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[DÚVIDA] Dúvida sobre script e rigidbody

2 participantes

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DÚVIDA [DÚVIDA] Dúvida sobre script e rigidbody

Mensagem por kalel013 Qui Nov 03, 2016 11:23 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class NavinhaBehaviour : MonoBehaviour
{

    public float maxSpeed;
    private Rigidbody2D rb;


    void Start()
    {
        rb = GetComponent<Rigidbody2D>();
    }

    void FixedUpdate()
    {
        rb.velocity = new Vector2(Input.GetAxis("Horizontal"), Input.GetAxis("Vertical"));
    }
}

Galera, se alguem puder me ajudar eu agradeço, eu coloquei  esse script aqui no meu personagem, o probelma é que elta ta muito lendo. Já mexi na variavel de velocidade e não teve diferença nenhuma, não sei dizer, porque sou novato na unity, mas talvez o problema esteja no rigidbody, mas como dize, sou novato então não entendo muito. Desde já, obrigado
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Dúvida sobre script e rigidbody

Mensagem por MarcosSchultz Sex Nov 04, 2016 12:08 am

Jovem, aconselho estudar C#, pois é bem difícil "ir adiante" na Unity sem saber programação. Vou explicar o seu problema citando linha por linha do script:

Código:
public float maxSpeed;
esta variável "maxSpeed" é uma variável do tipo float(números com virgula), que você pode mudar o valor, mas nesta parte você está apenas declarando ela, sem aplica-la em nada.

Código:
private Rigidbody2D rb;
Aqui você declara uma variável do tipo Rigidbody2D, para poder setar o componente Rigidbody no Start em vez de ficar buscando ele no Update o tempo todo... isto deixará o script mais leve.


Código:
void Start(){
   rb = GetComponent<Rigidbody2D>();
}
Esta é a void Start... ela é chamada 1 vez apenas, no começo do jogo. Nela, você está setando o Rigidbody2D na variável que você criou para deixar o script mais leve


Código:
void FixedUpdate(){
   rb.velocity = new Vector2(Input.GetAxis("Horizontal"), Input.GetAxis("Vertical"));
}
Aqui você tem a void "FixedUpdate", que é bem parecida com a void "Update". Esta void"FixedUpdate" é chamada várias vezes, o tempo todo... em média, umas 30 vezes por segundo... Nela você está passando uma velocidade ao seu Rigidbody, da seguinte maneira

rb.velocity controla a velocidade do seu rigidbody... como ele é um rigidbody 2D, ele só possui 2 eixos de velocidade e não 3... o Rigidbody2D possui apenas o eixo X(horizontal) e o eixo Y(vertical).

No comando dentro da void FixedUpdate, você está passando para o eixo X do seu rigidbody2D o Input Horizontal, e para o eixo Y, você está passando o Input vertical.

O problema ocorre por que você não está multiplicando estes Inputs pela velocidade (variável "maxSpeed").

Input Vertical e Horizontal são variáveis que vão apenas de 0 a 1, (0 quando não pressiona e 1 quando pressiona). Então, para aumentar esta velocidade, você tem que multiplicar este input por algo, que seria aquela variável "maxSpeed"

No fim das contas, fica +/- assim:


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class NavinhaBehaviour : MonoBehaviour{
   public float velocidade = 10;
   private Rigidbody2D rb;
   void Start(){
      rb = GetComponent<Rigidbody2D>();
   }
   void FixedUpdate(){
      rb.velocity = new Vector2(Input.GetAxis("Horizontal")*velocidade, Input.GetAxis("Vertical")*velocidade);
   }
}
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Dúvida sobre script e rigidbody

Mensagem por kalel013 Sex Nov 04, 2016 9:41 am

MarcosSchultz escreveu:Jovem, aconselho estudar C#, pois é bem difícil "ir adiante" na Unity sem saber programação. Vou explicar o seu problema citando linha por linha do script:

Código:
public float maxSpeed;
esta variável "maxSpeed" é uma variável do tipo float(números com virgula), que você pode mudar o valor, mas nesta parte você está apenas declarando ela, sem aplica-la em nada.

Código:
private Rigidbody2D rb;
Aqui você declara uma variável do tipo Rigidbody2D, para poder setar o componente Rigidbody no Start em vez de ficar buscando ele no Update o tempo todo... isto deixará o script mais leve.


Código:
void Start(){
 rb = GetComponent<Rigidbody2D>();
}
Esta é a void Start... ela é chamada 1 vez apenas, no começo do jogo. Nela, você está setando o Rigidbody2D na variável que você criou para deixar o script mais leve


Código:
void FixedUpdate(){
 rb.velocity = new Vector2(Input.GetAxis("Horizontal"), Input.GetAxis("Vertical"));
}
Aqui você tem a void "FixedUpdate", que é bem parecida com a void "Update". Esta void"FixedUpdate" é chamada várias vezes, o tempo todo... em média, umas 30 vezes por segundo... Nela você está passando uma velocidade ao seu Rigidbody, da seguinte maneira

rb.velocity controla a velocidade do seu rigidbody... como ele é um rigidbody 2D, ele só possui 2 eixos de velocidade e não 3... o Rigidbody2D possui apenas o eixo X(horizontal) e o eixo Y(vertical).

No comando dentro da void FixedUpdate, você está passando para o eixo X do seu rigidbody2D o Input Horizontal, e para o eixo Y, você está passando o Input vertical.

O problema ocorre por que você não está multiplicando estes Inputs pela velocidade (variável "maxSpeed").

Input Vertical e Horizontal são variáveis que vão apenas de 0 a 1, (0 quando não pressiona e 1 quando pressiona). Então, para aumentar esta velocidade, você tem que multiplicar este input por algo, que seria aquela variável "maxSpeed"

No fim das contas, fica +/- assim:


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class NavinhaBehaviour : MonoBehaviour{
 public float velocidade = 10;
 private Rigidbody2D rb;
 void Start(){
 rb = GetComponent<Rigidbody2D>();
 }
 void FixedUpdate(){
 rb.velocity = new Vector2(Input.GetAxis("Horizontal")*velocidade, Input.GetAxis("Vertical")*velocidade);
 }
}
Vlw marcos, eu to acompanhando a série de C# e já sei algumas coisa, o problema é que eu só sei movimentar usando o transform.translate e aqui no fórum disseram que não é muito bom usar eler e que é melhor o rigidbody.velocity(que eu ainda não sei usa), dae por isso eu tava me complicando. No inicio da série de c# vc falou que já tem um cronograma pras aulas, vc teria a intenção de soltar no futuro uma aula ensinando sobre os componentes do rigidbody na programção como o rigidbody.velocity ou o rigidbody.addforce?
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Dúvida sobre script e rigidbody

Mensagem por MarcosSchultz Ter Nov 08, 2016 1:01 am

Hmm, até poderia. Vou anotar aqui, por que tem bastante gente com dúvidas sobre fazer a movimentação básica :D
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