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[RESOLVIDO] Problema com objeto 3D após mudar cena

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Resolvido [RESOLVIDO] Problema com objeto 3D após mudar cena

Mensagem por Marc7 Seg maio 22, 2017 3:13 am

Bom dia!

Fiz uns asteroides em 3D no blender e salvei em formato .fbx
Aí depois de importar para a unity, importei as texturas e a map correspondente, escolhi as opções Legacy shaders/Bumped diffuse, até aí beleza, o objeto ficou show de bola igual um asteroide de verdade

o asteroide está na cena Level1. o problema é que se estou em outra cena e  carrego a cena Level1, o asteroide perde a luminosidade e fica bem escuro

estou anexando essas imagens para mostrar melhor:


[RESOLVIDO] Problema com objeto 3D após mudar cena Aster-1_zps2qyvpfp8


[RESOLVIDO] Problema com objeto 3D após mudar cena Aster-2_zpsnpjbam7k

na primeira imagem o meteoro ta na cor normal.

a segunda imagem é assim que eu entrei na cena 'Level1', vindo da cena anterior 'LoadingLevel1'
por que acontece esse escurecimento?

Fiz um script e anexei nos dois asteroides para eles rotacionarem em X só para teste mesmo para ver o efeito de rotação deles, mas está tendo outro problema, o asteroide menor enquanto está rodando fica com uns pontinhos luminosos piscando nele, parecendo umas faiscas. O asteroide grande já nao tem isso.

Gostaria que o pessoal aqui expert em modelação e texturização 3D me explicar por que tá acontecendo isso!!  Piscadinha
Agradeço ajuda!!


Última edição por MarcosSchultz em Ter maio 23, 2017 3:48 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Resolvido)
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problema com objeto 3D após mudar cena

Mensagem por dstaroski Seg maio 22, 2017 7:44 am

Bom dia! não sou expert em modelagem e texturização, mas pode ser algum problema na iluminação na Unity, experimente fazer o seguinte, em cada cena sua, vá em Window > Lighting e no final tem uma botão Build, desmarque o auto build e dê o Build, ele irá gerar todo o mapa de iluminação para cada cena que você fizer isso. Certa vez eu tive o mesmo problema, ao mudar de cena, ele perdia a configuração de luminosidade e tals, fazendo isso em cada cena, resolveu.

Abraço!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problema com objeto 3D após mudar cena

Mensagem por Marc7 Seg maio 22, 2017 1:18 pm

dstaroski escreveu:Bom dia! não sou expert em modelagem e texturização, mas pode ser algum problema na iluminação na Unity, experimente fazer o seguinte, em cada cena sua, vá em Window > Lighting e no final tem uma botão Build, desmarque o auto build e dê o Build, ele irá gerar todo o mapa de iluminação para cada cena que você fizer isso. Certa vez eu tive o mesmo problema, ao mudar de cena, ele perdia a configuração de luminosidade e tals, fazendo isso em cada cena, resolveu.

Abraço!

dstaroski, to aqui com a unity aberta agora... ok, fui em Window > Lighting, aí na aba lighting tem mais tres abinhas, a terceira da direita é a 'Object maps', nela tem uma caixinha marcada 'Auto generate', e só desmarcar e marcar de novo?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problema com objeto 3D após mudar cena

Mensagem por dstaroski Seg maio 22, 2017 1:21 pm

Se ele estiver do lado do botão build, desmarque-o, clique em build e faça uns testes, caso não resolva, volte a configuração normal.
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Mensagem por Marc7 Seg maio 22, 2017 1:27 pm

dstaroski escreveu:Se ele estiver do lado do botão build, desmarque-o, clique em build e faça uns testes, caso não resolva, volte a configuração normal.

nao vi ainda esse botao build do lado, vi só a caixinha 'Auto generate'. onde que eu acho o botao build, seria a opção Build & run lá em File?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problema com objeto 3D após mudar cena

Mensagem por dstaroski Seg maio 22, 2017 1:37 pm

Dá uma olhada aqui: https://docs.unity3d.com/Manual/GlobalIllumination.html na Scene Tab no final da janela.

Abraço!
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Mensagem por marcos4503 Seg maio 22, 2017 1:44 pm

[RESOLVIDO] Problema com objeto 3D após mudar cena LtWindowSceneTab
É aquela caixa ali em baixo do lado do botão Build. É só desamarcar ela. Caixa "Auto"
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Mensagem por Marc7 Seg maio 22, 2017 1:57 pm

Pessoal realmente ainda nao to vendo esse botão Build

o que to vendo é isso aqui:

[RESOLVIDO] Problema com objeto 3D após mudar cena Scene_zpskxal5ghs

minha Unity é a ultima versao 5.6.1f1
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Mensagem por Marc7 Seg maio 22, 2017 2:16 pm

Vou fazer uma postagem a mais só para dizer que agora resolveu, foi só desmarcar a caixa Auto generate e clicar no botao Generate Lighting.
Nesas versao eles mudaram o nome dos botoes.

Ao fazer a transição das cenas agora os asteroides nao escurecem mais, vou aproveitar e fazer isso em cada level.

aproveito para perguntar qual o melhor formato de imagem para pôr como textura nos objetos 3D, se jpg, png ou tif
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Mensagem por marcos4503 Seg maio 22, 2017 2:25 pm

Qualquer formato de imagem é bom. O que vale mesmo é a resolução, e é claro, formato jpg tem uma compressão menor se não me engano, então usa-los pode aumentar o tamanho do jogo. Mais é claro que jpg só fica pesado mesmo em texturas hdr, ou full hd.
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Mensagem por Marc7 Seg maio 22, 2017 2:29 pm

marcos4503 escreveu:Qualquer formato de imagem é bom. O que vale mesmo é a resolução, e é claro, formato jpg tem uma compressão menor se não me engano, então usa-los pode aumentar o tamanho do jogo. Mais é claro que jpg só fica pesado mesmo em texturas hdr, ou full hd.

será que o tif ficaria muito pesado? porque ele tem uma compressao melhor
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Mensagem por marcos4503 Seg maio 22, 2017 2:30 pm

Acredito que o melhor formato seja o png, porque ele tem uma boa compressão e ainda suporta transparencia, alem de ser bem portatil e muito usado... Tambem é suportado por todos programas de edição e tal
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problema com objeto 3D após mudar cena

Mensagem por Marc7 Seg maio 22, 2017 2:55 pm

marcos4503 escreveu:Acredito que o melhor formato seja o png, porque ele tem uma boa compressão e ainda suporta transparencia, alem de ser bem portatil e muito usado... Tambem é suportado por todos programas de edição e tal

beleza, vou usando esse fomato entao!

aqui, depois vou upar de novo um pack daquele skybox aí vc baixa para ver se ficou bom, preciso de feedbacks p saber qual skybx fica melhor

continuo sobre isso lá naquele topico que eu abri porque aqui o foco é outra coisa.
vlw!!
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