SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Meu site de Modelos 3D
DÚVIDA - ao pressionar andar, o player parece cancelar a gravidade (VÍDEO)
[RESLVIDO] Unity - "transform.SetParent()" em 2 objetos move outros objetos
Dúvida sobre resoluções de tela
Duvida na AppleStore
pressionando a tecla abaixar, o player continua andando abaixado (2D).
Fala Pessoal! Saiu mais um trailer do jogo que venho desenvolvendo
[RESOLVIDO] passar de uma animação para a outra rapidamente pelo animator
Unity - PlayerPrefs n são apagados no Celular mesmo Reiniciando o Aparelho
Modeloes 3D do Site Sketchfab
Blender - Modelos Importados transparentes
[PEDIDO]Cololar jogo na loja play store
Como pegar um objeto e fazer ele aparecer em forma de Estamina no Inspector
Procuro Pessoas para Projeto
Algum tutorial de como fazer um app que receba fotos e q fiqu armazenado no
Procuro um time para um jogo de corrida
[RESOLVIDO] Botões de Ataque e Pular carrega duas animações ao mesmo tempo
DEATH ISLAND 0.2.5 SURVIVAL GAME 4 ANOS EM DESENVOLVIMENTO
Player travando na colisão com o chão Unity 2D
Como resolver vazamento de memoria?
Instanciar uma classe nos atributos de outra classe é uma boa prática?
Jogo multiplayer com steam
Unity - Renderizção com Câmera Jogo Lento e travando. Alguém pfv?!
Mini Quarteirão com Texturas 3D VENDA
Controle do braço e cabeça no fps
PRECISO FAZER QUE MEU GAME FIQUE ONLINE
Ativar o objeto correto em Clones.
[TUTORIAL] Como fazer um interruptor simples (Unity 2018)
Preciso de 20 testadores jogo mobile
O Labirinto II - Trailer Oficial
Ue posso divulgar meu game que ainda esta em criaçao aqui no forum?
[RESOLVIDO] Inverter o sprite para a direçao que o personagem anda.
Set Active não a reabiilitado C#
Build APK VR Google Cardbord com video.
[PROGRAMADOR FREELA] $$
Mais Um jogo!
Collider (mesh?)
[TUTORIAL] Deformar mesh com batidas (para objetos, veículos, etc)
WW2 Low poly Pack (Free)
Procuro freelancer
Novo Teaser do jogo Dark Age
Unity Admob Erro
Sombras estão quadradas na build
nao consigo fazer o player sentar no sofa alguem me ajuda
Unity - Ao mudar de scene, todas as Lights são deletadas
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
modelar avatar e skins para um jogo web
ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
COMO EVITAR QUE UM OBJETO (PLAYER,ITEM ETC...) ATRAVESSE UMA PAREDE.
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação
unity Failed to load PlayerSettings (internal index #0). Most likely data f
Materiais do Blander não aparecem no MeshRendere do Objeto na Unity
Repetiçoes de Textura no Terreno
SERVER IS DOWN - UNITY+MSQL
Procuro programadores - Novo jogo
Problema com o MS VEHICLES
Preciso de ajuda com a Unity
Problema com vídeo em 360° na Unity
Problemas no MS Vehicles
unity- eventos na Animação com Armature/Bones vinda do blender não funciona
ajuda exibir resultados simulados em uma liga Game Unity
Unity - ParticleSystem não é redirecionado no rawimage no canvas
Como resolver o problema de "face orientation" no Blender.
[DÚVIDA] Tive um problema com meu Canvas
erro na Directional Light
Problemas com o Directional Light da Unity 3D
Novo jogo da franquia Sphere game em desenvolvimento
malha da roda não girando com wheel collider unity
Problemas com ambiguidade
Touch mobile
INVALID TOKEN
Como acessar o "HD Render Pipeline" do HDRP por script?
CHAT GPT PRA JOGO DE TIRO? comentem
Tutorial script inimigo segue e foge do player
Ainda vale a pena lançar Asset na Asset Store?
Ajuda com tabela de historico de pontuaçao.
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Como derrapar um Whell Collider
Como altertar o valor do "Asymptote Value" do Whell Collider via Script
Preciso de ajuda para substituir valor de variavel em outro script
Ajuda com Top Down Shooter utilizando Photon
Duvida com Netcode
[RESOLVIDO] Unity - Movendo a Câmera na Horizontal/Vertical com Touch
Alguém me ajuda com os anúncios pfv
Segundo Trailer do jogo Dark Age, Feliz Natal a todos!
Unity - ScrollRect, Viewport, Content - O Conteúdo ñ inicia no topo
Coleta de itens
Unity - Cadastro do email do jogador
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Onde Conseguir músicas para meu Jogo?
error CS0246 em Script
Alguem teve ja esse problema?
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
DISPONIVEL PARA FAZER MODELOS 3D
Unity-Loja.Como os Jogadores terão acesso aos ítens comprados na PlayStore?
Bugando depois do Build.
Primeiro Trailer do jogo Dark Age
Problema com sombra
Mesh e Material do objeto trocando para uma instancia no inicio do jogo
Dom Out 06, 2024 6:02 pm
Sáb Out 05, 2024 6:37 am
Qui Out 03, 2024 10:09 pm
Seg Set 30, 2024 9:25 am
Sáb Set 28, 2024 11:39 am
Seg Set 09, 2024 7:33 am
Dom Set 08, 2024 10:08 pm
Ter Set 03, 2024 11:59 am
Qua Ago 28, 2024 7:45 pm
Qua Ago 28, 2024 7:18 pm
Qua Ago 28, 2024 8:34 am
Dom Ago 25, 2024 8:37 pm
Sáb Ago 24, 2024 1:58 pm
Sex Ago 23, 2024 3:30 pm
Sex Ago 23, 2024 3:23 pm
Qua Ago 21, 2024 5:48 pm
Dom Ago 18, 2024 8:51 pm
Sex Ago 16, 2024 12:59 pm
Qua Ago 14, 2024 10:57 am
Sáb Ago 10, 2024 8:03 pm
Sex Ago 09, 2024 7:37 pm
Dom Ago 04, 2024 4:41 pm
Dom Ago 04, 2024 3:16 pm
Qui Jul 25, 2024 2:48 pm
Dom Jul 21, 2024 7:07 pm
Dom Jul 21, 2024 12:07 am
Sáb Jul 13, 2024 12:33 am
Qui Jun 27, 2024 5:49 pm
Qui Jun 20, 2024 12:30 pm
Dom Jun 09, 2024 7:43 pm
Dom Jun 09, 2024 2:16 pm
Seg Jun 03, 2024 11:39 am
Seg maio 27, 2024 12:45 pm
Seg maio 20, 2024 9:01 pm
Dom maio 19, 2024 3:08 pm
Sáb maio 18, 2024 11:46 am
Sáb maio 11, 2024 8:55 am
Qui maio 09, 2024 11:33 pm
Seg Abr 29, 2024 9:34 pm
Qui Abr 25, 2024 3:34 pm
Seg Abr 22, 2024 5:15 pm
Seg Abr 15, 2024 12:23 pm
Seg Abr 08, 2024 9:27 pm
Seg Abr 08, 2024 8:01 am
Sáb Abr 06, 2024 8:05 pm
Qui Abr 04, 2024 11:34 pm
Qui Abr 04, 2024 11:13 pm
Sex Mar 22, 2024 2:41 pm
Dom Mar 10, 2024 2:30 pm
Sex Mar 01, 2024 1:27 pm
Qui Fev 22, 2024 9:57 pm
Ter Fev 20, 2024 12:15 am
Seg Fev 19, 2024 1:06 pm
Seg Fev 12, 2024 1:56 pm
Seg Fev 12, 2024 1:17 pm
Dom Fev 11, 2024 8:55 pm
Dom Fev 11, 2024 11:16 am
Seg Fev 05, 2024 4:18 pm
Dom Fev 04, 2024 9:39 pm
Qua Jan 31, 2024 11:59 pm
Ter Jan 30, 2024 7:37 pm
Ter Jan 23, 2024 6:33 pm
Dom Jan 21, 2024 6:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 7:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:58 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:39 pm
Sex Jan 19, 2024 8:40 am
Dom Jan 14, 2024 5:30 pm
Qua Jan 10, 2024 10:29 pm
Qua Jan 10, 2024 8:55 pm
Qua Jan 10, 2024 7:14 pm
Ter Jan 09, 2024 3:55 pm
Ter Jan 09, 2024 8:04 am
Sáb Jan 06, 2024 8:02 pm
Sex Jan 05, 2024 7:01 am
Sex Jan 05, 2024 12:12 am
Qui Jan 04, 2024 6:55 pm
Qui Jan 04, 2024 12:52 pm
Qui Jan 04, 2024 4:34 am
Ter Jan 02, 2024 11:48 pm
Dom Dez 31, 2023 7:25 pm
Qua Dez 27, 2023 5:44 pm
Qua Dez 27, 2023 3:08 pm
Sáb Dez 23, 2023 7:27 pm
Sáb Dez 23, 2023 5:06 pm
Qui Dez 21, 2023 8:10 pm
Seg Dez 18, 2023 2:04 pm
Sex Dez 15, 2023 5:11 pm
Qui Dez 14, 2023 9:13 pm
Qui Dez 14, 2023 2:47 pm
Qui Dez 14, 2023 1:48 pm
Qua Dez 13, 2023 8:58 pm
Ter Dez 12, 2023 2:32 pm
Seg Dez 11, 2023 1:53 pm
Qua Dez 06, 2023 8:13 pm
Sáb Dez 02, 2023 8:06 pm
Qui Nov 30, 2023 7:49 am
Seg Nov 27, 2023 1:35 am
Qua Nov 22, 2023 7:37 am



































































































[ARTIGO] Inteligência Artificial para Jogos

2 participantes

Ir para baixo

TUTORIAL [ARTIGO] Inteligência Artificial para Jogos

Mensagem por MayLeone Ter maio 28, 2019 1:50 pm

[ARTIGO] Inteligência Artificial para Jogos Airobo

O que é Inteligência Artificial?
O ramo da inteligência artificial está ligado à ciência da computação, no qual se pesquisa e desenvolve a  implementação da capacidade de inteligência em máquinas de forma artificial, visando a obtenção de sucesso de forma perfeita, isso significa que ela é planejada para nunca falhar.
A Inteligência artificial pode auxiliar o ser humano em diversos situações cotidianas, dentre elas a medicina e o transporte, por exemplo.
Em um cenário onde a I.A está lidando com vidas humanas (como nos exemplos acima), é inaceitável falhas por parte do programa, pois um carro autônomo guiado por uma I.A não pode cruzar rotas indefinidas ou atropelar pedestres, bem como uma I.A que auxilie um médico em uma cirurgia jamais poderia apontar um dado errado, fazendo o médico cometer uma falha.





Game IA
Porém, a I.A também pode ser aplicada a jogos eletrônicos, o que conhecemos como "Game I.A". Esse tipo de inteligência artificial possui este nome pois diferente da I.A "clássica", a I.A para games pode e deve aceitar falhas, pois uma inteligência artificial que nunca perde ou nunca erra tende a fazer com que o jogo não se torne divertido e imersivo.
A Game I.A é projetada para desafiar e imitar o ser humano, portanto, como somos passíveis a falhas, a I.A também deve ser.


Como uma I.A pode imitar uma pessoa?
Existem diversas técnicas para se desenvolver uma I.A que busque "imitar" o comportamento humano, como as técnicas de "cheating" (trapaça), onde a I.A percebe que o jogador está tendo muita facilidade para jogar e se utiliza de alguma trapaça interna para dar a sensação de "habilidade" por parte da I.A, quando na verdade ela está apenas quebrando regras, fazendo com que o jogo ganhe uma certa sensação de "dificuldade" e "desafio".
Um exemplo típico de aplicação de cheating para I.As são nos jogos de corrida, onde se o jogador estiver muito na frente, a I.A pode se utilizar de trapaça para fazer com que um carro do oponente "ganhe super velocidade" para se aproximar do jogador, dentre outras trapaças.


 
[ARTIGO] Inteligência Artificial para Jogos Prof


Crash Bandicoot Team Racing


Mas para a I.A ser convincente é necessário que haja um equilíbrio por parte dessas tarefas e técnicas, evitando que a I.A pareça estúpida (tornando a jogabilidade fácil demais), ou em contra-partida evitando dela estar muito difícil, desmotivando o jogador.
Esses ajustes podem ser feitos através de testes e aplicados de acordo com técnicas de balanceamento para jogos.
Mas falando em testes... Existe um tipo de teste para máquina muito interessante que visa simular o comportamento humano e convencer uma pessoa de que a I.A é outra pessoa por de trás do teste e não de uma máquina.


O teste de Turing
[ARTIGO] Inteligência Artificial para Jogos Untitled%2B1


Fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_de_Turing


Um software que se utiliza deste recurso é o "Robô Ed" da Petrobras:


[ARTIGO] Inteligência Artificial para Jogos 2emojdh


 
Onde você pode conversar com o Robô e ele poderá lhe responder em tempo real, dando a sensação de que você está conversando com outra pessoa, quando na verdade não passa de uma I.A


Uma outra aplicação que se utiliza do teste de Turing é o gênio "Akinator", onde ele tem a capacidade de "adivinhar" a pesonalidade que o usuário pensou a partir de um acervo de perguntas que ele possui em seu banco de dados e das respostas que o usuário vai fornecendo de acordo com essas perguntas:


[ARTIGO] Inteligência Artificial para Jogos Akinator-10867-3


 


A título de curiosidade, após 60 anos do teste de Turing ter sido criado, uma máquina passou pela primeira vez no teste. Segue a fonte: https://tecnoblog.net/157935/computador-passou-primeira-vez-teste-de-turing/


Para o caso dos games, o teste de Turing costuma ser mais direto: Se a I.A por de trás das jogadas/ações no jogo ser convincente o bastante a ponto de imitar com perfeição (ou quase perfeição) o comportamento humano, então ela está aprovada no teste.
Um exemplo para se pensar nisto é num jogo de cartas: Decorrente as jogadas realizadas por parte de uma I.A,  você saberia diferenciar se quem está jogando contra você é uma máquina ou um ser humano? Se você ficou em dúvida ou acha que pode ser um humano, a I.A passaria no teste.


Agente Inteligente
 
[ARTIGO] Inteligência Artificial para Jogos Untitled%2B2


Um agente inteligente em jogos é uma parte do programa que age de forma "autônoma", ou seja, de acordo com mudanças e alterações externas ao seu redor, ele é capaz de tomar alguma decisão com base nessas informações e se adaptar/agir sobre estas mudanças.
Os agentes inteligentes são tudo o que não são controlados por seres humanos (non-player-character) em um game, como o carro do oponente em um jogo de corrida, o personagem adversário em um jogo de luta, ou o segundo jogador num jogo de Xadrez ou Damas, por exemplo.


Tipos de agentes
Os agentes inteligentes podem ser classificados em quatro tipos distintos:
1.  Agente estímulo-resposta: São agentes mais simples, baseando-se totalmente num sistema de regras pré-definidas e que vai agir sempre dentro dessas regras, como por exemplo um agente de patrulha: lhe persegue apenas se você entrar no raio de visão dele, e pára assim que você não for mais perceptível.
2. Agente com memória: É um agente estímulo-resposta, porém com capacidade de armazemanento de memória, ou seja, possui a capacidade de armazenar dados com relação ao ambiente externo, podendo agir de acordo com o processamento destes dados. É menos previsível que um agente estímulo-resposta.
3. Agentes guiados por objetivos: São agentes mais complexos, onde visa a obtenção de sucesso de acordo com determinado objetivo.
4. Agentes guiados pela função de utilidade: Esses agentes também visam a obtenção de sucesso em atingir um objetivo, porém num cenário em que o modo como essa obtenção de sucesso possa ocorrer em diversas situações, portanto, este tipo de agente tende a procurar qual a melhor alternativa para se atingir determinado objeto, dentre as diversas possibilidades.


Modelagem de um agente


[ARTIGO] Inteligência Artificial para Jogos Mp251


 
Para desenvolver um agente inteligente, ele precisa necessariamente ser um agente que possa receber informações de um ambiente externo através de sensores, e poder "viver" e se adaptar a tal ambiente se utilizando de atuadores. Na verdade, a definição de um agente se dá através da existência dessas características.
Para ludificar a explicação de tais itens, imaginemos a construção de um agente num ambiente computacional de jogos:


Ambiente: É toda a parte externa deste agente, onde ele está inserido e todas as coisas que fazem parte deste ambiente como outros agentes, e etc.
Um exemplo, um jogo de corrida: O ambiente são os outros carros, o jogador  humano, os itens de coleta do game, a pista de corrida, o cenário da fase, os objetos  que compõem o cenário(como árvores, placas, pedras, e etc), a linha de chegada,  dentre outros. Em resumo, o ambiente é tudo o que é externo ao agente.


Sensores: São através dos sensores que o agente pode perceber o ambiente ao seu redor. Ainda no mundo dos jogos, o sensor pode ser a detecção de movimento do inimigo, um sistema de colisão (para saber se algo encostou no agente ou não), o seu raio de visão, e etc.


Atuadores: Os atuadores são a parte "física" do agente, o que possibilitará do mesmo viver naquele ambiente, como no caso de um robô, pode ser o seu motor, pernas e braços mecânicos, engrenagens, esteiras para movimentação, e etc. 
No cenário de jogos, os atuadores são os algoritmos(códigos) que podem fazer o  agente agir de acordo com o ambiente, como por exemplo, um algoritmo de  movimentação ou tomada de decisão.


Medida de desempenho: É a parte de cálculos do agente, onde ele vai registrar dados de acordo com o ambiente externo e interno e de acordo com estes valores, poderá agir em função a eles.
 Um exemplo prático a esta abordagem seria num jogo de esportes: A medida de  desempenho seria as informações correntes da partida, como por exemplo, os  pontos das equipes (ou jogadores), o tempo da partida, a quantidade de derrotas,  empates e vitórias dos times, e etc.


Custos 
Para o agente realizar determinadas sequências de ações, são contabilizados os seus custos, ou seja, em quantos passos aquele agente irá realizar todas as ações até atingir o seu objetivo?
Imagine o chefão de jogos de plataforma: Normalmente eles realizam sequências de ações (comumente em ciclos repetitivos) para atingir seu objetivo final (destruir o personagem principal: você).
Então para determinar o custo de ações de um agente, basta apenas enumerar as suas possíveis ações sequencialmente, por exemplo:


1. Detectar jogador;
2. Se detectado, jogador bola de fogo;
3. Desviar do golpe do jogador para a esquerda;
4. Pular sobre o jogador;
5. Detectar novamente jogador;
6. Se detectado, jogador duas bolas de fogo;
7. Desviar do golpe do jogador para a direita;
8. Pular sobre o jogador
E assim o ciclo se procede até o agente atingir seu objetivo (destruir o jogador) ou até que o player possa o vencer.
No final, temos como custo a um boss que segue essas ações um total de 8 passos.
 
[ARTIGO] Inteligência Artificial para Jogos Maxresdefault


Bowser - Main Boss da franquia de games Mário Brios


Finalização:
Então nesta parte do artigo nós falamos um pouco sobre as diferenças da Inteligência Artificial e da Game IA, expliquei um pouco sobre Teste de Turing e Agentes.
No próximo artigo continuaremos abordando o assunto sobre Game IA, mas focado agora em técnicas, como máquinas de estado finito e lógicas valoradas e multivaloradas, portanto, aguardo vocês lá!
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3769
REPUTAÇÃO : 602
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : [ARTIGO] Inteligência Artificial para Jogos Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [ARTIGO] Inteligência Artificial para Jogos

Mensagem por Callyde Jr Sex maio 31, 2019 12:20 pm

Muito bom estava procurando um tutorial assim para aprender mais sobre IA.
Parabens.
Callyde Jr
Callyde Jr
Programador

Masculino PONTOS : 5126
REPUTAÇÃO : 446
Idade : 45
Áreas de atuação : Iniciante em modelagem Blender,Sketchup
Programador
Idealista

Meu Canal
https://www.youtube.com/ch
Respeito as regras : [ARTIGO] Inteligência Artificial para Jogos WvDYdlf

http://unnygames.000webhostapp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos