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Mexer em variavel de objeto instanciado

3 participantes

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DÚVIDA Mexer em variavel de objeto instanciado

Mensagem por vinicius12412 Seg Jun 28, 2021 7:16 pm

Boa noite. Como eu faço para mexer em uma variavel de um objeto instanciado. Tentei de todo jeito e aparece esse erro.



Object reference not set to an instance of an object

Está acontecendo isso pq deixo ele desativado, e quero ativar só quando o player entrar na sala.

Código:
public class Salas : MonoBehaviour
{

    private Inimigo inimigo;

    void Start()
    {
        inimigo = FindObjectOfType(typeof(Inimigo)) as Inimigo;
    }

    private void OnTriggerStay2D(Collider2D other)
    {
       
        if (other.CompareTag("Player"))
        {
            CameraController.instance.SetPosition(new Vector2(transform.position.x, transform.position.y));
          >>>> inimigo.ativar = true;

        }
    }
 
}

vinicius12412
Iniciante
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PONTOS : 152
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Mexer em variavel de objeto instanciado WvDYdlf

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DÚVIDA Re: Mexer em variavel de objeto instanciado

Mensagem por RobsonRAS Qui Jul 08, 2021 5:24 pm

Boa vinicius12412.

 Cara, não resolveria se você pegasse o script diretamente do Inimigo?

 ex: 

switch (other.gameObject.tag)
{
   case "Inimigo":

      other.getComponent<Inimigo>().ativar = true;

  break;

}

RobsonRAS
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 2068
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : Mexer em variavel de objeto instanciado WvDYdlf

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DÚVIDA Re: Mexer em variavel de objeto instanciado

Mensagem por MayLeone Dom Jul 11, 2021 11:08 pm

Todo método Find vai funcionar somente SE o objeto estiver ativo na cena, caso ele esteja desativado, o Find vai retornar null, e daí vem o erro de referência inválida (nula).

Olha, existem diversas formas de arrumar isso, e como vc quer que o inimigo fique desativado por inicial, não tem pq utilizar o Find, só se vc deixar o inimigo ativado, e depois do find, desativar ele, oq não faz mto sentido pq essa responsabilidade vai ficar dento da classe do trigger q não tem q gerenciar isso.

Se só tem um inimigo nessa cena, vc pode criar uma variável pública para o inspector do tipo "Inimigo" e anexar esse objeto nessa variável, via interface da Unity, assim:

Código:
public Inimigo inimigo;

E assim, vc pode ativar ele sem problemas, pq a referência do objeto dele está salvo na sua variável, mesmo estando desativado.

Ou vc pode no momento de instanciar esse inimigo, guardar ele numa variável (a referência dele) e passar essa referência pra classe do Trigger:

Código:
GameObject inimigo = Instantiate(prefabDoInimigo, posicao, rotacao);
FindObjectOfType<Salas>().inimigo = inimigo;

(A variável 'inimigo' da classe 'sala' tem q ser pública).

Mas no fim das contas, se vc tem mais de um inimigo nessa sala aí, isso só vai funcionar pro último inimigo instanciado, os outros vão perder a referência, oq vc pode fazer é guardar esses inimigos num array e ativar todos de uma vez percorrendo esse array dentro do Trigger.
Ou vc pode criar uma estrutura baseada em notificações (oq eu prefiro), onde os prefabs dos inimigos tem um objeto vazio q contém a assinatura no evento do trigger, e como filho, esse objeto tem de fato o inimigo, só q desativado, assim qnd o trigger for acionado ele emite o evento, e os objetos pais dos inimigos (q estão ativados) recebem essa notificação e ativam os filhos (os inimigos), algo assim:

Código:
using UnityEngine;

public class EnemyController : MonoBehaviour{
private void Awake(){
Salas.OnEnter += ActivateEnemy;
Salas.OnExit += DisableEnemy;
}
private void OnDestroy(){
Salas.OnEnter -= ActivateEnemy;
Salas.OnExit -= DisableEnemy;
}
private void ActivateEnemy(){
transform.GetChild(0).gameObject.SetActivate(true);
}
private void DisableEnemy(){
transform.GetChild(0).gameObject.SetActivate(false);
}
}

A classe acima, no objeto pai que fica ativo na cena.

Na classe da sala:

Código:
public class Salas : MonoBehaviour
{

    public static event System.Action OnEnter;
    public static event System.Action OnExit;

    private void OnTriggerStay2D(Collider2D other)
    {
        
        if (other.CompareTag("Player"))
        {
            CameraController.instance.SetPosition(new Vector2(transform.position.x, transform.position.y));

           OnEnter?.Invoke();

        }
    }
   private void OnTriggerExit2D(Collider2D other)
    {
        
        if (other.CompareTag("Player"))
        {
           OnExit?.Invoke();

        }
    }
}
MayLeone
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Instrutor

Feminino PONTOS : 2563
REPUTAÇÃO : 541
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Mexer em variavel de objeto instanciado Aad8pUi

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