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[TUTORIAL] Acessar o objeto pai de algum hit.

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TUTORIAL [TUTORIAL] Acessar o objeto pai de algum hit.

Mensagem por MarcosSchultz Qua Dez 26, 2018 9:27 am

Olá pessoal, estou trazendo um comando bastante simples a vocês, porém, bastante útil.

Quando utilizamos raycast, colisões ou diversas outras coisas que retornem um 'hit', podemos nos referir a este objeto com o qual o nosso raio colidiu. Mas as vezes não queremos nos referir diretamente ao transform que recebeu o 'hit' (por exemplo, um colisor interno de algum modelo 3D). As vezes precisamos nos referir diretamente ao transform "PAI" deste objeto em questão, e para isto, usar transform.parent só vai servir se você souber exatamente como é a hierarquia do objeto.

Quando vamos usar um hit.collider.transform ou algo assim e queremos saber qual é o transform 'pai' desse objeto, basta utilizar o comando .root, e vamos conseguir acessar o objeto pai diretamente, exemplo:

Código:
void OnCollisionEnter(Collision collision){
   Debug.Log (collision.transform);//printa o objeto que o raio colidiu
   Debug.Log (collision.transform.root);//printa o objeto pai de onde o raio colidiu
}

Em resumo, este comando retorna o 'transform' mais alto da hierarquia ao qual o hit, ou collision, ou o que for, estiver se referindo.
MarcosSchultz
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Respeito as regras : [TUTORIAL] Acessar o objeto pai de algum hit. Aad8pUi

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Acessar o objeto pai de algum hit.

Mensagem por dstaroski Qua Dez 26, 2018 9:40 am

@MarcosSchultz escreveu:Olá pessoal, estou trazendo um comando bastante simples a vocês, porém, bastante útil.

Quando utilizamos raycast, colisões ou diversas outras coisas que retornem um 'hit', podemos nos referir a este objeto com o qual o nosso raio colidiu. Mas as vezes não queremos nos referir diretamente ao transform que recebeu o 'hit' (por exemplo, um colisor interno de algum modelo 3D). As vezes precisamos nos referir diretamente ao transform "PAI" deste objeto em questão, e para isto, usar transform.parent só vai servir se você souber exatamente como é a hierarquia do objeto.

Quando vamos usar um hit.collider.transform ou algo assim e queremos saber qual é o transform 'pai' desse objeto, basta utilizar o comando .root, e vamos conseguir acessar o objeto pai diretamente, exemplo:

Código:
void OnCollisionEnter(Collision collision){
 Debug.Log (collision.transform);//printa o objeto que o raio colidiu
 Debug.Log (collision.transform.root);//printa o objeto pai de onde o raio colidiu
}

Em resumo, este comando retorna o 'transform' mais alto da hierarquia ao qual o hit, ou collision, ou o que for, estiver se referindo.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Acessar o objeto pai de algum hit.

Mensagem por MayLeone Qua Dez 26, 2018 5:23 pm

Muito boa dica, existe uma grande diferença entre o objeto como um todo e o objeto pai, e tem gente que se confunde muito com isso e pode acabar por usar os meios errados na hora de programar, então essa dica é muito útil, valeu.
MayLeone
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Respeito as regras : [TUTORIAL] Acessar o objeto pai de algum hit. Aad8pUi

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Acessar o objeto pai de algum hit.

Mensagem por MartinsCG Sex Abr 30, 2021 4:34 pm

E quando quero me referir a um objeto filho dentro do pai?

Meu objeto pai se chama Zumbi. Com uma tag "Inimigo".
Oq quero é: Quando eu acertar a cabeça do Zumbi ele vai morrer instantâneo, se n acertar, ele vai tomar 15 de dano.

Meu script está no Zumbi(pai).

MartinsCG
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REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Acessar o objeto pai de algum hit. WvDYdlf

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Acessar o objeto pai de algum hit.

Mensagem por igorobm Sex Out 08, 2021 8:08 pm

@MartinsCG escreveu:E quando quero me referir a um objeto filho dentro do pai?

Meu objeto pai se chama Zumbi. Com uma tag "Inimigo".
Oq quero é: Quando eu acertar a cabeça do Zumbi ele vai morrer instantâneo, se n acertar, ele vai tomar 15 de dano.

Meu script está no Zumbi(pai).
Tem varias maneiras, na minha cabeça a mais fácil seria você criar um Sphere Collider na cabeça do seu zumbi, assim vc pode checar, se a capsula pegou nele, vc da o hitkill senão da os 15 de dano.
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