Metralhadora automática(alvo inimigo mais próximo).
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Metralhadora automática(alvo inimigo mais próximo).
Olá galera, tudo bem? Estoh brincando um pouco na unity e mechendo na parte das tag e collisor. Alguém sabe de algum tutorial que caso um determinado objeto no mapa(exemplo uma metralhadora automática), um inimigo entre no seu espaço limite ela começa a atirar , e caso seja mais de um inimigo, ela atira no mais próximo. Estou usando oncollisorenter para gerar um debug, mas a duvida é usar o instantiate para a bala ter o inimigo como alvo mais proximo.
Blizzard71- Iniciante
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Re: Metralhadora automática(alvo inimigo mais próximo).
Blizzard71 escreveu:Olá galera, tudo bem? Estoh brincando um pouco na unity e mechendo na parte das tag e collisor. Alguém sabe de algum tutorial que caso um determinado objeto no mapa(exemplo uma metralhadora automática), um inimigo entre no seu espaço limite ela começa a atirar , e caso seja mais de um inimigo, ela atira no mais próximo. Estou usando oncollisorenter para gerar um debug, mas a duvida é usar o instantiate para a bala ter o inimigo como alvo mais proximo.
Você terá que encontrar o inimigo, existem diversas formas, da para usar um trigger, e um Vector3.Distance() para saber os mais próximos, ou quem sabe um boxcast, ele te dará o primeiro que atingir, ou seja o mais próximo. Ou não usar trigger nem boxcast, colocar todos inimigo dentro de um array pela tag, e usar apenas o Vecto3.Distance para encontrar o mais próximo.
Re: Metralhadora automática(alvo inimigo mais próximo).
Aqui 2 exemplos de verificação:
https://www.schultzgames.com/t3241-duvida-como-verificar-qual-objeto-de-uma-array-esta-mais-perto?highlight=perto
https://www.schultzgames.com/t3241-duvida-como-verificar-qual-objeto-de-uma-array-esta-mais-perto?highlight=perto
rafaelllsd- ProgramadorMaster
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Re: Metralhadora automática(alvo inimigo mais próximo).
Olá conseguiu criar o script com a lógica apontada pelo @Rafaelllsd;
to quebrando a cabeça aqui e nao estou conseguindo fazer
to quebrando a cabeça aqui e nao estou conseguindo fazer
Re: Metralhadora automática(alvo inimigo mais próximo).
De uma olhada:natanael.olimpio escreveu:Olá conseguiu criar o script com a lógica apontada pelo @Rafaelllsd;
to quebrando a cabeça aqui e nao estou conseguindo fazer
rafaelllsd- ProgramadorMaster
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Re: Metralhadora automática(alvo inimigo mais próximo).
vi aqui deste jeito ai eu havia feito parecido, problema que agora eu tenho varios inimigos com a tag "inimigo" nao to sabendo calcular a distancia deles... por exemplo eu tenho 3 inimigos em cena.. como vou sair qual esta mais perto lembrando que nao estou usando vetor... teria como colocar todos inimigos instanciado dentro de um vetor? ..rafaelllsd escreveu:De uma olhada:natanael.olimpio escreveu:Olá conseguiu criar o script com a lógica apontada pelo @Rafaelllsd;
to quebrando a cabeça aqui e nao estou conseguindo fazer
pq o que estou tentando é ver qual objeto com tag inimigo esta mais perto da arma
Re: Metralhadora automática(alvo inimigo mais próximo).
Mas cara já te passei o tutorial de como fazer isso, naquele link logo acima:
https://www.schultzgames.com/t3241-duvida-como-verificar-qual-objeto-de-uma-array-esta-mais-perto?highlight=perto
Nesse link tem o script que o marcos passou que é mais simples de entender do que o do Manawydan, mais ambos os dois servem para o mesmo. No caso do script do marcos você faria o lookAt por exemplo receber o "indiceVeiculoMaisProximo", que seria o: veiculos[indiceVeiculoMaisProximo].transform, que ficaria:
Obs: Talvez tenha algo errado pois fiz no celular.
https://www.schultzgames.com/t3241-duvida-como-verificar-qual-objeto-de-uma-array-esta-mais-perto?highlight=perto
Nesse link tem o script que o marcos passou que é mais simples de entender do que o do Manawydan, mais ambos os dois servem para o mesmo. No caso do script do marcos você faria o lookAt por exemplo receber o "indiceVeiculoMaisProximo", que seria o: veiculos[indiceVeiculoMaisProximo].transform, que ficaria:
- Código:
public GameObject metralhadora;
metralhadora.transform.lookAt(veiculos[indiceVeiculoMaisProximo].transform);
Obs: Talvez tenha algo errado pois fiz no celular.
rafaelllsd- ProgramadorMaster
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Re: Metralhadora automática(alvo inimigo mais próximo).
fiz diferente aqui nao estava sabendo jogar os inimigos dentro do array, mais consegui aqui deu certinho vlw
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