[TUTORIAL] OutLine
2 participantes
Página 1 de 1
[TUTORIAL] OutLine
Boa tarde,
Olá Galerinha da Schultz, esse é um tutorial bem simples que vou postar aqui para vocês porem tive muita dificuldade de encontrar quando procurei, o Outline basicamente é aquela linha que fica em volta do modelo 3d como se tivesse uma luz, essa linha é muito utilizada para selecionar o modelo 3d por vários motivos. Segue um print para demonstrar melhor para vocês.
![[TUTORIAL] OutLine Sem_ty10](https://i.servimg.com/u/f58/19/63/33/22/sem_ty10.jpg)
Essa linha em volta do personagem é um outro tipo de material, você vai precisar de 2 materiais, um material normal e o outro com a Outline. Para que você consiga fazer a função de passar o mouse em cima do modelo 3d vamos ter que utilizar o OnMouseEnter() na unity, o que você vai precisar fazer basicamente é trocar entre o material normal e o material com a Outline.
Para criar o material com Outline você precisa seguir os passos a baixo.
Click direito do mouse:
![[TUTORIAL] OutLine Sem_ty10](https://i.servimg.com/u/f58/19/63/33/22/sem_ty10.png)
Com o novo material selecionado você define a seguinte propriedade para ele:
![[TUTORIAL] OutLine Sem_ty13](https://i.servimg.com/u/f58/19/63/33/22/sem_ty13.png)
Se você nao tiver esta opção você terá que importar o pacote de efeitos, segue o print de como importar.
![[TUTORIAL] OutLine Sem_ty14](https://i.servimg.com/u/f58/19/63/33/22/sem_ty14.png)
Depois disso e criar o material você terá que definir a grossura da OutLine e colocar a textura do seu objeto neste material.
![[TUTORIAL] OutLine Sem_ty15](https://i.servimg.com/u/f58/19/63/33/22/sem_ty15.png)
Pronto depois disso você terá o material pronto para ser colocado no objeto. A baixo segue o script de OnMouseEnter() juntamente com a troca de material.
No caso do código eu defini a quantidade de material como 3 poir que meu objeto possui 3 materiais, no seu caso poderá ser diferente, depois de jogar o script no objeto você terá que definir qual o objeto que você esta trocando o material e terá que definir qual o novo material, no caso o Outline que foi criado.
Lembrando que para funcionar o OnMouseEnter() você terá que ter um colisor no objeto se nao ele nao detecta o mouse.
é isso ai rapaziada espero que tenha ajudado vocês
Olá Galerinha da Schultz, esse é um tutorial bem simples que vou postar aqui para vocês porem tive muita dificuldade de encontrar quando procurei, o Outline basicamente é aquela linha que fica em volta do modelo 3d como se tivesse uma luz, essa linha é muito utilizada para selecionar o modelo 3d por vários motivos. Segue um print para demonstrar melhor para vocês.
![[TUTORIAL] OutLine Sem_ty10](https://i.servimg.com/u/f58/19/63/33/22/sem_ty10.jpg)
Essa linha em volta do personagem é um outro tipo de material, você vai precisar de 2 materiais, um material normal e o outro com a Outline. Para que você consiga fazer a função de passar o mouse em cima do modelo 3d vamos ter que utilizar o OnMouseEnter() na unity, o que você vai precisar fazer basicamente é trocar entre o material normal e o material com a Outline.
Para criar o material com Outline você precisa seguir os passos a baixo.
Click direito do mouse:
![[TUTORIAL] OutLine Sem_ty10](https://i.servimg.com/u/f58/19/63/33/22/sem_ty10.png)
Com o novo material selecionado você define a seguinte propriedade para ele:
![[TUTORIAL] OutLine Sem_ty13](https://i.servimg.com/u/f58/19/63/33/22/sem_ty13.png)
Se você nao tiver esta opção você terá que importar o pacote de efeitos, segue o print de como importar.
![[TUTORIAL] OutLine Sem_ty14](https://i.servimg.com/u/f58/19/63/33/22/sem_ty14.png)
Depois disso e criar o material você terá que definir a grossura da OutLine e colocar a textura do seu objeto neste material.
![[TUTORIAL] OutLine Sem_ty15](https://i.servimg.com/u/f58/19/63/33/22/sem_ty15.png)
Pronto depois disso você terá o material pronto para ser colocado no objeto. A baixo segue o script de OnMouseEnter() juntamente com a troca de material.
- Código:
public GameObject obj;
private Renderer rend;
private Material[] mtInicial = new Material[3];
public Material[] mt;
void Start()
{
rend = obj.GetComponent<Renderer>();
mtInicial = rend.materials;
}
// Update is called once per frame
void Update()
{
}
void OnMouseEnter()
{
rend.materials = mt;
}
void OnMouseExit()
{
rend.materials = mtInicial;
}
No caso do código eu defini a quantidade de material como 3 poir que meu objeto possui 3 materiais, no seu caso poderá ser diferente, depois de jogar o script no objeto você terá que definir qual o objeto que você esta trocando o material e terá que definir qual o novo material, no caso o Outline que foi criado.
Lembrando que para funcionar o OnMouseEnter() você terá que ter um colisor no objeto se nao ele nao detecta o mouse.
é isso ai rapaziada espero que tenha ajudado vocês

erifmeurer- Membro
-
PONTOS : 2740
REPUTAÇÃO : 15
Idade : 26
Áreas de atuação : Programação.
Respeito as regras :

» [TUTORIAL] Como spawnar inimigos [Tutorial simples]
» [TUTORIAL] Tutorial Unity 3D Movimentação de Personagem com Botões UI
» Como fazer um shader OutLine no Unity URP(PBR Graph) ?
» [TUTORIAL] Tutorial criar game framework/engine do zero com JWJGL Java
» [TUTORIAL] Introdução para iniciante e tutorial de Click move com raycast
» [TUTORIAL] Tutorial Unity 3D Movimentação de Personagem com Botões UI
» Como fazer um shader OutLine no Unity URP(PBR Graph) ?
» [TUTORIAL] Tutorial criar game framework/engine do zero com JWJGL Java
» [TUTORIAL] Introdução para iniciante e tutorial de Click move com raycast
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos