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[TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

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TUTORIAL [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Seg Maio 14, 2018 10:37 pm

Boa noite! Segue abaixo a primeira parte de um tuto para criar um controle em terceira pessoa usando animações mecânicas e locomoção via root motion.


Segunda parte:


Script:
Código:
using UnityEngine;

/// <summary>
/// Gerencia o controle de locomoção do player.
/// </summary>
[RequireComponent(typeof(Animator))] //Obriga o componente Animator
public class ControlePlayer : MonoBehaviour
{
    [SerializeField]
    [Tooltip("Rate per seconds holding down input")]
    private float rotationRate = 360; //Valor para velocidade da rotação do player

    private string turnInputAxis = "Horizontal";

    private Animator anim; //Declarando o animator como uma variável

    private void Awake()
    {
        anim = GetComponent<Animator>(); //Atribuindo o componente a variável antes da inicialização
    }

    private void Update()
    {
        float turnAxis = Input.GetAxis(turnInputAxis);

        ApplyInput(turnAxis);

        anim.SetFloat("Horizontal", Input.GetAxis("Horizontal")); //Atribui o valor da variável inputX para o parâmetro Horizontal do controle de animação
        anim.SetFloat("Vertical", Input.GetAxis("Vertical")); //Atribui o valor da variável inputY para o parâmetro Vertical do controle de animação

        //Correndo ou não
        if (Input.GetKey(KeyCode.LeftShift))
            anim.SetBool("Run", true); //Segurando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe true
        else
            anim.SetBool("Run", false); //Soltando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe false
    }

    private void ApplyInput(float turnInput)
    {
        Turn(turnInput);
    }

    private void Turn(float input)
    {
        transform.Rotate(0, input * rotationRate * Time.deltaTime, 0);
    }
}


Última edição por dstaroski em Dom Out 06, 2019 10:29 am, editado 4 vez(es) (Razão : Melhoria no código.)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por rafaelllsd em Ter Maio 15, 2018 12:43 am

Tava faltando um bom tutorial no youtube em portugues sobre isso. Muito bom, espero a 2° parte...
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por MRX em Ter Maio 15, 2018 3:43 am

Muito legal mn, explica muito bem !!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Ter Maio 15, 2018 8:18 pm

Vlw brothers rafaelllsd MRX! daqui a pouco sai a ultima parte.


Abraços!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por Convidado em Ter Maio 15, 2018 9:18 pm

Muito bom, gostei, ensina de boas Smile

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Ter Maio 15, 2018 9:22 pm

Boa noite! Segunda parte publicada, vejam no inicio do post, já está editado com o segundo e último vídeo.

Obrigado e abraço! Vlw M4theuz!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por Convidado em Ter Maio 15, 2018 9:54 pm

@dstaroski escreveu:Boa noite! Segunda parte publicada, vejam no inicio do post, já está editado com o segundo e último vídeo.

Obrigado e abraço! Vlw M4theuz!
Que isso meu jovem, assim vou ficar feliz da vida!

Script e tudo kkkk.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por NKKF em Ter Maio 15, 2018 9:55 pm

Incrível a sua dedicação, parabéns, isto vai ajudar muita gente. :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por mateusvasco100 em Qua Maio 16, 2018 1:27 pm

Muito obrigado!!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por Convidado em Qua Maio 16, 2018 6:05 pm

Você pode ensinar como faz pra câmera se mover junto com o personagem, tipo.
Em vez de usar a câmera principal, teria uma câmera em cima dele que iria seguir ele.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por Callyde Jr em Qua Maio 16, 2018 7:08 pm

Parabens brothe
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Qua Maio 16, 2018 9:07 pm

M4theuz escreveu:Você pode ensinar como faz pra câmera se mover junto com o personagem, tipo.
Em vez de usar a câmera principal, teria uma câmera em cima dele que iria seguir ele.
Ah sim, a câmera acompanha o personagem, pois ela torna-se parente do objeto alvo, mas eu acabei usando a main camera mesmo, mas dá pra usar outra também, é só setar no script do sistema de câmeras. Mas é uma sugestão sim que dá pra fazer, eu uso o sistema do Marcos para câmeras, é o mais completo que eu conheço até o momento, e já vem com proteção contra muros e paredes e tals.

Obrigado a todos pelos comentários! 

Abraço!


Última edição por dstaroski em Qua Maio 16, 2018 9:07 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Editado.)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por Zecandy em Sex Maio 18, 2018 10:09 am

Muito bom cara, parabéns e abs.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Sex Maio 18, 2018 10:12 am

@Zecandy escreveu:Muito bom cara, parabéns e abs.
vlw brow!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por LordGamesYT em Dom Set 16, 2018 9:35 pm

como baixa os scripts?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Seg Set 17, 2018 7:24 am

@LordGamesYT escreveu:como baixa os scripts?
Bom dia! é só copiar e colar, mas é importante você assistir os vídeos PT1 e PT2 para entender como usar.

Abraço!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por LordGamesYT em Qua Set 19, 2018 2:59 am

@dstaroski escreveu:Boa noite! Segue abaixo a primeira parte de um tuto para criar um controle em terceira pessoa usando animações mecânicas e locomoção via root motion.


Segunda parte:


Script:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[RequireComponent(typeof(Animator))] //Obriga o componente do Animator
public class ControlePlayer : MonoBehaviour {

 private string turnInputAxis = "Horizontal";

 private Animator anim; //Declarando o animator como uma variável

 [Tooltip("Rate per seconds holding down input")]
 public float rotationRate = 360; //Valor para velocidade da rotação do player


 void Start()
 {
 anim = GetComponent<Animator> (); //Atribuindo o componente a variável na inicialização
 }


 void Update ()
 {
 float turnAxis = Input.GetAxis (turnInputAxis);

 ApplyInput (turnAxis);

 float inputX = Input.GetAxis ("Horizontal"); //Capturando os imputs do eixo Horizontal e atribuindo para a variável inputX
 float inputY = Input.GetAxis ("Vertical"); //Capturando os imputs do eixo Vertical e atribuindo para a variável inputY

 anim.SetFloat ("Horizontal", inputX); //Atribui o valor da variável inputX para o parâmetro Horizontal do controle de animação
 anim.SetFloat ("Vertical", inputY); //Atribui o valor da variável inputY para o parâmetro Vertical do controle de animação

 //Correndo ou não
 if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift)) {
 anim.SetBool ("Run", true); //Segurando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe true
 }
 else
 {
 anim.SetBool ("Run", false); //Soltando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe false
 }
 }


 void ApplyInput(float turnInput)
 {
 Turn (turnInput);
 }


 void Turn(float input)
 {
 transform.Rotate (0, input * rotationRate * Time.deltaTime, 0);
 }
}


Abraço!
Oi espero que eteja bem, bom sempre quando copio o  script e saio pra coloca no personagem pede para criar um novo do zero e nao sei como fazer um

LordGamesYT
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por LordGamesYT em Qua Set 19, 2018 3:05 am

sempre ta dizendo assim "please fix compile errors before creating new script components" se puder me ajudar agradeço pq ja faz um tempo que to tentando criar um jogo mais o unico tutorial bom que encontrei foi o seu.
  abraço!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por LordGamesYT em Qua Set 19, 2018 5:23 am

consegui colocar ele pra se mexer, mais so que nao anda eu aperto "W" e nao vai para frente, aperto "S" e nao vai para tras, ta ruim pra resolver isso kkk

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Qua Set 19, 2018 7:30 am

@LordGamesYT escreveu:consegui colocar ele pra se mexer, mais so que nao anda eu aperto "W" e nao vai para frente, aperto "S" e nao vai para tras, ta ruim pra resolver isso kkk
Conseguiu fazer o script então? se ele não responde quando pressiona os botões, tem algo errado. Recomendo que veja os vídeos novamente (pt1 e pt2) com calma e atenção, pausando o vídeo se necessário para acompanhar. Pois deve haver algum detalhe que você esqueceu. Recomendo que estude sobre códigos para Unity 3D em C#, aqui tem uma playlist com um excelente conteúdo para aprender:

Abraço!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por LordGamesYT em Qua Set 19, 2018 12:57 pm

@dstaroski escreveu:
@LordGamesYT escreveu:consegui colocar ele pra se mexer, mais so que nao anda eu aperto "W" e nao vai para frente, aperto "S" e nao vai para tras, ta ruim pra resolver isso kkk
Conseguiu fazer o script então? se ele não responde quando pressiona os botões, tem algo errado. Recomendo que veja os vídeos novamente (pt1 e pt2) com calma e atenção, pausando o vídeo se necessário para acompanhar. Pois deve haver algum detalhe que você esqueceu. Recomendo que estude sobre códigos para Unity 3D em C#, aqui tem uma playlist com um excelente conteúdo para aprender:

Abraço!
 sim consegui no que ele so consegue movimentar a parte do idle, as outras para se movimentar nao vai mais vou ver tudo de novo com mais atenção  obrigado pela dica caso tiver mais uma dulvida pergunto aqui denovo obrigado pela ajuda fica com deus, abraço

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por LordGamesYT em Sex Set 21, 2018 1:00 am

@dstaroski escreveu:Vlw brothers rafaelllsd MRX! daqui a pouco sai a ultima parte.


Abraços!
mano configurei tudo certinho so que ta dizendo que a referencia de objeto nao esta defenida pode me ajudar?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Sex Set 21, 2018 6:58 am

@LordGamesYT escreveu:
@francisco barroso escreveu:lord games vc baixou o Raw mocap data? ver se vc tirou a copia de cada animaçao
sim fiz tudo direito so que nao consegui fazer ele andar pq ta dizendo que a referencia de objeto nao ta definida
ok, você colocou o script no seu personagem? fez alguma modificação no código? se sim, poste ele aqui por gentileza. O seu personagem possui o componente Animator? e dentro do Animator o controlador de animação (Animator Controller) com os parâmetros Horizontal, Vertical e Run e a árvore de animação definida?

Abraço!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por francieljesus em Qui Nov 15, 2018 3:23 pm

[list=linenums]
[*]using System.Collections;

[*]using System.Collections.Generic;

[*]using UnityEngine;


[*][RequireComponent(typeof(Animator))] //Obriga o componente do Animator

[*]public class ControlePlayer : MonoBehaviour {


[*]   private string turnInputAxis = "Horizontal";


[*]   private Animator anim; //Declarando o animator como uma variável


[*]   [Tooltip("Rate per seconds holding down input")]

[*]   public float rotationRate = 360; //Valor para velocidade da rotação do player



[*]   void Start()

[*]   {

[*]      anim = GetComponent<Animator> (); //Atribuindo o componente a variável na inicialização

[*]   }



[*]   void Update ()

[*]   {

[*]      float turnAxis = Input.GetAxis (turnInputAxis);


[*]      ApplyInput (turnAxis);


[*]      float inputX = Input.GetAxis ("Horizontal"); //Capturando os imputs do eixo Horizontal e atribuindo para a variável inputX

[*]      float inputY = Input.GetAxis ("Vertical"); //Capturando os imputs do eixo Vertical e atribuindo para a variável inputY


[*]      anim.SetFloat ("Horizontal", inputX); //Atribui o valor da variável inputX para o parâmetro Horizontal do controle de animação

[*]      anim.SetFloat ("Vertical", inputY); //Atribui o valor da variável inputY para o parâmetro Vertical do controle de animação


[*]      //Correndo ou não

[*]      if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift)) {

[*]         anim.SetBool ("Run", true); //Segurando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe true

[*]      }

[*]      else

[*]      {

[*]         anim.SetBool ("Run", false); //Soltando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe false

[*]      }

[*]   }



[*]    void ApplyInput(float turnInput)

[*]   {

[*]      Turn (turnInput);

[*]   }



[*]   void Turn(float input)

[*]   {

[*]      transform.Rotate (0, input * rotationRate * Time.deltaTime, 0);

[*]   }

[*]}

[/list]

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por Hyuke em Sex Dez 07, 2018 11:18 am

Código:
Poderia me tirar uma dúvida? O meu personagem apenas rotaciona e ele é compatível com o corpo humanoide e também apliquei o root motion. Tem ideia do que pode ser?
Boa noite! Segue abaixo a primeira parte de um tuto para criar um controle em terceira pessoa usando animações mecânicas e locomoção via root motion.


Segunda parte:


Script:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[RequireComponent(typeof(Animator))] //Obriga o componente do Animator
public class ControlePlayer : MonoBehaviour {

 private string turnInputAxis = "Horizontal";

 private Animator anim; //Declarando o animator como uma variável

 [Tooltip("Rate per seconds holding down input")]
 public float rotationRate = 360; //Valor para velocidade da rotação do player


 void Start()
 {
 anim = GetComponent<Animator> (); //Atribuindo o componente a variável na inicialização
 }


 void Update ()
 {
 float turnAxis = Input.GetAxis (turnInputAxis);

 ApplyInput (turnAxis);

 float inputX = Input.GetAxis ("Horizontal"); //Capturando os imputs do eixo Horizontal e atribuindo para a variável inputX
 float inputY = Input.GetAxis ("Vertical"); //Capturando os imputs do eixo Vertical e atribuindo para a variável inputY

 anim.SetFloat ("Horizontal", inputX); //Atribui o valor da variável inputX para o parâmetro Horizontal do controle de animação
 anim.SetFloat ("Vertical", inputY); //Atribui o valor da variável inputY para o parâmetro Vertical do controle de animação

 //Correndo ou não
 if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift)) {
 anim.SetBool ("Run", true); //Segurando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe true
 }
 else
 {
 anim.SetBool ("Run", false); //Soltando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe false
 }
 }


 void ApplyInput(float turnInput)
 {
 Turn (turnInput);
 }


 void Turn(float input)
 {
 transform.Rotate (0, input * rotationRate * Time.deltaTime, 0);
 }
}


Abraço!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por Hyuke em Sex Dez 07, 2018 11:23 am



dstaroski o unity diz que o parâmetro vertical não existe. Você sabe o que pode ser? escreveu:Boa noite! Segue abaixo a primeira parte de um tuto para criar um controle em terceira pessoa usando animações mecânicas e locomoção via root motion.


Segunda parte:


Script:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[RequireComponent(typeof(Animator))] //Obriga o componente do Animator
public class ControlePlayer : MonoBehaviour {

 private string turnInputAxis = "Horizontal";

 private Animator anim; //Declarando o animator como uma variável

 [Tooltip("Rate per seconds holding down input")]
 public float rotationRate = 360; //Valor para velocidade da rotação do player


 void Start()
 {
 anim = GetComponent<Animator> (); //Atribuindo o componente a variável na inicialização
 }


 void Update ()
 {
 float turnAxis = Input.GetAxis (turnInputAxis);

 ApplyInput (turnAxis);

 float inputX = Input.GetAxis ("Horizontal"); //Capturando os imputs do eixo Horizontal e atribuindo para a variável inputX
 float inputY = Input.GetAxis ("Vertical"); //Capturando os imputs do eixo Vertical e atribuindo para a variável inputY

 anim.SetFloat ("Horizontal", inputX); //Atribui o valor da variável inputX para o parâmetro Horizontal do controle de animação
 anim.SetFloat ("Vertical", inputY); //Atribui o valor da variável inputY para o parâmetro Vertical do controle de animação

 //Correndo ou não
 if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift)) {
 anim.SetBool ("Run", true); //Segurando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe true
 }
 else
 {
 anim.SetBool ("Run", false); //Soltando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe false
 }
 }


 void ApplyInput(float turnInput)
 {
 Turn (turnInput);
 }


 void Turn(float input)
 {
 transform.Rotate (0, input * rotationRate * Time.deltaTime, 0);
 }
}


Abraço!
Oi espero que eteja bem, bom sempre quando copio o  script e saio pra coloca no personagem pede para criar um novo do zero e nao sei como fazer um

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Sex Dez 07, 2018 6:04 pm

@Hyuke escreveu:


dstaroski o unity diz que o parâmetro vertical não existe. Você sabe o que pode ser? escreveu:Boa noite! Segue abaixo a primeira parte de um tuto para criar um controle em terceira pessoa usando animações mecânicas e locomoção via root motion.


Segunda parte:


Script:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[RequireComponent(typeof(Animator))] //Obriga o componente do Animator
public class ControlePlayer : MonoBehaviour {

 private string turnInputAxis = "Horizontal";

 private Animator anim; //Declarando o animator como uma variável

 [Tooltip("Rate per seconds holding down input")]
 public float rotationRate = 360; //Valor para velocidade da rotação do player


 void Start()
 {
 anim = GetComponent<Animator> (); //Atribuindo o componente a variável na inicialização
 }


 void Update ()
 {
 float turnAxis = Input.GetAxis (turnInputAxis);

 ApplyInput (turnAxis);

 float inputX = Input.GetAxis ("Horizontal"); //Capturando os imputs do eixo Horizontal e atribuindo para a variável inputX
 float inputY = Input.GetAxis ("Vertical"); //Capturando os imputs do eixo Vertical e atribuindo para a variável inputY

 anim.SetFloat ("Horizontal", inputX); //Atribui o valor da variável inputX para o parâmetro Horizontal do controle de animação
 anim.SetFloat ("Vertical", inputY); //Atribui o valor da variável inputY para o parâmetro Vertical do controle de animação

 //Correndo ou não
 if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift)) {
 anim.SetBool ("Run", true); //Segurando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe true
 }
 else
 {
 anim.SetBool ("Run", false); //Soltando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe false
 }
 }


 void ApplyInput(float turnInput)
 {
 Turn (turnInput);
 }


 void Turn(float input)
 {
 transform.Rotate (0, input * rotationRate * Time.deltaTime, 0);
 }
}


Abraço!
Oi espero que eteja bem, bom sempre quando copio o  script e saio pra coloca no personagem pede para criar um novo do zero e nao sei como fazer um
Boa tarde! clicando com o botão direito do mouse dentro da aba Project e vá em Create > C# Script, ele deverá abrir o programa para códigos que sua Unity definiu por padrão, nas ultimas versões dela é o  Visual Studio. E então poderá editar o script. 

Abraço!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por kirito37 em Ter Fev 26, 2019 9:57 am

Olá dstaroski, você sabe me dizer como eu faço para que as minhas próprias animações funcionem com root motion?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Ter Fev 26, 2019 10:09 am

@kirito37 escreveu:Olá dstaroski, você sabe me dizer como eu faço para que as minhas próprias animações funcionem com root motion?
Bom dia cara! pior que não sei não, nunca fiz nenhuma animação. Teria de pesquisar mesmo.

Abraço!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por kirito37 em Ter Fev 26, 2019 10:37 am

@dstaroski escreveu:
@kirito37 escreveu:Olá dstaroski, você sabe me dizer como eu faço para que as minhas próprias animações funcionem com root motion?
Bom dia cara! pior que não sei não, nunca fiz nenhuma animação. Teria de pesquisar mesmo.

Abraço!
Ah sim, estou dando uma pesquisada, mas obrigado pela atenção  Rock

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por Hanry em Ter Maio 21, 2019 10:01 pm

@dstaroski escreveu:Boa noite! Segue abaixo a primeira parte de um tuto para criar um controle em terceira pessoa usando animações mecânicas e locomoção via root motion.


Segunda parte:

Abraço!


Ótimo vídeo! Bom dia, boa tarte, boa noite. Queria saber se tem como cortar a animação de corrida, assim que soltar o shift, basicamente, a animação de Stop_Run se inicia após o encerramento da animação de corrida causando certo "Delay" e queria saber se tem como evitar isso.

Desde já agradeço.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Qua Maio 22, 2019 8:47 pm

@Hanry escreveu:
@dstaroski escreveu:Boa noite! Segue abaixo a primeira parte de um tuto para criar um controle em terceira pessoa usando animações mecânicas e locomoção via root motion.


Segunda parte:

Abraço!


Ótimo vídeo! Bom dia, boa tarte, boa noite. Queria saber se tem como cortar a animação de corrida, assim que soltar o shift, basicamente, a animação de Stop_Run se inicia após o encerramento da animação de corrida causando certo "Delay" e queria saber se tem como evitar isso.

Desde já agradeço.
Boa noite! dai você precisa ajustar mesmo, modificar a forma como finaliza uma animação para a outra, ou modificar o clipe da animação como eu mostro se eu não me engano no primeiro vídeo. Faça alguns testes no Animator ou tente adaptar a lógica do script para a animação de correr até conseguir o resultado esperado.

Abraço!
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Mensagem por luckas211 em Sab Jul 06, 2019 9:07 pm

Olá, mano eu to tendo um problema talvez deve ter sido algo que fiz de errado porém não descobri o erro, Não to conseguindo fazer meu boneco se movimentar com o seu script, porém as animações e o rotate funcionam perfeitamente, só que ele não se movimento só faz as animações poderia me ajudar?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por mitthows em Dom Ago 11, 2019 9:12 pm

@dstaroski escreveu:Boa noite! Segue abaixo a primeira parte de um tuto para criar um controle em terceira pessoa usando animações mecânicas e locomoção via root motion.


Segunda parte:


Script:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[RequireComponent(typeof(Animator))] //Obriga o componente do Animator
public class ControlePlayer : MonoBehaviour {

 private string turnInputAxis = "Horizontal";

 private Animator anim; //Declarando o animator como uma variável

 [Tooltip("Rate per seconds holding down input")]
 public float rotationRate = 360; //Valor para velocidade da rotação do player


 void Start()
 {
 anim = GetComponent<Animator> (); //Atribuindo o componente a variável na inicialização
 }


 void Update ()
 {
 float turnAxis = Input.GetAxis (turnInputAxis);

 ApplyInput (turnAxis);

 float inputX = Input.GetAxis ("Horizontal"); //Capturando os imputs do eixo Horizontal e atribuindo para a variável inputX
 float inputY = Input.GetAxis ("Vertical"); //Capturando os imputs do eixo Vertical e atribuindo para a variável inputY

 anim.SetFloat ("Horizontal", inputX); //Atribui o valor da variável inputX para o parâmetro Horizontal do controle de animação
 anim.SetFloat ("Vertical", inputY); //Atribui o valor da variável inputY para o parâmetro Vertical do controle de animação

 //Correndo ou não
 if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift)) {
 anim.SetBool ("Run", true); //Segurando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe true
 }
 else
 {
 anim.SetBool ("Run", false); //Soltando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe false
 }
 }


 void ApplyInput(float turnInput)
 {
 Turn (turnInput);
 }


 void Turn(float input)
 {
 transform.Rotate (0, input * rotationRate * Time.deltaTime, 0);
 }
}


Abraço!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Seg Ago 12, 2019 12:51 pm

@luckas211 escreveu:Olá, mano eu to tendo um problema talvez deve ter sido algo que fiz de errado porém não descobri o erro, Não to conseguindo fazer meu boneco se movimentar com o seu script, porém as animações e o rotate funcionam perfeitamente, só que ele não se movimento só faz as animações poderia me ajudar?
Boa tarde! reveja os vídeos com atenção e calma, deves ter esquecido de ajustar ou configurar algum detalhe.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por Jhonathan034 em Qua Nov 06, 2019 1:21 am

Muito bom o vídeo, muito bem explicado de fácil de aprender. Parabéns ! você poderia por favor me dar alguns exemplos de animações que suportam root motion ? o Raw Mocap Data não esta mais ma Assets Store e eu ainda n encontrei uma animação q o meu player saia do lugar : (

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por g em Qui Nov 07, 2019 1:36 am

@Jhonathan034 escreveu:Muito bom o vídeo, muito bem explicado de fácil de aprender. Parabéns ! você poderia por favor me dar alguns exemplos de animações que suportam root motion ? o Raw Mocap Data não esta mais ma Assets Store e eu ainda n encontrei uma animação q o meu player saia do lugar : (

Entra no site https://www.mixamo.com , Tem animações possivéis de usar nesse tutorial.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Sex Nov 08, 2019 12:37 pm

@Jhonathan034 escreveu:Muito bom o vídeo, muito bem explicado de fácil de aprender. Parabéns ! você poderia por favor me dar alguns exemplos de animações que suportam root motion ? o Raw Mocap Data não esta mais ma Assets Store e eu ainda n encontrei uma animação q o meu player saia do lugar : (
Boa tarde! como o amigo acima disse, na Mixamo você consegue animações compatíveis com root motion, também na Asset store deve ter outros packs de animações que devem funcionar, as animações para personagem em terceira pessoa que vem incluídas no pack Standard Assets da Unity funcionam também.

Abraço!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por pedroorf em Ter Fev 11, 2020 1:07 am

Esses dois videos foram muito importantes hj p mim..rsrsrss
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por wagnercaragua em Dom Maio 03, 2020 9:23 pm

Olá a todos! Desculpem por perguntar neste tópico, mas gostaria que me explicasse uma coisa, no segundo vídeo você resolveu o problema de colisão colocando um Character Controller, blz, mas acontece que ao caminhar por alguma elevação o personagem não retorna ao chão, pois está sem física. Se coloco um RigidBody, daí as coisas ficam malucas, e nada funciona. Estou usando o root motion ativado e update mode como animate phisics, como posso resolver isso? Agradeço antecipadamente!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por Brunobarradas em Ter Nov 24, 2020 1:05 am

BOA NOITE, segui todos os passos do vídeo e na hora de colocar o script que foi disponibilizado no tutorial, ele dá 9 erros. não tenho ideia do porque. por favor, me ajudem. sou novo nisso e to bem perdido. abraços.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por nvndx em Sex Dez 04, 2020 9:53 pm

Ola, Boa noite
Otimo sistema!
mas no caso de eu andar para direção que a camera esta olhando, estou confuso, poderia me ajudar?
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Respeito as regras : [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion) WvDYdlf

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por RenanHero em Ter Dez 22, 2020 4:43 pm

@dstaroski escreveu:Boa noite! Segue abaixo a primeira parte de um tuto para criar um controle em terceira pessoa usando animações mecânicas e locomoção via root motion.


Segunda parte:


Script:
Código:
using UnityEngine;

/// <summary>
/// Gerencia o controle de locomoção do player.
/// </summary>
[RequireComponent(typeof(Animator))] //Obriga o componente Animator
public class ControlePlayer : MonoBehaviour
{
    [SerializeField]
    [Tooltip("Rate per seconds holding down input")]
    private float rotationRate = 360; //Valor para velocidade da rotação do player

    private string turnInputAxis = "Horizontal";

    private Animator anim; //Declarando o animator como uma variável

    private void Awake()
    {
        anim = GetComponent<Animator>(); //Atribuindo o componente a variável antes da inicialização
    }

    private void Update()
    {
        float turnAxis = Input.GetAxis(turnInputAxis);

        ApplyInput(turnAxis);

        anim.SetFloat("Horizontal", Input.GetAxis("Horizontal")); //Atribui o valor da variável inputX para o parâmetro Horizontal do controle de animação
        anim.SetFloat("Vertical", Input.GetAxis("Vertical")); //Atribui o valor da variável inputY para o parâmetro Vertical do controle de animação

        //Correndo ou não
        if (Input.GetKey(KeyCode.LeftShift))
            anim.SetBool("Run", true); //Segurando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe true
        else
            anim.SetBool("Run", false); //Soltando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe false
    }

    private void ApplyInput(float turnInput)
    {
        Turn(turnInput);
    }

    private void Turn(float input)
    {
        transform.Rotate(0, input * rotationRate * Time.deltaTime, 0);
    }
}
Olá tenho um sistema de combos mais as animaçoes e scripth são de generic, consegui colocar os attacks atraves das layers mais será q vai funcionar o hit no inimigo

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