SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Jogo multiplayer com steam
Collider (mesh?)
[TUTORIAL] Deformar mesh com batidas (para objetos, veículos, etc)
WW2 Low poly Pack (Free)
Procuro freelancer
Novo Teaser do jogo Dark Age
Unity Admob Erro
Mais Um jogo!
DEATH ISLAND 0.2.5 SURVIVAL GAME 4 ANOS EM DESENVOLVIMENTO
Player travando na colisão com o chão Unity 2D
Sombras estão quadradas na build
nao consigo fazer o player sentar no sofa alguem me ajuda
Unity - Ao mudar de scene, todas as Lights são deletadas
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
modelar avatar e skins para um jogo web
ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
COMO EVITAR QUE UM OBJETO (PLAYER,ITEM ETC...) ATRAVESSE UMA PAREDE.
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação
unity Failed to load PlayerSettings (internal index #0). Most likely data f
PRECISO FAZER QUE MEU GAME FIQUE ONLINE
Materiais do Blander não aparecem no MeshRendere do Objeto na Unity
Repetiçoes de Textura no Terreno
SERVER IS DOWN - UNITY+MSQL
Procuro programadores - Novo jogo
Problema com o MS VEHICLES
Preciso de ajuda com a Unity
Problema com vídeo em 360° na Unity
Problemas no MS Vehicles
unity- eventos na Animação com Armature/Bones vinda do blender não funciona
ajuda exibir resultados simulados em uma liga Game Unity
Unity - ParticleSystem não é redirecionado no rawimage no canvas
Como resolver o problema de "face orientation" no Blender.
[DÚVIDA] Tive um problema com meu Canvas
erro na Directional Light
Problemas com o Directional Light da Unity 3D
Novo jogo da franquia Sphere game em desenvolvimento
malha da roda não girando com wheel collider unity
Problemas com ambiguidade
Touch mobile
INVALID TOKEN
Como acessar o "HD Render Pipeline" do HDRP por script?
CHAT GPT PRA JOGO DE TIRO? comentem
Tutorial script inimigo segue e foge do player
Ainda vale a pena lançar Asset na Asset Store?
Ajuda com tabela de historico de pontuaçao.
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Como derrapar um Whell Collider
Como altertar o valor do "Asymptote Value" do Whell Collider via Script
Preciso de ajuda para substituir valor de variavel em outro script
Ajuda com Top Down Shooter utilizando Photon
Duvida com Netcode
[RESOLVIDO] Unity - Movendo a Câmera na Horizontal/Vertical com Touch
Alguém me ajuda com os anúncios pfv
Segundo Trailer do jogo Dark Age, Feliz Natal a todos!
Unity - ScrollRect, Viewport, Content - O Conteúdo ñ inicia no topo
Coleta de itens
Unity - Cadastro do email do jogador
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Onde Conseguir músicas para meu Jogo?
error CS0246 em Script
Alguem teve ja esse problema?
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
DISPONIVEL PARA FAZER MODELOS 3D
Unity-Loja.Como os Jogadores terão acesso aos ítens comprados na PlayStore?
Bugando depois do Build.
Primeiro Trailer do jogo Dark Age
Problema com sombra
Mesh e Material do objeto trocando para uma instancia no inicio do jogo
[RESOLVIDO] Unity - RawImages_Layer_Camera
INVESTIMENTO EM JOGOS E BANCO DE TALENTO
Teaser do meu novo projeto pessoal, Dark Age
Preciso de ajuda com mudança para mobile androide.
[RESOLVIDO] Posição final do objeto em jogo 2D
Input.GetAxis() obedercer a orientação de um objeto.
Interação com elementos UI
Meu primeiro jogo na steam
Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
[RESOLVIDO] Erro no console depois que formatei o pc
PACK GRÁTIS de Músicas ELETRÔNICAS para ajudar vocês em seus Jogos Indies!
[TUTORIAL] Entenda como funciona: ENUM, SWITCH, BREAK, CASE no C#
O Labirinto II - Baixe o Jogo
Qual e o codigo de Botões na unity para saber seus estados?
Como carregar itens pequenos dentro do carro sem que atravesse os colliders
[Duvida] Script pegar itens
Travamento ao trocar de cena
Colisão zoada e movimentação
Salvar objetos que foram destruidos entre cenas na unity
Quero começa a desenvolver um jogo de luta porem eu queria aprender a faze
Pegar qual objeto colidiu com o Linecast.
movimentação e camera?
[RESOLVIDO] Unity - SceneManager.LoadScene abre scene com objeto "vazio"
[RESOLVIDO] ajuda sobre skybox
MEU SIMULADOR DE CARRO
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
[RESOLVIDO] Ausencia da funçao NavMesh na Unity 2022.2.12
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY - 2
Roll Up Um jogo de aventura e desáfios
Terminologia da Unity em outras engines
Como criar a iluminação do Sol no Sistema Solar?
Hoje à(s) 8:58 am
Hoje à(s) 8:55 am
Qui maio 09, 2024 11:33 pm
Seg Abr 29, 2024 9:34 pm
Qui Abr 25, 2024 3:34 pm
Seg Abr 22, 2024 5:15 pm
Seg Abr 15, 2024 12:23 pm
Sáb Abr 13, 2024 11:37 am
Qua Abr 10, 2024 1:33 am
Ter Abr 09, 2024 10:28 am
Seg Abr 08, 2024 9:27 pm
Seg Abr 08, 2024 8:01 am
Sáb Abr 06, 2024 8:05 pm
Qui Abr 04, 2024 11:34 pm
Qui Abr 04, 2024 11:13 pm
Sex Mar 22, 2024 2:41 pm
Dom Mar 10, 2024 2:30 pm
Sex Mar 01, 2024 1:27 pm
Qui Fev 22, 2024 9:57 pm
Ter Fev 20, 2024 9:28 am
Ter Fev 20, 2024 12:15 am
Seg Fev 19, 2024 1:06 pm
Seg Fev 12, 2024 1:56 pm
Seg Fev 12, 2024 1:17 pm
Dom Fev 11, 2024 8:55 pm
Dom Fev 11, 2024 11:16 am
Seg Fev 05, 2024 4:18 pm
Dom Fev 04, 2024 9:39 pm
Qua Jan 31, 2024 11:59 pm
Ter Jan 30, 2024 7:37 pm
Ter Jan 23, 2024 6:33 pm
Dom Jan 21, 2024 6:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 7:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:58 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:39 pm
Sex Jan 19, 2024 8:40 am
Dom Jan 14, 2024 5:30 pm
Qua Jan 10, 2024 10:29 pm
Qua Jan 10, 2024 8:55 pm
Qua Jan 10, 2024 7:14 pm
Ter Jan 09, 2024 3:55 pm
Ter Jan 09, 2024 8:04 am
Sáb Jan 06, 2024 8:02 pm
Sex Jan 05, 2024 7:01 am
Sex Jan 05, 2024 12:12 am
Qui Jan 04, 2024 6:55 pm
Qui Jan 04, 2024 12:52 pm
Qui Jan 04, 2024 4:34 am
Ter Jan 02, 2024 11:48 pm
Dom Dez 31, 2023 7:25 pm
Qua Dez 27, 2023 5:44 pm
Qua Dez 27, 2023 3:08 pm
Sáb Dez 23, 2023 7:27 pm
Sáb Dez 23, 2023 5:06 pm
Qui Dez 21, 2023 8:10 pm
Seg Dez 18, 2023 2:04 pm
Sex Dez 15, 2023 5:11 pm
Qui Dez 14, 2023 9:13 pm
Qui Dez 14, 2023 2:47 pm
Qui Dez 14, 2023 1:48 pm
Qua Dez 13, 2023 8:58 pm
Ter Dez 12, 2023 2:32 pm
Seg Dez 11, 2023 1:53 pm
Qua Dez 06, 2023 8:13 pm
Sáb Dez 02, 2023 8:06 pm
Qui Nov 30, 2023 7:49 am
Seg Nov 27, 2023 1:35 am
Qua Nov 22, 2023 7:37 am
Qui Nov 09, 2023 1:22 pm
Seg Nov 06, 2023 11:59 am
Ter Out 31, 2023 9:53 am
Dom Out 29, 2023 8:05 pm
Dom Out 29, 2023 3:03 am
Sex Out 27, 2023 3:43 pm
Sex Out 27, 2023 3:28 pm
Qua Out 25, 2023 1:20 pm
Seg Out 23, 2023 10:34 am
Dom Out 22, 2023 6:55 pm
Qui Out 19, 2023 11:57 pm
Qui Out 19, 2023 6:39 pm
Ter Out 17, 2023 6:37 pm
Ter Out 17, 2023 6:18 pm
Seg Out 16, 2023 1:59 pm
Sáb Out 14, 2023 12:15 pm
Qua Out 11, 2023 6:07 pm
Seg Out 09, 2023 4:19 pm
Qua Out 04, 2023 12:12 pm
Qua Out 04, 2023 12:11 pm
Ter Out 03, 2023 9:18 pm
Ter Out 03, 2023 9:08 pm
Ter Out 03, 2023 6:05 pm
Ter Set 26, 2023 12:45 pm
Seg Set 25, 2023 9:02 pm
Seg Set 25, 2023 9:47 am
Sáb Set 23, 2023 2:10 pm
Sex Set 22, 2023 9:01 pm
Qui Set 21, 2023 11:04 am
Qua Set 20, 2023 4:40 pm
Qua Set 20, 2023 9:15 am



































































































SIGLETON

4 participantes

Ir para baixo

PEDIDO SIGLETON

Mensagem por Throf Sex Set 04, 2020 10:26 am

Algum tutorial bacana de com usar Sigleton e para que servem?

Throf
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1592
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : SIGLETON WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

PEDIDO Re: SIGLETON

Mensagem por Weslley Sex Set 04, 2020 11:49 am

https://refactoring.guru/pt-br/design-patterns/singleton/csharp/example#example-0
Weslley
Weslley
Moderador

Masculino PONTOS : 5532
REPUTAÇÃO : 744
Idade : 26
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras : SIGLETON Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

PEDIDO Re: SIGLETON

Mensagem por MayLeone Sex Set 04, 2020 10:07 pm

Aqui um Mini-Tutorial sobre Singleton:


O Singleton é um padrão de projeto muito útil se você quiser criar um ponto de acesso global entre todas as classes existentes dentro de um sistema.
Na verdade já existe em C# um mecanismo nativo que faz isso, são as classes estáticas.


Vamos supor que você tenha uma classe de GameManager que guarda as variáveis das informações do jogo, como vidas do jogador, index da fase atual, dinheiro e etc.


Se um inimigo na cena retira vida do jogador, ele deve fazer acesso à variável de vida para retirá-la, bem como se ele for destruído pelo player, ele pode acrescer o valor de dinheiro do jogador, também tendo que fazer acesso a essa variável.


Aqui entramos em dois impasses: Ou faz acesso dessas variáveis através do FindObjectOfType para recuperar o objeto na cena do tipo "GameManager", ou qualquer outro tipo de referência,  fazendo assim acesso a essas variáveis, ou podemos simplesmente criar a classe GameManager como estática e guardar esses valores estaticamente, nos livrando assim do FindObjectOfType e os problemas que ele pode nos trazer.


A classe seria assim:

Código:
using System.Collections;
using System;

public static class GameManager {
public static int lifes, coins, currentScene;
}

Até parece um cenário ideal, pois para acessar uma variável do GameManager basta fazer:

Código:
GameManager.coins += 2500;

O próprio .Net se utiliza de uma classe estática em suas entranhas para algo muito corriqueiro para nós programadores, a classe "Math", utilizada para realizar cálculos matemáticos, como por exemplo, realizar a potenciação de um número:


Math.Pow(60, 2);


Outra classe estática muito útil para aplicações console no .net é literalmente "Console", para escrever e ler informações:


Console.WriteLine("Teste");


E assim por diante...


Mas as classes estáticas trazem consigo algumas desvantagens: Não podem herdar de outras classes ou implementar interfaces (o que é um grande problema se precisamos de uma classe que herde de MonoBehaviour no Unity) e na questão da programação assicrona, não temos um controle da inicialização dessa classe.


Se quiser ler mais sobre as diferenças entre singleton e static class, recomendo esse link: https://stackoverflow.com/questions/519520/difference-between-static-class-and-singleton-pattern


Enfim, para acabar com essas desvantagens, temos o pattern Singleton, que se comporta como uma static class (tendo um acesso global, sem precisar de referências), porém com diversos benefícios mediante às classes estáticas:


A classe singleton pode implementar interfaces ou herdar de outras classes, se comporta realmente como um objeto para o compiler (podendo ser passada como argumento de um método, por exemplo), e pode ser inicializada assicronamente, como mostrado no link sugerido do membro acima.


Se uma classe singleton se comporta como um object (porque de fato é um), todos os princípios da programação orientada a objetos como polimorfismo e herança principalmente podem ser aplicados a ela, o que é muito vantajoso por si só.


Na verdade singleton é uma classe de instância (não estática) mas o diferencial dela é que ela tem uma instância única durante toda a vida da aplicação, essa instância é armazenada numa variável estética, e só ela deve existir no programa todo, criando assim, o ponto global de acesso.


Na Unity podemos usar a classe singleton para possuir os benefícios de métodos como Start, Update, FixedUpdate, Coroutines, Invoke, OnDestroy, OnEnable e Awake, que só podem funcionar corretamente quando a classe herda de MonoBehaviour.


Para criar uma classe que implete o padrão singleton, você precisa garantir que ela exista em todas as cenas do projeto e que sua instância (no caso da Unity, objeto da cena) seja único.


Veja a implementação de uma simples classe singleton dentro da Unity (herdando de MonoBehaviour):

Código:
public class GameManager: MonoBehaviour {

private static GameManager _instance;

public static GameManager Instance {
 get{
if(_instance == null) {
 _instance = GameObject.FindObjectOfType<GameManager>();
}
return _instance;

}
}

// Variáveis de acesso:
public int Coins {get; set;}
public int Lifes {get; set;}

}

void Awake(){
DontDestroyOnLoad(gameObject);
}
}

No exemplo acima criamos uma classe normalmente, e dentro dela uma variável do tipo static que vai armazenar a única instância desse objeto, por isso dentro do get dessa variável, verifica-se se essa instância já existe na cena, se sim, ele apenas retorna a própria, se não, ele cria essa instância a partir do Find, encontrando o objeto na cena do tipo "GameManager".
Então dentro da variável "Instance" vai ser armazenado o objeto GameManager da cena, e isso vai servir para todas as cenas, já que no Awake do objeto demos a instrução dele não ser destruído quando a cena é carregada.

Por fim, para acessar globalmente as variáveis e métodos dessa classe, basta fazer o seguinte:

Código:
GameManager.Instance.Lifes += 2;
GameManager.Instance.Coins += 100;

E agora temos os benefícios do ponto de acesso global, não precisa instanciar esse objeto para guardar informações globais e únicas, tudo isso podendo aplicar os fundamentos da POO e boas práticas da programação assicrona (caso esteja utilizando).

Mas bem, tudo não são flores, o singleton possui algumas desvantagens, dentre as mais notáveis:

>> Difícil depurar um sistema com singleton;
>> Dependência. Se o sistema se utiliza muito de informações contidas numa classe singleton, ele acaba se tornando dependente desta;
>> Vai contra (ironicamente) os princípios da POO e o princípio SOLID, do código escalavel e limpo (pelos motivos apresentados acima);
>> Se não for aplicado corretamente pode ser unsafe numa aplicação assicrona.

Mas é isso, tem que saber usar com moderação e de acordo com a sua necessidade, não podes criar uma aplicação toda baseada em singleton, existem outros patterns que podem te ajudar com algum problema específico em que você pense que deve ser solucionado com singleton mas não é a única solução, basta pesquisar mais e aprender a estruturar corretamente as suas classes.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3614
REPUTAÇÃO : 598
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : SIGLETON Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

PEDIDO Re: SIGLETON

Mensagem por MarcosSchultz Dom Set 06, 2020 5:38 pm

MayLeone escreveu:Aqui um Mini-Tutorial sobre Singleton:


O Singleton é um padrão de projeto muito útil se você quiser criar um ponto de acesso global entre todas as classes existentes dentro de um sistema.
Na verdade já existe em C# um mecanismo nativo que faz isso, são as classes estáticas.


Vamos supor que você tenha uma classe de GameManager que guarda as variáveis das informações do jogo, como vidas do jogador, index da fase atual, dinheiro e etc.


Se um inimigo na cena retira vida do jogador, ele deve fazer acesso à variável de vida para retirá-la, bem como se ele for destruído pelo player, ele pode acrescer o valor de dinheiro do jogador, também tendo que fazer acesso a essa variável.


Aqui entramos em dois impasses: Ou faz acesso dessas variáveis através do FindObjectOfType para recuperar o objeto na cena do tipo "GameManager", ou qualquer outro tipo de referência,  fazendo assim acesso a essas variáveis, ou podemos simplesmente criar a classe GameManager como estática e guardar esses valores estaticamente, nos livrando assim do FindObjectOfType e os problemas que ele pode nos trazer.


A classe seria assim:

Código:
using System.Collections;
using System;

public static class GameManager {
public static int lifes, coins, currentScene;
}

Até parece um cenário ideal, pois para acessar uma variável do GameManager basta fazer:

Código:
GameManager.coins += 2500;

O próprio .Net se utiliza de uma classe estática em suas entranhas para algo muito corriqueiro para nós programadores, a classe "Math", utilizada para realizar cálculos matemáticos, como por exemplo, realizar a potenciação de um número:


Math.Pow(60, 2);


Outra classe estática muito útil para aplicações console no .net é literalmente "Console", para escrever e ler informações:


Console.WriteLine("Teste");


E assim por diante...


Mas as classes estáticas trazem consigo algumas desvantagens: Não podem herdar de outras classes ou implementar interfaces (o que é um grande problema se precisamos de uma classe que herde de MonoBehaviour no Unity) e na questão da programação assicrona, não temos um controle da inicialização dessa classe.


Se quiser ler mais sobre as diferenças entre singleton e static class, recomendo esse link: https://stackoverflow.com/questions/519520/difference-between-static-class-and-singleton-pattern


Enfim, para acabar com essas desvantagens, temos o pattern Singleton, que se comporta como uma static class (tendo um acesso global, sem precisar de referências), porém com diversos benefícios mediante às classes estáticas:


A classe singleton pode implementar interfaces ou herdar de outras classes, se comporta realmente como um objeto para o compiler (podendo ser passada como argumento de um método, por exemplo), e pode ser inicializada assicronamente, como mostrado no link sugerido do membro acima.


Se uma classe singleton se comporta como um object (porque de fato é um), todos os princípios da programação orientada a objetos como polimorfismo e herança principalmente podem ser aplicados a ela, o que é muito vantajoso por si só.


Na verdade singleton é uma classe de instância (não estática) mas o diferencial dela é que ela tem uma instância única durante toda a vida da aplicação, essa instância é armazenada numa variável estética, e só ela deve existir no programa todo, criando assim, o ponto global de acesso.


Na Unity podemos usar a classe singleton para possuir os benefícios de métodos como Start, Update, FixedUpdate, Coroutines, Invoke, OnDestroy, OnEnable e Awake, que só podem funcionar corretamente quando a classe herda de MonoBehaviour.


Para criar uma classe que implete o padrão singleton, você precisa garantir que ela exista em todas as cenas do projeto e que sua instância (no caso da Unity, objeto da cena) seja único.


Veja a implementação de uma simples classe singleton dentro da Unity (herdando de MonoBehaviour):

Código:
public class GameManager: MonoBehaviour {

private static GameManager _instance;

public static GameManager Instance {
 get{
if(_instance == null) {
 _instance = GameObject.FindObjectOfType<GameManager>();
}
return _instance;

}
}

// Variáveis de acesso:
public int Coins {get; set;}
public int Lifes {get; set;}

}

void Awake(){
DontDestroyOnLoad(gameObject);
}
}

No exemplo acima criamos uma classe normalmente, e dentro dela uma variável do tipo static que vai armazenar a única instância desse objeto, por isso dentro do get dessa variável, verifica-se se essa instância já existe na cena, se sim, ele apenas retorna a própria, se não, ele cria essa instância a partir do Find, encontrando o objeto na cena do tipo "GameManager".
Então dentro da variável "Instance" vai ser armazenado o objeto GameManager da cena, e isso vai servir para todas as cenas, já que no Awake do objeto demos a instrução dele não ser destruído quando a cena é carregada.

Por fim, para acessar globalmente as variáveis e métodos dessa classe, basta fazer o seguinte:

Código:
GameManager.Instance.Lifes += 2;
GameManager.Instance.Coins += 100;

E agora temos os benefícios do ponto de acesso global, não precisa instanciar esse objeto para guardar informações globais e únicas, tudo isso podendo aplicar os fundamentos da POO e boas práticas da programação assicrona (caso esteja utilizando).

Mas bem, tudo não são flores, o singleton possui algumas desvantagens, dentre as mais notáveis:

>> Difícil depurar um sistema com singleton;
>> Dependência. Se o sistema se utiliza muito de informações contidas numa classe singleton, ele acaba se tornando dependente desta;
>> Vai contra (ironicamente) os princípios da POO e o princípio SOLID, do código escalavel e limpo (pelos motivos apresentados acima);
>> Se não for aplicado corretamente pode ser unsafe numa aplicação assicrona.

Mas é isso, tem que saber usar com moderação e de acordo com a sua necessidade, não podes criar uma aplicação toda baseada em singleton, existem outros patterns que podem te ajudar com algum problema específico em que você pense que deve ser solucionado com singleton mas não é a única solução, basta pesquisar mais e aprender a estruturar corretamente as suas classes.


Não gostarias de copiar essa sua mensagem e criar um tópico de tutorial nos tutoriaisDosMembros??? É meio que um tutorial extremamente útil, que tira uma dúvida básica de várias pessoas, e ainda apresenta vantagens e desvantagens... Gostei bastante da resposta.
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64782
REPUTAÇÃO : 2651
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : SIGLETON Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

PEDIDO Re: SIGLETON

Mensagem por MayLeone Dom Set 06, 2020 10:43 pm

Obrigada Marcos, vou criar um tutorial mais organizado,. porém com base nessa reposta, pra deixar mais fácil de entender!
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3614
REPUTAÇÃO : 598
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : SIGLETON Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

PEDIDO Re: SIGLETON

Mensagem por MarcosSchultz Seg Set 07, 2020 2:52 am

MayLeone escreveu:Obrigada Marcos, vou criar um tutorial mais organizado,. porém com base nessa reposta, pra deixar mais fácil de entender!

Muito obrigado!!!
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64782
REPUTAÇÃO : 2651
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : SIGLETON Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos