Input.touchCount == 1)
{
arrasto = true;
_cameralocal.position += new Vector3(-toque.deltaPosition.x, 0, -toque.deltaPosition.y) * Time.deltaTime * velo;
}
}
adenilson romao- MembroAvançado
- PONTOS : 2574
REPUTAÇÃO : 15
Respeito as regras :

» Ajuda com Buttom UI!
» [AJUDA]Preciso de ajuda em um script relacionado ao vídeo Sistema de escolha de personagen
» [Ajuda] Preciso de ajuda para controlar e alterar o valor de Lerp de varios objetos
» Preciso de alguém que saiba programação e Raycast
» [RESOLVIDO] Ajuda com o IEnumerator... SERIAO MSM, Preciso de ajuda.
» [AJUDA]Preciso de ajuda em um script relacionado ao vídeo Sistema de escolha de personagen
» [Ajuda] Preciso de ajuda para controlar e alterar o valor de Lerp de varios objetos
» Preciso de alguém que saiba programação e Raycast
» [RESOLVIDO] Ajuda com o IEnumerator... SERIAO MSM, Preciso de ajuda.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos