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[TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

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TUTORIAL [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por MarcosSchultz Ter Dez 18, 2018 4:31 pm

Olá galera, elaborei este tutorial simples baseado no meu sistema de Inputs Mobile. É um Joystick que funciona em mobile e pode ser acessado facilmente, conforme o vídeo:

IMPORTANTÍSSIMO: Assistam o vídeo para saber o que fazer com os códigos

Vídeo: 


Script MSJoystickController
Código:
using System.Collections;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class MSJoystickController : MonoBehaviour {

 public MSJoystick joystick;
 public static Vector2 joystickInput;//é possível acessar através de MSJoystickController.joystickInput

 void Update () {
 if(joystick){
 joystickInput = new Vector2 (joystick.joystickX, joystick.joystickY);
 }
 }
}



O script do próprio Joystick
Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.Events;
using UnityEngine.EventSystems;
using System.Collections;

#if UNITY_EDITOR
using UnityEditor;
#endif

[RequireComponent(typeof(RectTransform))]
public class MSJoystick : UIBehaviour, IBeginDragHandler, IEndDragHandler, IDragHandler {

 [SerializeField]
 RectTransform _joystickGraphic;
 Vector2 _axis;
 bool _isDragging;
 [HideInInspector]
 public float joystickY;
 [HideInInspector]
 public float joystickX;

 RectTransform _rectTransform;
 public RectTransform rectTransform {
 get {
 if (!_rectTransform) {
 _rectTransform = transform as RectTransform;
 }
 return _rectTransform;
 }
 }

 public void OnBeginDrag(PointerEventData eventData) {
 if (!IsActive ()) {
 return;
 }
 EventSystem.current.SetSelectedGameObject(gameObject, eventData);
 Vector2 newAxis = transform.InverseTransformPoint(eventData.position);
 newAxis.x /= rectTransform.sizeDelta.x * 0.5f;
 newAxis.y /= rectTransform.sizeDelta.y * 0.5f;
 SetAxisMS(newAxis);
 _isDragging = true;
 }

 public void OnEndDrag(PointerEventData eventData) {
 _isDragging = false;
 }

 public void OnDrag(PointerEventData eventData) {
 RectTransformUtility.ScreenPointToLocalPointInRectangle(rectTransform, eventData.position, eventData.pressEventCamera, out _axis);
 _axis.x /= rectTransform.sizeDelta.x * 0.5f;
 _axis.y /= rectTransform.sizeDelta.y * 0.5f;
 SetAxisMS(_axis);
 }

 void OnDeselect() {
 _isDragging = false;
 }

 void LateUpdate() {
 if (!_isDragging) {
 if (_axis != Vector2.zero) {
 Vector2 newAxis = _axis - (_axis * Time.deltaTime * 25.0f);
 if (newAxis.sqrMagnitude <= 0.1f) {
 newAxis = Vector2.zero;
 }
 SetAxisMS (newAxis);
 }
 }
 }

 public void SetAxisMS(Vector2 axis) {
 _axis = Vector2.ClampMagnitude(axis, 1);
 UpdateJoystickGraphicMS();
 joystickY = _axis.y;
 joystickX = _axis.x;
 }

 void UpdateJoystickGraphicMS() {
 if (_joystickGraphic) {
 _joystickGraphic.localPosition = _axis * Mathf.Max (rectTransform.sizeDelta.x, rectTransform.sizeDelta.y) * 0.5f;
 }
 }

 #if UNITY_EDITOR
 protected override void OnValidate() {
 base.OnValidate();
 UpdateJoystickGraphicMS();
 }
 #endif
}


Imagem Background:

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Imagem Graphic:

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por francisco barroso Qua Dez 19, 2018 12:11 am

quando coloca pra esquerda vai direita ou pra tras acho q a unity ta bugada pra controle.m

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por NKKF Qua Dez 19, 2018 12:52 pm

Francisco, depende da posição/rotação de sua câmera.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por francisco barroso Qua Dez 19, 2018 3:28 pm

@NKKF escreveu:Francisco, depende da posição/rotação de sua câmera.

Uso o fps controller e a camera fica nela é filha dela na hierarquia

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por NKKF Qua Dez 19, 2018 5:14 pm

Então é provável que você a tenha rotacionado, deixe-a em 0,0,0. E mude o Vector3 para transform.TransformDirection.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por Daniel Dória Qua Jul 17, 2019 12:13 pm

ele funciona em jogo 2d?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por NKKF Qua Jul 17, 2019 3:16 pm

Funciona sim, é só você editar algumas coisas do script.. Converter, apenas.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por Johnatasdasilva Ter Jul 23, 2019 2:08 pm

Fala Galera, o que posso estar fazendo errao, meu personagem ele anda parado ele nao se desloca quando uso o joystick, só faz a animação de andar mais ele nao se move.

Código:
using System;
using UnityEngine;
using UnityEngine.EventSystems;

namespace UnityStandardAssets.CrossPlatformInput
{
   public class Joystick : MonoBehaviour, IPointerDownHandler, IPointerUpHandler, IDragHandler
   {
      public enum AxisOption
      {
         // Options for which axes to use
         Both, // Use both
         OnlyHorizontal, // Only horizontal
         OnlyVertical // Only vertical
      }

      public int MovementRange = 100;
      public AxisOption axesToUse = AxisOption.Both; // The options for the axes that the still will use
      public string horizontalAxisName = "Horizontal"; // The name given to the horizontal axis for the cross platform input
      public string verticalAxisName = "Vertical"; // The name given to the vertical axis for the cross platform input

      Vector3 m_StartPos;
      bool m_UseX; // Toggle for using the x axis
      bool m_UseY; // Toggle for using the Y axis
      CrossPlatformInputManager.VirtualAxis m_HorizontalVirtualAxis; // Reference to the joystick in the cross platform input
      CrossPlatformInputManager.VirtualAxis m_VerticalVirtualAxis; // Reference to the joystick in the cross platform input

      void OnEnable()
      {
         CreateVirtualAxes();
      }

        void Start()
        {
            m_StartPos = transform.position;
        }

      void UpdateVirtualAxes(Vector3 value)
      {
         var delta = m_StartPos - value;
         delta.y = -delta.y;
         delta /= MovementRange;
         if (m_UseX)
         {
            m_HorizontalVirtualAxis.Update(-delta.x);
         }

         if (m_UseY)
         {
            m_VerticalVirtualAxis.Update(delta.y);
         }
      }

      void CreateVirtualAxes()
      {
         // set axes to use
         m_UseX = (axesToUse == AxisOption.Both || axesToUse == AxisOption.OnlyHorizontal);
         m_UseY = (axesToUse == AxisOption.Both || axesToUse == AxisOption.OnlyVertical);

         // create new axes based on axes to use
         if (m_UseX)
         {
            m_HorizontalVirtualAxis = new CrossPlatformInputManager.VirtualAxis(horizontalAxisName);
            CrossPlatformInputManager.RegisterVirtualAxis(m_HorizontalVirtualAxis);
         }
         if (m_UseY)
         {
            m_VerticalVirtualAxis = new CrossPlatformInputManager.VirtualAxis(verticalAxisName);
            CrossPlatformInputManager.RegisterVirtualAxis(m_VerticalVirtualAxis);
         }
      }


      public void OnDrag(PointerEventData data)
      {
         Vector3 newPos = Vector3.zero;

         if (m_UseX)
         {
            int delta = (int)(data.position.x - m_StartPos.x);
            delta = Mathf.Clamp(delta, - MovementRange, MovementRange);
            newPos.x = delta;
         }

         if (m_UseY)
         {
            int delta = (int)(data.position.y - m_StartPos.y);
            delta = Mathf.Clamp(delta, -MovementRange, MovementRange);
            newPos.y = delta;
         }
         transform.position = new Vector3(m_StartPos.x + newPos.x, m_StartPos.y + newPos.y, m_StartPos.z + newPos.z);
         UpdateVirtualAxes(transform.position);
      }


      public void OnPointerUp(PointerEventData data)
      {
         transform.position = m_StartPos;
         UpdateVirtualAxes(m_StartPos);
      }


      public void OnPointerDown(PointerEventData data) { }

      void OnDisable()
      {
         // remove the joysticks from the cross platform input
         if (m_UseX)
         {
            m_HorizontalVirtualAxis.Remove();
         }
         if (m_UseY)
         {
            m_VerticalVirtualAxis.Remove();
         }
      }
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por MarcosSchultz Ter Jul 23, 2019 3:04 pm

@Johnatasdasilva escreveu:Fala Galera, o que posso estar fazendo errao, meu personagem ele anda parado ele nao se desloca quando uso o joystick, só faz a animação de andar mais ele nao se move.

Código:
using System;
using UnityEngine;
using UnityEngine.EventSystems;

namespace UnityStandardAssets.CrossPlatformInput
{
   public class Joystick : MonoBehaviour, IPointerDownHandler, IPointerUpHandler, IDragHandler
   {
      public enum AxisOption
      {
         // Options for which axes to use
         Both, // Use both
         OnlyHorizontal, // Only horizontal
         OnlyVertical // Only vertical
      }

      public int MovementRange = 100;
      public AxisOption axesToUse = AxisOption.Both; // The options for the axes that the still will use
      public string horizontalAxisName = "Horizontal"; // The name given to the horizontal axis for the cross platform input
      public string verticalAxisName = "Vertical"; // The name given to the vertical axis for the cross platform input

      Vector3 m_StartPos;
      bool m_UseX; // Toggle for using the x axis
      bool m_UseY; // Toggle for using the Y axis
      CrossPlatformInputManager.VirtualAxis m_HorizontalVirtualAxis; // Reference to the joystick in the cross platform input
      CrossPlatformInputManager.VirtualAxis m_VerticalVirtualAxis; // Reference to the joystick in the cross platform input

      void OnEnable()
      {
         CreateVirtualAxes();
      }

        void Start()
        {
            m_StartPos = transform.position;
        }

      void UpdateVirtualAxes(Vector3 value)
      {
         var delta = m_StartPos - value;
         delta.y = -delta.y;
         delta /= MovementRange;
         if (m_UseX)
         {
            m_HorizontalVirtualAxis.Update(-delta.x);
         }

         if (m_UseY)
         {
            m_VerticalVirtualAxis.Update(delta.y);
         }
      }

      void CreateVirtualAxes()
      {
         // set axes to use
         m_UseX = (axesToUse == AxisOption.Both || axesToUse == AxisOption.OnlyHorizontal);
         m_UseY = (axesToUse == AxisOption.Both || axesToUse == AxisOption.OnlyVertical);

         // create new axes based on axes to use
         if (m_UseX)
         {
            m_HorizontalVirtualAxis = new CrossPlatformInputManager.VirtualAxis(horizontalAxisName);
            CrossPlatformInputManager.RegisterVirtualAxis(m_HorizontalVirtualAxis);
         }
         if (m_UseY)
         {
            m_VerticalVirtualAxis = new CrossPlatformInputManager.VirtualAxis(verticalAxisName);
            CrossPlatformInputManager.RegisterVirtualAxis(m_VerticalVirtualAxis);
         }
      }


      public void OnDrag(PointerEventData data)
      {
         Vector3 newPos = Vector3.zero;

         if (m_UseX)
         {
            int delta = (int)(data.position.x - m_StartPos.x);
            delta = Mathf.Clamp(delta, - MovementRange, MovementRange);
            newPos.x = delta;
         }

         if (m_UseY)
         {
            int delta = (int)(data.position.y - m_StartPos.y);
            delta = Mathf.Clamp(delta, -MovementRange, MovementRange);
            newPos.y = delta;
         }
         transform.position = new Vector3(m_StartPos.x + newPos.x, m_StartPos.y + newPos.y, m_StartPos.z + newPos.z);
         UpdateVirtualAxes(transform.position);
      }


      public void OnPointerUp(PointerEventData data)
      {
         transform.position = m_StartPos;
         UpdateVirtualAxes(m_StartPos);
      }


      public void OnPointerDown(PointerEventData data) { }

      void OnDisable()
      {
         // remove the joysticks from the cross platform input
         if (m_UseX)
         {
            m_HorizontalVirtualAxis.Remove();
         }
         if (m_UseY)
         {
            m_VerticalVirtualAxis.Remove();
         }
      }
   }
}

Ta, am, mas isso não tem a ver com o tutorial... Você está usando o joyostick do CrossPlataformInput.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por JohnVitor Ter Set 10, 2019 8:05 am

Meu joystick ta funcionando, mas quando eu solto o dedo do joystick e a bolinha vai voltar pro meio ela fica se movendo sozinha, fazendo o personagem se movimentar sozinho.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por MarcosSchultz Sex Set 13, 2019 8:08 pm

@JohnVitor escreveu:Meu joystick ta funcionando, mas quando eu solto o dedo do joystick e a bolinha vai voltar pro meio ela fica se movendo sozinha, fazendo o personagem se movimentar sozinho.

no jogo compilado ou no computador somente?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por verme1311 Qua Abr 01, 2020 8:22 pm

Galera, ele faz um script no vídeo, mas não disponibilizou aqui no site, alguém pode me passar ele? tentei fazer e deu errado.
O nome do script é "Jogador".

    Intrigado Aff
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por verme1311 Sab Abr 11, 2020 1:24 pm

ALGUÉM POR FAVOR PODE ME RESPONDER???????????????????????
ELE FAZ UM SCRIPT DO "JOGADOR" DURANTE O VÍDEO, EU FIZ, MAS NÃO FUNCIONOU, ALGUÉM PODE POR FAVOR COLOCAR O SCRIPT AQUI, COMO RESPOSTA???????????????
PLIZ!  Sad
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por Fagner Sab Abr 11, 2020 5:01 pm



Acredito que o script do jogador foi apenas um exemplo de como utilizar o Joystick, tanto que ele nem postou junto com o restante...
Você pode utilizar qualquer outro sistema de Character Controller mais robusto e só adicionar o input do Joystick usando a variável estática que ele comentou ali:
Código:
public static Vector2 joystickInput;//é possível acessar através de MSJoystickController.joystickInput
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por alvarolima Sex Abr 17, 2020 12:48 pm

Pessoal,
Segui os passos do tutorial, mas o botão do joystick virtual aparece sem textura na minha Unity. Só aparece um retângulo branco. 
Como faço para corrigir isso?
Obrigado.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por Magnatah Sex Abr 17, 2020 1:11 pm

coloca uma textura nele.   Vergonhoso
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por alvarolima Sex Abr 17, 2020 1:38 pm

@Magnatah escreveu:coloca uma textura nele.   Vergonhoso


Oi, Magnatah.
Mas eu acho que já fiz isso e não funcionou:
No Inspector do Background em Sourse Image eu coloquei a figura que eu havia pelo aqui no fórum e convertido em Sprite (2D and UI)...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por Magnatah Sex Abr 17, 2020 1:43 pm

Posta um print

é só usar o https://imgur.com/upload?beta 

> Vai nos  "3 Pontinhos"  depois em  "Get share links"  e em seguida copie e cole o código que está em  "BBCode (Forums)"
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por alvarolima Sex Abr 17, 2020 2:10 pm

@Magnatah escreveu:Posta um print

é só usar o https://imgur.com/upload?beta 

> Vai nos  "3 Pontinhos"  depois em  "Get share links"  e em seguida copie e cole o código que está em  "BBCode (Forums)"

https://imgur.com/a/D3CZvfo
É a primeira vez que uso essa ferramenta. Seria esse o link:
https://imgur.com/a/D3CZvfo

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por Magnatah Sex Abr 17, 2020 2:14 pm

Coloque a  Image (1)  pra cima do  Background
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por alvarolima Sex Abr 17, 2020 3:15 pm

@Magnatah escreveu:Coloque a  Image (1)  pra cima do  Background


Funcionou! Muito obrigado, Magnatah!
Mas confesso que não entendi a lógica.

Tenha um bom dia!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por Magnatah Sex Abr 17, 2020 3:37 pm

@alvarolima escreveu:
@Magnatah escreveu:Coloque a  Image (1)  pra cima do  Background


Funcionou! Muito obrigado, Magnatah!
Mas confesso que não entendi a lógica.

Tenha um bom dia!

Simples o Background Estava em cima da Image (1)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por alvarolima Sab Abr 18, 2020 11:42 am

Curti isso Curti isso Curti isso Curti isso Curti isso
@Magnatah escreveu:
@alvarolima escreveu:
@Magnatah escreveu:Coloque a  Image (1)  pra cima do  Background


Funcionou! Muito obrigado, Magnatah!
Mas confesso que não entendi a lógica.

Tenha um bom dia!

Simples o Background Estava em cima da Image (1)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por alvarolima Ter Abr 21, 2020 11:52 am

Pessoal, eu confesso que não domino programação em C#.
Esse é o código que eu uso no movimento do meu personagem com o NavMesh Agent. A minha dúvida é: como inserir o código do Joystick virtual aqui?

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.AI;

public class MovePlayer : MonoBehaviour
{
    NavMeshAgent agent;

    void Start()
    {
        agent = gameObject.GetComponent<NavMeshAgent>();        
    }


    void Update()
    {
        if (Input.GetMouseButtonDown(0))
        {
            RaycastHit hit;

            if (Physics.Raycast(Camera.main.ScreenPointToRay(Input.mousePosition), out hit, 70))
            {
                agent.destination = hit.point;

            }
        }
    }
}

Desde já agradeço qualquer ajuda.


What do you want to do ?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por jonathas.sylva Sex Maio 01, 2020 5:28 pm

não consegui encontrar o erro no meu,mas o meu player não se movimenta,apenas o joystick.agradeço se poderem me ajudar

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por alvarolima Sex Maio 15, 2020 1:00 pm

Pessoal, eu troquei o movimento do seu jogador por um código mais simples, sem o NavMeshagent que funciona perfeitamente no teclado.

o problema é que não sei como inserir o código do input do Joystick virtual. sei que pode ser uma pergunta boba para quem domina C#, mas realmente estou encalhado nesse ponto. Agradeceria qualquer ajuda.

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Player : MonoBehaviour
{
    public float movementSpeed = 10;
    public float turningSpeed = 60;

    private void Update()
    {
        float horizontal = Input.GetAxis("Horizontal") * turningSpeed * Time.deltaTime;
        transform.Rotate(0, horizontal, 0);

        float vertical = Input.GetAxis("Vertical") * movementSpeed * Time.deltaTime;
        transform.Translate(0, 0, vertical);
    }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por francisco barroso Sab Maio 16, 2020 11:32 am

cara esse script só faz com que o player se mova de forma fixa não dá pra girar nem pra direita nem esquerda😐

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por alvarolima Sab Maio 16, 2020 12:35 pm

@francisco barroso escreveu:cara esse script só faz com que o player se mova de forma fixa não dá pra girar nem pra direita nem esquerda😐


Oi, Francisco.
Então é feitiçaria, pois ele gira, tanto para esquerda quanto para direita e vai para frente e para trás!  Laughing
Inclusive, acho melhor que o modelo de movimento apresentado no tutorial.
Acho que o segredo da "magia" é a linha 13do código: Transform.Rotate (0,horizontal, 0);

De qualquer obrigado pelo comentário.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por francisco barroso Sab Maio 16, 2020 1:01 pm

@alvarolima escreveu:
@francisco barroso escreveu:cara esse script só faz com que o player se mova de forma fixa não dá pra girar nem pra direita nem esquerda😐


Oi, Francisco.
Então é feitiçaria, pois ele gira, tanto para esquerda quanto para direita e vai para frente e para trás!  Laughing
Inclusive, acho melhor que o modelo de movimento apresentado no tutorial.
Acho que o segredo da "magia" é a linha 13do código: Transform.Rotate (0,horizontal, 0);

De qualquer obrigado pelo comentário.
Mas eu falo girar tipo se a pessoa tiver num corredor e quiser voltar pra trás não dá só se for de costas..falo de girar 360 com a tela mano e não ir pra direita e esquerda 😐

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por alvarolima Sab Maio 16, 2020 1:14 pm

Claro que dá!
Se você usar a seta da esquerda ou da direita, o cubo gira 360 graus e volta de frente pelo corredor! 
Acabei de testar agora!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por francisco barroso Sab Maio 16, 2020 4:11 pm

@alvarolima escreveu:Claro que dá!
Se você usar a seta da esquerda ou da direita, o cubo gira 360 graus e volta de frente pelo corredor! 
Acabei de testar  
Seta do pc? queria pra Android mano

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por alvarolima Sab Maio 16, 2020 4:16 pm

@francisco barroso escreveu:
@alvarolima escreveu:Claro que dá!
Se você usar a seta da esquerda ou da direita, o cubo gira 360 graus e volta de frente pelo corredor! 
Acabei de testar  
Seta do pc? queria pra Android mano


Oi, Francisco.
Essa é exatamente a minha dúvida. Como inserir o código do Joystick virtual do Android nesse modelo.
O pessoal fala que é fácil, dá para usar até o NavMeshAgent... mas eu não consigo...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por francisco barroso Sab Maio 16, 2020 5:20 pm

@alvarolima escreveu:
@francisco barroso escreveu:
@alvarolima escreveu:Claro que dá!
Se você usar a seta da esquerda ou da direita, o cubo gira 360 graus e volta de frente pelo corredor! 
Acabei de testar  
Seta do pc? queria pra Android mano


Oi, Francisco.
Essa é exatamente a minha dúvida. Como inserir o código do Joystick virtual do Android nesse modelo.
O pessoal fala que é fácil, dá para usar até o NavMeshAgent... mas eu não consigo...
Mas o navMesh não é automático pra inimigos?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por LlucasBRDev Ter Out 27, 2020 3:00 pm

https://i.imgur.com/WBYIWyO.png

oque que tem de errado com meu codigo ta dando um erro

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick virtual para mobile

Mensagem por jorge silva Ter Dez 29, 2020 12:23 pm

@JohnVitor escreveu:Meu joystick ta funcionando, mas quando eu solto o dedo do joystick e a bolinha vai voltar pro meio ela fica se movendo sozinha, fazendo o personagem se movimentar sozinho.
Olá. Eu estava com o mesmo problema no meu jogo, e resolvi modificando o método:

Código:
void LateUpdate() {
 if (!_isDragging) {
 if (_axis != Vector2.zero) {
 Vector2 newAxis = _axis - (_axis * Time.deltaTime * 25.0f);
 if (newAxis.sqrMagnitude <= 0.1f) {
 newAxis = Vector2.zero;
 }
 SetAxisMS (newAxis);
 }
 }
}

Por:
Código:
void LateUpdate() {
 if (!_isDragging) {
 SetAxisMS (Vector2.zero);
 }
}

Aparentemente havia um if desnecessário que acabava causando o bug no Joystick, pois ao verificar "newAxis.sqrMagnitude <= 0.1f" provavelmente o resultado era false e acabava não zerando a posição do Joystick. Espero ter ajudado.

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