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[TUTORIAL] Baixar e aplicar texturas em tempo de execução! Agora salva a imagem no pc do usuario!

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TUTORIAL [TUTORIAL] Baixar e aplicar texturas em tempo de execução! Agora salva a imagem no pc do usuario!

Mensagem por RenanMSV Seg Jun 06, 2016 12:47 am

Olá, hoje vim trazer um sistema simples para mostrar como se pode baixar e colocar texturas nos objetos em tempo de execução facilmente usando o WWW do Unity.
O objetivo foi criar um sistema onde o usuario digita uma url de uma imagem e o jogo aplica esta imagem no objeto. O usuario terá a opção de escolher se quer salvar a foto em seu computador e o formato em que ela será salva!
Também podemos escolher se o usuario terá a pasta aberta automaticamente e/ou a foto também.

Primeiro vamos precisar de 1 botao UI, 1 input field UI, 1 text UI, 1 toogle  UI e 1 dropdown UI.
Depois coloque o script abaixo em um objeto qualquer. E ligue no inspector corretamente.

Agora no botao clique na propriedade OnClick, arraste o objeto que possui o script pra lá e selecione em baixo TextureUrlController > GetURLTexture ()

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.IO;
using System;
using UnityEngine.UI;

public class TextureUrlControler : MonoBehaviour {
 public InputField Field;
 public Text Log;
 public Toggle Save;
    public Dropdown format;
    public GameObject target;
    public bool OpenDirectory, OpenFile;
 private bool OpenFPanel;
    public string DirectoryName = "imported-sc";
 private DateTime d = DateTime.Now;
 private byte[] bytes;
    private string dir,file;

 IEnumerator ApplyTexture() {
 WWW www = new WWW(Field.text);
 Log.text = "Please Wait...Downloading";
 yield return www;
 Log.text = null;
 Renderer renderer = target.GetComponent<Renderer>();
 renderer.material.mainTexture = www.texture;
 if (Save.isOn) {
 Texture2D texture = www.texture;
 if (format.value == 0) bytes = texture.EncodeToPNG (); else bytes = texture.EncodeToJPG ();
 Destroy (texture);
            if (OpenFPanel){
                
            } else{
                dir = Application.dataPath + "/../" + DirectoryName + "/" + string.Format("{0}-{1}-{2}_{3}-{4}-{5}", d.Day.ToString(), d.Month.ToString(), d.Year.ToString(), d.Hour.ToString(), d.Minute.ToString(), d.Second.ToString()) + (format.value == 0 ? ".png" : ".jpg");
                if (!Directory.Exists(Application.dataPath + "/../" + DirectoryName + "/"))
                    Directory.CreateDirectory(Application.dataPath + "/../" + DirectoryName + "/");
                File.WriteAllBytes(dir, bytes);
                if (OpenDirectory) System.Diagnostics.Process.Start(Application.dataPath + "/../" + DirectoryName + "/");
                if (OpenFile) System.Diagnostics.Process.Start(dir);
            }
            dir = null;
            file = null;
        }
 if (!string.IsNullOrEmpty(www.error)) Debug.Log(www.error);
 }
 public void GetURLTexture(){
 StartCoroutine (ApplyTexture ());
 }
}



Resultado :





====================
Mesmo script na antiga GUI:


Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.IO;
using System;
using UnityEngine.UI;

public class TextureUrlControlerGUI : MonoBehaviour {
    public int indexF;
    private string[] Formats = new string[] { "PNG","JPG"};
    private string Log;
    public GameObject target;
    public bool OpenDirectory, OpenFile, Save;
 private bool OpenFPanel;
    public string url,DirectoryName = "imported-sc";
 private DateTime d = DateTime.Now;
 private byte[] bytes;
    private string dir, file;

    IEnumerator ApplyTexture() {
 WWW www = new WWW(url);
 Log = "Please Wait...Downloading";
 yield return www;
 Log = null;
 Renderer renderer = target.GetComponent<Renderer>();
 renderer.material.mainTexture = www.texture;
 if (Save) {
 Texture2D texture = www.texture;
 if (indexF == 0) bytes = texture.EncodeToPNG (); else bytes = texture.EncodeToJPG ();
 Destroy (texture);
            if (OpenFPanel)
            {
                
            }
            else
            {
                dir = Application.dataPath + "/../" + DirectoryName + "/" + string.Format("{0}-{1}-{2}_{3}-{4}-{5}", d.Day.ToString(), d.Month.ToString(), d.Year.ToString(), d.Hour.ToString(), d.Minute.ToString(), d.Second.ToString()) + (indexF == 0 ? ".png" : ".jpg");
                if (!Directory.Exists(Application.dataPath + "/../" + DirectoryName + "/"))
                    Directory.CreateDirectory(Application.dataPath + "/../" + DirectoryName + "/");
                File.WriteAllBytes(dir, bytes);
                if (OpenDirectory) System.Diagnostics.Process.Start(Application.dataPath + "/../" + DirectoryName + "/");
                if (OpenFile) System.Diagnostics.Process.Start(dir);
            }
            dir = null;
            file = null;
        }
 if (!string.IsNullOrEmpty(www.error)) Debug.Log(www.error);
 }
 public void GetURLTexture(){
 StartCoroutine (ApplyTexture ());
 }
    void OnGUI ()
    {
        url = GUI.TextField(new Rect(10, 10, 200, 20), url,255);
        indexF = GUI.SelectionGrid(new Rect(10, 60, 100, 20), indexF, Formats, 2);
        GUI.Label(new Rect(200, 35, 500, 20), Log);
        Save = GUI.Toggle(new Rect(10, 35, 500, 30), Save, " Save image as:");
        if (GUI.Button(new Rect(10, 90, 50, 30), "Apply"))
            GetURLTexture();
    }
}




Última edição por RenanMSV em Ter Jun 07, 2016 2:09 pm, editado 9 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Baixar e aplicar texturas em tempo de execução! Agora salva a imagem no pc do usuario!

Mensagem por rafaelllsd Seg Jun 06, 2016 1:06 am

Que daora, nunca passo pela minha cabeça que dava para fazer isso muito legal, agora uma duvida quando sai do play da unity a textura fica no objeto ou sai? e onde as texturas ficam quando baixadas?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Baixar e aplicar texturas em tempo de execução! Agora salva a imagem no pc do usuario!

Mensagem por RenanMSV Seg Jun 06, 2016 3:46 am

Agora o usuario pode escolher salvar ou não a imagem, e em que formato ele quer (JPG, PNG).

As imagens sao salvas na pasta "import-sc" que fica na pasta raiz de onde o usuario instalou seu jogo.

O nome da foto será DIA-MES-ANO_HORA-MINUTO-SEGUNDOS .PNG ou .JPG

voce pode mudar o nome da pasta ali no script se quiser.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Baixar e aplicar texturas em tempo de execução! Agora salva a imagem no pc do usuario!

Mensagem por Chilinger Seg Jun 06, 2016 11:55 am

Quero saber se pode fazer para a unity 4 com a Ongui.Se possivel.Agradeço se de ou nao. Tenho um parecido com esse mas quero colocar na Gui.butom e no personagem tambem.E salvar no script.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Baixar e aplicar texturas em tempo de execução! Agora salva a imagem no pc do usuario!

Mensagem por RenanMSV Seg Jun 06, 2016 5:17 pm

Tem como usar OnGui sim, só mudar algumas coisas
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Baixar e aplicar texturas em tempo de execução! Agora salva a imagem no pc do usuario!

Mensagem por Weslley Seg Jun 06, 2016 5:52 pm

Muito Bom !
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Baixar e aplicar texturas em tempo de execução! Agora salva a imagem no pc do usuario!

Mensagem por RenanMSV Seg Jun 06, 2016 6:06 pm

Depois vou criar uma DLL ou um simples namespace... algo assim, pra simplesmente vc digitar gameObject.material = GetURLTexture(url);  e tudo ser feito automaticamente
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Baixar e aplicar texturas em tempo de execução! Agora salva a imagem no pc do usuario!

Mensagem por Weslley Seg Jun 06, 2016 6:13 pm

Realmente seria interessante
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Mensagem por Chilinger Seg Jun 06, 2016 11:35 pm

pode fazer e me passar se bobear pelo MP

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Mensagem por RenanMSV Ter Jun 07, 2016 11:41 am

Agora com as bools OpenDirectory e OpenFile vc pode fazer o seu jogo abrir a pasta em que a foto foi salva e/ou abrir a imagem salva automaticamente.
E voce tbm poderá definir o nome da pasta que irá guardar as imagens baixadas.

Adicionado script para a GUI antiga.
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Mensagem por Weslley Ter Jun 07, 2016 12:36 pm

porque vc não Implementa o OpenFilePanel pro usuário escolher onde vai ser salva a imagem ? 
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Baixar e aplicar texturas em tempo de execução! Agora salva a imagem no pc do usuario!

Mensagem por RenanMSV Ter Jun 07, 2016 2:13 pm

Infelizmente o Open File Panel só funciona dentro do Editor da Unity.
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Mensagem por Chilinger Sex Jul 08, 2016 8:25 am

Ja vi a um tempo atras um asset onde se fazia pintura da msm maneira mas fica salvo como nova textura maneiro.

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Mensagem por kalielson Ter Jul 19, 2016 12:25 am

Renan como seria para ao invés de uma url eu buscar imagens armazenadas no celular ? Tipo as nossa imagens no perfil de usuário, eu teria uma "Image" ou "Material" em braco ao clicar em um botão abrir o local de minha imagens armazenadas no celular ao escolher a imagem ficaria como "Texture" do meu material. É possível ?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Baixar e aplicar texturas em tempo de execução! Agora salva a imagem no pc do usuario!

Mensagem por Kelvyn_Feitosa Ter Jul 26, 2016 3:51 pm

Como faço pra quando importa a imagem fica como skin do carro ou ônibus????
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Baixar e aplicar texturas em tempo de execução! Agora salva a imagem no pc do usuario!

Mensagem por MarcosSchultz Qua Jul 27, 2016 2:28 pm

Basta pegar o shader do seu modelo 3D, pegar o componente "material", e fazer um SetTexture nele.

Mas isto depende de qual shader você está utilizando nestes objetos. Saberia informar qual é?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Baixar e aplicar texturas em tempo de execução! Agora salva a imagem no pc do usuario!

Mensagem por Kelvyn_Feitosa Qua Jul 27, 2016 6:56 pm

MarcosSchultz escreveu:Basta pegar o shader do seu modelo 3D, pegar o componente "material", e fazer um SetTexture nele.

Mas isto depende de qual shader você está utilizando nestes objetos. Saberia informar qual é?
 
Vixe, Sei não axo que nem tem shader! Ajuda ae como faço? passo a passo PFV
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Baixar e aplicar texturas em tempo de execução! Agora salva a imagem no pc do usuario!

Mensagem por MarcosSchultz Qui Jul 28, 2016 3:17 pm

Claro que tem, shader é o que tem no material do objeto. é aonde vai a textura, 

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Mensagem por Kelvyn_Feitosa Sex Jul 29, 2016 4:36 pm

MarcosSchultz escreveu:Claro que tem, shader é o que tem no material do objeto. é aonde vai a textura, 

 
O shade que tou usando é o unlit/texture. Como faço pra set o material igual você falou???
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Mensagem por MarcosSchultz Sáb Jul 30, 2016 3:07 pm

Um exemplo simples:

Código:
public Texture textura;

   void Start(){
      GetComponent<MeshRenderer> ().material.mainTexture = textura;
   }
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Mensagem por Chilinger Qua Ago 17, 2016 10:37 am

Como posso importa para dentro do jogo um objeto.Quero que eu possa add em uma class onde irei puxar imagem e nome e quando o jogador for usar apareça no jogo.Isso com o jogo online.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Baixar e aplicar texturas em tempo de execução! Agora salva a imagem no pc do usuario!

Mensagem por MarcosSchultz Qui Ago 18, 2016 1:49 am

Chilinger escreveu:Como posso importa para dentro do jogo um objeto.Quero que eu possa add em uma class onde irei puxar imagem e nome e quando o jogador for usar apareça no jogo.Isso com o jogo online.

Objeto? está falando de modelo 3D?
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Mensagem por Chilinger Qui Ago 18, 2016 10:42 am

Sim
[TUTORIAL] Baixar e aplicar texturas em tempo de execução! Agora salva a imagem no pc do usuario! 2vi2ki0
pegar e colocar na tela para poder adicionar a essa class.

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Mensagem por MarcosSchultz Sáb Ago 20, 2016 2:31 pm

Ai é complicado... você vai precisar elaborar um plugin ou algo do tipo. A Unity trabalha bem com 2 tipos de modelos específicos, sendo eles .fbx e .obj, mas não há uma maneira muito simples de importar objetos depois que o jogo está compilado.
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