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[TUTORIAL] Script de Contagem Regressiva

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TUTORIAL [TUTORIAL] Script de Contagem Regressiva

Mensagem por Magnatah Sex Jun 14, 2019 7:09 pm

Eu Estou criando um game e diversas vezes precisei de um contador regressivo, mas sem precisar usar a "coroutine" diversas vezes.
Um exemplo de uso Seria: 'Regenera a vida do player depois de certo tempo.'



Contador Regressivo:
Código:
using UnityEngine;


// Matheus Leandro


public class ContagemRegressiva {

    /* Esse Script é Um Sistema De Contagem Regressiva. */
    /* Na Void "IniciarContador" deve-se passar somente o tempo em segundos.
     * 1 hora = 3600 segundos */

    //==================== ATRIBUTOS ====================//
    private float tempo;
    private bool isRunning, tempoZerado;



    //==================== METODOS ====================//
    public void IniciarContador(float time)
    {
        Tempo = time;
        IsRunning = true;
        TempoZerado = false;
    }//END



    public void PararContagem()
    {
        IsRunning = false;
        TempoZerado = true;
    }//END



    //Aqui Acontece a Contagem Regressiva.
    //(Esse Metodo Deve Ser Chamada No "FixedUpdate").
    public void Contagem()
    {
        if (IsRunning)
        {
            Tempo -= Time.deltaTime;
            if (Tempo <= 0)
            {
                IsRunning = false;
                TempoZerado = true;
            }
        }
    }//END



    public string FormatarTempo(int val)
    {
        //Essa Função Transforma Segundos Em: Horas, Minutos e Segundos.
        //Exemplo: Esse Metodo Formata "3600 Segundos"  Nisso => "00:60:00"

        int Seg = val % 60;
        val /= 60;
        int Min = val % 60;
        val /= 60;
        int Hour = val % 24;
        return strzero(Hour) + ":" + strzero(Min) + ":" + strzero(Seg);
    }//END

    private string strzero(int val)
    {
        /* Complemento Da Função "FormatarTempo()".  
         * Adiciona um '0' Na Frente Da Hora, Minuto Ou Segundo, Caso For Menor Que '10'. */
        return (val < 10) ? "0" + val.ToString() : val.ToString(); ;
    }//END



    public float Tempo
    {
        get
        {
            return tempo;
        }

        set
        {
            tempo = value;
        }
    }//END

    public bool IsRunning
    {
        get
        {
            return isRunning;
        }

        set
        {
            isRunning = value;
        }
    }//END

    public bool TempoZerado
    {
        get
        {
            return tempoZerado;
        }

        set
        {
            tempoZerado = value;
        }
    }//END


} // Matheus Leandro



Exemplo de Uso:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;


// Matheus Leandro


public class Exemplo : MonoBehaviour {

    //==================== ATRIBUTOS ====================//
    ContagemRegressiva Contador1 = new ContagemRegressiva();
    ContagemRegressiva Contador2 = new ContagemRegressiva();
    ContagemRegressiva Contador3 = new ContagemRegressiva();
    public Text TextTime1, TextTime2, TextTime3;




    //==================== METODOS ====================//
    private void Update()
    {
        VerificarBotoes();
    }//END



    private void FixedUpdate()
    {
        // Contador 1
        if (Contador1.IsRunning)
        {
            Contador1.Contagem(); // Contando...
            TextTime1.text = "Tempo 1  " + Contador1.FormatarTempo((int)Contador1.Tempo);
        }

        // Contador 2
        if (Contador2.IsRunning)
        {
            Contador2.Contagem(); // Contando...
            TextTime2.text = "Tempo 2  " + Contador2.FormatarTempo((int)Contador2.Tempo);
        }

        // Contador 3
        if (Contador3.IsRunning)
        {
            Contador3.Contagem(); // Contando...
            TextTime3.text = "Tempo 3  " + Contador3.FormatarTempo((int)Contador3.Tempo);
        }
    }//END



    private void VerificarBotoes()
    {
        // Contador 1
        if (Input.GetKeyDown(KeyCode.Alpha1)) { Contador1.IniciarContador(3600); } //1 Hora

        // Contador 2
        if (Input.GetKeyDown(KeyCode.Alpha2)) { Contador2.IniciarContador(10800); } //3 Horas

        // Contador 3
        if (Input.GetKeyDown(KeyCode.Alpha3)) { Contador3.IniciarContador(7200); } //2 Horas
    }//END




} // Matheus Leandro




Foto 1: https://prnt.sc/o2174x

Foto 2: https://prnt.sc/o217c7
Magnatah
Magnatah
Instrutor

Masculino PONTOS : 3091
REPUTAÇÃO : 204
Idade : 28
Áreas de atuação : Dєรєиvσlvєdσя Wєb(Fяσит-єиd), Blєиdєя, υиiтy, C#, ρнρ є Jαvαรcяiρт.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Script de Contagem Regressiva Aad8pUi

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