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[TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

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TUTORIAL [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jun 30, 2018 10:54 pm

Fala galera, estou trazendo este tutorial simples mostrando como utilizar o PlayerPrefs para salvar o Score do seu jogo e substituir caso faça mais pontos.
Este código pode ser utilizado em várias cenas.

Vídeo explicando: 



Código utilizado:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class SalvarScore : MonoBehaviour {

 public int scoreAtualDoNivel;
 public int scoreMaximoSalvo;
 string nomeDaCena;

 void Start () {
 scoreAtualDoNivel = 0;
 scoreMaximoSalvo = 0;
 nomeDaCena = SceneManager.GetActiveScene ().name;
 //PlayerPrefs.DeleteKey (nomeDaCena + "score");
 if (PlayerPrefs.HasKey (nomeDaCena + "score")) {
 scoreMaximoSalvo = PlayerPrefs.GetInt (nomeDaCena + "score");
 }
 }

 void Update () {
 scoreAtualDoNivel = (int) transform.position.x;
 ChecarScore ();
 }

 void ChecarScore(){
 if (scoreAtualDoNivel > scoreMaximoSalvo) {
 scoreMaximoSalvo = scoreAtualDoNivel;
 PlayerPrefs.SetInt (nomeDaCena + "score", scoreMaximoSalvo);
 }
 }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por NKKF em Dom Jul 01, 2018 1:34 am

Nice Marcos, poderia fazer um tutorial explicando sobre criar e ler arquivos com a Unity, tipo uma criptografia e tals xD
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jul 01, 2018 3:03 am

@NKKF escreveu:Nice Marcos, poderia fazer um tutorial explicando sobre criar e ler arquivos com a Unity, tipo uma criptografia e tals xD

Criar e ler arquivos? de que tipo??? Teria algum exemplo de utilidade?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por NKKF em Dom Jul 01, 2018 9:38 am

É, tipo fazer um save game customizado, sabe?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por dstaroski em Dom Jul 01, 2018 4:25 pm

@MarcosSchultz escreveu:Fala galera, estou trazendo este tutorial simples mostrando como utilizar o PlayerPrefs para salvar o Score do seu jogo e substituir caso faça mais pontos.
Este código pode ser utilizado em várias cenas.

Vídeo explicando: 



Código utilizado:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class SalvarScore : MonoBehaviour {

 public int scoreAtualDoNivel;
 public int scoreMaximoSalvo;
 string nomeDaCena;

 void Start () {
 scoreAtualDoNivel = 0;
 scoreMaximoSalvo = 0;
 nomeDaCena = SceneManager.GetActiveScene ().name;
 //PlayerPrefs.DeleteKey (nomeDaCena + "score");
 if (PlayerPrefs.HasKey (nomeDaCena + "score")) {
 scoreMaximoSalvo = PlayerPrefs.GetInt (nomeDaCena + "score");
 }
 }

 void Update () {
 scoreAtualDoNivel = (int) transform.position.x;
 ChecarScore ();
 }

 void ChecarScore(){
 if (scoreAtualDoNivel > scoreMaximoSalvo) {
 scoreMaximoSalvo = scoreAtualDoNivel;
 PlayerPrefs.SetInt (nomeDaCena + "score", scoreMaximoSalvo);
 }
 }
}
Muito bom! parabéns ai brothi!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por Flávio em Dom Ago 05, 2018 4:29 pm

Marcos vc pode depois fazer um tutorial sobre como usar 'Dictionary'?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Ago 06, 2018 7:29 pm

@Flávio escreveu:Marcos vc pode depois fazer um tutorial sobre como usar 'Dictionary'?

Será feito!!! Acho que vai ser o próximo na série de C#
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por teyroberto1 em Sab Jul 27, 2019 11:03 am

Código:
ta dando esse erro
Assets/Script/gameControlle.cs(4,19): error CS0234: The type or namespace name `SceneManagement' does not exist in the namespace `UnityEngine'. Are you missing an assembly reference?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por Magnatah em Sab Jul 27, 2019 12:03 pm

Subistitui a linha do erro por isto:

Código:
using UnityEngine.SceneManagement;
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por GGUI em Qua Set 04, 2019 12:30 am

Alguem poderia me ajudar? Eu queria fazer os Scores aparecerem no slider no canto da tela, sou novo em criar jogos, queria a ajuda para fazer isso Piscadinha

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Set 13, 2019 4:17 am

@GGUI escreveu:Alguem poderia me ajudar? Eu queria fazer os Scores aparecerem no slider no canto da tela, sou novo em criar jogos, queria a ajuda para fazer isso Piscadinha
slider?

mas slider é um input e não um objeto de visualização...

não é melhor uma imagem onde você altera o fill horizontal dela?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por raphaelperez em Seg Jul 27, 2020 5:45 pm

to com uma dificuldade terrível em colocar este codigo no meu jogo e fazer ele funcionar corretamente com o que ja tenho criado. Ainda to começando a mexer no unity e gostaria que o highscore aparece na tela tambem assim como a pontuação atual
poderiam me ajudar?

meu codigo atual é

using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class Principal : MonoBehaviour
{

    public GameObject jogador;
    public GameObject felpudoIdle;
    public GameObject felpudoBate;

    public GameObject blocoEsq;
    public GameObject blocoDir;
    public GameObject blocoCentro;
    public GameObject barra;

    public Text textoScore;

    public AudioClip somBate;
    public AudioClip somPerde;


    bool acabou;
    bool comecou;
    bool ladoJogador;
    int scoreJogo;


    private float escalaHorizontalJogador;

    private List<GameObject> listaBlocos;

    void Start()
    {
        felpudoBate.SetActive(false);
        escalaHorizontalJogador = jogador.transform.localScale.x;
        listaBlocos = new List<GameObject>();
        CriaBlocosNaCena();

        textoScore.transform.position = new Vector2(Screen.width / 2, Screen.height / 2);
        textoScore.text = "Toque para iniciar!";
        textoScore.fontSize = 25;
    }

    void Update()
    {
        if (!acabou)
        {
            if (Input.GetButtonDown("Fire1"))
            {

                if (!comecou)
                {
                    comecou = true;
                    barra.SendMessage("ComecouJogo");
                }

                if (Input.mousePosition.x > Screen.width / 2)
                {
                    bateDireita();
                }
                else
                {
                    bateEsquerda();
                }
                Invoke("VoltaAnimacao", 0.25f);

                felpudoBate.SetActive(true);
                felpudoIdle.SetActive(false);

                listaBlocos.RemoveAt(0);
                ReposicionaBlocos();
                confereJogada();
            }
        }
    }

    void bateDireita()
    {
        ladoJogador = false;
        listaBlocos[0].SendMessage("TomaPancadaDireita");
        jogador.transform.position = new Vector2(1.1f, jogador.transform.position.y);
        jogador.transform.localScale = new Vector2(-escalaHorizontalJogador, jogador.transform.localScale.y);
    }

    void bateEsquerda()
    {
        ladoJogador = true;
        listaBlocos[0].SendMessage("TomaPancadaEsquerda");
        jogador.transform.position = new Vector2(-1.1f, jogador.transform.position.y);
        jogador.transform.localScale = new Vector2(escalaHorizontalJogador, jogador.transform.localScale.y);
    }

    void VoltaAnimacao()
    {
        felpudoBate.SetActive(false);
        felpudoIdle.SetActive(true);
    }

    void CriaBlocosNaCena()
    {
        for (int i = 0; i <= 7; i++)
        {
            GameObject novoObj = CriaNovoBarril(new Vector2(0, -1.792f + (i * 0.835f)));
            listaBlocos.Add(novoObj);
        }
    }

    void ReposicionaBlocos()
    {
        GameObject novoBarril = CriaNovoBarril(new Vector2(0, -1.792f + (8 * 0.835f)));
        listaBlocos.Add(novoBarril);

        for (int i = 0; i <= 7; i++)
        {
            listaBlocos[i].transform.position = new Vector2(listaBlocos[i].transform.position.x, listaBlocos[i].transform.position.y - 0.835f);
        }
    }

    GameObject CriaNovoBarril(Vector2 posicao)
    {
        GameObject novoBarril;
        if ((Random.value > 0.5f) || listaBlocos.Count < 2)
        {
            novoBarril = Instantiate(blocoCentro);
        }
        else
        {

            if (Random.value > 0.5f)
            {
                novoBarril = Instantiate(blocoDir);
            }
            else
            {
                novoBarril = Instantiate(blocoEsq);
            }
        }
        novoBarril.transform.position = posicao;
        return novoBarril;
    }

    void confereJogada()
    {
        if (listaBlocos[0].gameObject.CompareTag("Inimigo"))
        {


            if ((listaBlocos[0].name == "inimigoEsq(Clone)" && ladoJogador) || (listaBlocos[0].name == "inimigoDir(Clone)" && !ladoJogador))
            {
                FimDeJogo();
                GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(somPerde);

            }
            else
            {
                barra.SendMessage("AumentaBarra");
                MarcaPonto();
            }

        }
        else { MarcaPonto(); }
    }
    void RecarregaCena()
    {
        Application.LoadLevel("Menu");
    }


    void MarcaPonto()
    {
        scoreJogo++;
        textoScore.text = scoreJogo.ToString();
        textoScore.transform.position = new Vector2((Screen.width / 32) * 2, (Screen.height / Cool * 7);
        textoScore.fontSize = 70;
        textoScore.color = new Color(0.95f, 1.0f, 0.35f);


        GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(somBate);
    }

    void FimDeJogo()
    {
        acabou = true;

        felpudoBate.GetComponent<SpriteRenderer>().color = new Color(1f, 0.25f, 0.25f, 1.0f);
        felpudoIdle.GetComponent<SpriteRenderer>().color = new Color(1f, 0.25f, 0.25f, 1.0f);
        jogador.GetComponent<Rigidbody2D>().isKinematic = false;
        jogador.GetComponent<Rigidbody2D>().AddTorque(100f);

        if (ladoJogador)
        {
            jogador.GetComponent<Rigidbody2D>().velocity = new Vector2(-5, 3);
        }
        else { jogador.GetComponent<Rigidbody2D>().velocity = new Vector2(5, 3); }

        Invoke("RecarregaCena", 1);

    }

}

raphaelperez
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 129
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos. WvDYdlf

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