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[RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!

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Resolvido [RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!

Mensagem por danielPedra90 Sáb Jun 22, 2019 6:07 pm

Olá pessoal, boa tarde! Sou iniciante, estou estudando gamificação e criando um jogo para meu TCC! Enfim estou me virando literalmente para aprender o Unity e não liguem se a minha dúvida for besta! kk

Bem, tenho a seguinte intenção:

 -  Ter um sistema de pontuação baseado em cliques,  em o jogador aperta um botão e deva ganhar um ponto, e se ele apertar em outro botão  deverá ganhar outro ponto e automaticamente, aparecer a soma em um score no topo da tela. Tipo : apertou um botão ganha um ponto, apertou o outro botão ganha mais um, totalizando dois pontos e assim sucessivamente.

Minha situação:

- Conseguir criar o sistema de pontuação, por meio de dois scripts (um para o score e outro para o botão) o problema é que a pontuação esta sendo infinita, ao invés de se ganhar somente um ponto a cada clique,  está sendo gerado um ponto a cada clique infinitamente e quando parte para o click em outro botão resulta  numa soma infinita a cada clique que é dado.

Estou a dois dias, praticamente, tentando resolver isso! Espero que eu tenha sido claro!

Antecipadamente agradeço a todos!
Valeu!

Código:
1 - Script do Score

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class GlobalEnigma : MonoBehaviour
{
    public static int enigmaCont;
    public GameObject enigmaDisplay;
    public int InternoEnigma;

    private void Start()
    {
    }


    void Update()
    {
    

        InternoEnigma = enigmaCont;
        enigmaDisplay.GetComponent<UnityEngine.UI.Text>().text ="Enigma: " + InternoEnigma;



2- Script do Botão

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class BtnPontos : MonoBehaviour
{
    public GameObject textopontos;

    public void clicarnobotao()

    {
        textopontos.SetActive(true);
        GlobalEnigma.enigmaCont += 1;

    }
}


Espero que eu tenha sido claro! Estou parado a 2 dias tentando resolver isso!


danielPedra90
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Mensagem por Diguinho Sáb Jun 22, 2019 6:16 pm

Porque não cria utilizando PlayerPrefs ?, Poderia chamar utilizando 
Código:
PlayerPrefs.SetInt("enigmacount", PlayerPrefs.GetInt("enigmacount")+1);
Ao adcionar isso ao clicar botão iria ganhar os pontos normalmente.
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Mensagem por danielPedra90 Sáb Jun 22, 2019 6:26 pm

Mas seria em qual linha? Na última do script do botão?

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Mensagem por danielPedra90 Sáb Jun 22, 2019 6:27 pm

Desculpa , mas poderia localizar a linha dentro do script?

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Mensagem por Diguinho Sáb Jun 22, 2019 6:41 pm

Primeiro


Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class GlobalEnigma : MonoBehaviour
{

   public Text enigmaText;


   private void Start()
   {
   }


   void Update()
   {

      if(enigmaText != null)
      {
         enigmaText.text = "" + PlayerPrefs.GetInt("enigmacount");
      }
   }
}

SEGUNDO


Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class BtnPontos : MonoBehaviour
{

   public void clicarnobotao()

   {
      PlayerPrefs.SetInt("enigmacount", PlayerPrefs.GetInt("enigmacount")+1);

   }
}

Fiz algo basico
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Mensagem por Diguinho Sáb Jun 22, 2019 6:46 pm

Caso queira que o score delete e so add 
Código:
PlayerPrefs.DeleteKey ("enigmacount");

no void start
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Mensagem por Diguinho Sáb Jun 22, 2019 7:13 pm

Conseguiu amigo ?
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Mensagem por danielPedra90 Sáb Jun 22, 2019 7:33 pm

Vixe, parceiro tava tentando até agora! Não rolou não, ele parou de contar...

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Mensagem por danielPedra90 Sáb Jun 22, 2019 7:35 pm

Não sei ao certo, mas tava pensando em criar algum condicional que deixasse o botão false  ou nulo  no segundo clique apenas em cima do botão... Não sei

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Mensagem por Diguinho Sáb Jun 22, 2019 8:23 pm

Parou de contar ?, Aqui estar funcionando normal.
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Mensagem por Diguinho Sáb Jun 22, 2019 8:31 pm

Coloque os 2 scripts em um GameObject -> Crie uma Button -> Adcione a GameObject no OnClick->BtnPontos->clicarnobotão // Depois crie um text para ver a pontuação e adcione no Global Enigma.
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Mensagem por danielPedra90 Dom Jun 23, 2019 4:42 pm

O botão ainda está contando a cada clique! Da mesma forma como o meu! 

Eu devo estar fazendo algo errado! kkk

Não sei se você me compreendeu, mas quero que ele conte apenas o primeiro clique de um primeiro botão  com um ponto e  depois conte o apenas o segundo clique de um segundo botão como mais um ponto, sendo que no placar aparecerá a soma (2) dos dois sacou?

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Mensagem por Diguinho Dom Jun 23, 2019 4:55 pm

Então ira ter 2 botão certo ? Porque não utiliza GameObjectSetActive(bool) para quando clicar no 1 botão sumir ele ? assim o 1 botão iria sumir e não daria para clicar ? podia fazer a mesma coisa com o 2 botão
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!

Mensagem por Diguinho Dom Jun 23, 2019 5:04 pm

Ou Caso não queira que o botāo suma era só adcionar na script  interable button false, Mais caso só for 1 botão só criar um playerprefs adicionando um limite de 2  uso (click)
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Mensagem por danielPedra90 Dom Jun 23, 2019 5:36 pm

Então, com relação a sua primeira é que seu eu criar um GO eu teria que criar também né? Falo pq o jogador vai ter que clicar em  uma área da tela para em seguida ser chamada uma animação e uma pontuação. Logo , para simplificar, estou usando botões invisíveis. Eu tenho vários botões na área do jogo, pois é um puzzle no formato de click game entende? 
Você pode me exemplificar a sintaxe para usar o interactable (false) depois do primeiro clique no botão? (Uma condicional?) Estou pegando a documentação do Unity, mas não estou acertando a sintaxe!

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Mensagem por Diguinho Dom Jun 23, 2019 7:42 pm

Desculpa a demora pra responder(Não to no pc), Mas  eu utilizava
Código:
gameObject.GetComponent<Button>().interactable = false;


Não sei se nessas novas versões do unity ainda funciona
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!

Mensagem por danielPedra90 Ter Jun 25, 2019 11:25 pm

Consegui resolver desabilitando o botão, depois de clicá-lo, tava errando a sintaxe! Mas um outro colega me ajudou.  Fica de lição! Valei irmão! Abraço!

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class BtnPontos : MonoBehaviour
{
    public GameObject textopontos;
    public Button botaoponto;
   

    public void clicarnobotao()

    {
        textopontos.SetActive(true);
        GlobalEnigma.enigmaCont+=10;
        botaoponto.interactable = false;
    }

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