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[TUTORIAL] joystick configuração

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Sansão
cosmoplay
perinaldoc
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TUTORIAL [TUTORIAL] joystick configuração

Mensagem por cosmoplay Qui Set 24, 2015 9:20 pm

Para configurar o  joystick na unity primeiro é necessário escolher a cena claro.
dentro da cena va em :
Edit-> Project Settings -> Input

no canto direito deve abrir a aba "Input"

o número dentro da caixa "Size" se refere ao número de inputs.
dependendo do seu joystick deve-se atribuir um número para a configuração de todos os botões.
o padrão é o do xbox360 que deve atribuir "10".

os botões são :
A   =   joystick button 0
B    =   joystick button 1
X    =   joystick button 2
Y    =   joystick button 3
LB   =   joystick button 4
RB    =   joystick button 5
Back    =   joystick joystick button 6
Start    =   joystick button 7
Analógico Esquerdo (pressionado)    =   joystick button 8
Analógico Direito ( pressionado )    =   joystick button 9


comesse do número mais baixo, no caso o "A" número "0"
e assim por diante.


o botão A vai ficar assim:
No ultimo elemento, mude o campo Name para a letra A depois mude o campo Positive Button para o nome do botão A : joystick button 0

Obs: Botões devem receber o valor 1000 no campo Sensitivity
       eixos a sensibilidade deve ser apenas 1

       isso ocorre para saber se o botão esta sendo pressionado ou não ok
        Portanto, coloque o valor de Sensitivity  como 1000. Em Type, selecione a opção “Key or Mouse Button”

se vc também for usar o  RT e LT , e o DPAD você deve aumentar o size para 19 já que os gatilhos também são reconhecidos como analógicos
o DPAD é uma exceção, pois ele se comporta de maneira mais semelhante à um botão, podendo assumir os valores -1, 0 e 1,  mas não um intervalo entre esses valores.

Portanto, quando criar o DPAD Horizontal e Vertical, altere a Sensitivity para 1000.


para configurar os eixos esses são os botões :
Analógico Esquerdo Horizontal  =   X Axis
Analógico Esquerdo Vertical  =   Y Axis
LT   =   9th
RT   =   10th
Analógico Direito Horizontal   =   4th axis
Analógico Direito Vertical  =   5th axis
D-Pad Horizontal  =   6th Axis
D-Pad Vertical  =   7th Axis


Para os eixos será um pouco diferente. Modificaremos os campos Name, Type, Sensitivity e Axis, e deixaremos o campo Positive Button vazio.

Mude o campo “Size” para 20.

O ultimo elemento se repetirá.

Mude o Name para “Left Analog Horizontal“.
Positive Button delete qualquer valor que esteja lá
Sensitivity coloque o valor 1
Type  como “Joystick Axis“
Axis como “X Axis“.


Mude o “Size” para 27 agora

se o valor detectado do eixo for negativo, eu estou empurrando o analógico para a esquerda, e se for positivo, para a direita.

O mesmo serve para o Vertical, se for negativo, estou empurrando para cima e caso seja positivo, para baixo.

Ok, agora modifique um dos itens duplicados para a seguinte configuração:

Name para Left Analog Vertical
Selecione a caixa Invert
Axis como Y Axis
Este é o único eixo que é necessário deixar Invert selecionado para que funcione corretamente.
Tudo que você precisa fazer agora é mudar os nomes das duplicatas para os nomes  acima, e alterar o campo Axis para o seu respectivo valor.


Pronto agora é só chamar no script
Para pegar botões, use os métodos:

Código:
Input.GetButton (“nome do botao”);
Input.GetButtonDown (“nome do botao”);
Input.GetButtonUp (“nome do botao”);
Para eixos, o método:
Código:
Input.GetAxis (“nome do eixo”);

espero que tenha ficado o mais simples possível
pode ser usado com outro controles o de xbox360 é a base para qualquer outro o número é o mesmo não inporta se é um "x" no lugar do "A"


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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] joystick configuração

Mensagem por perinaldoc Sex Set 25, 2015 8:51 pm

Cara, muito obrigado, estava correndo atrás disso a muito tempo. Cheguei a ver um vídeo e não tinha ficado claro. Fazer isso não irá desconfigurar meus controles padrões pra teclado e mouse, ou seja, não sobrescreve só adiciona correto? E mais uma dúvida, quando vc fala Input.GetButton (“nome do botao”); Esse é o nome que vc definiu no caso Input.GetButton (“A”); ou ficaria com o type do botão que é o nome interno? No caso Input.GetButton (“joystick button 0”); Dúvida

Grato!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] joystick configuração

Mensagem por cosmoplay Sáb Set 26, 2015 1:16 pm

Isso ele não sobrescreve os controles padrões e para chamar no script o nome do botão é o nome que vc deu a ele Input.GetButton (“A”);
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] joystick configuração

Mensagem por Sansão Dom Nov 20, 2016 4:46 pm

Cara se vc pude-se fazer um vídeo explicando seria bem melhor. Ta complicado de entender. Se pude-se seria bom

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] joystick configuração

Mensagem por Dom3000 Ter Dez 13, 2016 5:58 pm

cara vlw pelo tuto explicou muito bem pasei um tempo procurando sobre isso e nao encontrava nada Smile


cara eu queria saber sobre o input do Dpads que é o botoes das setinhas cima, em baixo, direito, esquerdo do controle estilo PS2,Ps3 Smile nao consigo acesalos Obg
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] joystick configuração

Mensagem por AndyShow Ter Dez 13, 2016 10:08 pm

Bela Explicação...tenho Uma Dúvida no Casa eu Uso Volante da Logitech deixo a Sensibilidade em 1 é o Certo ou Deveria Deixar mais? notei que se Deixar muito ele Fica com Folga!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] joystick configuração

Mensagem por deikson Dom maio 03, 2020 12:52 pm

uma duvida que eu tenho e a seguinte , e para fazer 2 controles? como fazer a unity reconhecer 2 controles diferentes
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] joystick configuração

Mensagem por Weslley Dom maio 03, 2020 1:23 pm

A unity já reconhece vários controles no KeyCode você tem o JoystickButton de 0 a 8

JoystickButton0 também pode ser Joystick8Button0

isso também pode ser definido no Input Manager

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/KeyCode.html
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] joystick configuração

Mensagem por deikson Dom maio 03, 2020 11:24 pm

Weslley escreveu:A unity já reconhece vários controles no KeyCode você tem o JoystickButton de 0 a 8

JoystickButton0 também pode ser Joystick8Button0

isso também pode ser definido no Input Manager

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/KeyCode.html
Muito Obrigado, agora entendi  Smile
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