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[RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

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Resolvido [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por WLCS22 Ter Set 05, 2023 9:13 am

Bom dia.

Pessoal, meus áudios dos efeitos sonoros estão emitindo som só Depois do Botão ser solto. Já olhei o tópico https://www.schultzgames.com/t4985-tutorial-42-otimas-dicas-de-otimizacao-para-jogos-mobile-android
no item 29 - Importar corretamente arquivos de áudio, os configurei da forma que o tópico recomenda, estão assim:

Override for Android (marcado)
Load Type --> Compressed In Memory
Preload Audio Data (Marcado)
Compression Format --> Borbis
Quality --> 50
Sample Rate Setting --> Preserve Sample Rate

No Project Settings o DSP Buffer Size está Best Performance. Já coloquei s outras opções, mas não muda nada. Os áudios não são grandes, o maior tem 94k. Já as Músicas não percebi atraso, mas os efeitos sonoros só emitem som quando o botão é solto, esse é o atraso.

Mas parece não tratar os áudios, pois eles tem esse atraso, mesmo com essas configurações. Alguém? obg!


Última edição por WLCS22 em Sáb Set 09, 2023 1:50 pm, editado 3 vez(es)
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por Magnatah Ter Set 05, 2023 10:53 am

como está o script que reproduz o audio? 
Se estiver dentro de uma void OnPointerUp, é normal isso acontecer.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por WLCS22 Ter Set 05, 2023 3:14 pm

Magnatah escreveu:como está o script que reproduz o audio? 
Se estiver dentro de uma void OnPointerUp, é normal isso acontecer.
Oi Magnatah, obg pela resposta!

O Script está assim:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class Sons : MonoBehaviour {
      public GameObject objSomBotaoGeral;
      public AudioSource somBotaoGeral;
      void Awake() {
            somBotaoGeral = objSomBotaoGeral.GetComponent<AudioSource>();
      }
      public void ligaSomBotaoGeral() {
            somBotaoGeral.Play();
      }
}


Nos outros Scripts estão botões que chamam esse Método (coloquei 1 só pra tela aqui não ficar mt grande)

Checo o Estado dos Efeitos Sonoros salvo no playerprefs. Se estiver "Ligado", chamo o método ligaSomBotaoGeral(). Em nenhum momento uso o "OnPointerUp" que vc falou. Um exemplo dos botões que chamam esse método é:

Código:
Sons sons;
string stEstadoDosEfeitosSonoro;

// Método
stEstadoDosEfeitosSonoros = PlayerPrefs.GetString("EfeitosSonoros");   
if(stEstadoDosEfeitosSonoros == "Ligado") {
   sons.ligaSomBotaoGeral();
}
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por Magnatah Ter Set 05, 2023 10:18 pm

uma maneira de resover isso seria criando uma classe botão e definir para reproduzir o som quando apertasse o botão e não quando soltasse.

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.EventSystems;
public class Botao : MonoBehaviour, IPointerDownHandler
{
    public AudioSource somTeste;

    public void OnPointerDown(PointerEventData eventData)
    {
        somTeste.Play();
    }
}



Outra opção seria ao invés de usar o Button, Usar o Event Trigger e escolher a opção Pointer Down.


Última edição por Magnatah em Ter Set 05, 2023 10:25 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionando mais exemplos.)
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por WLCS22 Qua Set 06, 2023 11:24 am

Magnatah escreveu:uma maneira de resover isso seria criando uma classe botão e definir para reproduzir o som quando apertasse o botão e não quando soltasse.

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.EventSystems;
public class Botao : MonoBehaviour, IPointerDownHandler
{
    public AudioSource somTeste;

    public void OnPointerDown(PointerEventData eventData)
    {
        somTeste.Play();
    }
}



Outra opção seria ao invés de usar o Button, Usar o Event Trigger e escolher a opção Pointer Down.

Oi, voltei.
Troquei o Button pelo EventTrigger com a opção PointerDown, mas o atraso é o mesmo.

EDITADO:
Então. Implementei o Método OnPointerDown(PointerEventData eventData) da Classe IPointerDownHandler mas não resolve o problema, continua com o atraso
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por Magnatah Qua Set 06, 2023 9:19 pm

Verifica se a Priority desse AudioSource está abaixo de outros, caso não seja isso, é provavel que algum script esteja causando esse atraso, ou até multiplos audios ao mesmo tempo sendo executado.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por WLCS22 Qua Set 06, 2023 9:36 pm

Magnatah escreveu:Verifica se a Priority desse AudioSource está abaixo de outros, caso não seja isso, é provavel que algum script esteja causando esse atraso, ou até multiplos audios ao mesmo tempo sendo executado.

A Priority de todos os efeitos sonoros estão em 0 (High)
As Músicas em 128, no meio termo.
Eu tenho a Tela Introdutoria que tocando ou não uma música, o som do botão (todos eles em todos os Canvas) sempre tem esse atraso..
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por Magnatah Qua Set 06, 2023 11:59 pm

sabe usar o Profiling? Dá pra identificar possíveis gargalos em relação a audios, scripts e outros.

Compressed In Memory - o áudio precisa ser descomprimido antes de ser reproduzido, pode resultar em alguma latência durante a reprodução (nunca me ocorreu).
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por Édipo Sex Set 08, 2023 12:32 pm

crie um novo projeto do zero e faça um teste somente com o audio e botão, assim vai saber se é gargalo ou script

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por WLCS22 Sáb Set 09, 2023 12:22 am

Oi pessoal!

Magnatah escreveu:Magnatahsabe usar o Profiling? Dá pra identificar possíveis gargalos em relação a audios, scripts e outros.

Compressed In Memory - o áudio precisa ser descomprimido antes de ser reproduzido, pode resultar em alguma latência durante a reprodução (nunca me ocorreu).
Qual configuração vc coloca nos seus áudios?

Édipo escreveu:Édipocrie um novo projeto do zero e faça um teste somente com o audio e botão, assim vai saber se é gargalo ou script
Fiz. Mesma coisa. Como posso mandar ele pra vc? é possível mandar poraki? Se poraki não der, manda teu email. Magnatah, se vc quiser mando pra vc tbm. Obg, pessoal!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por Magnatah Sáb Set 09, 2023 8:56 am

Joga no google drive e coloca como publico, pega o link e posta aqui.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por WLCS22 Sáb Set 09, 2023 9:20 am

https://drive.google.com/file/d/1WDruEjC7p6IKIbg05hy84M0Z3Ujobtuj/view?usp=sharing
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por Magnatah Sáb Set 09, 2023 12:17 pm

- No seu projeto: Somente quando solta o botão que o som é executado, isso é normal do Button.

- Alterei e coloquei um Event-Trigger e pegou só de clicar, Se segurar e soltar não reproduz nada.

Imagem:  https://prnt.sc/4T4ySY_iZrND
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por WLCS22 Sáb Set 09, 2023 1:33 pm

Magnatah escreveu:- No seu projeto: Somente quando solta o botão que o som é executado, isso é normal do Button.

- Alterei e coloquei um Event-Trigger e pegou só de clicar, Se segurar e soltar não reproduz nada.

Imagem:  https://prnt.sc/4T4ySY_iZrND

Esqueci de testar o EventTrigger no lugar do button nesse projeto que compartilhei, fiz agr e de fato é só clicar que ele já toca.

Descobri o problema no outro projeto! No meu outro projeto os áudios estão num Objeto que tem o "DontDestry" para que todas as scenes usem os áudios a partir dele. Nele eu pego pela tag os objetos que contem os áudios, dou um getcomponent pra pegar o audio source pra dar o play(). É isso.
Daí coloquei o áudio diretamente no script do botão e ele pegou! Problema resolvido! Agora vou colocar o EventTrigger no lugar de todos os botões e tratar os áudios em cada scene sem usar o "DontDestry". Fiz isso só pra ter controle dos áudios, mas se faz não funcionar bem, não serve. Gente, mt obg msm Magnatah e Édipo, qq coisa estamos aí!  Curti isso
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por WLCS22 Seg Set 11, 2023 2:29 pm

Vish maria, mudei os Buttons por EventTriggers no outro projeto como eu disse, mas só pude pegar nele agora pra testar e infelizmente está a mesma coisa que o button. Então não era a parada do "NaoDestroi", pegar pela tag e dar o getcomponent. O EventTrigger funcionou, mas agora está igual ao outro projeto, só vi isso agr. Um detalhe, quando coloco o áudio num input, ele não tem atraso. Fiz assim:

Código:
      void Update() {
            if(Input.GetMouseButtonDown(0)) {
                  _audio.Play();
            }
      }

Diminuiu o atraso, mas eu preciso colocar dentro do Button ou EventTrigger, pois o ligar o som do botão está dentro dos métodos das coisas do jogo.
O atraso na Aba Game/Simulator na Unity não tem nenhum atraso, mas no Celular/Android ele ficou com um pouquinho de atraso ainda.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por WLCS22 Qua Set 13, 2023 5:24 pm

Pessoal, boa tarde.

Achei esse tópico https://stackoverflow.com/questions/48986044/unity-button-onclick-event-trigger-has-a-noticeable-delay bem esclarecedor. O problema no Button é que o evento do clique chama o MouseUp! Alguém sabe se tem como configurar isso na Unity, pra mudar de Up pro Down?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por Magnatah Sex Set 15, 2023 11:04 am

Vê se pode ajudar:

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.EventSystems;

public class ChangeClickEvent : MonoBehaviour, IPointerDownHandler
{
    private Button button;

    private void Start()
    {
        // Obtenha a referência do componente Button associado ao GameObject.
        button = GetComponent<Button>();

        // Remova o evento de clique padrão (MouseUp).
        button.onClick.RemoveListener(OnClick);

        // Adicione o evento de clique personalizado (MouseDown).
        button.onClick.AddListener(OnMouseDownClick);
    }

    // Método para tratar o evento de clique personalizado (MouseDown).
    private void OnMouseDownClick()
    {
        Debug.Log("Botão clicado com MouseDown!");
    }

    // Implemente o método da interface IPointerDownHandler.
    // Isso é necessário para interceptar o evento de MouseDown no botão.
    public void OnPointerDown(PointerEventData eventData)
    {
        // Chame o método de clique personalizado quando o MouseDown ocorrer.
        OnMouseDownClick();
    }
}


Laughing
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Masculino PONTOS : 3420
REPUTAÇÃO : 208
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Áreas de atuação : Dєรєиvσlvєdσя Wєb(Fяσит-єиd), Blєиdєя, υиiтy, C#, ρнρ є Jαvαรcяiρт.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por WLCS22 Sex Set 15, 2023 4:28 pm

Magnatah escreveu:Vê se pode ajudar:

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.EventSystems;

public class ChangeClickEvent : MonoBehaviour, IPointerDownHandler
{
    private Button button;

    private void Start()
    {
        // Obtenha a referência do componente Button associado ao GameObject.
        button = GetComponent<Button>();

        // Remova o evento de clique padrão (MouseUp).
        button.onClick.RemoveListener(OnClick);

        // Adicione o evento de clique personalizado (MouseDown).
        button.onClick.AddListener(OnMouseDownClick);
    }

    // Método para tratar o evento de clique personalizado (MouseDown).
    private void OnMouseDownClick()
    {
        Debug.Log("Botão clicado com MouseDown!");
    }

    // Implemente o método da interface IPointerDownHandler.
    // Isso é necessário para interceptar o evento de MouseDown no botão.
    public void OnPointerDown(PointerEventData eventData)
    {
        // Chame o método de clique personalizado quando o MouseDown ocorrer.
        OnMouseDownClick();
    }
}


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Opa! Blz! Só ficou faltando o "OnClick" que está sendo passado no button.onClick.RemoveListener() de onde vc está pegando ele?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por Magnatah Sex Set 15, 2023 5:22 pm

Tinha esquecido

Código:
private void OnClick()
{
    Debug.Log("Botão clicado com MouseUp!");
}
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por WLCS22 Sex Set 15, 2023 5:35 pm

Magnatah escreveu:Tinha esquecido

Código:
private void OnClick()
{
    Debug.Log("Botão clicado com MouseUp!");
}

antes de ver vc falar, troquei ele por "button.onClick.RemoveAllListeners();" menino... mas caiu como uma luva! agora sim o som sai no começo do click, o down. Mt  obg msm!!!!! Agora a missão é tratar de todos os Botões, ir pros anúncios e depois o banco de dados pra fazer a loja online. Cool


Última edição por WLCS22 em Sex Set 15, 2023 5:42 pm, editado 1 vez(es)
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto

Mensagem por WLCS22 Sex Set 15, 2023 5:41 pm

Não sei se vai dar pra eu fazer o jogo online também, tá na mão de Deus!  Anjo Caso não der, faço jogo offline msm e depois na 1ª Atualização deixo ele online, isso vai depender do feedback da turma, se gostarem do jogo faço online. Meu jogo é de tabuleiro, LUDO, só que fiz ele 3D com Poderes, coisa que não tem nos outros jogos de Ludo, espero em Deus que tudo dê certo^^
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