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Como alterar um GameObject dentro de uma array

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DÚVIDA Como alterar um GameObject dentro de uma array

Mensagem por Maston Seg Jun 21, 2021 12:24 pm

olá, eu estou desenvolvendo um FPS e recentemente criei um método de troca de armas com o array, eu quero implementar o "can and drop" porém não sei como referenciar muito menos alterar um objeto que esta dentro do array.....
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

namespace FPS
{
  public class ItensManagers : MonoBehaviour
  {

    public GameObject[] itens;
    public int index;
    public UIManagers uiScript;
    float tempo;
    public float temp = 0.3f;
    public bool troca = false;
    public bool podetroca = true;
    public float tempoEspera = 1f;

    public List<Animator> animItens = new List<Animator>();

    public static ItensManagers instance;

    void Awake ()
    {
      instance = this;
    }
  
    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        tempo = 0;
        index = 0;
        //uiScript = GameObject.FindWithTag("uiManager").GetComponent<UIManagers>();

        for (int i = 0; i < itens.Length; i++)
        {
            animItens.Add(itens[i].GetComponent<Animator>());
            itens[index].SetActive(true);
            uiScript.iconeImagem.sprite = uiScript.spriteIntens[index];
        }
    }
    // Update is called once per frame
    void FixedUpdate()
    {
        
        tempo += Time.deltaTime;
        if (Input.GetKeyDown(KeyCode.Alpha1) && !animItens[index].GetBool("ocorreacao") && podetroca == true)
        {
            animItens[index].SetTrigger("trocaArma");
            StartCoroutine (Espera (temp));
            podetroca = false;
            StartCoroutine (Esperar (tempoEspera));
        }

        if(troca == true)
        {
         itens[index].SetActive(false);

         index--;

          
         if(index < 0)
         {
          index = itens.Length - 1;
         }
            
         itens[index].SetActive(true);
         uiScript.iconeImagem.sprite = uiScript.spriteIntens[index];
         troca =false;
        }
    }

     IEnumerator Espera(float intervalo)
    {
     yield return new WaitForSeconds (intervalo);
     troca = true;
    }

    IEnumerator Esperar(float intervaloTemp)
    {
     yield return new WaitForSeconds (intervaloTemp);
     podetroca = true;
    }
  }
}

quero alterar "GameObjects[] intens" por meio de outro script....

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DÚVIDA Re: Como alterar um GameObject dentro de uma array

Mensagem por MayLeone Seg Jun 21, 2021 11:37 pm

Existem várias alternativas pra vc referenciar a classe em classes externas, segue algumas delas:

1. Inspector:
O método mais comum e talvez mais simples pra isso, seria vc criar uma variável pública do tipo da classe q vc quer acesso (no seu caso, ItensManagers), dentro da classe q vai acessar essa referência, e setar o objeto da cena q contém esse script dentro desse campo via inspector.
Agora essa variável ''carrega'' consigo a referência dessa classe, e sempre q vc quiser alterar algum campo dela, basta usar essa variável. (Lembrando que os campos q vc quer aberto para edição/leitura devem ser public.)

2. Find:
Ao invés de referenciar por inspector, vc pode querer fazer isso em tempo de execução no seu código, isto é, com o jogo rodando, nesse caso, vc pode usar o FindObjectOfType e procurar pelo tipo desejado (ItensManagers) na cena, guardando o objeto encontrado numa variável.
Aí novamente, sempre que quiser alterar/ler algo dessa classe, use essa variável de referência.

3. GetComponent:
Se a classe q vc quer fazer acesso está no mesmo objeto que a classe ItensManagers é mto simples, basta usar o GetComponent para acessá-la.

4. Singleton:
Como vi pelo nome q essa classe é um "Manager" oq eu mais recomendo é usar o pattern singleton para gerenciar melhor essas classes com tarefa de gerenciador.
Aqui não precisa de referência por objeto, vc acessa a classe diretamente como se ela fosse estática.
Nesse tópico eu explico melhor sobre singleton e aqui tem um artigo mais robusto sobre o assunto.
MayLeone
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DÚVIDA Re: Como alterar um GameObject dentro de uma array

Mensagem por Maston Ter Jun 22, 2021 9:46 am

@MayLeone escreveu:Existem várias alternativas pra vc referenciar a classe em classes externas, segue algumas delas:

1. Inspector:
O método mais comum e talvez mais simples pra isso, seria vc criar uma variável pública do tipo da classe q vc quer acesso (no seu caso, ItensManagers), dentro da classe q vai acessar essa referência, e setar o objeto da cena q contém esse script dentro desse campo via inspector.
Agora essa variável ''carrega'' consigo a referência dessa classe, e sempre q vc quiser alterar algum campo dela, basta usar essa variável. (Lembrando que os campos q vc quer aberto para edição/leitura devem ser public.)

2. Find:
Ao invés de referenciar por inspector, vc pode querer fazer isso em tempo de execução no seu código, isto é, com o jogo rodando, nesse caso, vc pode usar o FindObjectOfType e procurar pelo tipo desejado (ItensManagers) na cena, guardando o objeto encontrado numa variável.
Aí novamente, sempre que quiser alterar/ler algo dessa classe, use essa variável de referência.

3. GetComponent:
Se a classe q vc quer fazer acesso está no mesmo objeto que a classe ItensManagers é mto simples, basta usar o GetComponent para acessá-la.

4. Singleton:
Como vi pelo nome q essa classe é um "Manager" oq eu mais recomendo é usar o pattern singleton para gerenciar melhor essas classes com tarefa de gerenciador.
Aqui não precisa de referência por objeto, vc acessa a classe diretamente como se ela fosse estática.
Nesse tópico eu explico melhor sobre singleton e aqui tem um artigo mais robusto sobre o assunto.
1-Realmente o inspector e muito simples e prático, 
2-Eu uso o findObjectOfTag apenas no start já que ele faz busca em todo o jogo acaba pesando,
3-Singleton desconheço vou dar uma olhada,

A questão é que eu não consigo referênciar um gameObject dentro de uma matriz por outro script... Por falta de conhecimento em relação a matriz/lista vou ter que arrumar um jeito mais simples de lidar com o meu script, mesmo assim obrigado pelo comentário Smiling Eyes

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