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Fazer personagem 3d ficar de frente para outro durante diálogo

3 participantes

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DÚVIDA Fazer personagem 3d ficar de frente para outro durante diálogo

Mensagem por ronigleydson Seg Set 13, 2021 3:48 pm

Olá pessoal, estou tendo um pouco de dificuldade quando executo uma animação em um sistema de diálogo. É o seguinte, quando o meu personagem entra no trigger do outro personagem no qual quero dialogar, eu posso pressionar a tecla D e meu personagem inicia o diálogo e executa uma animação gesticulando com os braços, o meu problema é que não consigo fazer meu personagem ficar sempre de frente para o outro na hora do diálogo, e acaba ficando um pouco estranho as vezes, pois ele executa a animação em direções nada a ver. Alguém teria alguma ideia do que posso fazer para resolver isso?

ronigleydson
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PONTOS : 1462
REPUTAÇÃO : 23
Respeito as regras : Fazer personagem 3d ficar de frente para outro durante diálogo WvDYdlf

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DÚVIDA Re: Fazer personagem 3d ficar de frente para outro durante diálogo

Mensagem por Fagner Seg Set 13, 2021 4:05 pm

Se você tiver uma animação do boneco girando, dá pra fazer uma Coroutine executar enquanto o ângulo entre a frente do npc e a frente do player for maior que x, sendo menor, termina a coroutine e inicia o diálogo.

Se não tiver animação, você pode usar um Quaternion.LookRotation pra pegar a rotacao ideal pro NPC, fazer o lerp entre a rotação atual e a rotação ideal usando o Quaternion.Slerp, e no fim, iniciar o diálogo.

Calcular angulo:
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Vector3.SignedAngle.html

Encontrar Rotacao ideal:
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Quaternion.LookRotation.html

Girar suavemente:
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Quaternion.Slerp.html
Fagner
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Moderador

Masculino PONTOS : 3716
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Respeito as regras : Fazer personagem 3d ficar de frente para outro durante diálogo Aad8pUi

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DÚVIDA Re: Fazer personagem 3d ficar de frente para outro durante diálogo

Mensagem por ronigleydson Seg Set 13, 2021 5:36 pm

Fagner escreveu:Se você tiver uma animação do boneco girando, dá pra fazer uma Coroutine executar enquanto o ângulo entre a frente do npc e a frente do player for maior que x, sendo menor, termina a coroutine e inicia o diálogo.

Se não tiver animação, você pode usar um Quaternion.LookRotation pra pegar a rotacao ideal pro NPC, fazer o lerp entre a rotação atual e a rotação ideal usando o Quaternion.Slerp, e no fim, iniciar o diálogo.

Calcular angulo:
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Vector3.SignedAngle.html

Encontrar Rotacao ideal:
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Quaternion.LookRotation.html

Girar suavemente:
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Quaternion.Slerp.html
Acho que vou tentar utilizar o Quaternion e fazer da maneira que você mencionou, eu até tenho uma animação mas preciso estudar um pouco mais sobre Coroutine pra saber certinho como usar. Obg pela ajuda e os links sobre as referências.

ronigleydson
Avançado
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REPUTAÇÃO : 23
Respeito as regras : Fazer personagem 3d ficar de frente para outro durante diálogo WvDYdlf

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DÚVIDA Re: Fazer personagem 3d ficar de frente para outro durante diálogo

Mensagem por giowde Qui Set 16, 2021 4:09 pm

ronigleydson escreveu:Olá pessoal, estou tendo um pouco de dificuldade quando executo uma animação em um sistema de diálogo. É o seguinte, quando o meu personagem entra no trigger do outro personagem no qual quero dialogar, eu posso pressionar a tecla D e meu personagem inicia o diálogo e executa uma animação gesticulando com os braços, o meu problema é que não consigo fazer meu personagem ficar sempre de frente para o outro na hora do diálogo, e acaba ficando um pouco estranho as vezes, pois ele executa a animação em direções nada a ver. Alguém teria alguma ideia do que posso fazer para resolver isso?
nao da pra usar lookat? 
um gameobject pra ser o target, quando tiver dialogo, deixa uma booleana true que esteja relacionada ao lookat 
 transform.LookAt(target.transform);
giowde
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DÚVIDA Re: Fazer personagem 3d ficar de frente para outro durante diálogo

Mensagem por ronigleydson Sex Set 17, 2021 7:54 pm

giowde escreveu:
ronigleydson escreveu:Olá pessoal, estou tendo um pouco de dificuldade quando executo uma animação em um sistema de diálogo. É o seguinte, quando o meu personagem entra no trigger do outro personagem no qual quero dialogar, eu posso pressionar a tecla D e meu personagem inicia o diálogo e executa uma animação gesticulando com os braços, o meu problema é que não consigo fazer meu personagem ficar sempre de frente para o outro na hora do diálogo, e acaba ficando um pouco estranho as vezes, pois ele executa a animação em direções nada a ver. Alguém teria alguma ideia do que posso fazer para resolver isso?
nao da pra usar lookat? 
um gameobject pra ser o target, quando tiver dialogo, deixa uma booleana true que esteja relacionada ao lookat 
 transform.LookAt(target.transform);
Valeu pela ajuda, vou tentar assim tb, mexer com transform e suas funcionalidades as vezes buga minha cabeça kkk. Obrigado.

ronigleydson
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