SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
[RESOLVIDO] Unity - Scrollbar não funciona
[TUTORIAL] AI que cria scripts para você, inclusive scripts para Unity !!!!
[RESOLVIDO] Animando Image na Unity não funciona
Aplicativo para IOS
Hospedar um jogo multiplay na itch.io
Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir
Script para detetectar o movimento do player
Alguém ajuda com um erro por favor? PSDImporter.cs
[RESOLVIDO] - Unity - Rotação da Câmera - Mathf.Clamp não funciona
Alterar textura .unity3d
Comportamento do movimento do inimigo. Sair do caminho e Fugir
Procuro uma equipe
Ajuda Com Sala de Jogo Multiplayer
COMO FAZER A PORTA ABRIR SÓ EMPURRANDO ELA COM O PLAYER?
Visual Studio - Vend os Scripts na Aba "Modo de Exibição de Classe" soltos
app fica fechendo após mobile notification
[RESOLVIDO] Controlar dois player dentro de um jogo multiplay usando mirror
Unity - O Jogo fecha quando vai abrir a Scene
[TUTORIAL] Mudando material
Procuro programador Unity para jogo 2D
AJUDA REALISTIC CAR CONTROLLER
Chama para isqueiro
[RESOLVIDO] Ajuda para destruir objeto
Unity - Sistema de Giro da Tela - Ajuda pfv!
Unity - Touch na Tela do Celular
Dawn Of Hell - Horror Game BR (2022-2023)
Unity - Jogo online ou offline?
ANIMAÇÃO INIMIGO ESTÁ INDO PRA TUDO QUANTO É LADO
[RESOLVIDO] Erro de Script no Android
Bundle Assets, Resources, e Addressables
Jogo online (qual a melhor opção?)
Dúvida sobre como criar o inimigo IA!
Unity dando pause no jogo a cada 4 segundos
bom dia amigos eu sou meio lego nos scripts será que alguem pode me ajudar
JOGO "CHALLENGE" FINALIZADO E DISPONÍVEL PARA BAIXAR.
error CS0246
[TUTORIAL]Como Chamar Um Método Usando Uma String como Parametro
[TUTORIAL] Sistema de FPS com Corpo
NullReferenceException: Object reference not set to an instance
dúvida ao criar subscription no play console
Unity - Scene Demorando pra abrir
Erro Slider de Cor
Alguem sabe que tipo de antena é essa ?
Encontrando um ponto de colisão.
Preciso de vocess! Coisinha simples mais me embananei. Meu primeiro game.
[TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?
push notification com firebase falha
PROCURO UMA EQUIPE - Pagamento VIA PIX
Testem Meu Novo Jogo WEBGL ANDROIDD
ajuste de tela automático de celular
como fazer um chat interativo offline?
Música grátis para Jogos Indies [Calma, Relaxante, Flauta e outras coisas]
PROCURO PROGRAMADOR EXPERIENTE PHOTON
problema com canvas ui button
Banco de dados em Unity v2021.3.4f1
Sistema de Yu-Gi-Oh! - LINK PARA DOWNLOAD 2023
Int de dinheiro fica com numeros negativos em vez de travar no "0"
UNITY - FORMAÇÃO DE EQUIPE
[TUTORIAL] Open World Project - Para Unity-
Tutorial + Kit Para Criar seu Game Multiplayer em 5 Minutos
Como fazer movimentação no estilo tunnel Rush
[RESOLVIDO] Ajuste de tela
Debugar erro ao fechar build do projeto
[RESOLVIDO] Como Suavizar transição de uma Animação pra outra
[RESOLVIDO] Fixar tamanho/resolução proporcional da janela da aplicação
Como faço pra chamar a funçao de um script em outro ?
[RESOLVIDO] Alterar variaveis de classes instanciadas no inspector
como fazer o objeto spawnar com uma cor aleatória dentre as que eu quero?
Blender-Cell Fracture - Juntar as Animações de Todos os Fragmentos em 1 só
Oque acham dessa pequena música?
Unity - Faz mal ou tem algum problema se usar mts Layers?
Drag and drop em um rect específico da UI
Inimigo mudar de animação
[RESOLVIDO] Texto aparecer tipo donkey kong
De 0 a 10, qual a chance de isso causar problemas legais ao vender o jogo?
Teaser do meu novo projeto, War land
SCRIPT QUE SALVA A CENA INTEIRA.
datebest.net - visit link to find love or quick sex !
[RESOLVIDO] Dropdown Salvar a Resolução da tela
[RESOLVIDO] Visual Studio - Como saber onde um método está sendo usado
Teste Chat Openai
Como alterar um GameObject dentro de uma array
Baixos Brasil - Jogo de Carro Brasileiro!
Erro il2cpp unity 2022
[RESOLVIDO] "Is Trigger" não funcionando
FORMAÇÃO DE EQUIPE UNITY 3D
Equipamento para usar no Cinemachine
[RESOLVIDO] Destruir objetos com o mesmo id
Salvar seleção do Toggle
Fiz uma música orquestral para uma batalha final contra um Boss
Como você foi Hackeado DENOVO!!!???
PROCURO UMA EQUIPE - Pagamento VIA Pix
PROCURO PROGRAMADOR EXPERIENTE EM MIRROR
Visual Studio - Como abrir um Script com determinada configuração?
Mover objeto no eixo y
EXPORTAR CENA EM FORMATO DE VIDEO?
LANÇAMENTO JOGO DE CARRO E MOTO PARA ANDROID
Como fazer um sistema para trocar musica da cena com DROPDOWN?
SOU MODELADOR
Qui Mar 23, 2023 4:52 pm
Ter Mar 21, 2023 11:20 pm
Ter Mar 21, 2023 8:52 pm
Ter Mar 21, 2023 4:00 pm
Sáb Mar 18, 2023 8:41 pm
Sáb Mar 18, 2023 4:35 pm
Sex Mar 17, 2023 3:12 pm
Sex Mar 17, 2023 1:24 pm
Seg Mar 13, 2023 10:45 pm
Seg Mar 13, 2023 9:48 pm
Seg Mar 13, 2023 8:24 pm
Seg Mar 13, 2023 7:17 pm
Dom Mar 12, 2023 10:27 pm
Dom Mar 12, 2023 7:22 pm
Sex Mar 10, 2023 8:26 pm
Sex Mar 10, 2023 8:00 pm
Qui Mar 09, 2023 9:05 am
Ter Mar 07, 2023 2:27 pm
Sex Mar 03, 2023 6:47 pm
Sex Mar 03, 2023 12:01 am
Qui Mar 02, 2023 4:00 pm
Qui Mar 02, 2023 1:35 pm
Qua Mar 01, 2023 5:47 pm
Qua Mar 01, 2023 2:11 am
Seg Fev 27, 2023 11:08 pm
Seg Fev 27, 2023 7:19 pm
Dom Fev 26, 2023 11:49 pm
Dom Fev 26, 2023 8:29 pm
Dom Fev 26, 2023 7:47 pm
Dom Fev 26, 2023 7:46 pm
Dom Fev 26, 2023 6:08 pm
Sáb Fev 25, 2023 8:16 pm
Seg Fev 13, 2023 7:02 pm
Seg Fev 13, 2023 2:44 am
Dom Fev 12, 2023 9:57 pm
Dom Fev 12, 2023 2:19 pm
Sáb Fev 11, 2023 1:01 pm
Sex Fev 10, 2023 11:14 pm
Sex Fev 10, 2023 8:18 pm
Sex Fev 10, 2023 7:46 pm
Qui Fev 09, 2023 11:29 pm
Qui Fev 09, 2023 11:01 pm
Qui Fev 09, 2023 5:42 pm
Qua Fev 08, 2023 2:20 pm
Ter Fev 07, 2023 11:47 pm
Seg Fev 06, 2023 8:24 pm
Seg Fev 06, 2023 5:40 pm
Dom Fev 05, 2023 12:53 am
Sáb Fev 04, 2023 3:42 pm
Sáb Fev 04, 2023 2:29 pm
Sáb Fev 04, 2023 12:07 am
Sex Fev 03, 2023 10:53 pm
Sex Fev 03, 2023 10:28 pm
Qui Fev 02, 2023 7:52 pm
Qui Fev 02, 2023 8:49 am
Qua Fev 01, 2023 5:56 pm
Ter Jan 31, 2023 1:00 am
Dom Jan 29, 2023 11:12 pm
Sáb Jan 28, 2023 6:50 pm
Sex Jan 27, 2023 8:52 pm
Sex Jan 27, 2023 4:53 am
Qui Jan 26, 2023 10:56 pm
Dom Jan 22, 2023 11:53 am
Dom Jan 22, 2023 3:33 am
Sáb Jan 21, 2023 3:27 pm
Sáb Jan 21, 2023 2:15 pm
Sex Jan 20, 2023 4:30 pm
Sex Jan 20, 2023 2:15 pm
Qua Jan 18, 2023 10:19 pm
Qua Jan 18, 2023 9:47 am
Ter Jan 17, 2023 10:52 pm
Ter Jan 17, 2023 4:08 pm
Ter Jan 17, 2023 2:45 pm
Seg Jan 16, 2023 7:20 pm
Seg Jan 16, 2023 12:18 pm
Dom Jan 15, 2023 3:02 pm
Sáb Jan 14, 2023 7:02 pm
Sex Jan 13, 2023 8:29 am
Qui Jan 12, 2023 5:15 am
Qui Jan 12, 2023 2:31 am
Qua Jan 11, 2023 1:33 pm
Ter Jan 10, 2023 11:55 am
Ter Jan 10, 2023 10:58 am
Ter Jan 10, 2023 3:04 am
Seg Jan 09, 2023 10:43 pm
Seg Jan 09, 2023 6:30 am
Seg Jan 09, 2023 3:18 am
Seg Jan 09, 2023 2:32 am
Sáb Jan 07, 2023 5:55 pm
Sáb Jan 07, 2023 4:01 pm
Sáb Jan 07, 2023 1:38 pm
Sex Jan 06, 2023 9:15 am
Sex Jan 06, 2023 6:33 am
Qui Jan 05, 2023 5:27 pm
Qui Jan 05, 2023 2:50 pm
Qua Jan 04, 2023 3:07 pm
Qua Jan 04, 2023 9:19 am
Sáb Dez 31, 2022 4:38 pm
Sáb Dez 31, 2022 3:18 am



































































































[TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?

+2
dstaroski
lesgoy
6 participantes

Ir para baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?

Mensagem por lesgoy Seg Nov 27, 2017 5:43 pm

É algo simples mas que pode ajudar muita gente : 
Carregar uma cena em segundo plano enquanto a atual esta sendo executada , após carregada a cena NÃO VAI AUTOMATICAMENTE , ela espera um comando e ai sim carrega.

Primeiro passo :
importar o UnityEngine.SceneManagement (import em javaScript , e using em C#);

Depois você vai precisar de uma variável do tipo AsyncOperation.
ex :
 var asyncLoad   : AsyncOperation;(tanto faz o nome)

Agora na função start faça sua variável asyncLoad  receber a cena que irá ser carregada

asyncLoad  = SceneManager.LoadSceneAsync("Nivel3");
asyncLoad.allowSceneActivation = false;

Porque definir allowSceneActivation  como false? Quando esta propriedade esta como falsa , o carregamento é feito e pausado em 0.9 , se você deixa marcado como verdadeiro(padrão) , ela carrega sim em segundo plano , mas ao terminar ela vai direto sem esperar nem mais 1 segundo.

Agora quando quiser ir para sua cena , basta digitar :
asyncLoad.allowSceneActivation = true;
Desta forma ele vai "despausar" o carregamento e ir para a sua cena.
Texto.text = "O carregamento terminou , pressione 'c' para continuar";
if(Input.GetKeyDown("c")){
   asyncLoad.allowSceneActivation = true;
}

Detalhe : Se você quer usar o allowSceneActivation  , e que o jogo só passe para a próxima cena quando o usuário apertar um botão , ou quando uma condição verdadeira os comandos :
asyncLoad  = SceneManager.LoadSceneAsync("Nivel3");
asyncLoad.allowSceneActivation = false;
Devem obrigatoriamente estar na função Start , caso contrário quando você definir o allowSceneActivation  como true , não vai acontecer nada.

Mas caso você queira apenas que ele carregue em segundo plano , e quando acabar vá direto para a próxima cena, você por na função update mesmo.

Este tutorial foi mais para mostrar como carregar a cena em segundo plano e deixa-la armazenada .
Espero que tenha ajudado!

lesgoy
Mestre
Mestre

PONTOS : 2882
REPUTAÇÃO : 49
Respeito as regras : [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?

Mensagem por dstaroski Seg Nov 27, 2017 6:09 pm

lesgoy escreveu:É algo simples mas que pode ajudar muita gente : 
Carregar uma cena em segundo plano enquanto a atual esta sendo executada , após carregada a cena NÃO VAI AUTOMATICAMENTE , ela espera um comando e ai sim carrega.

Primeiro passo :
importar o UnityEngine.SceneManagement (import em javaScript , e using em C#);

Depois você vai precisar de uma variável do tipo AsyncOperation.
ex :
 var asyncLoad   : AsyncOperation;(tanto faz o nome)

Agora na função start faça sua variável asyncLoad  receber a cena que irá ser carregada

asyncLoad  = SceneManager.LoadSceneAsync("Nivel3");
asyncLoad.allowSceneActivation = false;

Porque definir allowSceneActivation  como false? Quando esta propriedade esta como falsa , o carregamento é feito e pausado em 0.9 , se você deixa marcado como verdadeiro(padrão) , ela carrega sim em segundo plano , mas ao terminar ela vai direto sem esperar nem mais 1 segundo.

Agora quando quiser ir para sua cena , basta digitar :
asyncLoad.allowSceneActivation = true;
Desta forma ele vai "despausar" o carregamento e ir para a sua cena.
Texto.text = "O carregamento terminou , pressione 'c' para continuar";
if(Input.GetKeyDown("c")){
   asyncLoad.allowSceneActivation = true;
}

Detalhe : Se você quer usar o allowSceneActivation  , e que o jogo só passe para a próxima cena quando o usuário apertar um botão , ou quando uma condição verdadeira os comandos :
asyncLoad  = SceneManager.LoadSceneAsync("Nivel3");
asyncLoad.allowSceneActivation = false;
Devem obrigatoriamente estar na função Start , caso contrário quando você definir o allowSceneActivation  como true , não vai acontecer nada.

Mas caso você queira apenas que ele carregue em segundo plano , e quando acabar vá direto para a próxima cena, você por na função update mesmo.

Este tutorial foi mais para mostrar como carregar a cena em segundo plano e deixa-la armazenada .
Espero que tenha ajudado!
Parabéns pela iniciativa cara! acredito que seria mais legal se você coloca-se os scripts dentro do botão "Script" do editor, fica mais didático.

Abraço!
dstaroski
dstaroski
Instrutor

Masculino PONTOS : 5693
REPUTAÇÃO : 1123
Idade : 33
Áreas de atuação : Teologia, Unity 3D, C#, HTML, CSS, Dart, Flutter.

Respeito as regras : [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano? Aad8pUi

http://diegodeoliveira.gamejolt.io/defeattheilluminatis

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?

Mensagem por lesgoy Seg Nov 27, 2017 8:23 pm

Entendi então aqui está :

Código:
#pragma strict
import UnityEngine.UI;
import UnityEngine.SceneManagement;

var asyncLoad  : AsyncOperation;
var Texto : Text;

function Start () {
    asyncLoad  = SceneManager.LoadSceneAsync("(Sua Cena)");
    asyncLoad.allowSceneActivation = false;
   
}

function Update () {
    /*ATENÇÃO ! Isto não é uma barra de loading ou algo do tipo,é apenas uma mensagem informando que a cena está pronta
    para ser jogada e que ele pode começar a jogar ao apertar a tecla c.
    Desta forma pode fazer uma cena em que você fica brincando enquanto o jogo carrega (como em jogos
    do FIFA que você fica treinando e depois aperta start a hora que quiser para começar a jogar)*/
    Texto.text= "Carregamento Completo , pressione 'c' para continuar!";
    if(Input.GetKeyDown("c")){
        asyncLoad.allowSceneActivation = true;
    }
}

lesgoy
Mestre
Mestre

PONTOS : 2882
REPUTAÇÃO : 49
Respeito as regras : [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?

Mensagem por lesgoy Seg Nov 27, 2017 8:30 pm

Gente, acabei de testar , e ele não funciona somente na função start.
Oque acontece é que ele deve ser chamado apenas UMA vez.Se estiver na função update ele começa carregar várias cenas e nada acontece.
Portanto não precisa obrigatoriamente atribuir a cena ao async e marcar o allowSceneActivation como true na função start.Pode ser na update , contanto que seja chamado apenas uma vez.
Ex :

Código:
if(Input.GetKeyDown("c")){
  asyncLoad  = SceneManager.LoadSceneAsync("Nivel1");
  asyncLoad.allowSceneActivation = false;
}
if(Input.GetKeyDown("g"))//(Go)
{
  asyncLoad.allowSceneActivation = true;
}

lesgoy
Mestre
Mestre

PONTOS : 2882
REPUTAÇÃO : 49
Respeito as regras : [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?

Mensagem por Dom3000 Dom Mar 18, 2018 1:46 am

muito bom vai ser bem util
Dom3000
Dom3000
Programador

Masculino PONTOS : 3968
REPUTAÇÃO : 232
Idade : 27
Áreas de atuação : canal https://www.youtube.com/watch?v=yvmQEJUfbhQ
Page: https://www.facebook.com/BatlesofWorlds/

Respeito as regras : [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano? WvDYdlf

https://www.instagram.com/battlesofworlds/?hl=pt-br

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?

Mensagem por amoraleite Sáb Jan 16, 2021 9:47 am

Olá pessoal! Primeiramente me desculpem por ressuscitar um necropost, mas achei este tópico como relevante em minha busca. 
Também achei muito didático a forma que foi descrita. Laughing talvez a melhor descrição que eu achei... 


Dito isto, vem minha dúvida. 

Não consigo fazer meu allowSceneActivation funcionar. 
Seguindo exatamente a forma como foi descrita, o Load da cena acontece ignorando o meu "false", É como se não existisse o allowSceneActivation. 
Hoje em 2021, na documentação da Unity ele usa uma co-rotina, também;em tentei assim, mas não funcionou... Queria saber se o processo ainda é o mesmo e se estou esquecendo de algo. 
Detalhe, estou testando o allowSceneActivation no Editor, então eu espero que se está em "false" ele não deveria carregar a próxima cena até eu setar para "true" correto? 



Obrigado

amoraleite
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 970
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano? WvDYdlf

http://www.amoraleite.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?

Mensagem por NKKF Sáb Jan 16, 2021 10:57 am

Qual versão de Unity você utiliza? 



Aliás, isso é um bug conhecido da Unity:
https://answers.unity.com/questions/1314424/asyncoperationallowsceneactivation-seems-to-be-ign.html

https://issuetracker.unity3d.com/issues/loadsceneasync-allowsceneactivation-flag-is-ignored-in-awake?_ga=2.241434438.553973951.1610804216-1956256273.1607637473

Tente utilizar as soluções dadas por nossos amigos nos posts acima 

Piscadinha
NKKF
NKKF
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 4201
REPUTAÇÃO : 569
Idade : 18
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano? Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?

Mensagem por lesgoy Dom Jan 17, 2021 1:06 am

amoraleite escreveu:Olá pessoal! Primeiramente me desculpem por ressuscitar um necropost, mas achei este tópico como relevante em minha busca. 
Também achei muito didático a forma que foi descrita. Laughing talvez a melhor descrição que eu achei... 


Dito isto, vem minha dúvida. 

Não consigo fazer meu allowSceneActivation funcionar. 
Seguindo exatamente a forma como foi descrita, o Load da cena acontece ignorando o meu "false", É como se não existisse o allowSceneActivation. 
Hoje em 2021, na documentação da Unity ele usa uma co-rotina, também;em tentei assim, mas não funcionou... Queria saber se o processo ainda é o mesmo e se estou esquecendo de algo. 
Detalhe, estou testando o allowSceneActivation no Editor, então eu espero que se está em "false" ele não deveria carregar a próxima cena até eu setar para "true" correto? 



Obrigado
Já tem um tempo que não uso o Unity, mas ja tentou colocar o comando na função Update? Lembrando que é melhor chamá-lo apenas uma vez, pode fazer isso com uma variável por exemplo.
Código:
if(StartCarregamento == false)
{
(Comando para carregar a cena)
StartCarregamento = true;
}

Essa é uma das formas para alguma coisa ser chamada apenas uma vez na Função Update

lesgoy
Mestre
Mestre

PONTOS : 2882
REPUTAÇÃO : 49
Respeito as regras : [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?

Mensagem por amoraleite Ter Jan 19, 2021 6:49 am

NKKF escreveu:
Aliás, isso é um bug conhecido da Unity:
Obrigado NKKF! 

É um bug conhecido mesmo. E a solução do seu link funcionou para mim. 

colocando o yield return new WaitForSeconds(0.1f); no inicio.

Obrigado Lesgoy!

Vou usar sua sugestão em outras partes também! 


Curti isso Punho

amoraleite
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 970
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano? WvDYdlf

http://www.amoraleite.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?

Mensagem por Franttyck Seg Fev 06, 2023 8:24 pm

funcionou aqui, vlw chapa
Franttyck
Franttyck
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 1086
REPUTAÇÃO : 5
Idade : 25
Áreas de atuação : Programador de games com Unity
Respeito as regras : [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos