SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Procuro freelancer
Novo Teaser do jogo Dark Age
Unity Admob Erro
Mais Um jogo!
DEATH ISLAND 0.2.5 SURVIVAL GAME 4 ANOS EM DESENVOLVIMENTO
Player travando na colisão com o chão Unity 2D
Sombras estão quadradas na build
nao consigo fazer o player sentar no sofa alguem me ajuda
Unity - Ao mudar de scene, todas as Lights são deletadas
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
modelar avatar e skins para um jogo web
Collider (mesh?)
ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
COMO EVITAR QUE UM OBJETO (PLAYER,ITEM ETC...) ATRAVESSE UMA PAREDE.
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação
unity Failed to load PlayerSettings (internal index #0). Most likely data f
PRECISO FAZER QUE MEU GAME FIQUE ONLINE
Materiais do Blander não aparecem no MeshRendere do Objeto na Unity
Repetiçoes de Textura no Terreno
SERVER IS DOWN - UNITY+MSQL
Procuro programadores - Novo jogo
Problema com o MS VEHICLES
Preciso de ajuda com a Unity
Problema com vídeo em 360° na Unity
Problemas no MS Vehicles
unity- eventos na Animação com Armature/Bones vinda do blender não funciona
ajuda exibir resultados simulados em uma liga Game Unity
Unity - ParticleSystem não é redirecionado no rawimage no canvas
Como resolver o problema de "face orientation" no Blender.
[DÚVIDA] Tive um problema com meu Canvas
erro na Directional Light
Problemas com o Directional Light da Unity 3D
Novo jogo da franquia Sphere game em desenvolvimento
malha da roda não girando com wheel collider unity
Problemas com ambiguidade
Touch mobile
INVALID TOKEN
Como acessar o "HD Render Pipeline" do HDRP por script?
CHAT GPT PRA JOGO DE TIRO? comentem
Tutorial script inimigo segue e foge do player
Ainda vale a pena lançar Asset na Asset Store?
Ajuda com tabela de historico de pontuaçao.
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Como derrapar um Whell Collider
Como altertar o valor do "Asymptote Value" do Whell Collider via Script
Preciso de ajuda para substituir valor de variavel em outro script
Ajuda com Top Down Shooter utilizando Photon
Duvida com Netcode
[RESOLVIDO] Unity - Movendo a Câmera na Horizontal/Vertical com Touch
Alguém me ajuda com os anúncios pfv
Segundo Trailer do jogo Dark Age, Feliz Natal a todos!
Unity - ScrollRect, Viewport, Content - O Conteúdo ñ inicia no topo
Coleta de itens
Unity - Cadastro do email do jogador
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Onde Conseguir músicas para meu Jogo?
error CS0246 em Script
Alguem teve ja esse problema?
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
DISPONIVEL PARA FAZER MODELOS 3D
Unity-Loja.Como os Jogadores terão acesso aos ítens comprados na PlayStore?
Bugando depois do Build.
Primeiro Trailer do jogo Dark Age
Problema com sombra
Mesh e Material do objeto trocando para uma instancia no inicio do jogo
[RESOLVIDO] Unity - RawImages_Layer_Camera
INVESTIMENTO EM JOGOS E BANCO DE TALENTO
Teaser do meu novo projeto pessoal, Dark Age
Preciso de ajuda com mudança para mobile androide.
[RESOLVIDO] Posição final do objeto em jogo 2D
Input.GetAxis() obedercer a orientação de um objeto.
Interação com elementos UI
Meu primeiro jogo na steam
Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
[RESOLVIDO] Erro no console depois que formatei o pc
PACK GRÁTIS de Músicas ELETRÔNICAS para ajudar vocês em seus Jogos Indies!
[TUTORIAL] Entenda como funciona: ENUM, SWITCH, BREAK, CASE no C#
O Labirinto II - Baixe o Jogo
Qual e o codigo de Botões na unity para saber seus estados?
Como carregar itens pequenos dentro do carro sem que atravesse os colliders
[Duvida] Script pegar itens
Travamento ao trocar de cena
Colisão zoada e movimentação
Salvar objetos que foram destruidos entre cenas na unity
Quero começa a desenvolver um jogo de luta porem eu queria aprender a faze
Pegar qual objeto colidiu com o Linecast.
movimentação e camera?
[RESOLVIDO] Unity - SceneManager.LoadScene abre scene com objeto "vazio"
[RESOLVIDO] ajuda sobre skybox
MEU SIMULADOR DE CARRO
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
[RESOLVIDO] Ausencia da funçao NavMesh na Unity 2022.2.12
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY - 2
Roll Up Um jogo de aventura e desáfios
Terminologia da Unity em outras engines
Como criar a iluminação do Sol no Sistema Solar?
Conexão de lobby pelo OnConnectedToMaster
Problema na exportção de projeto unity
[RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto
Qui Abr 25, 2024 3:34 pm
Seg Abr 22, 2024 5:15 pm
Seg Abr 15, 2024 12:23 pm
Sáb Abr 13, 2024 11:37 am
Qua Abr 10, 2024 1:33 am
Ter Abr 09, 2024 10:28 am
Seg Abr 08, 2024 9:27 pm
Seg Abr 08, 2024 8:01 am
Sáb Abr 06, 2024 8:05 pm
Qui Abr 04, 2024 11:34 pm
Qui Abr 04, 2024 11:13 pm
Qui Abr 04, 2024 11:10 pm
Sex Mar 22, 2024 2:41 pm
Dom Mar 10, 2024 2:30 pm
Sex Mar 01, 2024 1:27 pm
Qui Fev 22, 2024 9:57 pm
Ter Fev 20, 2024 9:28 am
Ter Fev 20, 2024 12:15 am
Seg Fev 19, 2024 1:06 pm
Seg Fev 12, 2024 1:56 pm
Seg Fev 12, 2024 1:17 pm
Dom Fev 11, 2024 8:55 pm
Dom Fev 11, 2024 11:16 am
Seg Fev 05, 2024 4:18 pm
Dom Fev 04, 2024 9:39 pm
Qua Jan 31, 2024 11:59 pm
Ter Jan 30, 2024 7:37 pm
Ter Jan 23, 2024 6:33 pm
Dom Jan 21, 2024 6:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 7:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:58 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:39 pm
Sex Jan 19, 2024 8:40 am
Dom Jan 14, 2024 5:30 pm
Qua Jan 10, 2024 10:29 pm
Qua Jan 10, 2024 8:55 pm
Qua Jan 10, 2024 7:14 pm
Ter Jan 09, 2024 3:55 pm
Ter Jan 09, 2024 8:04 am
Sáb Jan 06, 2024 8:02 pm
Sex Jan 05, 2024 7:01 am
Sex Jan 05, 2024 12:12 am
Qui Jan 04, 2024 6:55 pm
Qui Jan 04, 2024 12:52 pm
Qui Jan 04, 2024 4:34 am
Ter Jan 02, 2024 11:48 pm
Dom Dez 31, 2023 7:25 pm
Qua Dez 27, 2023 5:44 pm
Qua Dez 27, 2023 3:08 pm
Sáb Dez 23, 2023 7:27 pm
Sáb Dez 23, 2023 5:06 pm
Qui Dez 21, 2023 8:10 pm
Seg Dez 18, 2023 2:04 pm
Sex Dez 15, 2023 5:11 pm
Qui Dez 14, 2023 9:13 pm
Qui Dez 14, 2023 2:47 pm
Qui Dez 14, 2023 1:48 pm
Qua Dez 13, 2023 8:58 pm
Ter Dez 12, 2023 2:32 pm
Seg Dez 11, 2023 1:53 pm
Qua Dez 06, 2023 8:13 pm
Sáb Dez 02, 2023 8:06 pm
Qui Nov 30, 2023 7:49 am
Seg Nov 27, 2023 1:35 am
Qua Nov 22, 2023 7:37 am
Qui Nov 09, 2023 1:22 pm
Seg Nov 06, 2023 11:59 am
Ter Out 31, 2023 9:53 am
Dom Out 29, 2023 8:05 pm
Dom Out 29, 2023 3:03 am
Sex Out 27, 2023 3:43 pm
Sex Out 27, 2023 3:28 pm
Qua Out 25, 2023 1:20 pm
Seg Out 23, 2023 10:34 am
Dom Out 22, 2023 6:55 pm
Qui Out 19, 2023 11:57 pm
Qui Out 19, 2023 6:39 pm
Ter Out 17, 2023 6:37 pm
Ter Out 17, 2023 6:18 pm
Seg Out 16, 2023 1:59 pm
Sáb Out 14, 2023 12:15 pm
Qua Out 11, 2023 6:07 pm
Seg Out 09, 2023 4:19 pm
Qua Out 04, 2023 12:12 pm
Qua Out 04, 2023 12:11 pm
Ter Out 03, 2023 9:18 pm
Ter Out 03, 2023 9:08 pm
Ter Out 03, 2023 6:05 pm
Ter Set 26, 2023 12:45 pm
Seg Set 25, 2023 9:02 pm
Seg Set 25, 2023 9:47 am
Sáb Set 23, 2023 2:10 pm
Sex Set 22, 2023 9:01 pm
Qui Set 21, 2023 11:04 am
Qua Set 20, 2023 4:40 pm
Qua Set 20, 2023 9:15 am
Dom Set 17, 2023 12:17 pm
Sex Set 15, 2023 7:24 pm
Sex Set 15, 2023 5:41 pm



































































































[RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#?

+2
Phph09
MayLeone
6 participantes

Ir para baixo

Resolvido [RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#?

Mensagem por Lorena Martins Ter Jul 10, 2018 1:07 pm

Estou desenvolvendo uma cidade no Unity, e diferente de muitos tutoriais que encontrei, eu quero fazer com que os carros se movimente pelas ruas por conta própria, sem apertar qualquer botão. Já consegui faze-lo acelerar, mas para faze-lo virar de uma rua para outra (rotacionar em Y) de uma forma natural não está funcionando, segue o script:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class rotacao : MonoBehaviour {
 public Vector3 Rotacao1;

 void OnTriggerEnter(Collider other)
 {

 transform.rotation = Quaternion.Lerp (transform.rotation, Quaternion.Euler (Rotacao1), Time.deltaTime);}

}


Ao passar o Script para o carro, eu informei que Rotacao1 ficaria (0,-180,0), no momento que o carro colidir com outro objeto, o carro iria rotacionar de sua rotação -90 para -180 aos poucos (já que eu usei Quaternion), mas essa void de colisão é executada somente uma vez, então o carro não rotaciona para -180, ele vai de -90 para -91 e pouco, e não continua rotacionando até -180. Tentei substituir essa void de colisão pela void Update () para ver se era isso mesmo, e assim que eu executei o carro rotacionou perfeitamente até o -180, mas é claro, não no momento certo que eu quero, que é no momento que o carro se colidir. É possível eu usar esse void Update () e em seguida colocar um if perguntando quando o carro se colidir, este então irá rotacionar? Algo mais ou menos assim:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class rotacao : MonoBehaviour {
 public Vector3 Rotacao1;

 void Update()
 {
 if("objeto colidir com outro"){
 transform.rotation = Quaternion.Lerp (transform.rotation, Quaternion.Euler (Rotacao1), Time.deltaTime);}
 }
}

Não sei se isso é possível dentro de um if e não sei como fazer, por isso escrevi uma condição em texto para que possam me ajudar como fazer esse if. Também se souberem outro método que seja melhor que esse de colisão eu agradeço muito.


Última edição por dstaroski em Qua Jul 11, 2018 2:14 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Resolvido)
Lorena Martins
Lorena Martins
Iniciante
Iniciante

Feminino PONTOS : 2554
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 23
Áreas de atuação : Unity e programação
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#?

Mensagem por MayLeone Ter Jul 10, 2018 2:04 pm

Você pode criar um boolean e fazer com que quando colidir, ele fique ativado, dessa forma, dentro do Update você faz o carro rotacionar somente se o boolean for true, e quando ele chegar na rotação ideal, o boolean volta a ficar falso, assim:

Código:
private bool rotCheck = false;

void OnTriggerEnter(Collider other){
if (!rotCheck)
rotCheck = true;
}

void Update(){
if (rotCheck)
transform.rotation = Quaternion.Lerp (transform.rotation, Quaternion.Euler (Rotacao1), Time.deltaTime);

if (transform.rotation == -180)
rotCheck = false;
}
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3600
REPUTAÇÃO : 598
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#? Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#?

Mensagem por Phph09 Ter Jul 10, 2018 6:19 pm

já tentou usar OnTriggerStay()?

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/MonoBehaviour.OnTriggerStay.html



Código:
if(transform.rotation == -180)
pode dar erro nessa parte, já que -180 é um Float e transform.rotation é Quaternion

Código:
if(transform.eulerAngles.y == -180)

No exemplo acima é pegado o eixo y (float) do transform.eulerAngles(Vector3) e comparado com outro float
Phph09
Phph09
Profissional
Profissional

Masculino PONTOS : 3580
REPUTAÇÃO : 240
Idade : 18
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#?

Mensagem por NKKF Ter Jul 10, 2018 6:52 pm

É, eu sei oq vc quer: não criar vários scripts para os filhos, só para ver se colidiu ou não.

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Physics.OverlapSphere.html
^ Veja este link da referência da Unity. É algo muito legal e útil para fazer isso..
NKKF
NKKF
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 4609
REPUTAÇÃO : 574
Idade : 19
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#? Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#?

Mensagem por Callyde Jr Qua Jul 11, 2018 6:27 am

Tem uns projetos Exemplos na unity sobre IA de Veiculos pronto acho que e Aqui
Na unity tem esse mecanismo
Callyde Jr
Callyde Jr
Programador

Masculino PONTOS : 4958
REPUTAÇÃO : 444
Idade : 45
Áreas de atuação : Iniciante em modelagem Blender,Sketchup
Programador
Idealista

Meu Canal
https://www.youtube.com/ch
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#? WvDYdlf

http://unnygames.000webhostapp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#?

Mensagem por Tiago95 Qua Jul 11, 2018 11:26 am

No OnTrigger vc faz ativar um boleano. Passando valor verdadeiro quando entrar no trigger. No Update vc deixa a execução da rotação com um IF(boleano for verdadeiro) então execute a rotação. Crie tb no Update um if(chegou no limite da rotação) então boleano recebe falso.

Tiago95
Avançado
Avançado

PONTOS : 2420
REPUTAÇÃO : 32
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#?

Mensagem por Tiago95 Qua Jul 11, 2018 11:28 am

No OnTrigger vc faz ativar um boleano. Passando valor verdadeiro quando entrar no trigger. No Update vc deixa a execução da rotação com um IF(boleano for verdadeiro) então execute a rotação.  Crie tb no Update um if(chegou no limite da rotação) então boleano recebe falso OU crie um OnTriggerExit e nele vc coloca para o boleano receber falso.

Tiago95
Avançado
Avançado

PONTOS : 2420
REPUTAÇÃO : 32
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#?

Mensagem por Tiago95 Qua Jul 11, 2018 12:43 pm

fiz o teste e OnTriggerStay funciona tranquilamente. Crie uma tag nova e coloque o cruzamento ou o local que vc quer que faça iniciar a rotação com essa tag nova.
Código:

   void OnTriggerStay(Collider other)
   {
      if (other.gameObject.tag.Equals ("cruzamento")) {
         transform.rotation = Quaternion.Lerp (transform.rotation, Quaternion.Euler (Rotacao1), Time.deltaTime);
      }
   }

Tiago95
Avançado
Avançado

PONTOS : 2420
REPUTAÇÃO : 32
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#?

Mensagem por Tiago95 Qua Jul 11, 2018 1:09 pm

Tiago95 escreveu:fiz o teste e OnTriggerStay funciona tranquilamente. Crie uma tag nova e coloque o cruzamento ou o local que vc quer que faça iniciar a rotação com essa tag nova.
Código:

 void OnTriggerStay(Collider other)
 {
 if (other.gameObject.tag.Equals ("cruzamento")) {
 transform.rotation = Quaternion.Lerp (transform.rotation, Quaternion.Euler (Rotacao1), Time.deltaTime);
 }
 }
e nao esqueça de colocar um colisor com IS Trigger no local

Tiago95
Avançado
Avançado

PONTOS : 2420
REPUTAÇÃO : 32
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#?

Mensagem por Lorena Martins Qua Jul 11, 2018 1:44 pm

Tiago95 escreveu:fiz o teste e OnTriggerStay funciona tranquilamente. Crie uma tag nova e coloque o cruzamento ou o local que vc quer que faça iniciar a rotação com essa tag nova.
Código:

 void OnTriggerStay(Collider other)
 {
 if (other.gameObject.tag.Equals ("cruzamento")) {
 transform.rotation = Quaternion.Lerp (transform.rotation, Quaternion.Euler (Rotacao1), Time.deltaTime);
 }
 }

Testei e funcionou, mas estava rotacionando o y para -160 e vi que é por causa do tempo, então multipliquei o Time.deltaTime por 2 e rotacionou até -180, valeu mesmo! 
Também testei o seguinte Script que funcionou perfeitamente, valeu a todos! Me ajudaram muito

MayLeone escreveu:Você pode criar um boolean e fazer com que quando colidir, ele fique ativado, dessa forma, dentro do Update você faz o carro rotacionar somente se o boolean for true, e quando ele chegar na rotação ideal, o boolean volta a ficar falso, assim:

Código:
private bool rotCheck = false;

void OnTriggerEnter(Collider other){
if (!rotCheck)
rotCheck = true;
}

void Update(){
if (rotCheck)
transform.rotation = Quaternion.Lerp (transform.rotation, Quaternion.Euler (Rotacao1), Time.deltaTime);

if (transform.rotation == -180)
rotCheck = false;
}
Lorena Martins
Lorena Martins
Iniciante
Iniciante

Feminino PONTOS : 2554
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 23
Áreas de atuação : Unity e programação
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Detectar colisão usando if em C#? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos