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Efeito 'vai e volta'

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DÚVIDA Efeito 'vai e volta'

Mensagem por Flávio em Qua Fev 27, 2019 12:25 am

bom dia,

fiz esse movimento de vai e volta em uma bola e deu certo até certo ponto:


o efeito que eu quero é isso aí mesmo, só que se vcs repararem, à medida que o tempo passa, a bola vai se deslocando mais ainda para a esquerda até sair da area da camera, eu não estou mostrando a bola saindo da camera porque senão ia demorar muito até isso acontecer.

script usado
Código:
public float velocidade;
    public float velMaxima;
    public float velMinima;
    public bool acelera;

    void Start() {
        
    }

    void Update() {
        transform.Translate(Vector2.left * velocidade * Time.deltaTime);


        
        if (!acelera) {
            if (velocidade > velMinima) {
                velocidade -= Time.deltaTime * 5;
            }
            else {
                velocidade = velMinima;
                acelera = !acelera;
            }
        }

        if (acelera) {
            if (velocidade < velMaxima) {
                velocidade += Time.deltaTime * 5;
            }
            else {
                velocidade = velMaxima;
                acelera = !acelera;
            }
        }
    }


eu quero que a bola vai p uma direção, passa pelo meio e vai p outra direção mas sempre no mesmo valor p não sair da camera.
no script os valores são iguais, mas não sei porque ela está desalinhando e deslocando mais p um lado do que outro.

eu poderia fazer tudo isso de outra forma, usando Mathf por exemplo, mas preferi usar somente if e else com fins de aprendizado.

o que tem que ser alterado nesse script?
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DÚVIDA Re: Efeito 'vai e volta'

Mensagem por Madness em Qua Fev 27, 2019 11:07 am

Tente usar o FixedUpdate, porém não tenho garantia nenhuma que isso funcione.
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DÚVIDA Re: Efeito 'vai e volta'

Mensagem por ffabim em Qua Fev 27, 2019 3:43 pm

Código:
Vector3 Atual = new Vector3(0, 0, 0),Proximo = new Vector3(10, 0, 0);
float speed = 1f;


float time = Mathf.PingPong(Time.time * speed, 1);
transform.position = Vector3.Lerp(Atual, Proximo, time);
}
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DÚVIDA Re: Efeito 'vai e volta'

Mensagem por Flávio em Qui Fev 28, 2019 12:06 am

Madness realmente com o fixedupade não mudou nada.

ffabim obrigado pelo código, porem com ele o efeito ficou sem aquela suavidade do video, a bola parando suavemente até mudar de direção. E também ela sai sempre do eixo x em 0, vai e volta só a té ao 0.
Do jeito que eu fiz ela sai de um ponto, por exemplo o 0, vai até ~ -5 em x, volta passando pelo 0 e vai até o ~ +5 em x.  
O problema todo é que ela não vai até exatamente o valor 5, tem hora que passa um pouco de 5 (5.1f, 5.13f... por ai vai) e é aí que faz esse desalinhamento, hora ela tende a ir mais p esquerda, hora para direita.

Eu já tive um código que uma pessoa me arrumou há alguns anos (usando só if, else e boleano) que fazia tudo certinho, o mesmo tanto que a bola ia para um lado ela ia para o outro também. 
Mas um problema no pc me fez perder o projeto e eu não lembro mais como fazia, só sei que o código que fiz acima tá bem perto do que era antigamente, tem que mudar alguma coisa mas tudo que tento nao dá certo.
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DÚVIDA Re: Efeito 'vai e volta'

Mensagem por Nalfam em Qui Fev 28, 2019 10:03 pm

Opa!
->Primeiro vc coloca em FixedUptade() pro Time.deltaTime ficar fixo em 0.02 e não variando pra não dar diferenças entre idas e vindas;
->Depois vc coloca um "else if" na segunda condição e vai dar certinho.

Código:
void FixedUpdate() {
 transform.Translate(Vector2.left * velocidade * Time.deltaTime);


 print (Time.deltaTime);
 if (!acelera) {
 if (velocidade > velMinima) {
 velocidade -= Time.deltaTime * 5;
 }
 else {
 velocidade = velMinima;
 acelera = !acelera;
 }
 }

 else if (acelera) {
 if (velocidade < velMaxima) {
 velocidade += Time.deltaTime * 5;
 }
 else {
 velocidade = velMaxima;
 acelera = !acelera;
 }
 }
 }
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DÚVIDA Re: Efeito 'vai e volta'

Mensagem por Flávio em Sex Mar 01, 2019 12:21 am

Nalfam realmente funcionou agora

não lembro se o código antigo tinha if else e tava em FixedUpdate, mas resolveu

ainda não entendo quando se deve utilizar o FixedUpdate, em que situações se deve usa-lo? ele é o que exatamente?
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DÚVIDA Re: Efeito 'vai e volta'

Mensagem por Nalfam em Sex Mar 01, 2019 12:45 am

Parece q o FixedUpdate é melhor usado quando envolve phisics, rigidbory, comandos que exigem mais precisão.
No seu exemplo mesmo foi melhor o Fixed, o Time.deltaTime (que é o tempo entre um frame e outro) era sempre aleatório (esse valor depende do processador da máquina).

Já por experiência (um pouco estranha) eu defini o seguinte na minha cabeça:
(aconteceu num celular de modelo antigo)
ex: fiz uma esfera passar rapidamente por um colisor e ocorreu da seguinte forma:
1) no Update, o travamento é pouco, mas acontecia de passar direto sem colidir.
2) no Fixed, a esfera travou bem (lag)... mas foi frame por frame até colidir.
*Isso foi junto com vários eventos, tava pesando um pouco o cel.

Meio estranho o exemplo mas foi o que eu consegui entender srsr
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DÚVIDA Re: Efeito 'vai e volta'

Mensagem por Madness em Sex Mar 01, 2019 8:16 am

Vê esse tutorial aqui, é no site da unity mesmo... ai você vai entender o porquê de eu ter sugerido por em FixedUpdate de antes kkk
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DÚVIDA Re: Efeito 'vai e volta'

Mensagem por Flávio em Seg Mar 04, 2019 5:44 pm

Nalfam entendi, relamente o fixed foi melhor p meu caso.


rodei o script que usa lá no video, vendo na prática vc entende melhor as coisas. no fim das contas o fixedupdate é um update com maior precisão.
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