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[TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

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TUTORIAL [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por MarcosSchultz Qui Fev 23, 2017 2:50 pm

Olá galera, fiz este tutorial simples explicando passo a passo como programar o seu próprio FPSController

Vídeo:



Script utilizado: (O script deve ser em C# e possuir o nome "Controller". Crie um objeto vazio e jogue o script nele. Após isto, crie uma câmera e jogue dentro do objeto vazio, e o seu controlador estará pronto);

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
[RequireComponent(typeof(CharacterController))]
public class Controller : MonoBehaviour {

 public float speed = 6.0f;
 GameObject cameraFPS;
 Vector3 moveDirection = Vector3.zero;
 CharacterController controller;
 float rotacaoX = 0.0f, rotacaoY = 0.0f;

 void Start () {
 transform.tag = "Player";
 cameraFPS = GetComponentInChildren (typeof(Camera)).transform.gameObject;
 cameraFPS.transform.localPosition = new Vector3 (0, 1, 0);
 cameraFPS.transform.localRotation = Quaternion.identity;
 controller = GetComponent<CharacterController> ();
 }

 void Update () {
 Vector3 direcaoFrente = new Vector3 (cameraFPS.transform.forward.x, 0, cameraFPS.transform.forward.z);
 Vector3 direcaoLado = new Vector3 (cameraFPS.transform.right.x, 0, cameraFPS.transform.right.z);
 direcaoFrente.Normalize ();
 direcaoLado.Normalize ();
 direcaoFrente = direcaoFrente * Input.GetAxis ("Vertical");
 direcaoLado = direcaoLado * Input.GetAxis ("Horizontal");
 Vector3 direcFinal = direcaoFrente + direcaoLado;

 if (direcFinal.sqrMagnitude > 1) {
 direcFinal.Normalize ();
 }

 if (controller.isGrounded) {
 moveDirection = new Vector3 (direcFinal.x, 0, direcFinal.z);
 moveDirection *= speed;
 if (Input.GetButton ("Jump")) {
 moveDirection.y = 8.0f;
 }
 }

 moveDirection.y -= 20.0f * Time.deltaTime;
 controller.Move (moveDirection * Time.deltaTime);
 CameraPrimeiraPessoa ();
 }

 void CameraPrimeiraPessoa(){
 rotacaoX += Input.GetAxis ("Mouse X") * 10.0f;
 rotacaoY += Input.GetAxis ("Mouse Y") * 10.0f;
 rotacaoX = ClampAngleFPS (rotacaoX, -360, 360);
 rotacaoY = ClampAngleFPS (rotacaoY, -80, 80);
 Quaternion xQuaternion = Quaternion.AngleAxis (rotacaoX, Vector3.up);
 Quaternion yQuaternion = Quaternion.AngleAxis (rotacaoY, -Vector3.right);
 Quaternion rotacFinal = Quaternion.identity * xQuaternion * yQuaternion;
 cameraFPS.transform.localRotation = Quaternion.Lerp (cameraFPS.transform.localRotation, rotacFinal, Time.deltaTime * 10.0f);
 }

 float ClampAngleFPS(float angulo, float min, float max){
 if (angulo < -360) {
 angulo += 360;
 }
 if (angulo > 360) {
 angulo -= 360;
 }
 return Mathf.Clamp (angulo, min, max);
 }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por KGustavoK Souzah Qui Set 14, 2017 10:32 pm

Como eu baixo a scripts?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por Weslley Sáb Set 16, 2017 9:26 am

basta criar um script chamado Controller copiar e colar
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por luizmauro123 Sex Fev 09, 2018 2:54 am

Uma pergunta,pq a rotaçao em Z ela se altera enquando mexe o mouse e quando para de mexer o Z volta a valer 0? o Z n teria que ficar fixo em 0?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por MarcosSchultz Sex Fev 09, 2018 1:57 pm

luizmauro123 escreveu:Uma pergunta,pq a rotaçao em Z ela se altera enquando mexe o mouse e quando para de mexer o Z volta a valer 0? o Z n teria que ficar fixo em 0?
Rotação em Z do que? da câmera?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por luizmauro123 Sex Fev 09, 2018 9:16 pm

Siim da camera ela se movimenta um pouquinho em Z

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por NKKF Sex Fev 09, 2018 9:26 pm

luizmauro123 escreveu:Siim da camera ela se movimenta um pouquinho em Z
Ah man.. Eu também tinha esse erro, congela o Rigidbody (Só os eixos da rotação). Isto resolve  :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por luizmauro123 Sex Fev 09, 2018 9:52 pm

Eu ja fiz isso tbm mas nao mudou em nd kkkk

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por luizmauro123 Sáb Fev 10, 2018 8:17 pm

Ent ngm sabe resolver isso msm?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por NKKF Sáb Fev 10, 2018 9:19 pm

luizmauro123 escreveu:Ent ngm sabe resolver isso msm?
Pode gravar um vídeo mostrando o bug? Smile
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por MarcosSchultz Qui Fev 15, 2018 2:00 pm

luizmauro123 escreveu:Ent ngm sabe resolver isso msm?

Isso não é bug... isto ocorre por que está sendo utilizado um Lerp no Quaternion em vez de setar a rotação na lata, e isso afeta o eixo Z na rotação local, mas ela logo se estabiliza em 0


é normal por causa do Lerp,
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por Reive Noeelram Sáb Fev 24, 2018 6:27 pm

Bom dia mano, queria deixar primeiramente os parabens, pelo seu canal muito massa, dizer que acompanho sempre.... Gostaria de entrar nesse ramo, e gostaria de tirar dúvidas
#1 pra roda unity, blender, mixamo fuse, que tipo de maquina me recomenda estou pensando em comprar uma de ate 2,500,
#2com o que voce me recomendar conseguiria, cria projetos no nivel de babilon project ou no nivel de rise of tombraider
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por NKKF Sáb Fev 24, 2018 6:31 pm

Reive Noeelram escreveu:Bom dia mano, queria deixar primeiramente os parabens, pelo seu canal muito massa, dizer que acompanho sempre.... Gostaria de entrar nesse ramo, e gostaria de tirar dúvidas
#1 pra roda unity, blender, mixamo fuse, que tipo de maquina me recomenda estou pensando em comprar uma de ate 2,500,
#2com o que voce me recomendar conseguiria, cria projetos no nivel de babilon project ou no nivel de rise of tombraider
Cara, para ter idéia, estou com esta config:

i5 4460
4 RAM
HD 1Tb

^ A fonte é tão ruim que eu acho que nem conta. Só com isso eu consigo rodar o que eu quero sem a necessidade de placa de vídeo offboard
Com tudo isso eu acho que gastei no máximo 1000 reais.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por MarcosSchultz Ter maio 15, 2018 11:36 pm

Up nesse tutorial, só por que eu uso esse FPSController simples pra k7, :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por Carlos Mesquita Seg Jun 25, 2018 8:29 pm

Bakana o tutorial usei pra praticar aqui rodou fino. Gostaria de ver um tutorial pra 3ª pessoa.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por LúcioHenrique098 Sáb Jul 06, 2019 2:24 pm

MarcosSchultz escreveu:
luizmauro123 escreveu:Ent ngm sabe resolver isso msm?

Isso não é bug... isto ocorre por que está sendo utilizado um Lerp no Quaternion em vez de setar a rotação na lata, e isso afeta o eixo Z na rotação local, mas ela logo se estabiliza em 0


é normal por causa do Lerp,
E como poderia fazer isso?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por MarcosSchultz Sáb Jul 06, 2019 11:48 pm

LúcioHenrique098 escreveu:
MarcosSchultz escreveu:
luizmauro123 escreveu:Ent ngm sabe resolver isso msm?

Isso não é bug... isto ocorre por que está sendo utilizado um Lerp no Quaternion em vez de setar a rotação na lata, e isso afeta o eixo Z na rotação local, mas ela logo se estabiliza em 0


é normal por causa do Lerp,
E como poderia fazer isso?

Fazer o que?
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Mensagem por LúcioHenrique098 Dom Jul 07, 2019 1:13 am

MarcosSchultz escreveu:
LúcioHenrique098 escreveu:
MarcosSchultz escreveu:
luizmauro123 escreveu:Ent ngm sabe resolver isso msm?

Isso não é bug... isto ocorre por que está sendo utilizado um Lerp no Quaternion em vez de setar a rotação na lata, e isso afeta o eixo Z na rotação local, mas ela logo se estabiliza em 0


é normal por causa do Lerp,
E como poderia fazer isso?

Fazer o que?
Fazer a rotação ir na "lata"

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por Blaker Ter Nov 12, 2019 12:15 am

LúcioHenrique098 escreveu:
MarcosSchultz escreveu:
LúcioHenrique098 escreveu:
MarcosSchultz escreveu:
luizmauro123 escreveu:Ent ngm sabe resolver isso msm?

Isso não é bug... isto ocorre por que está sendo utilizado um Lerp no Quaternion em vez de setar a rotação na lata, e isso afeta o eixo Z na rotação local, mas ela logo se estabiliza em 0


é normal por causa do Lerp,
E como poderia fazer isso?

Fazer o que?
Fazer a rotação ir na "lata"
cameraFPS.transform.localRotation = rotacFinal;

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por pipipipo Seg Fev 17, 2020 3:23 pm

Código:
public class fpsmove : MonoBehaviour
{
    public float X = 2;
    public float Z = 2;
    public float Y = 3;
    public float shift = 5;
    public bool travarMouse = true;
    public float mouseX = 0.0f;
    public float sensibilidade = 2.0f;
    public int life = 100;

    void Start()
    {
     
        Cursor.lockState = CursorLockMode.Locked;
    }

   

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
       
   
        if (Input.GetKey(KeyCode.W))
        { transform.Translate((X * Time.deltaTime), 0, 0); }

        if (Input.GetKey(KeyCode.S))
        { transform.Translate(-(X * Time.deltaTime), 0, 0); }

        if (Input.GetKey(KeyCode.A))
        { transform.Translate(0, 0, (Z * Time.deltaTime)); }

        if (Input.GetKey(KeyCode.D))
        { transform.Translate(0, 0, -(Z * Time.deltaTime)); }

        if (Input.GetKey(KeyCode.Space))
        { transform.Translate(0, (Y * Time.deltaTime), 0); }

        if (Input.GetKey(KeyCode.LeftShift))
        { transform.Translate((shift * Time.deltaTime), 0, 0); }

        mouseX += Input.GetAxis("Mouse X") * sensibilidade;
        transform.eulerAngles = new Vector3(0, mouseX, 0);
    }


}

esse é a minha versao para 2019.2.18f

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por pipipipo Seg Fev 17, 2020 3:28 pm

Código:
public bool travarMouse = true; //Controla se o cursor do mouse é exibido
    public float sensibilidade = 2.0f; //Controla a sensibilidade do mouse

    public float mouseX = 0.0f, mouseY = 0.0f;
    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {

        if (!travarMouse)
        {
            return;
        }

        Cursor.visible = false; //Oculta o cursor do mouse
        Cursor.lockState = CursorLockMode.Locked; //Trava o cursor do centro
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        mouseX += Input.GetAxis("Mouse X") * sensibilidade; // Incrementa o valor do eixo X e multiplica pela sensibilidade
        mouseY += Input.GetAxis("Mouse Y") * sensibilidade;
        transform.eulerAngles = new Vector3(0, mouseX, mouseY); //Executa a rotação da câmera de acordo com os eixos

para a visao

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por alangamepla7 Qua Mar 18, 2020 6:06 pm

minha camera n se mexe oq pode ser?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por LúcioHenrique098 Qui Mar 19, 2020 5:15 pm

Pode ser a sensibilidade que está em zero

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por alangamepla7 Sex Mar 20, 2020 12:10 pm

LúcioHenrique098 escreveu:Pode ser a sensibilidade que está em zero
era o projeto que estava bugado, mas vlw msm assim

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por Guimpgame07 Seg Mar 23, 2020 8:14 pm

eu n consigo adicionar ao meu game object

alguem pode me ajudar de um erro que eu ja consegui arrumar mais mesmo ele n adiciona o script

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por MarcosSchultz Qui Mar 26, 2020 12:27 am

Guimpgame07 escreveu:eu n consigo adicionar ao meu game object

alguem pode me ajudar de um erro que eu ja consegui arrumar mais mesmo ele n adiciona o script

O nome do script provavelmente está errado.

O nome do código deve ser sempre igual ao nome da classe.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por dutrabr100 Qui Mar 25, 2021 7:16 pm

Obrgado pelo tutorial  [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller 1f60d 

Dei uma melhorada no Script, Adicionei Corrida e botei umas coisa como Public pra ficar mais fácil de modificar no Editor

Código:

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using System.Numerics;
using UnityEngine;
using Quaternion = UnityEngine.Quaternion;
using Vector3 = UnityEngine.Vector3;


public class FPSController : MonoBehaviour
{
    GameObject cameraFPS;
    float rotX = 0, rotY = 0;
   
    CharacterController controller;
    Vector3 moveDirection = Vector3.zero;
    private bool IsRunning = false;
   
    [Header("Configurações De Camera")]
    public float Velocidade = 8;
    public float Sensibilidade = 10;

    public float LimiteMinEmY = -80;
    public float LimiteMaxEmY = 80;
    public bool InverterEmY = false;
   
    [Header("Configurações De Movimento")]
    public float Speed = 8f;
    public float RunSpeed = 14f;
    public float ForçaDoPulo = 8f;
    public float Gravidade = 22f;




    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        transform.tag = "Player";
        cameraFPS = GetComponentInChildren<Camera>().transform.gameObject;
        cameraFPS.transform.localPosition = new Vector3(0, 1, 0);
        cameraFPS.transform.localRotation = Quaternion.identity;
        controller = GetComponent<CharacterController>();

    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
       
        Vector3 direcaoFrente = new Vector3(cameraFPS.transform.forward.x, 0, cameraFPS.transform.forward.z).normalized;
        Vector3 direcaoLado = new Vector3(cameraFPS.transform.right.x, 0, cameraFPS.transform.right.z).normalized;
       
        direcaoFrente *= Input.GetAxis("Vertical");
        direcaoLado *= Input.GetAxis("Horizontal");
        Vector3 direcao = direcaoFrente + direcaoLado;
        IsRunning = Input.GetKey(KeyCode.LeftShift);
       
        if (direcao.sqrMagnitude > 1) { direcao.Normalize(); }

        if (controller.isGrounded) {
            moveDirection = new Vector3(direcao.x, 0, direcao.z);
            moveDirection *= IsRunning ? RunSpeed : Speed;

            if (Input.GetButton("Jump"))
            {
                moveDirection.y = ForçaDoPulo;
            }
        }
       
       

        moveDirection.y -= Gravidade * Time.deltaTime;
        controller.Move(moveDirection * Time.deltaTime);
        CameraFP();
    }

    void CameraFP()
    {
        rotX += Input.GetAxis("Mouse X") * Sensibilidade;
        rotY += Input.GetAxis("Mouse Y") * Sensibilidade * (InverterEmY ? -1 : 1);
        rotX = ClampAngleFPS(rotX, -360, 360);
        rotY = ClampAngleFPS(rotY, LimiteMinEmY, LimiteMaxEmY);
        Quaternion QuaX = Quaternion.AngleAxis(rotX, Vector3.up);
        Quaternion QuaY = Quaternion.AngleAxis(rotY, Vector3.left);

        Quaternion Qua = Quaternion.identity * QuaX * QuaY;
        cameraFPS.transform.localRotation = Quaternion.Lerp(cameraFPS.transform.localRotation, Qua, Velocidade * Time.deltaTime);
    }
    float ClampAngleFPS(float angulo, float min, float max)
    {
        if (angulo < -360)
        {
            angulo += 360;
        }
       
        if (angulo > 360)
        {
            angulo -= 360;
        }

        return Mathf.Clamp(angulo, min, max);
    }
}
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