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Qua Set 20, 2023 9:15 am



































































































Dúvida sobre o Aleatório

3 participantes

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DÚVIDA Dúvida sobre o Aleatório

Mensagem por pdsimulador Sáb Jul 25, 2020 8:07 pm

Gente, eu uso um script para fazer aparecer e desaparecer pessoas. Só que eu queria fazer com que isso fosse de forma aleatória. Tipo, ao invés de aparecer sempre o mesmo número de pessoas, quando eu apertar a tecla para as pessoas reaparecerem, que fosse uma quantidade aleatória, entre o 1 e 20. É possível?
Porque o peso delas interferem no funcionamento do brinquedo. Então, quanto mais pesado ele estiver, mais força vai necessitar etc.
Dúvida sobre o Aleatório BbVk1uODúvida sobre o Aleatório Jyc5SJt
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DÚVIDA Re: Dúvida sobre o Aleatório

Mensagem por MarcosSchultz Sáb Jul 25, 2020 9:56 pm

Basta utilizar Random.Range
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DÚVIDA Re: Dúvida sobre o Aleatório

Mensagem por Fagner Sáb Jul 25, 2020 10:22 pm

Boa noite.
Eu fiz assim, você joga os prefabs dos NPCs e indica onde são os spawnpoints, depois define a quantidade minima e máxima de npcs que estarão no brinquedo em cada rodada.
Eu então randomizo o índice dos npcs e dos assentos e só movo eles para as posições sorteadas, não uso Destroy nem instantiate, apenas uma pool de NPCs com o numero máximo que você definiu.

O código fica assim:

Código:
using UnityEngine;

public class SpawnRandomico : MonoBehaviour
{
    public Transform[] spawnPoints;
    public GameObject[] prefabNPCs;
    public int numMaximoNPCs = 20;
    public int numMinimoNPCs = 5;

    private int[] indiceNPC;
    private int[] indiceAssento;
    private GameObject[] poolNPCs;
    private Vector3 posicaoTemporaria = new Vector3(0, -500, 0);

    private void Start()
    {
        poolNPCs = new GameObject[numMaximoNPCs];
        indiceNPC = new int[numMaximoNPCs];
        indiceAssento = new int[spawnPoints.Length];

        for (int i = 0; i < indiceAssento.Length; i++)
        {
            indiceAssento[i] = i;
        }

        for (int i = 0; i < numMaximoNPCs; i++)
        {
            poolNPCs[i] = Instantiate(prefabNPCs[Random.Range(0, prefabNPCs.Length - 1)], posicaoTemporaria, Quaternion.identity);           
            indiceNPC[i] = i;
        }
    }

    public void CarregarBrinquedo()
    {
        indiceNPC = Randomizar(indiceNPC);
        indiceAssento = Randomizar(indiceAssento);

        int numNPC = numMinimoNPCs + Random.Range(0, numMaximoNPCs - numMinimoNPCs);

        for (int i = 0; i < numMaximoNPCs; i++)
        {
            poolNPCs[i].transform.position = posicaoTemporaria;
        }

        for (int i = 0; i < numNPC; i++)
        {
            poolNPCs[indiceNPC[i]].transform.position = spawnPoints[indiceAssento[i]].position;
            poolNPCs[indiceNPC[i]].transform.rotation = spawnPoints[indiceAssento[i]].rotation;
        }
    }

    private int[] Randomizar(int[] vetor)
   {
      for (int i = vetor.Length-1; i > 0; i--)
      {
         int sort = Random.Range(0, i);
         int temp = vetor[i];
         vetor[i] = vetor[sort];
         vetor[sort] = temp;
      }
        return vetor;
   }
}

Os NPCs precisam ser prefabs, e os spawnpoints são objetos vazios que definem a posição e rotação onde os NPCs vão ficar.
segue o projeto caso queira ir checando se montou certo no seu.
https://drive.google.com/file/d/1HJB4zKyy8Urzi6xNXVBcgqJt0Ci5XgXz/view?usp=sharing

Dúvida sobre o Aleatório VOp4r8e
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DÚVIDA Re: Dúvida sobre o Aleatório

Mensagem por pdsimulador Dom Jul 26, 2020 4:10 pm

Fagner escreveu:Boa noite.
Eu fiz assim, você joga os prefabs dos NPCs e indica onde são os spawnpoints, depois define a quantidade minima e máxima de npcs que estarão no brinquedo em cada rodada.
Eu então randomizo o índice dos npcs e dos assentos e só movo eles para as posições sorteadas, não uso Destroy nem instantiate, apenas uma pool de NPCs com o numero máximo que você definiu.

Boa tarde!
Cara, é exatamente isso que eu quero, e já agradeço pelo seu tempo em criar esse exemplo aí, pois ajudou bastante. Só que eu tenho dois problemas:
O primeiro é que eu preciso que os npc's sejam carregados dentro do objeto brinquedo, pois só assim eles vão se mover juntos com o brinquedo quando for ativado.
E o segundo é que eu preciso que isto seja chamado através de uma tecla ao invés de um botão na tela, pois por enquanto o mouse é usado apenas no menu.
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